quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Quarto Mundo em Piracicaba!


Uma exposição para ser lida

A exposição “Página por Página” é uma reunião de trabalhos de vários autores do coletivo de quadrinistas independentes Quarto Mundo que deve não apenas ser vista, mas principalmente, ser lida.
Ao todo são 41 autores, entre desenhistas e roteiristas, apresentando 25 histórias fechadas de uma página ou, em alguns casos, tiras que se encerram no seu próprio significado, possibilitando ao visitante/leitor uma apreciação e uma percepção mais ampla do conteúdo da exposição.
A proposta para a realização dessa exposição, a segunda do coletivo, partiu do artista gráfico e cartunista Fábio San Juan que reside em Piracicaba e foi pensada como parte das atividades paralelas ao 36º Salão Internacional de Humor de Piracicaba.
O artista plástico, quadrinista e participante do Quarto Mundo, Edu Mendes acatou a proposta e sugeriu a ideia das páginas únicas e assim ambos ficaram responsáveis pela curadoria da exposição.
As histórias em quadrinhos e tiras são apresentadas em painéis em tamanho A2 e trazem um panorama da recente produção dos quadrinhos independentes, dentro do coletivo Quarto Mundo, de norte a sul do Brasil, mostrando estilos de narrativa e desenhos bastante diversos.
A exposição conta com um catálogo, algo inédito no que se refere às exposições paralelas ao Salão de Humor que foi viabilizado através do Fundo de Apoio à Cultura de Piracicaba. Além ser um registro impresso da mostra é também uma revista em quadrinhos, o que conferiu ainda mais originalidade à proposta. No formato 21x28cm contém as 25 pranchas da exposição e as biografias dos autores, além de um texto de apresentação assinado por Gualberto Costa, um conhecedor e grande incentivador das produções independentes nacionais.
A abertura da mostra “Página por Página” do coletivo Quarto Mundo acontece no próximo dia 4 de setembro, sexta-feira, às 20horas, na sede centro do Clube Cristovão Colombo localizado na Rua Governador Pedro de Toledo, 771, Piracicaba/SP. Será oferecido um coquetel e a entrada é franca.
Apenas na abertura estará montada uma banca com as revistas do Quarto Mundo e os visitantes poderão conhecer as várias publicações do grupo. Alguns autores também estarão presentes autografando e conversando com o público.
A exposição fica até 18 de outubro de 2009, e conta com Apoio Cultural do Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria Municipal da Ação Cultural de Piracicaba, Marqbem Comunicação Visual e Silk Sign.
Para conhecer mais sobre o Quarto Mundo acesse: http://4mundo.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário