sábado, 28 de junho de 2008

Nanquim Descartável - Passo a Passo

Já que eu estou aqui, meio perdido em meio a umdomingo estranho, vou postar esse passo-a-passo. Aliás, não sei se o Daniel Esteves, autor da HQ Nanquim DEscartável, vai autorizar mostrar uma das páginas antes do lançamento, mas enfim, cá está!

(Daniel, se você preferir, eu tiro do ar, bro.)

Então, vou fazer a coisa bem sintética, pois apesar do dia ensolarado e belo que eu to perdendo lá fora, eu também não quero ficar escrevendo demais.

O primeiro passo vem com o roteiro, claro. O Daniel me enviou um argumento, que é o texto todo sem grandes detalhes, e depois o roteiro final com tudo já detalhado. É a partir desse roteiro que euvou desenvolver os esboços para as páginas. Depóis de estudar uns lay-outs no caderno de rascunho, pra decidir como vou compor a página, eu faço uma modelo em escala com a revista mesmo, pra não sair das proporções, e faço um rascunho rápido, com canetas, pra marcar as posições dos balões e dos personagens.


Depois de aprovados, esses estudos são passados num tamanho amior, geralmente algo em torno de um A3, e é desenhado a lápis, aí sim, preparado para receber uma arte-final.


Depois vem a parte que dámais trabalho, a arte-final. Eu, que sou meio maluco, adoro arte-finalizar com pincel e nanquim.



Eis que surge o resultado final, que é escaneado, tem os contrastes ajustados, e vai pro letreiramento. Como essa HQ é preto e branco, não tem colorização nenhuma, mas seria agora o momento de pintar.



Bom, é isso aí. Claro e sucinto, mas espero que sê pra entender um pouco do processo, que pra falar é fácil, mas pra fazer, dá umcerto trabalho...
Abraços!

6 comentários:

  1. que bacana! eu adoro ver o processo de criação.
    invejei o uso do pincel! :)

    ResponderExcluir
  2. Eu amo sua arte final. Na verdade, eu amo mais ainda seus traços.
    :)

    ResponderExcluir
  3. Falae "bonitinho",

    Eu não autorizar?! RA!RA!RA!
    Está doido!? Adorei o post, pô!

    Se quiser postar mais alguma por aqui esteja a vontade... (é só não postar tudo com direito as letras que está beleza, rerere).

    Falous!


    daniel esteves


    ps.: Teus desenhos estão foda!

    ResponderExcluir
  4. arte final FODA!

    curto esses posts passo a passo, sempre bom conhecer o processo de trabalho.

    parabéns!

    e esse papel da comix tá na mão do povo hein? todo mundo que conheço (inclusive eu mesmo)usando direto. haha

    (esse fim de semana vou pegar uma Pieces, não achei na comix mas acho que o Gual deve ter)

    abraço!

    ResponderExcluir
  5. Cara muito boa sua finalização com pincel, queria eu ser tão bom assim, me arrisco de vez em quando, muito interessante e de bom aprendizado, ter posts que mostrem como artefinalizar passo a passo uma arte.
    parbéns, muito bom mesmo....

    ResponderExcluir
  6. Cara muito boa sua arte final, eu costumo fazer com caneta nanquim, mas pelo o q vc mostrou com o pincel é bem melhor. Vô testar.
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir