segunda-feira, 16 de julho de 2018

Reflexões - Sobre aprender

Bom dia, meus queridos! Compartilho aqui no Blog'n'Roll uma mensagem que postei no grupo dos meus alunos no Facebook.

"É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer."

Começando a semana com uma frase do Aristóteles (sim, estamos super cultos citando filósofos gregos). Ouvi essa frase no podcast do Mario Sérgio Cortella da CBN. Recomendo, aliás, são programas diários com pensamentos interessantes.

Agora, sobre essa citação, é incrível como ela pode ampliar nossa reflexão sobre aprender e produzir arte. Mesmo dando aulas há mais de 14 anos, ainda estou aprendendo, a cada dia, conforme vou produzindo. Estamos vivendo uma época onde todos querem resultados rápidos, mil likes e fama.

Mas veja, arte não é uma corrida, arte é algo que leva uma vida pra se desenvolver. O que não pode te impedir de simplesmente produzir, correr atrás, fazer aulas, etc. Você aprende, pratica, evoluiu e com isso, aprende mais, para praticar mais... E assim a coisa continua andando.

Bora pensar nisso? Bora fazer, produzir, curtir a jornada? Não existem fórmulas definitivas ou resultados imediatos.

Boa semana pra todos vocês!

PS.: Falei das minhas aulas e, para quem não sabe, eu sou professor da Pandora Escola de Arte desde 2007. Meus cursos são HQ, Ilustração, Quadrinização, Ilustração de Mercado e Projeto Pessoal. Para ter mais informações dos cursos, é só acessar o site da escola (link aí acima). Tenho um grupo secreto no Feicebuque para todos meus alunos e ex-alunos poderem trocar ideias, referências, inspirações e postar seus trabalhos e estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário