quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Nanquim com Café, mais uma vez

A Café Espacial é uma revista de variedades, com HQs., contos, fotografia, ilustração, música, teatro, cinema e mais, capitaneada pelos amigos Sergio Chaves e Lidia Bassoli. Já trabalhamos juntos várias vezes, como vocês podem lembrar*, e agora estamos juntos mais uma vez.

Nos preparativos para a Café Espacial 6, conversei com meu parceirão de quadrinhos e vandalismos, Daniel Esteves, e vou colocar duas páginas aqui para dar uma esquentada nos ânimos!

Essa HQ, escrita pelo Esteves, foi desenhada pelo grande Wanderszon de Souza, e envolve as personagens da Nanquim Descartável, Ju e Sandra, e se passa no passado das personagens, quando elas ainda estavam se tornando amigas.

E o que eu fiz nessa Hq, se não escrevi nem desenhei?

Fiz a arte-final!

Lá nos idos de 2009, na Nanquim Descartável 3, fiz arte-final num dos desenhos de personagens do Wanderson, pois tinha sugerido uma estampa pra camiseta do Tuba. O Daniel e o Wanderson curtiram o resultado e quando o assunto da HQ nova saiu, me ofereci pra finalizar de novo os ótimos traços do Wanderson.

Foi, eu acho, ap rimeira experiência profissional que tive em arte-finalizar o desenhode outra pessoa. É uma experiência diferente. VocÊ precisa manter o traço do desenhista, e ainda assim, dar a sua cara ao trabalho. Fazer arte-final não é só passar nanquim em cima das linhas de outra pessoa. É contribuir com a arte. Eu particularmente gostei muito do resultado!





Tive, é verdade, alguns probleminhas no percurso, mas isso é assunto pra um outro post. Cobrem-me senão eu esqueço!

Atualizando, falei com o Esteves, e achei legal a idéia de colocar as páginas originais do Wanderzon, para vocÊs verem como foi o processo entre o lápis e o nanquim. 8- )



Particularmente gosto muito do traço do Wanderzon, elegante, sintético, combina muito bem com a Nanquim Descartável. E também, dá pra ver uma grande evolução dos trabalhos dele a cada publicação!

O resultado você confere na íntegra na Café Espacial 6, que deve ser lançada em Fevereiro de 2010! Aguardem!

=====
* - Com a HQ "Pieces - A Chuva", na edição 2; "Folhas Secas", com Mariana Guerra", na nº3, e "Intercâmbio Insolito de Idéias Absurdas", com Daniel Esteves na edição 4.

3 comentários:

Sueli Mendes disse...

nossa mario
arregaçou ein

quando ira publicar?

beijao

R@dio Bemb@ disse...

Cara,não tenho postado comentários por pura falta de tempo,mas gostaria de lembrarte que tens um grande admirador de teu trabalho aqui no sul e com esta arte-final não foi diferente...volta e meia folheio minhas 'Pieces' e penso em um texto bem elaborado para enviarte e deixar tu pirar na arte....ainda entramos em contato!!!
Grande abraço do gaúcho-fã-amigo
Tiago Cunha

LAUDO FERREIRA JR. disse...

Oi, Mário.
Tudo bem?

Sua mais que fundamental participação nessa hq como arte-finalista deu um toque muito bom.
Seu nanquim deu uma outra cara ao
desenho do Wanderson, ficou mais solto!
Parabéns!