segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Projetos Pendentes

Nessa coisa de começar o ano, me deu uma vontade de revisitar um monte de coisas que faz tempo que não vejo. Uma das coisas que às vezes me incomoda é o fato de ter várias coisas feitas, prontas até, e que ainda não viram a luz... Ahn... Ou não foram publicadas, lidas, mostradas em sua totalidade.

Incomoda, pois o resultado do trabalho que eu faço com ilustrações e quadrinhos é a publicação. Seja na internet, em papel, no Brail, fora do Brasil, o resultado é sempre a chance de ter o trabalho publicado e visto.

Falo sempre isso para meus alunos, algo que aprendi com um professor da faculdade, o grande Tuneu: "Não adianta nada você pintar,m desenhar, fotografar, escrever, se isso não for mostrado. Colocar seus trabalhos numa gaveta é algo como matá-los."

E algo que aprendi com o Gabriel Bá e o Fabio Moon, e com o Scott McCloud, é que o ciclo dos quadrinhos só se completa quando você tem pessoas lendo seu trabalho. Escrever e desenhar HQ é contar histórias. Se ninguém leu, você não contou a história.

Anyway, quis colocar aqui, para organização mental minha, e para curiosidade de quem acompanha meu trabalho e o blog, as coisas que ainda não foram mostradas 100% ou publicadas, e em que pé elas estão, incluindo coisas recentes que ainda estão em produção.

Lembrando que isso não é, de forma alguma, cobrança aos parceiros que possam estar envolvidos nos projetos citados. Na maioria dos casos, eu entendo e aceito a demora. Enfim, vamos lá.

By The Southern Grace of God
Uma HQ escrita pelo meu amigo texano, o gente fina Elton Pruitt. Fizemos essa parceria em 2007/2008. Quando nos encontramos na San Diego Comic Con em 2008, já tínhamos a HQ inteira desenhada. Ficou com 20 páginas, perfeita para um one-shot. Mostramos para um pessoal de lá, principalmente para nossa aposta principal, a ShadowLine, da Image, que já publicou a bela "In Her Darkest Hour", da sumida Fernanda Chiella.
Atualmente ela está sem letreiramento. Quero fazer, tanto em inglês quanto em português. Ela tem capa colorida e uma história muito bonita. Um dos meus trabalhos mais legais.
Aqui no Brasil, penso em publicá-la como uma edição especial da Pieces, mas isso só mais pra frente.

Bread and Roses
Uma HQ escrita pelo meu amigo Hector Lima. Fiz toda a arte, e já falei dela aqui no blog. Ela foi feita, primeiramente, para uma antologia chamada WORK!, sobre canções e protestos trabalhistas. Essa HQ foi um grande salto no meu trabalho Tive a liberdade de aumentar de 4 para 6 as páginas, para melhorar a narrativa, e fiz algumas das cenas mais fortes até então. O processo foi todo novo, também, sendo que usei um processo de pintura totalmente complicado, cuja inspiração foi o Alienista dos gêmeos.
Ela ainda não foi publicada. Está parada desde o começo de 2008. É um dos trabalhos que eu mais me orgulho. O texto do Hector é ótimo também, uma história muito boa.
Baixei hoje a versão letreirada pelo amigo Pablo Casado, que ficou bem elgal também. Não sei para onde ela vai. Provavelmente vamos mostrar para a Heavy Metal e ver para odne as coisas vão.

Front 20 - Música
A Front vocÊs já conhecem. Apesar do público pequeno, a Front é um grande palco, mostrando grandes artistas do Brasil todo. Grandes nomes já passaram por ela, alguns ainda estão lá. Faço parte do Conselho Editorial, algo que me orgulho muito. Sempre defendi a Front e soube que ela poderia vender e aparecer muito mais do que o faz.
E temos a edição 20, com o tema "Música", pronta, prontíssima para gráfica, desde o começo de 2008 também.
Participo com uma ilustração, e uma HQ, escrita pelo figuraça Bruno Azevêdo. Também com uma pitada de Pieces, fiz a HQ rapidinho. Confesso que desenhei em A4, usei marcadores pra fazer os tons de cinza, o que acelerou o processo. Mas o resultado é muito bom. Chama-se "Hoje é o dia do Cachorro". A Via Lettera, editora da Front, ainda não mandou rodar. Não sabemos, depois de tanto tempo, quando, e se, a Front 20 vai chegar às lojas.
O futuro da Front é incerto. Temos planos, claro, mas tudo depende da vontade da Via Lettera e do público.

Inkshot
Inkshot já tem uma outra pegada. Não tenho muitas informações, mas posso dizer que esse projeto, ainda em andamento, vai bem. Fico muito feliz, pois o projeto capitaneado pelo meu amigo Hector Lima é muito legal. Reúne grandes nomes das HQs nacionais. Eu participo com uma HQ escrita pelo Daniel Esteves. Essa HQ já apareceu pro aqui na Café Espacial 4, mas mesmo assim, é nossa contribuição para a Inkshot. Aguardamos ansiosos por notícias.

Sátyros
O grupo de teatro Sátyros e a HQ Mix criaram um projeto, do qual eu sei pouco, de quadrinizar a história desse grupo. A idéia é bem bacana. Cada ator escreve uma sequência de 3 páginas, que será desenhada por um quadrinista. E os roteiristas de HQ fariam o mesmo, para ser desenhada por um ator. Essas sequências mostrariam momentos importantes da trajetória dos Sátyros.
E a querida Carolina Manica escreveu a sequência que desenhei. Se não em engano é a primeira ou segunda do projeto. Está pronta e letreirada, mas não sei ainda como anda o projeto. Espero que saia logo, apesar de saber que nem todos os roteiros foram pegos.


Projeto Secreto 1
DEsde 2008 eu crio design de personagens para uma empresa da Califórnia. Não posso divulgar nada sobre o projeto. Mas é uma reinvenção de personagens clássicos. O projeto é grande. O pessoal gosta do meu trabalho. Eu gosto de criar essas heróis. Eles pagam, e bem. Então, até que as coisas possam ser divulgadas, tudo fica nesse vácuo. Talvez role um livro, talvez uma HQ. Já cheguei a devanear sobre sondar os caras sobre um possível trabalho fixo por lá. Mas isso, de novo, é coisa pra um futuro.

Som do Silêncio
Em 2007, meu primeiro ano na Pandora, ilustrei um livro para uma fundação, sobre uma menina surda e como ela vive num mundo releto de sons. Usei um traço bem cartum, e ficou bem simpático. Gostei do trabalho, foi uma experiência legal na produção de um livro. A Pandora vira e mexe produz um livro, e esse infelizmente não foi publicado. Chegamos a mudar o final, que o cliente achou "mágico demais", mas mesmo assim o projeto foi abortado mesmo estando pronto.
Interessante que esse trabalho me mostrou vários aspectos de um profissionalismo que hoje considero consolidado, como p0or exemplo, o cliente nem sempre sabe o que quer...

Dom Casmurro
Esse é o meu grande projeto. Pouco foi falado dele por aqui e por aí, já que estamos na produção. Adapatado da obra-prima de Machado de Assis por Felipe Greco, é com toda certeza o maior projeto no qual já me envolvi. Ainda não temos editora. Estamos esperando ter pelo menos 2 capítulos prontos para mostrarmos mais alguma coisa. Já postei aqui e em vários outros lugares teasers, ilustrações, estudos e esboços. Logo começo a mostrar mais.
Estou atualmente no Capítulo 4. Tudo indica que será publicado ainda em 2010. Torçem por mim, é coisa pra caramba e eu estou adorando!

Pieces 3
Está em produção também. Algumas HQs estão prontas. Outras, estão em fase de desenvolvimento. Tenho 3 roteiros bem legais, meus, para desenhar, e alguns amigos já mandaram ótimas idéias também. Quem sabe? A idéia da Pieces 3 ter uma HQ com roteirista convidado ainda é incerta. Logo teremos mais novidades sobre isso.

Bom, pessoal, é isso. Algumas coisas vocês já sabiam, outras nem tanto, mas a verdade é que, não sei se falar tudo isso é bom ou ruim para os projetos. Começou como uma organização mental do seu anfitrião.

Muita coisa vai mudar em 2010. Meu começo de ano está muito ocupado e logo encaro uma mudança. Isso aí, finalmente.

Wish me luck.
And let's DRAW!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário