terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Exposição Desenhos em Cubinhos

Com muito orgulho venho aqui postar o release da exposição que o Espaço Cultural Pandora sedia a partir de sexta-feira, dia 30 de Janeiro. A curadoria é minha, e desde já, queria agradecer muito mesmo ao pessoal que está ajudando a montar tudo: Camila, Caião, Amilcar, Ricardo, Bira e DJota... Valeu mesmo!

Segue o release, então:

A partir do dia 30 a de janeiro (dia dos Quadrinhos Nacionais) a 16 de fevereiro, estará sendo exposta no Espaço Cultural Pandora (Rua Joaquim Novaes, 25, no Cambuí) varias ilustrações, charges, tiras e caricaturas; tudo em homenagem a data.

Com entrada gratuita, a exposição mostrará a arte de artistas como Henfil, Ziraldo, Maurício de Sousa, Laerte, Angeli, Cortez e outros mestres dos quadrinhos nacionais, que estarão sendo vistos em cubos na cidade de Campinas.

Assim como a maior parte do acervo, que foi montada em peças em forma de cubo, cujas faces podem ser vistas de acordo com a vontade do visitante.


Na verdade a idéia do espaço em si é se tornar um local permanente de exposições com enfoque nos quadrinhos, em especial para que sejam mostrados e conhecidos o trabalho dos cartunistas de Campinas e região. Até porque não faltam bons artistas na RMC”, diz Mário Cau, curador da exposição. Ao todo, cerca de 80 trabalhos estarão à disposição para visitação - de segunda a sexta das 9 às 19 horas, e aos sábados das 9 às 12 horas.


Logo no dia 30, artistas da região estarão fazendo diversas artes, como desenhos, ilustrações ao vivo dos visitantes da exposição.

Tanto a idéia do espaço quanto a homenagem aos quadrinhos nacionais é de extrema importância. Hoje as HQs movimentam um mercado milionário em todo o mundo, são instrumento de persuasão e ferramenta educacional, o que lhes confere grande importância. Por outro lado, o trabalho do quadrinista brasileiro ainda não tem tanto espaço como poderia e carece de registro na memória da população. Basta ver que qualquer criança conhece Batman ou Super Homem, mas pouca gente sabe que já tivemos mais de 250 super-heróis brasileiros nos gibis”, pontua o especialista em quadrinhos DJota Carvalho, autor do livro a Educação está no Gibi.

Com lembrado aqui; O dia 30 de Janeiro foi instituído como Dia Nacional da História em Quadrinhos devido à primeira publicação de uma história em quadrinhos no Brasil (Nhô Quim) ter ocorrido justamente nesta data, em 1869; produzida pelo ítalo-brasileiro Angelo Agostini.

Mais informações

Pelo telefone (19) 3305-4731.


E mais legal ainda, vários sites de Quadrinhos publicaram o relase também. Seguem os links para as matérias no Zine Brasil, Cosmo On Line, Gibiteca e também no Neorama!


Considerem-se muitíssimo convidados!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário