segunda-feira, 16 de agosto de 2010

MSP+50 na Bienal!

Ontem foi um dia inesquecível.

Inesquecível mesmo, daqueles que você lembra pra sempre com um sorriso gostoso no rosto, que conta para filhos e netos, que te motiva a continuar acreditando e lutando por aquilo que ama.

Ontem foi o lançamento oficial da MSP+50!!!

Segundo Ricardo Quintana, da Pandora: Feliz como criança no Natal


Na Bienal do Livre em São Paulo, alguns dos autores se reuniram ao mestre Maurício de Sousa e ao editor do livro Sidney Gusman para autógrafos. Estavam presentes Marcelo Braga, JJ Marreiro, Gian Danton, Romahs, Emerson Lopes, Will, e eu. Soube depois que o Rick Milk e o Ricardo Manhães aparecera também.

A coisa toda foi alucinante! Era MUITA gente. Bem que me avisaram que em fim de semana a Bienal fica abarrotada, mas era o único dia do evento todo que eu não perderia por nada.

Loogo na entrada, eu e a Marina nos deparamos com uma multidão em volta do estande da Panini. Era fila para autógrafos, misturada com fila pro caixa, misturada com gente entrando, saindo e claro, os que estavam lá só pela muvuca... A galera dava a volta no estande.


Com Will, paladino das HQs!


Avistamos o Will, na salinha com paredes de vidro de onde os autores podiam ser visto9s. Demos a volta, cruzando no caminho com o Delfin (que tinha levado um mini-disco de vinil verde com uma audio-história da turminha, dos anos 70!). Era tanta gente que era difícil não pisar no pé de alguém ou esbarrar sem querer...

Marina também garantiu o seu!

Na sala de autógrafos, uma parede inteira de desenhos da Turma da Mônica e mais apertamento... ehhehe Logo encontrei o Sidão, e os outros aturoes, e começamos a folhear o livro. Confesso que nem tinha ainda aberto um livro e já fui autografando para alguém... Era tanta coisa e gente ao mesmo tempo que eu não conseguia processar direito.

Então, como que teletransportado para a salinha, apareceu o Maurício! Era muito absurda a festa que o pessoal lá fora fazia!

Maurício e os autores

Segui-se então uma sessão de autógrafos e fotos entre nós, autores, e o mestre.


Maurício e os autores


Na minha vez, ouvi dele algo que nunca mais vou esquecer, e que me fez arrepiar inteiro. Quando ele perguntou qual era mesmo a minha HQ no livro, disse-lhe "Para estar juntos..." aquela do Cebolinha entristecido", imaginando o que ele teria achado dela... Lembro que, na nossa visita ao estúdio (relembre aqui), ele tinha comentado que era preciso ser meio louco para fazer aquela história, o que por si só já era um elogio (é, eu sou estranho mesmo)(afinal, loucura é parte integrante da receita da Arte).

Mas aí, depois de autografar meu livro, ele vira pra mim e diz:
- Essa história é de quem já teve umas três vivências! Muito profunda... Você não tem idade pra escrever uma história dessas!


Rimos muito, e acho que com isso, se antes eu não sabia se realmente conseguia segurar as pomntas nos roteiros, agora já sei que consigo. Sorriso de orelha a orelha, passando por elas, e dando a volta na cara inteira, ahahaha


Depois tivemos que sair da salinha para que tivesse início a sessão de autógrafos. Acho que nunca vi tanta gente junta para pegar autógrafo de um só autor como nesse dia.

Ficamos então, todos autores, mais o Sidney, a Marina e minha querida amiga Paulinha, reunidos num dos corredores (ocupando espaço mesmo, ehehehe) conversando muito e autografando uns nos livros dos outros. Conosco estavam os amigos Estevão Ribeiro e Leo Finochi!


Autografando!


Entrevistas para o HCast aqui, papos ali, dor nas pernas, no joelho, nas costas... Depois de um lanchinho, fomos pra casa, eu e Marina, moídos de cansaço, mas com os corações cheios de alegria, e eu, com mais um sonho realizado, com os ânimos renovados, transbordando alegria e inspiração!!!


Obrigado, Maurício, e obrigado Sidão!!! \o/


Agora, de volta À prancheta porque tem muuuita HQ pra ser feita!!!
Vejo vocês nas páginas da MSP+50!!!
...e aguardem novidades para breve!!!

PS: Quero muito receber suas críticas e comentários! Por favor, feedbacks são sempre bem-vindos!

10 comentários:

RodrigoCairo disse...

Po kra, to realmente com mta vontade de ler a sua HQ!!! Depois q ler te falo o q achei.

Mariana Guerra disse...

aaaah e eu perdi essa??
Realmente sinto por não ter idooooo
Além de ser fodaaa ver o Maurício, queria ver sua cara de criança no meio da multidão
Parabéns, Bro!
Já disse isso milhões de vezes, mas é verdade: você merece!

Pandora Escola de Arte disse...

AE Marião!!!

Cara, sei que eu já dei os parabens umas 100 vezes, mas como eu já disse antes, só paro de te parabenizar em 2018...

Parabens Irmão.

Você é o Cara!!!

Grande Abraço do amigo, chefe e fã.
Ricardo Quintana

Muri disse...

Grande Mario!!!
Rapaz parabéns! Fiquei muito feliz com esse seu post! Vc merece mesmo Marião! Eu sou suspeito pra falar das suas HQs porque eu curto pra caramba né!?
Alias, putz, ainda não tenho a minha pieces 2 autografada... Qualquer hora vou te pedir um autografo tá? :)
Falow rapaz... e novamente, MEGA PARABÉNS!

bruno disse...

mestre, o destino não quer que eu compareça às suas glórias. sei no entanto que elas continuarão a acontecer, cada vez mais.
quando souber da outra data de lançamento do livro, avise hein!
abração!

Paulo Arthur disse...

imagino o prazer que deve ter sido fazer esse trabalho. Quer dizer, nada menos que homenagear o maior ícone dos quadrinhos no Brasil, a Turma da Mônica, e ser elogiado pelo próprio criador Maurício de Sousa.

Toda essa alegria que você descreve realmente faz sentido. Um momento marcante para sua vida.

parabéns pelo ótimo trabalho, Mário!

Lili Detoni disse...

Mário! Vc é o cara que mais merece se realizar assim! Estou sempre torcendo pelo seu sucesso e tenho a certeza de que vc está só começando! Conhecer Maurício pessoalmente é tudo o que um desenhista sonha, pois ele acompanhou nossa infância, influenciou nossos traços e agora, mais do que nunca, realizou seu sonho mais valioso! Nas fotos vc está com cara de menino feliz, que ganhou um brinquedo, que ganhou um abraço do Papai Noel! Parabéns! Vc merece!
Lili Detoni.

Geovana Held disse...

Oie Mario,tdo bom?!
Quero parabenizá-lo pela sua história na MSP + 50,de longe foi umas das que mais gostei! ..E seu Cebolinha anda fazendo sucesso!:P ..hehe
Eu tive a sorte de ter pego a última senha para o autógrafo com o Mauricio,e ser a quarta da fila! ..Foi uma pena não ter te econtrado por lá,adoraria ter meu livro autografado por ti tbm! |:

Bom é isso,sucessooo!
Abraços!

João Yutaka disse...

Grande Mário! Vc merece. Todo o seu esforço foi válido, esses momentos de glória são frutos de muita dedicação!

Parabéns!!!

Hybrid disse...

Eu estive na Bienal e consegui autógrafos com o Maurício. Mas não sabia que o pessoal ali dentro eram os autores. Bem legal ler esse outro lado, ver como foi esse dia inesquecível pra vocês que estão no projeto! Parabéns!