sexta-feira, 5 de março de 2010

MSP + 50

Num dia qualquer, eu estava tentando arrumar as coisas da minha recente mudança de apartamento. Livros, CDs, DVDs, HQs, material de desenho, tudo improvisadamente fora do lugar. Sem internet ou telefone, até conseguir assinar a NET.

E então meu celular toca. Um número desconhecido, de São Paulo, ligando. Atendi.

- Alô?
- Alô! Mario Cau?
- Isso, sou eu. Quem é?
- Sidney Gusman, meu velho! Como está?
- Grande Sidão! Tudo bem por aqui! E você?
- Tudo bem, Mário. Seguinte,m tenho uma pergunta pra vc.
- Manda!
- Você sabe guardar segredo?
- Ãhn... Acho que sim, sei sim...
- Então bem-vindo ao time do MSP + 50!!!
- Aaaaaaaaaaaaeeeehhhh!!!! 8- D

(o diálogo acima não está completo, e posso ter errado nas frases, mas foi bem isso que aconteceu, incluindo meu grito desafinado de emoção ahahaha)

É isso aí. Estou no time do livro que dará sequência ao melhor lançamento de 2009, o MSP50. Uma homenagem ao mestre Maurício de Sousa e seus 50 anos de carreira, feito por 50 artistas brasileiros.

Vocês não fazem idéia de como eu estou feliz!!! Da honra que é ser convidado para esse projeto!!!

Lembro de conversar bastante com o Sidney na FIQ ano passado sobre o livro e o quanto ele foi emocionante e importante pro quadrinhos nacional. Agora, alguns meses depois, ser convidado para a sequência é... Eu fico sem palavras.

Só consigo ter um sorriso imenso no rosto!

Pio foi ser convidado um mês atrá,s mais ou menos, e não poder contar pra ninguém! Hehehe Aí, nesta feliz terça dia 4 de março (Aniversário dos amgios do peito Bira Dantas e Lili Detoni), o Sidão jogou no Twitter meu nome e tudo se oficializou!

No começo fiquei pensando, oque fazer, que personagem usar, e pensei em diversos storylines diferentes. Mas quando aquela idéia pintou, eu saí da cama como um louco, escrevi no caderno de rascunhos (os alunos às vezes pegam pra ver meus desenhos, acho que ninguém percebeu que se tratava dessa história), e depois, foi só passar a limpo e pensar nos diálogos.

Basicamente é uma HQ do Cebolinha e da Mônica, já semi-adultos, na faculdade. Mas a Mônica aparece só no finalzinho. A história gira em torno da transição complicada entre ser criança e se tornar um adulto. Muitas vezes é onde se perdem as cores, a poesia, a diversão, a liberdade...

E eu andei me sentindo estranho nso últimos tempos por causa dessa exata época. Nada mais justo do que usar o que sinto para escrever a HQ. Não vou falar como ela se resolve... Mas adianto que meu personagem favorito do Maurício aparece na HQ de modo inusitado...

Quer saber quem é? Leia a matéria do Telio Navega no Gibizada, mas é SPOILER hein? ;- )

Segundo o Telio: Segundo Sidney Gusman, idealizador do projeto e coordenador editorial da Mauricio de Sousa Produções, o "MSP+50" deve ser lançado na Bienal do Livro de São Paulo, em agosto. Eis alguns dos nomes presentes no novo livro: Mozart Couto, Rafael Grampá, Rogério "Rohmas" Mascarenhas, Marcatti, Allan Sieber, Greg Tocchini, Adriana Melo, Clara Gomes, Fábio Ciccone, Danilo Beyruth, Mário Cau, Gian Danton, J.J. Marreiro, Emerson Lopes, Ricardo Manhães, André Diniz, Biratan, Rafael Albuquerque, Mateus
Santolouco e Eduardo Medeiros.


Agora à tarde, o Sidão revelou mais alguns nomes: Wellington Srbeck, Will, Pablo Meyer, Roger Cruz... Cara, isso vai ser simplesmente FODA. Não consigo ter outra descrição no meu embasbacamento momentâneo...

De novo, estou muito, mas MUITO FELIZ. É um sonho realizado! Eu aprendi a ler, a desenhar e a ser gente com a Turma da Mônica! Maurício é um mestre, tanto na arte quanto no empreendedorismo. É uma honra sem tamanho ser parte desse projeto, e saber que meu trabalho, que eu faço com absoluta devoção e amor, me trouxe até aqui.

Obrigado, Sidney!!! Obrigado, Maurício!!!
Vocês fizeram uma criança feliz!!! ehehehe

AH!
Só pra dar um gostinho, seguem os primeiros estudos que fiz dos personagens...

11 comentários:

Sidney Gusman disse...

Mário, não foi bolinho chegar nos 50 nomes do MSP + 50, mas tenho certeza de que vocês farão um livro memorável.

Uma honra editar HQs de todos vocês.

Ah, o diálogo foi mesmo bem parecido com o descreveste! ;-)

Abraço

ricardo disse...

Fala Marião,

Cara, mais uma vez, você mostra que é mesmo meu Herói!!!

Mais um sonho que você consegue realizar. Parabens.

Agora é correr (muito) para realizar todos os outros.

Poliana disse...

Máriooo!!
Parabéns!!
Fiquei mega feliz em saber hehehe..
vc mecere muitoo e muitoo mais!!!! ^^

Quero um exemplar com direito a autógrafo!!
Bjaooo!!
=]*

Mariana Guerra disse...

Já disse isso e vai de novo: eu tenho honra de ser tua amiga. O Maurício, que foi vizinho do meu avô, me fez gostar de ler. No auge da minha leitura de gibis, aos 8 anos, eu descobri que eu gostava mesmo de ler.
Sei lá, o Maurício foi o pai do meu gosto por escrever.
Devo muito à ele.
E eu me identifiquei com essa história da Mônica, quero saber melhor!!

Parabéns de novo. Você sabe que merece!!

Caio Yo disse...

Parabéeens Marião!
Muito massa! Fico felizaço!
Difícil pensar em algum quadrinista que conheço e que mereça mais do que você essa oportunidade. \o/

Abração!

Emerson Lopes disse...

Fala, Mário!

Faço minhas as suas palavras.

Também estou muito feliz em participar do livro. E mais ainda por estar tão bem acompanhado com tantos feras como você e os demais citados.Fico na expectativa por ver sua estória.

Abraço!



Abraço!

Sonia Tedeschi disse...

Mário, como te disse alguns anos atrás: irei ouvir falar muito de vc, do seu sucesso. Parabéns pela sua conquista e por muitas outras que virão. Beijos.

samanta disse...

AEEEEEE parabéns! mais que merecido! ^___^

estudioyabai disse...

parabéns!

=)

vc merece!

^^

Dri disse...

Eeeehhhh, Mário! Parabéns, muito merecido :)

(P.Adriana) disse...

Mário, parabéns por essa conquista. Estou muito feliz por vc. bjs