domingo, 27 de abril de 2008

O Crime do Teishouko Preto

Uma loja fantástica, com descontos vândalos. Um monte de material de desenho. Um PC e um Scanner, com uma boa impressora. Um cooler lotado de Red Bulls. Dois painéis enormes na calçada com muitas páginas dos mais variados artistas de HQ do Brasil.

Esse é o HQ Mix. Uma loja pequena no tamanho, mas grande no coração. Esse simpático refúgio nerd abrigou na Virada Cultural, de sexta a sábado, a HQ Jam Session, onde mais de 60 quadrinistas e ilustradores partifciparam fazendo uma página.

A história é entitulada "O Crime do Teishouko Preto", e cada um começa de onde o anterior parou, não seguindo um roteiro, mas sim, sua própria habilidade de nonsense, narrativa e estilo.


Esse é o Gualberto, dono da loja, e responsável e idealizador do Crime. Um cara muito, mas muito gente boa. Agradeço muito aele e a Dani, esposa dele, pelo evento, e por terem me convidado pra participar em meio a tantos caras muito bons, e muito já conhecidos no meio.

Esse projeto é uma puta sacada legal e ainda por cima incentiva a produção e a união dos desenhistas, que são ilhas por natureza.

Aqui, umdos painéis na frente da loja, na calçada, onde iam sendo coladas as páginas que eram feitas ali mesmo, na loja, na vitrine. As pessoas passavam, paravam, liam, riam, não entendiam, ficavam assistindo o bando de doidos que usava uma hora de seu tempo para, do nada, criar uma página de HQ.

Jozz e Mário (Que Mário?), estavam desenhando logo quando eu cheguei na loja, depois de me perder na Av. Ipiranga (desci do metrô e fui andando a pé em direção ao lado errado, depois voltei). O Mário foi embora logo depois, mas o Jozz encarou um barzão com a galera.

Gabriel Bá, uma das estrelas da noite.

Fábio, outra estrela. A gente sabe que os gêmeos são bem pop no meio, e disseram que enquanto eles desenhavam, muitas menininhas ficaram assistindo, ahahahah. Bom, de qqer forma, os dois mandam muito bem no que fazem. Achei que tiveram paginas mais interessantes que as deles, mas de qualquer forma, eles foram e participaram. O Laerte tbm, e aliás, as páginas dele e do filho dele, Rafa Coutinho, estão entre as melhores.

Eduardo Schaal, velho conhecido da IlustraGrupo, também apareceu e desenhou, mesmo sem estar na lista. O importante é contribuir pra Fumiko, protagonista de O Crime, viva coisas cada vez mais bizarras.
Os Gêmeos, Bá e Moon. Eu fiz um mês de aulas com cada um deles em 2006, e eles não me reconheceram lá. Eu também não fui ficar em cima, perguntando. Talvez eles tenham visto minha página e ficaram sem saber quem era, então ta ok.
Sidnei Akiyoshi e Daniel Esteves, parceiros da Front. Acho que era quase de manhã isso.

Laudo e Cadu, preparando mais páginas.

Em cima, a página do Tiago Moareas, grande amigo meu, colega da Unicamp, que foi a meuconvite e ainda entrou na dança fazendo uma página toda viajadona! Valeu ao Tiagão,valeu à Angela, namorada dele. Minha página foi a 71ª, a do Tiago a 72ª. Sei que, quando fui embora, estavam sendo produzidas as 86ª, 87ª. Além disso, ainda iam desenhar caras como o Grampá e o Luiz Gê, que terá a honra de fazer a última página.

Isso será lançado, tudo junto, num livro. Reunindo os caras do estado de SP. Aí, o Gual vai mandar a idéia pra Curitiba, Rio, e pro Brasil todo, pra que cada núcleo de quadrinistas do Brasil tenha sua participação, com isso, novamente, juntando mais esse seleto grupo de doidos que tem mania de viver enclausurado numa prancheta!


Agora, o boteco, sempre divertido, ainda mais quando você passa a madrugada toda acordado.

Will e Jozz (não falei que o Jozz encarou o boteco??)

Laudo e Daniel. Eu, Daniel, Laudo e Will, lá pelas quase 4 da manhã, saímos dar uma andada, rpa achar algum show (eles estão por toda parte!!!). Acabamos chegando perto da Galeria do Rock, onde rolava várias canjas e jam sessions. Vimos um show capitaneado pelo Champignon, ex-Charlie Brown Jr. e pelo ex-guitarra da Pitty. Tocaram Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Ramones, Nirvana, e QOTSA. O Laudo foi embora, o Will desencanou e voltou pra loja, eu e o Daniel ficamos pulando e rasgando a garganta, ehehehhe.


Desenhos do Gil Tokio no bar. Aliás, que desenhos!!! Fiquei com um deles, que batizei de Ocides.


Só pra provar que eu realmente estive lá, ahuahuahuahu



Logo de Manhã, os painéis lá fora...

Minha página!


E, chegando em casa, me deparo com um louve-a-deus maravilhoso no jardim do prédio. O Lucas teria surtado, mas achei bonito. Pena que eu estava TÃO quebrado (cheguei em casa 10 da manhã, sem dormir, desde as 7 da manhã do sábado).

Só pra fechar bonitinho. 8- D
Valeu cada segundo, apesar do cansaço monstro.

7 comentários:

  1. Mário, gostei deste evento, não sou a pessoa mais indicada pra falar de quadrinhos, mas gostei da manifestação...
    seu sobrenome é Cau?

    além de seu blog existe algum outro lugae que posso ver seu trabalho?

    valeu pela atenção!

    ResponderExcluir
  2. Graaande Mário, pena que nos desencontramos, meu...

    adorei sua cobertura sobre o evento... a mais completa até agora!

    abração
    J.

    P.S... vou favoritar seu blog, blz?... eu não o conhecia...rs

    ResponderExcluir
  3. Caraca, que demais! Deve ter sido muito bom... eu realmente sinto por mamãe não ter me deixado ir esse fds pra Sampa, dar uma espiada. Ok, terça(hoje, por acaso), tem tesão.
    Quando o livro for publicado, avisa, tá?

    Parabéns, novamente de novo! Hahaha

    Fico feliz também que se divertiu.
    (eu gostaria de ver a cena do Lucas gritando de desespero por conta de insetos, hahaha)

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Mor!!
    Que bom que vc gostou de tudo, gostaria de ter ido com vc, pena que nem deu...
    Adorei os painéis, ficaram lindos!
    A sua página também ficou ótima...

    Agora é só aguardar o próximo grande evento!!
    Quero ir juntooooooooo!! uhuuu!!


    Bjocas!*

    ResponderExcluir
  5. OMFG, é testão, eu errei x_x"

    Sorry, sorry!

    ResponderExcluir
  6. E ae Mário!
    É o seu aluno (da Pandora), bacana o Jam Session, achei muito massa sua detalhação (essa palavra existe?)sobre o evento. Bom, curti as fotos.

    Meu pc voltou a funcionar e deu para entrar nos seus sites.
    Cara!

    Não é a toa que você é o professor!
    HUahua!!

    Gostei do blog!
    Volto mais vezes!
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. opa! que legal, tem várias fotos de momentos que eu perdi na JAM!
    e até meus guardanapos apareceram! valeu!

    ResponderExcluir