domingo, 11 de julho de 2010

Comic Fair SP

E aí, como foi?


Esse fim de semana estive em São Paulo, com os amigos do Quarto Mundo, particpando do primeiro SP Comic Fair. OI evento é a primeira tentativa de criar um tipo de Comic Copn brasileiro. Além do FIQ, posso estar enganado, não trem nenhum evento de grande porte, e torço muito para que esse seja duradouro e de qualidade!

Apesar de alguns pontos fracos, creio que gostei da experiência. Tive a companhia da querida Marina, e a visão dela, de fora do meio das HQs, foi muito interessante. Para não dizer divertida!

Achei o lugar muito grande, com galpões separados em eventos irmãos, e isso pode ter separado o público em tribos mesmo. Claro que a grande maioria era fã de mangá e anime, afinal era um evento parceiro do Anime Friends. A mistura às vezes não funcionava muito. Ainda existe um tipo de desinteresse do público padrão do Anime Friends em relação À produção de HQ fora daquela estética.

O lugar era de certa forma mal sinalizado. Existiam banners imensos com direções que nem sempre ajudavam, e um mapa grande que não tinha um "VocÊ está aqui". Talvez para os já acostumados ao evento não fosse tão estranho, mas me senti um pouco perdido.

Banheiros e comida eram coisas de difícil acesso também. Tudo era meio longe, a comida era cara, e ninguém avisou que era preciso comprar o $ do evento pra depois trocar pelas coisas. Achei mal-explicado, apesar de que em lugar nenhum tinha um aviso disso. Quem nos instruiu foi a mocinha do Rei do Mate.

Com Daniel Esteves e Hugo Nanni.


No estande do Quarto Mundo, muita produção de qualidade, e de certa forma, pouca gente interessada. Não sei o que não atrai. O visual é bom, o conteúdo também. Os autores estão lá, acessiveis, disponíveis até para uma cerveja depois do evento. Mesmo assim, boa parte do público nem folheava as revistas, não perguntava, não interagia. E aí, pessoal, o que passa?

O letreiro do nosso estande dizia "Editora 4º Mundo", apesar de não sermos uma editora, mas até aí tudo bem.

Da esquerda pra direita, Alex Mir, eu e Will na palestra sobre o Quarto Mundo.


Eu e meus amigos Alex Mir (Tempestade Cerebral) e o multi-tarefas Will (Subterrâneo, Sideralman, entre tantos outros) demos uma palestra no Sábado sobre o Quarto Mundo, para uma platéia até que interessada e grande, considerando o evento como estava. Foi muito legal poder falar do Quarto Mundo para o pessoal, e ainda mais poder responder as dúvidas de quem estava lá.

Vários contatos foram feitos, vários amigos reencontrados, enfim, muita coisa boa pode ainda vir com a Comic Fair. Espero que ano que vem tenha de novo, e seja ainda maior. E melhor. Tem oque melhorar, mas estou na torcida.

Com o grande Tio Fê, do blog "Quaquié", e um Rorschach ao fundo.


Em Novembro temos a Comic Con no Rio. Quase tudo certo pra minha ida. Mas ainda preciso confirmar. Existe uma grande possibilidade da Pieces 3 ser lançada lá!

Queria deixar aqui um grande agradecimento e um beijão pra querida Marina, que me aguentou no evento os dois dias e ainda ajudou a galera!

Desenhando ao vivo páginas da Pieces 3.

Ah! Antes que eu me esqueça:
Um rapaz comrou as Pieces na Sexta, pediu um pôster/sketch, e ficou de pegar outro dia. Fiquei no sábado por lá e não te vi, e no Domingo não pude comparecer ao evento. Se você ler esse post, me mande um e-mail paraque possa te enviar seu sletch!

7 comentários:

  1. Mario, antes de mais nada parabéns pelas indicações ao HQMix, já têm meu voto! Também sou um dos que estão na batalha pela produção de HQ independente, e fico triste em ouvir que o pessoal mostra um pouco de indiferença no stand do 4Mundo. Acabo de lançar uma HQ de terror explorando o folclore brasileiro (www.salomaoventura.blogspot.com) e queria estar junto de vocês no 4Mundo... mais uma abelha para produzir mais mel - só não consigo retorno do pessoal. Bom, é isso! Um forte abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Opa, Mário "bonitinho" Cau...

    O rapaz do desenho apareceu no domingo e disse que tinha te avisado que não iria no sábado.

    Falei pra ele te procurar via e-mail.

    Opa, e agora tenho algumas fotos do evento, rerere... Manda as outras fotos pro meu e-mail!!!


    beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu falo q AF tá uma pultaria... Mesmo assim, vontade de estar lá. Talvez ano que vem, se eu não estiver tão pobre como este ano...

    ResponderExcluir
  4. Fala Mario! Tranquilo? Poxa, foi um prazer finalmente te conhecer pessoalmente e ainda ter uma caricatura minha feita por ti! Ficou perfeita! Em breve coloco-a nos Blogs para que mais pessoas possam apreciar seu incrível talento, usado para ilustrar esse ser aqui... hehehe!
    O Estande do 4º Mundo estava muito bacana! Fico feliz de ter feito a festa por lá, hehehe! Espero que nos demais dias a galera tenha passado mais por ele! Infelizmente a maior parte do pessoal que vai a esses eventos limita muito o gosto para quadrinhos. Como você mesmo disse, o pessoal da "Editora" 4º Mundo é super gente fina e o material apresentado é de uma qualidade muito boa! Se eu morasse em São Paulo, com certeza ficaria para conversar mais com a galera após o evento!
    Fico ansioso pelo nosso próximo encontro! Até lá continuo acompanhando as novidades aqui pelo Blog e vamos trocando umas idéias! Um forte abraço e até mais!

    ResponderExcluir
  5. Hey bonito! Finalmente tenho tempo para comentar esse post tão inusitado! Rs!

    Bom,realmente esse evento foi uma situação no mínimo interessante para mim, uma mera leiga no assunto quadrinhos... Ficou evidente a falta de organização (apesar de algumas pessoas terem dito que, comparado aos outros anos, o anime friends tava até que bem organizado!)! Ficamos perdidos, como vc disse, e a história do dinheirinho estilo Banco Imobiliário foi quase hilária!!

    Mas me diverti bastante com algumas pessoas muito bizarras que passaram por lá! O pessoal do 4º mundo é muito bacana, e sempre que precisarem de ajuda, podem contar comigo! Parabéns pela palestra também, (sou suspeita, mas...!) conheci um pouco mais sobre as propostas desse grupo, e passei a admirá-lo ainda mais!

    E é sempre bom ver as pessoas reconhecendo seu trabalho, Belo!
    É isso aí, estarei presente nos próximos eventos também, se as circunstâncias permitirem! =D

    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu sou o Claudio Boguma, do Comics Cosplay Brasil. Só pra constar, eu sou o Rorschach que aparece ao fundo de uma das fotos!! ^^

    ResponderExcluir
  7. Vo te dize uma coisa em relação ao desinteresse, ja que eu vo na AF desde o primeiro em 2003, e curto mangá e etc.. infelizmente o pessoal desse evento é assim, é triste, e nem só o lance de curtir só mangá. Pq rola tb desinteresse se o mangá fugir da estetica comercial um pouquinho, ja torcem o nariz. uma pena.. :/

    Apesar do lance da organização, esse ano foi beeeem melhor que 2 anos atras.. e a Comic fair foi a parte mais interessante, junto com a de games.. é isso ae o/

    ResponderExcluir