segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Exposição - 100 anos de Jack Kirby

Em 2017, o Rei Jack Kirby completaria 100 anos. E, como homenagem e celebração da obra e legado criativo dessa lenda, uma exposição incrível vai acontecer...

Participei com muito orgulho dessa homenagem, desenhando um dos meus vilões favoritos dos quadrinhos: Magneto!




Não só é um personagem com poderes incríveis, mas suas motivações e personalidade são muito bem pensados e ao longo dos anos, ele foi construído como um dos mais complexos vilões da Marvel. Não o acho malvado pela maldade. É uma alma sofrida, perturbada, que sofreu muito nas mãos de gente cheia de ódio e preconceito na Segunda Guerra, não só por ser judeu como também por ser mutante. Com isso, desenvolveu um ódio imenso da humanidade, que ele julga indigna de habitar o planeta. OK, tem todo o dramão clássico dos super-heróis, mas no fundo, X0-Men é uma história sobre preconceito, ódio e medo.

A exposição física acontece durante o Festival Guia dos Quadrinhos 2017, que acontece em 8 de abril, em São Paulo. (veja mais detalhes do evento aqui). 

E o projeto para produzir um livro especialíssimo, com todas as 100 artes e mais fichas e personagens e informações sobre a vida e obra do Rei Kirby, já está no Catarse e conta com seu apoio para acontecer. Veja neste link o projeto e apoie! Para os fãs do Kirby e das HQs em geral, essa será uma bela homenagem e uma fonte de inspiração e informação sobre ele e seus personagens.



Conheça mais sobre esse projeto:
DINÂMICO! EXTRAORDINÁRIO!
Esses adjetivos são pouco para descrever os traços e ideias da mente criativa de Jack Kirby! Foi uma pessoa de muitos talentos, desenhista, arte-finalista, roteirista, editor e acima de tudo um criador de personagens e mundos. Entre suas criações estão nada menos que o Capitão América, Quarteto Fantástico, X-Men, Os Vingadores, Surfista Prateado, Novos Deuses, Etrigan, O Povo da Eternidade, Omac, Inumanos, Kamandi, Eternos... e muitos outros.
Kirby esteve presente na gênese da indústria das HQs e, pela grandeza da sua obra, conquistou o direito a ser chamado de REI DOS QUADRINHOS.
Para comemorar seu centenário de nascimento, o site Guia dos Quadrinhos organizou este luxuoso livro tributo no qual 100 artistas brasileiros prestam sua homenagem, desenhando os personagens criados pelo mestre.
Este incrível projeto nasceu de uma parceria entre dois amigos que amam quadrinhos: Edson Diogo, responsável pelo site Guia dos Quadrinhos, e Will, um dos mais respeitados autores de quadrinhos da atualidade.
O livro terá 224 páginas, em capa dura e impressão colorida em couchê fosco 150g, no tamanho de 21 cm x 31 cm. É um livro de luxo para guardar e consultar sempre.


Reunimos neste livro profissionais dos quadrinhos e da ilustração, tanto aqueles com muita experiência e anos de carreira, quanto jovens talentos, todos demonstrando seu carinho e reconhecimento por aquele que ajudou a pavimentar o caminho que as Histórias em Quadrinhos tem trilhado neste mundo.
Adriano Panda Al Stefano Alex Genaro Alex Rodrigues Alexandre Montandon Anderson Cabral André Calima André Freitas Angelo France Antonio EderAugusto Minighitti Beto Uechi Bira Dantas Breno Tamura Bruno Borovac 
Caio Cacau Caio Majado Camilo Solano Carlos Brandino Carlos Gritti Chairim Arrais Chicuta Clayton InLoco Daniel HDR David Lee Décio Ramirez Denis Mello Douglas Bressar Ede Galileu Eduardo Ferrara Eric Peleias Fábio Catena Fabio Coala Fábio Hasmann Flávio Luiz Flávio Soares Franco de Rosa Germana Viana Gil Tokio Gill Pereira Giorgio Galli Guilherme de Sousa Guilherme Raffide Hugo Canutto Hugo Nanni J.J. MarreiroJefferson Costa João Pinheiro Joel Lobo José Aguiar José Carlos Braga Juliano Kaapora Júlio Magá Julius Ckvalheiyro Kipper Klebs Junior Kris Zullo Laudo Ferreira Leandro Casco Leandro Robles Léo Finocchi Leopoldo AlvesLuciano Sales Luís Martins Luke Ross Magno Costa Marcelo Alencar Marcelo Costa Marcio de Macedo Marco Pelandra Mario Cau Mário CésarMichel Borges Octavio Cariello Omar Viñole Paulo César Paulo Kielwagen Paulo Mansur Pedro Netto Péricles Junior Rafael Marçal Renata CB Lzz Ricardo Sousa Rodney Buchemi Ronaldo Barata Sandro Castelli Sam HartSamicler Gonçalves Samuel Bono Sueli Mendes Thiago Spyked Tom Dutra Victor Freundt Will Will Conrad


====

E como um presentinho pra vocês, heróis da resistência, deixo aqui os esboços e arte-finalda primeira versão da ilustração,que eu abandonei por não ter gostado tanto. Estava com vários freelas me atrapalhando nessa ilustração e percebi que não ia adiantar insistir.



Depois, em menos de 10 minutos, resolvi, no meio de uma aula na Pandora, esboçar outra ideia. E saiu essa:


Que virou essa arte-final, em cerca de 40 minutos...


E que virou a versão final que vocês já viram no topo da postagem. E aí, curtiram?

Não deixem de apoiar o livro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário