segunda-feira, 13 de julho de 2015

Exposição - Ícones de Campinas (14/7)

Amanhã será aberta ao público uma exposição que celebra e homenageia a cidade de Campinas, com vários artistas - eu incluso - ilustrando a cidade e seus monumentos, arquitetura, vida e histórico.

Participo da mostra com uma ilustração/HQ do City Bar e do Centro de Convivência Cultural, uma das minhas áreas favoritas da cidade. Confira abaixo como ficou:


[atualizado] A EPTV fez uma matéria sobre a exposição, confira meste link.


Abaixo, o release do evento, direto do site da Câmara Municipal, local da exposição: 


A Câmara Municipal de Campinas abre oficialmente nesta terça (14), data do aniversário da cidade, uma exposição com cerca de 30 trabalhos que homenageiam os principais ícones arquitetônicos da cidade. “São desenhos nos mais diversos estilos, que mostram pontos que marcam ou marcaram a história da cidade, como o Cine Voga, a Estação Cultura, o City Bar, enfim, a ideia é mostrar a aniversariante para quem for a Câmara”, diz Ricardo Quintana, curador da exposição e diretor da Pandora Escola de Arte.
Ele explica que a exposição é composta por duas mostras diferentes. A primeira, inédita, apresenta 14 trabalhos desenvolvidos especialmente para os 241 anos de vida da cidade. “Convidamos todos os alunos e professores para que escolhessem os locais que achavam significativos na opinião deles e retratarem estes ícones. Os resultados foram os mais variados possíveis, tanto na escolha quanto nas técnicas escolhidas, que vão de aquarelas a até mesmo uma página de quadrinhos”, conta Quintana.
A outra mostra, “Campinas em cartuns”, é de autoria do premiado cartunista Bira Dantas, a partir de uma sugestão do jornalista João Antonio Buher, que como pesquisador da história da caricatura percebeu que os cartunistas não desenhavam a cidade de Campinas. Então, Bira agarrou a ideia e foi o pioneiro a desenhar as ruas da cidade, passando pelo bairro do Cambuí, do Centro, pelos Estádios Moises Lucarelli e Brinco de Ouro, entre outros lugares populares de Campinas.   
Os trabalhos ficarão expostos até o dia 14 de agosto e poderão ser conferidos também em vinhetas especiais de aniversário na TV Câmara. A expo ocorre no hall de entrada do Plenário, que pode ser acessado pela Avenida Engenheiro Roberto Mange, 66, no bairro Ponte Preta. A exposição é aberta e gratuita.
Música
Vale lembrar que, além da exposição, a Câmara de Campinas também promove uma programação musical especial neste mês, também aberta ao público e gratuita. Na última quarta (8), Martina Marana se apresentou e, nesta segunda (13), Elthon Dias Group. No dia 28 de julho, a programação se encerra com apresentação da Orquestra de Choro Campineira (OCC). Todos os eventos são às 20 horas e têm transmissão ao vivo pela TV Câmara.
Texto e foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas
Publicada em 13/07/2015 14h36


Nenhum comentário:

Postar um comentário