quarta-feira, 1 de julho de 2020

Acolhida de Aula - Semana de 18 de junho

Continuando a série que republica, aqui no Blog'n'Roll, os textos de acolhida e encerramento de minhas aulas virtuais da Pandora Escola de Arte.

Estes textos são do dia 18 de junho. 

==============================

Oi, pessoal! Bom dia pra vocês!

Como estão as coisas por aí? Espero que esteja tudo bem de saúde, de relacionamentos, de paz interior. A quarentena não TÁ SENO FÁCIO pra ninguém, especialmente quando as coisas em torno estão turbulentas. E o caos de fora pode afetar muito a paz de dentro, e por consequência afetar o processo criativo. Existem formas e formas de equalizar a balança, e a própria ideia de equilíbrio já é um alento. Por mais que o Universo - dizem - tende à entropia (e nós somos nosso próprio universo), a gente acaba buscando o equilíbrio e estabilidade.

Usem o que está acontecendo a seu favor. É parte da vida do brasileiro, especialmente, saber reciclar coisa ruim em coisa boa, haha. A gente meio que nase com uma predisposição a saber dar um jeitinho nas coisas. Só não rola corromper os sistemas (e hey, não digo de política e tal, mas dos nossos próprios sistemas, relações, processos).
Deixa eu comentar com vocês que ontem saí de casa pra ir no correio postar encomendas e levar um liquidificador no conserto, e senti que o mundo (pelo menos o do meu bairro) não tá muito preocupado com o covid-19. Sim, tem muita gente de máscara (algumas usando no queixo, claro), quase todo mundo, mas ainda assim, o movimento é de um dia comum sem pandemia. Vem aquela sensação estranha de medo e frustração. Fiquei pensando nisso.  O importante, eu acho, é fazer o que é certo e ter a certeza de que estamos evitando ao máximo pegar e também transmitir esse treco. Tem que ser suficiente, mesmo que pareça que o mundo não concorde.

Como isso afeta a produção artística? Olha, eu ando trabalhando bastante. Muito mesmo. Ideias não param de surgir, projetos, planos, desejos. Equilibro os dias entre cuidar das coisas de casa com a Mo e trabalhar. Lazer tem sido importante: estou lendo muito, estudando um pouco, vendo filmes e séries e isso faz muito bem. Quanto ao trabalho, eu acho que poderia estar fazendo mais e melhor. Pois é, eu tenho dessas, é muito comum achar que "deveria ter feito mais", mas é preciso entender os limites das coisas e como a gente funciona para não passar deles.

As aulas tão indo bem, dentro do possível, e sinto que continuo oferecendo tudo que posso pros alunos em matéria de acompanhamento, referências, novas técnicas e feedback sobre os trabalhos apresentados, tudo isso em sintonia com o que os alunos (vocês!) também fazem.

Quanto aos quadrinhos, parei de produzir. A arte-final de Saruê, a HQ nova de  Monstruário, parou na primeira página (aquela mesma que eu fiz live mostrando o processo). Era pra ter, sei lá, terminado? Talvez. Mas eu não consegui voltar meu foco para isso ainda e nem sei se tive tempo de entender o motivo.

Quanto às ilustrações, tenho feito umas coisas legais. Pegando ideias antigas que ficaram perdidas em cadernos e pastas do PC e retrabalhando pra finalizar. Vão para portfolios, vão para sites que geram produtos (tipo Colab55, RedBublle, etc.) e quem sabe (espero), gerem renda passiva, que é um caminho bem legal pra difundir nossos trabalhos autorais.

Ando fazendo commissions (artes originais por encomenda), e todas que fiz foram tão interessantes! Em vez de personagens conhecidos de HQs e games, fiz retratos de famílias, personagens de literatura clássica e até minha concepção de Deus.

Quanto ao meu canal, tenho alguns vídeos na fila pra serem publicados. Ontem fiz uma conversa muito legal com o roteirista Cadu Simões. Tenho muitas, muitas ideias pra conteúdo em vídeo, mas isso leva mais tempo e precisa de mais preparo e pós-produção do que simplesmente desenhar uma ilustração, então acabei ficando uns dias sem fazer vídeos. Pretendo - preciso - voltar sem falta essa semana, pelo menos gravar alguma coisa pra poder editar semana que vem...

Enfim a lista de coias "pra fazer" é tão grande... Não sei se eu me perco em planos e mais planos demais, mas o que sei é que quando eu travo e não consigo fazer nada, é por ansiedade ou indecisão. Ansiedade por antecipar as coisas que quero fazr, que me travam antes de começar e indecisão de escolher o que, dentre as coisas que eu poderia fazer ou queria fazer, será feito de fato nesse momento.

Às vezes,quando eu fico travado, eu paro tudo e vou ler um livro, ouvir música, lavar louça. Eu me permito sair do looping que não me leva a lugar nenhum. Tudo bem deixa pra depois quando é esse tipo de momento. O problema é deixar pra depois por preguiça ou medo.

Às vezes tem desânimo, claro. Somos humanos e o BRAZIU NÃO TÁ SENO FÁCIO, etc. E é por isso que,tentando fechar esse grande círculo, é preciso de equilíbrio e autoconhecimento. O que você tiver consciência que ajuda a organizar as coisas (seja música calma, correr, escrever listas, organizar os potes na prateleira, olhar pra parede), faça. Não faça o que você sabe que piora a situação (no meu caso, ficar perdido em rede social especialmente pra saber se assuntos que me deixam pra baixo ou que me ativem o FOMO).

Desejo a vocês ótimos dias e ideias bonitas. Desenhos legais de pensar, fazer e curtir. Novas experiência que não quebrem a quarentena. Paz mesmo.

E vamos em frente.

========================================
Mais uma aula chega ao final, meus queridos! Passa bem rápido. Espero que as dicas tenham sido boas e que vocês se sintam motivados e encorajados a desenhar mais, independente de ser estudo pra aula ou ideias próprias. Apenas desenhem!

Dicas de hoje: A conversa que tive essa semana com o Cadu Simões foi muito cheia de conteúdo interessante. Ficou longa, mas dá pra curtir como podcast, sem assistir o vídeo. Se quiserem ver como ficou, segue o link: https://youtu.be/HjA38wpmuao

Desta conversa, lembro vocês da existência do PETISCO, site com várias séries de HQ online e gratuitas: www.petisco.org, dentre as quais está a minha, TERAPIA: www.petisco.org/terapia Agora, se quiserem acompanhar Terapia pelo TAPAS, o link é: www.tapas.io/series/terapia

Outra boa dica é o catálogo quase infinito de dicas de desenho dos Etherington Brothers. Neste Blog, ou no DeviantArt, vocês encontram grandes sacadas pra PENSAR o desenho:
http://theetheringtonbrothers.blogspot.co.uk/
https://www.deviantart.com/etheringtonbrothers

Ah,sim! HOJE tem exibição de BACURAU gratuitamente no YouTube! Se vc já viu e quer ver de novo ou não viu ainda, essa é a chance. Começa 20h. https://youtu.be/pqpI5FNYAjY

Extra: Eu não sou mto bom em dar puxões de orelha :alegre:
Mas aí hoje vi esse vídeo do Thiago Spyked e achei mto legal. Ele fala sobre os sinais de ser um DESENHISTA CARIMBADOR: https://youtu.be/g2lI1Jb4qjs

Deem uma olhada aí. Não vale pra todos, claro. Mas às vzs a carapuça serve, sei lá. :careta:
Não é algo que vc precise resolver agora, especialmente se vc desenha / estuda desenho há pouco tempo. A gente se torna um desenhista que não é carimbador, que controla tudo, que tem domínio de técnicas e recursos, com tempo, estudo e prática. :homem_encolhendo_ombros::tom-de-pele-2:

É isso! Até breve, heróis da resistência! Avante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário