quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Ser Autor - Ampliando seus horizontes 1

Oi, pessoal!

Hoje é 30 de janeiro, e nesta data comemoramos o Dia do Quadrinho Nacional!

Hoje também começo uma série (espero que muito longeva!) dentro do Ser Autor: Amplie seus Horizontes! O objetivo dessa série é apresentar conteúdos diversos que visam aumentar o repertório e o networking de todos os autores/ilustradores/artistas que passam por aqui. Uma das coisas mais importantes pra nós é conhecer muita gente, acompanhar o trabalho dos outros, especialmente os que ressoam com o nosso, os que fazem mais sentido pra nós.

Para aproveitar a data, pra inaugurar a série, trago aqui uma thread (sequência de posts) feitas pelo HQ Sem Roteiro no Twitter (você pode segui-los aqui) com indicações de podcasts, perfis, sites e jornalistas importantes que tratam de Quadrinhos (e cultura pop em geral). É uma baita lista, apesar de achar que pode ter alguém faltando dela - o que é normal, visto a quantidade de perfis/canais/sites que existem - , mas é de muita qualidade.

A curadoria do HQ Sem Roteiro foi precisa e providencial. Nossa cena de Quadrinhos (ando evitando apalavra "mercado") é muito vasta e rica mas carece de crescer mais e ter mais leitores engajados. Com essa lista você vai encontrar, com certeza, pontos de vista compatíveis com os seus e ajudar a não só dar audiência pra essa gente incrível que faz conteúdo sobre Quadrinhos mas também ampliar seus horizontes.

Então, sem mais delongas, acesse a lista de indicações do HQ Sem Roteiro por este link. Caso prefira ver a lista por aqui, é só ler abaixo. Ao final da lista, tem mais informações, não deixe de ver. E fica, claro, meu agradecimento ao PJ por ter feito essa lista de indicações e por ter autorizado a publicação dela aqui no Blog'n'Roll.


Tem gente pra caramba fazendo conteúdo de qualidade sobre quadrinhos pela Internet. Então aqui vai uma listinha pra quem tá a fim de conhecer coisas novas ou se aventurar por todo um mundo de sites, podcasts, canais de Youtube e muito mais!
Segura!

VITRALIZADO
Site criado por Ramon Vitral , um dos melhores jornalistas especializados em quadrinhos do Brasil. Repleto de entrevistas com artistas de peso, do Brasil e do mundo. Site: https://t.co/V65k5il8pN


GIBIFODA
Um dos melhores (quiçá o melhor) canais de divulgação de HQs do Brasil. Quer saber mais sobre o que tá rolando no mundo da produção independente? Acompanhe esse perfil! Twitter:
Instagram:



POLÍTICAS
Quadrinhos são políticos sim, e as mulheres do Políticas mostram isso com maestria. Quadrinistas, ilustradores e chargistas de todo o Brasil reunidas em um só lugar. Tumblr:
Instagram:


LOAD COMICS
Com um canal no YouTube com mais de 100 mil inscritos, o Load é uma das vozes nacionais mais poderosas atualmente na produção de conteúdo sobre HQs. Um especialista de mão cheia! Twitter:
YouTube: https://t.co/F79CCffcuV


HQ WISHLIST
Capitaneado por Cayo Costa , brasileiro morando na Coreia do Sul, o projeto traz dicas de leituras que estão sendo lançadas lá no exterior. Um radar interessante. Instagram:

BELLE FELIX
Tradutora, jornalista, MDMana lá do . é a criadora da hashtag e do desafio . Lança sempre ótimas críticas de quadrinhos no Instagram:


PAPO ZINE
Canal do YouTube realizado pelo Carlos Neto , uma excelente forma de ver os rostos e ouvir as vozes dos maiores nomes do quadrinho nacional. Twitter:
YouTube:
Instagram:



PRETA, NERD & BURNING HELL
Site com análises da cultura pop (quadrinhos incluso) a partir de uma perspectiva feminista e negra. Cada artigo é uma aula. Twitter:
Site:
Instagram:



UNIVERSO HQ
O mais tradicional site sobre quadrinhos do Brasil. Traz críticas, notícias, informações sobre a produção de HQs daqui e do mundo. Twitter:
Site:
Instagram:
Mais 


CONFINS DO UNIVERSO
Podcast produzido pelo Universo HQ. Discussões quinzenais com alguns dos maiores conhecedores sobre quadrinhos do Brasil.
Site: https://t.co/42jeaqKVyT



FORA DO PLÁSTICO
O melhor conteúdo brasileiro sobre quadrinhos produzido no Instagram. Ponto. Entrevistas, críticas, curiosidades, um canal que se encaixa perfeitamente nas possibilidades da rede social. Instagram:


TAPIOCA MECÂNICA
Site com críticas e discussões aprofundadas sobre quadrinhos e outros produtos da cultura pop. Site:
Instagram:  



BALBÚRDIA
Espaço que reúne variada quantidade de conteúdo, entre vídeos e textos, sempre procurando se aprofundar nas discussões sobre a linguagem e a relevância social dos quadrinhos. 
Twitter: 
Site: 
Instagram: 



PAULO RAMOS
Pesquisador e jornalista, seu perfil no Facebook reúne algumas notícias interessantes sobre o mundo dos quadrinhos. Facebook:


NEBULLA
Com discussões sobre a cultura pop como um todo, o conteúdo produzido sobre quadrinhos pelo Nebulla é excepcional. Um dos sites mais completos sobre cultura pop do País. Twitter:
Site:
Instagram:



O QUADRO E O RISCO
O site coordenado por Thiago Borges traz um olhar amplo sobre o mercado nacional de quadrinhos e discussões aprofundadas sobre a linguagem das HQs. Site:
Facebook:


MOLHO SHOUJO
Podcast realizado por mulheres cearenses, aborda de forma problematizadora a produção de shoujo e de josei (mangás focados em um público feminino). Twitter:
Site:
Instagram:


QUADRINHOS ARRETADOS
Instagram com conteúdo produzido pela colecionadora de quadrinhos cearense Sarah Pontes, reúne críticas e indicações. Instagram:


RAIO LASER
Críticas, resenhas, listas, reflexões, teoria. Um baita site para quem quer se aprofundar mais na linguagem dos quadrinhos. Twitter:
Site:


QUADRINHOS E NARRATIVA
Podcast produzido por Hamilton Kabuna , com entrevistas e bate-papos com produtores de quadrinhos independentes brasileiros. Twitter:
Site: https://t.co/M6LoUe3p2u



STRIPPERS
Podcast produzido pelo quadrinista Digo Freitas , procura explorar os meandros da produção de histórias em quadrinhos. Twitter:
Site: https://t.co/cYYrbbOUBp


AO QUADRADO
Tradicional podcast sobre mangás, tem mais de 200 programas já lançados. Twitter:
Site: https://t.co/eFx299jxf3


BICHAS NERDS
Podcast de discussão sobre a cultura pop, incluindo quadrinhos, sob uma perspectiva LGBTQI+. Twitter:
Site:
Instagram:


MINA DE HQ
Canal de divulgação e discussão sobre HQs feitas por mulheres. Coordenado pela jornalista Gabriela Borges. Twitter:
Instagram:
YouTube: https://t.co/Qcqt04YQDT


TERRA ZERO
Desde 2008 no ar, o site nasceu como espaço de discussão sobre o universo da DC Comics mas hoje fala de quadrinhos como um todo. Lar do podcast ComicPod. Twitter: e
Site: https://t.co/ZfDMtC3eeC



O HQ Sem Roteiro é um podcast do grupo Iradex de conteúdo. Ele é produzido pelo PJ Brandão. Você pode acompanhá-los pelo seu agregados de podcasts favoritos (eu uso o CastBox), pelo site e também pode contribuir com o projeto através do Padrim, um sistema de financiamento recorrente. Conheça essa opção aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário