terça-feira, 25 de maio de 2010

Todos os pedaços permanecem intactos...




Bom dia!

Como já comentei, dediquei a semana passada a fazer HQs para a Pieces 3. Empolguei demais. Tenho várias histórias pensadas, algumas inclusive escritas, mas poucas delas chegaram a ser layoutadas ou desenhadas mesmo.

Em cerca de 4 dias de trabalho, fiz o lápis de uma HQ de 1 página, outra de 4, outra de 9 e mais uma de 4. Também comecei a arte-final de duas HQs que já estavam descansando há tempos, uma de 12 páginas e outra de 10.

Essa última de 10 páginas já estava pronta há anos. Ma como?? Eu a desenhei lá por 2006 ou 2007. O desenho está um pouco desatualizado, mas ainda está legal. Na arte-final eu estou atualizando alguma coisa.

A Pieces tem essas coisas. Muitas das HQs nos primeiros números eram já um pouco velhinhas. Coisas de 2005 pra frente. E o traço comcerteza sofre alterações. Algumas resenhas apontaram isso como um ponto fraco, outras como um ponto forte, o da versatilidade. Não acho que é nem um nem outro.

No caso, preferi não redesenhar tudo, Era uma questão de tempo, e também, de preservar a expressão daquele momento, que se fosse refeita, seria perdida em troca da expressividade do momento atual.

Na Pieces 3, somente HQs inéditas. Inéditas pois nunca apareceram na internet, nem em outro lugar. Inéditas porque 90% delas são desenhadas/finalizadas entre 2009 e 2010. Coisa nova, fresquinha!

Mas, voltando àquela HQ de 10 páginas. Vou dar o nome dela, assim não preciso ficar falando de quantidade de páginas.

Ela se chama "Burocratia".

Não é certeza que ela aparecerá naPieces 3. O maior motivo é que ela é baseada no conto de um grande amigo. E eu não sei atéque ponto a Pieces deve ter roteiros/arte de convidados. No caso da Pieces 1, temos a "Café da Manhã", que foi baseada num poema de Jaques Prevert. Mas no caso, foi baseada. E o Jaques não é meu amigo, e nem está vivo, enfim. Já a "Burocratia" é baseada num conto recente, adaptada praticamente literalmente, de um autor atual.

Estou pensando ainda. Se ela não sair na Pieces 3, quem sabe logo logo ela aparecça em outro lugar. Mas lugar de HQ não é na gaveta, é nas revistas, pra ser lida, pra ser interpretada, pra gerar feedbacks e por aí vai. Ninguém conta histórias sem público pra ler e ouvir.

Já essa semana começou um tanto estranha, com uma segunda-feira sem conseguir trabalhar em nada. Um dia inteiro em que eu não estive à vontade pra desenhar, ou fazer qualquer coisa. É algo que preciso entender aqui dentro, e ver como eu posso lidar.

E, às vezes, saber que você precisa sair para dar uma aula ou fazer algum compromisso, e na verdade, querer estar aqui, quieto, deixando as idéias fluírem, o lápis correr e os pincéis se molhares de nanquim... e não poder.

Eu tenho um sistema estranho de funcionamento, e isso pode ou não vir ao caso aqui no Blog'n'Roll. Não existe um padrão, mesmo que a rotina dos compromissos externos seja a mesma há uns anos.

Talvez hoje eu fique enrolando sem saber o que fazer até a hora da aula, pode ser que eu produza feito um monstro e não queria sair pra dar aula.

De qualquer forma, Pieces 3 está no forno, assando. Os ingredientes estão sendo preparados, e em, breve, darão resultado a uma nova leva de pedaços de vida, onde cada um sente um sabor diferente.

E só pra constar. Todos os pedaços permanecem intactos.

2 comentários:

  1. Pieces inéditaaaaa! Adoro!!
    Eu quero fazer a revisão ortográfica! Ou melhor, exijo! Assim que quiser me mandar para eu começar, manda, tô curiosa :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Issoaí, Mario! Firme e forte com a Pieces.

    Abs
    Ricardo Tayra
    www.saposvoadores.net

    ResponderExcluir