quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Acolhida de Aula - Semana de 23 de julho de 2020

Boa tarde, pessoal! Como vocês estão? Espero que tudo em ordem por dentro,  por fora e por aí. 

Essa semana quero começar falando sobre a importância de entender o tempo. Não o tempo curto, que está entre hoje e amanhã, ou entre uma aula e outra. Mas o tempo longo, dos anos, décadas (sei que pra maioria de vocês, falar em décadas parece super exagerado, mas um dia elasse acumulam). O tempo é absolutamente necessário para nossa evolução, em todos os sentidos. As coisas na vida levam tempo.  E, apesar de podermos em certos casos acelerar esse tempo com truques, hacks ou atalhos, nem tudo se acelera. Uma planta germina e cresce no tempo que tem que levar. Um filhote se torna adulto em seu tempo, também. Um artista se forma ao longo da vida, de acordo com seu tempo e o tempo do mundo.

Estive imerso essa semana, mais uma vez, no projeto de republicar minhas primeiras HQs, lá do meu começo de carreira. Entre 2019 e 2020, comemoro 15 anos da criação do meu projeto de HQs, chamadas Pieces, e 10 anos da publicação das revistas independentes que traziam algumas dessas histórias. Esse lance de voltar a pensar nas coisas antigas, rever todo meu desenvolvimento ao longo dos anos, como artista e tbm como ser humano, mostra o quanto o tempo é crucial. Não adiantava eu querer ser melhor do que eu era na época, porque só o tempo me faria ser melhor. Muitas vezes, a gente fica incomodado com os resultados, querendo estar no nível 100 e tendo resultado de nível 10. É assim mesmo. Temos que entender que nem tudo é rápido, especialmente se não damos foco integral. Quem desenha s[o um pouco, só às vezes e não está imerso no assunto por bastante tempo, não evolui tão rápido.  E sabemos, também, que não dá pra ficar a vida inteira só pensando em desenho e desenhando. Tem mais vida acontecendo, muita coisa que demanda nossa atenção.

O foco é um fator importante nessa alquimia que faz o tempo gerar evolução. Se você quer fazer 20 coias, vai dividir seu foco e energia em 20 coisas. Se fizer só uma, tudo vai praquela uma coisa. Nem tanto lá, nem tanto cá: equilíbrio. Se você pode dedicar muito tempo a algo que ama, é natural que vc tenha uma experiência intensa e ganhe resultados bacanas em menos tempo. É um privilégio, uma honra! Use-os com carinho e gratidão. Sem foco de verdade, só o tempo não dá conta. Aí, tempo é só tempo.

Mas uma coisa que precisa estar associada ao tempo e ao foco, para que tal evolução aconteça, é o movimento. Movimento no sentido de fazer alguma coisa, qualquer coisa que seja um deslocamento físico ou mental em direção ao que você ama e quer fazer e desenvolver. Tempo nos ajuda a evoluir? sim. Foco nos ajuda a evoluir? Sim. Mas só isso não dá conta. Algo  precisa ser feito, e produzir é a resposta. Não precisa, claro, ser tudo sempre obra-prima ou estudo. Mas se você quer desenhar, ser artista, evoluir em tudo que se liga a essa experiência, precisa estar em constante movimento. Só com resultados podemos processar as informações, as experiências, os erros e acertos. Não tem como aprender e melhorar sem fazer as coisas.

Entendam essa relação como algo inevitável. Ninguém que é excelente no que faz chegou lá em pouco tempo sem foco e produção. Tem que ter combustível, paixão mesmo, pra continuar em frente apesar dos resultados insatisfatórios que podem aparecer no caminho. É assim mesmo. Tem gente no mundo que é prodígio, que parece ser excelente desde cedo? Uai, tem. O que nos diferencia delas? Se pudermos entender esses contextos e relações, as coisas ficam um pouco mais claras, e a frustração e tvz até culpa que sentimos por não sermos tão bons quanto queremos possam diminuir - ou até sumir. Pense em exemplos como o Slash, guitarrista incrível dos Guns n Roses. Ele é bom? Muito. E diz a lenda que ele ficava 12 horas por dia estudando e tocando guitarra quando era jovem. Mas acusto do quê? Vida social, experiências reais, estudo na escola...? E você, estaria disposto a abrir mão de tanta coisa pra mergulhar de verdade em algo?

Temos que abrir mão de algumas coisas para poder ocupar nossa vida com essas coisas que amamos (aqui eu falo basicamente de desenho, mas pode ser qualquer outra coisa, esporte, gastronomia, dança,música, poesia, etc). Prodígios como Mozart,que compunha e tocava em público com 5 anos de idade? Sim, existem. Mas qual a condição? Não é justo se comparar com situações absolutamente diferentes: época, recursos, incentivos, exemplos, método, disciplina, etc...
Bom, não quero dizer com isso que vocês precisam largar de tudo e só desenhar. Eu sei que a vida é complexa e muita coisa não depende só da gente. Mas dá pra tentar refletir sobre as coisas, seja pra ver onde e como podemos agir mais ativamente pra nossa evolução como artistas, seja pra entender e estar em paz com as coisas como são, em vez de ficar mal porque tem X pessoas que são melhores que vc lá fora...
Cada coisa no seu tempo.Mas com ação ativa para ir em frente. Sem inércia.Vim pensando muito nisso porque o livro meio que me convida a fazê-lo, não tem como fugir: são anos e anos, páginas e páginas, sentimentos demais. Esse livro vai ter HQs antigas,que quase ninguém viu (e são ruins, pros meus padrões atuais, mas eram boas pra época, hehe), coisas do meio do caminho e coisas novas. O que isso evidencia é que os mais de 15 anos pensando, fazendo, estudando, ensinando, consumindo e amando quadrinhos  me levaram ao artista que sou hoje. E toda a vida "real" em torno disso colaborou. É bom saber, a vida importa muito pra um artista, faz parte do caminho. Tudo é uma coisa só, uma simbiose muito doida. Demora pra completar o quebra-abeça, porque as peças não vêm todas prontas e disponíveis. Algumas peças aparecem só depois de muito tempo, e talvez você nem consiga encaixá-la ainda. Algumas peças se perdem no caminho, pra serem encontradas tempos depois, meio baqueadas, ama que ainda servem pra completar quem nós somos.

Esse livro novo deve entrar em financiamento coletivo no Catarse em breve. Eu aviso vocês! Vai ser muito massa e é muito importante pra mim como autor porque completa um ciclo muito especial no meu trabalho.

(Além dessa jornada toda, eu também fiquei pensando em tempo porque meu monitor está praticamente morrendo aqui, e fui perceber que o tenho desde 2009. Estava organizando alguns action figures, tirei uns pra vender, e vi que tenho itens de mais de 20 anos. O liquidificador quebrou, era presente de casamento, de quase 5 anos. O bule da cafeteira também, estava comigo desde que me mudei pra esse apê, 10 anos atrás. O tempo passa para as coisas também. Renovar, por motivos diversos, faz bem. Revisitar, relembrar e re-sentir, mas não ressentir.

E vida que segue, porque o tempo passa rápido demais, já é quinta de novo e eu estou escrevendo faz 20 minutos para vocês.

Cadê os desenhos? :sorriso_olhos_sorrindo:

=========
Galerinha, concluímos mais um dia de aula! Agradeço pela presença e carinho! Espero que os próximos dias sejam gentis e o mundo menos doido.Dicas de hoje:
Abraço pra todos! Mantenham-se criativos e apaixonados! :coração: (editado) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário