Oi! Aqui estamos pra segunda edição de 2026, ainda tentando encontrar o ritmo desse começo de ano na reta final de janeiro. Em meio a diversos projetos, em andamento, pra começar e na fase do desejo, as coisas vão acontecendo.
Hoje é 30 de janeiro, DIA DO QUADRINHO NACIONAL! Nem preciso dizer o quanto essa data é importante para a cena dos quadrinhos brazucas, né? Como autor, leitor, professor, pesquisador e entusiasta dessa linguagem, quero deixar um singelo PARABÉNS E DESEJO DE MUITA FORÇA E SUCESSO pra todos que estão, de alguma forma, conectados a essa linguagem tão maravilhosa.
Comecei o dia pensando que nos últimos 3 anos, morando nos EUA, minha atuação como quadrinista tem sido muito mais aqui fora. Ainda assim, quase toda essa atuação envolve de alguma forma minha produção autoral e toda a minha jornada anterior. Tudo que publiquei aqui é, até onde me consta, QUADRINHO BRASILEIRO.
Tudo que produzi para fora tem o Brasil pulsando no meu sangue e implícito nas linhas que registro no papel ou no digital. Ser brasileiro é parte intrínseca do meu trabalho, mesmo quando essa brasilidade não é tema ou transparece esteticamente. Está em mim e continua sendo compartilhada por aqui.
Então, hoje eu queria fazer uma retrospectiva do ano passado, inspirada na lista que faço no meu caderno de projetos no começo do ano, porque isso me ajuda a visualizar mais concretamente todas as coisas legais que aconteceram ao longo do ano, porque simplesmente a gente vai esquecendo. Acontecimentos, conquistas e desafios se tornam uma lista com hierarquia, claro, e calha de não lembrar uma coisa ou outra.
Enquanto eu não posso mostrar no que estou trabalhando agora, ou não tenho ainda coisas concretas do que está por vir, vamos de túnel do tempo. Vou tentar deixar conciso!
COM VOCÊS, 2025!
PRIMEIRAMENTE, QUADRINHOS: Meu maior foco e minha maior paixão. Em 2025, trabalhei bastante (e infelizmente não posso mostrar ou revelar tudo, mas vamos de codinomes para esses projetos)
Publiquei ABSENCE (março, coletânea de HQs da série Pieces) e THE LONG JOURNEY BACK HOME (setembro, livro ilustrado inédito), projetos autorais e independentes, nos EUA. Com estes, são 4 títulos publicados.
The Rain, versão que saiu em TEARDROP, venceu o primeiro lugar no concurso da Negative Space Comics.
Espelho, HQ da série Pieces, foi finalista do concurso Mini Comic of The Year do evento IC3.
Parte de Mim, meu livro independente de 2021, foi mais uma vez adotado por duas redes de colégios do estado de São Paulo, chegando às mãos de centenas de alunos.
Comecei o Instagram d’A Vida Real dos Pinguins, com 3 tiras inéditas e algumas republicações de cartuns antigos (preciso muito retomar isso!)
PROJETO SANGUESSUGA: 8 páginas e uma capa para um projeto que foi apresentado para editoras na NYCC e continua em fase de prospecção.
Ajustes finais da arte-final do PROJETO INKS. Estou ansioso pra falar mais dele. Devia ter sido anunciado e lançado em 2025, mas o editorial segurou e não tenho ideia de quando vai sair…
Arte-final dos capítulos finais de RESIDIUUM - Tales of Coral, que foi publicado em volume integral de luxo pela Iron Studios na CCXP.
Por fim, comecei a trabalhar num projeto grande de material didático, vamos chamar de PROJETO DIDÁTICO, que continua em 2025.
ILUSTRAÇÃO, COMISSIONS E ORIGINAIS
Capa de mais uma edição de “Traços e Textos do Colégio Teutônia”, para a Editora os Dez Melhores
Capa para a HQ independente “A Menina e o Leprechaun”
Capa do livro de arranjos de Chiquinha Gonzaga por Octavio Deluchi
Pin-up da Ruiva, para The Few and Cursed, de Felipe Cagno e Fabiano Neves
Pin do barquinho de papel
Ilustração para a coletânea INKO - Carnaval de Rua (mostrei na última edição)
Fiz 32 artes originais para o evento IC3tober, com personagens de quadrinhos autorais gringos (Publiquei todas no Instagram e aqui na newsletter)
Vendi diversas artes originais em eventos e algumas commissions.
Série de originais do Major Tom (também falei delas aqui)
EVENTOS: Estive por aí vendendo, palestrando, expondo e me conectando.
The Rain, minha HQ que saiu em TEARDROP, foi exposta numa exposição de HQs em New Jersey
Tive mesa e vendi meus trabalhos nos eventos BICS, IC3, CradleCon, ArtCrawl, SyCon, TropicCon e Free Comic Book Day na Red Shirt Comics (todos nos EUA) e ainda do CAF - Campinas Anime Fest (único do ano no Brasil)
Expus originais do Major Tom na exposição ERIDU, de arte sci-fi
Expus, com a Pandora Escola de Arte, artes inspiradas por Super Mario Bros
Expus páginas de Terapia na MAV - Mostra de Artes Visuais em Pedreira
Expus as artes de The Long Journey, em vídeo, no evento de projeções da Gallery North
Participei do evento online de venda de artes originais do Comic Arts Fans
Dei uma entrevista para o Mark Torres no programa It Came From The Radio e participei do Bitten Apple TV, no Youtube
Fiz um curso online de aquarela, excelente com Lee White, pela SVS Learn.
Além de ter feito muito networking na New York Comic Con
AULAS, PALESTRAS E ETC.
Curso de arte-final na INKO, no segundo semestre
Mentoria para três alunos
Dei um workshop sobre desenho digital pela INKO
Palestra sobre HQs brasileiras na BrookCon
Palestra sobre Recursos Impossíveis dos Quadrinhos para o Comic Book Club da Stony Brook University
Bate-papo com Octavio Deluchi e Edu Gutterres no SERTÃO
Workshop de criação de personagens na CradleCon, com o Comic Book School
SKETCHBOOKS: Completei 5 cadernos de desenho, do 66 (que começou em 11/24) ao 70 (que terminou antes da viagem pro Brasil em 12/25).
YOUTUBE: 17 vídeos ao todo, e uma live. Inclui uma palestra em inglês sobre Quadrinhos Brasileiros e uma resenha de material de desenho digital em parceria com a Pen.Tips, também em inglês. Não consegui fazer muitos vídeos, mas pelo menos alguns saíram. Precisa de tempo, foco e assunto. Esse ano eu tive pouco dos dois primeiros.
NEWSLETTER: Foram 34 edições em 2025.
VIAGENS, SHOWS E VIDA REAL: Nem só de trabalho vivem os Pinguins. Além do Brasil, em dezembro, claro, demos umas voltas em 2025:
Várias cidades em Long Island, incluindo Riverhead, South Hampton e West Hampton. New Haven, Connecticut. San Francisco, Napa Valley e Yosemite State Park, California. Durhan e Charlotte, North Carolina
Passamos o fim de semana do Memorial Day com amigos brasileiros num chalé no meio do mato, e o Thanksgiving com mais brasileiros ainda e muita feijoada
Passeamos no Alley Pond Park, NY
Exploramos Nova York com nossos amigos/família, os Grillos.
Mudamos de casa em setembro, depois de um rolo chato com o landlord e a conta de energia. Nosso apê atual é uma gracinha e estamos muito felizes aqui.
Vimos peças de teatro, muitos filmes, museus e shows (Mumford and Sons, Lucius, Lenine, Liniker, Monica Salmaso e apresentações de nossos amigos músicos por aqui. Acho que teve mais, mas não estou lembrando agora…)
…
É, foi um bom ano. Um excelente ano. Você acompanhou nesta newsletter uma evolução e uma revolução, tanta coisa que aconteceu aqui dentro e aqui fora… Obrigado, de coração, por me acompanhar. Em 2026, tenha certeza que vou continuar perseguindo meus sonhos e projetos e construindo tudo com paixão e carinho, seja aqui nos EUA, seja no Brasil.
Vamos em frente!


Nenhum comentário:
Postar um comentário