segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Troféu HQ Mix

21º TROFÉU HQMIX

Dia 21 de agosto no SESC Pompeia

Apresentação de Serginho Groisman e Banda

O Troféu HQMIX, em sua 21º edição, traz os melhores profissionais e lançamentos dos quadrinhos e humor gráfico, de 2008, votados por desenhistas, professores, pesquisadores e jornalistas, da área, em todo o Brasil. A organização é da Associação dos Cartunistas do Brasil –ACB e do Instituto Memorial de Artes Gráficas do Brasil – IMAG.

A cada ano a estatueta do troféu é modificada homenageando um grande personagem dos quadrinhos e humor gráficos brasileiro. Nesse ano o artista plástico Olintho Tahara esculpiu MIRZA- A Mulher Vampiro, de Eugênio Colonnese, falecido em 2008. A família do desenhista estará presente para essa homenagem.

Para o troféu de Grande Mestre, que reverencia a importância na história e contribuição à nobre arte do desenho, serão homenageados Zélio Alves Pinto e Ciça, casal que nesses anos tem incentivado novos valores e fortalecido a classe com seus eventos e publicações. São referência para todos profissionais da área.

Homenagem também ao mestre Ziraldo que venceu o prêmio Ibero-americano de Humor Gráfico Quevedo, concedido pela Universidade de Alcalá de Hernares- Espanha por reconhecimento mundial de sua biografia . Ziraldo estará em outubro na Espanha para receber o prêmio das mãos do próprio Príncipe daquele país.

Gabriel Bá e Fábio Moon venceram em 2008 o Eisner Awards, que é o “Oscar” dos quadrinhos nos EUA, por trabalhos publicados nas editoras americanas. Destacaram-se de centenas de desenhistas daquele país e elevaram nosso grau de arte nas Américas.

Também serão homenageados com um troféu HQMIX.

Como Grande Contribuição ao quadrinho nacional, o programa do Ministério da Cultura – PNBE (Programa Nacional Biblioteca nas Escolas), que anualmente escolhe obras para serem distribuídas nas escolas de todo o país e, nos últimos anos inclui obrigatoriamente percentagem de livros de quadrinhos, receberá um troféu de reconhecimento. Contribui para a qualificação das HQs como ferramenta necessária para estímulo à leitura e ensino do país. Merece o apoio de todos os profissionais da arte envolvidos nesse processo além dos pais, alunos e professores.

Os vencedores já foram apurados em junho. Apenas as categorias de “articulista” para o melhor trabalho jornalístico de 2008 e as teses, mestrado e doutorado da área estão em fase final de apuração por depender de júri composto. Vieram grande número de teses de norte a sul do país demonstrando o quanto o assunto dos quadrinhos está em alta entre os universitários.

Dia 17 de agosto será divulgada a lista dos vencedores de cerca de 40 itens que receberão os troféus no evento de 21 de agosto no Teatro do SESC Pompéia com apresentação de Serginho Groisman e sua Banda do Programa Altas Horas. Desenhistas de todo o país, editores, pesquisadores, professores, jornalistas e amantes dos quadrinhos e humor gráfico estarão marcando presença nesse que já é considerada a maior premiação da América Latina.

Maiores informações no site www.hqmix.com.br.

Sonia Bibe Luyten

Presidente da Comissão Organizadora do 21º Troféu HQMIX

www.hqmix.com.br

Serviço

21° Troféu HQMIX

Dia 21 de agosto às 20h00 –Teatro SESC Pompeia

SESC Pompéia, Rua Cleia n°93 – lapa – São Paulo/SP

Entrada gratuita

(trocar convite na portaria uma hora antes do evento)

Contato: 8107 6197 - JAL

TROFÉU HQMIX

Criado em 1988 pela dupla JAL e Gualberto Costa no programa TV MIX, da TV Gazeta, o Troféu HQMIX logo foi apadrinhado pelo então apresentador do programa, Serginho Groisman. A votação nacional é feita pela categoria dos desenhistas de HQs e humor gráfico através da ACB – Associação dos cartunistas do Brasil e do IMAG – Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil.

EUGÊNIO COLONNESE

Nascido em Fuscaldo, Itália, Colonnese passou pela Argentina antes de fincar moradia no Brasil. Especialista em desenho de figuras humanas, logo se adaptou aos temas brasileiros e fez grande sucesso na Era de Ouro do quadrinho de Terror. Criador de MIRZA – A Mulher Vampiro, tornou-se referência dessa época apesar de ter publicado histórias até sua morte em agosto de 2008.



Um comentário:

  1. Legal, Mario. Fiquei feliz de ler isto em seu blog. Tomei a liberdade de postar informações do Evento no blog www.sketchurbano.blogspot.com
    Valeu pela informação e estaremos lá!

    ResponderExcluir