sexta-feira, 30 de abril de 2021

Foco no agora, com olho no futuro

 Salve salve, pessoal. Tudo certo por aí? Espero que sim!

Update do que rola por aqui:
Saiu vídeo novo no canal. Mencionei semana passada sobre esse time-lapse de uma commission feita em pincel e nanquim, e lá está. Amanhã, acredito, sai a versão em tempo real, ou seja, mais de uma hora sem acelerar o vídeo (mas com uma ediçãozinha estilosa) para vocês verem como costuma ser. 




Adaptação literária: Nossa, como eu quero falar desse projeto usando o nome certo! Essa semana terminei o layout de TODAS as páginas. Cheguei na 92. No lápis, até a 87. Estou relativamente atrasado com a arte-final, e tem sido difícil manter o cronograma certinho. Tanto pelo meu próprio ritmo de produção (afinal, não é só isso que eu faço), quanto pelos eventuais atrasos do roteiro e edição (que é normal, acontece). Devo terminar tudo até o fim de maio. E aí, quem sabe, espero, pelamordedeus, eu possa falar desse livro sem segredos, haha. Tem uma imagem aí pra dar um gostinho de como tá ficando.



Estou organizando as ideias para um possível financiamento recorrente do meu trabalho no Apoia.se ou no Catarse Assinaturas. Possibilidades para poder me dedicar mais ao canal e a novos projetos de quadrinhos autorais.
Informação: Tá rolando há uns dias uma campanha muito importante para a divulgação e valorização das LOJAS ESPECIALIZADAS EM QUADRINHOS. A pandemia não tá sendo fácil pra ninguém, e as lojas sofrem com as facilidades absurdas que a Amazon oferece pros clientes. Para entender melhor como as lojas brasileiras estão se organizando para enfrentar a pandemia E a gigante Amazon, tem esse episódio maravilhosos do Confins do Universo (http://universohq.com/podcast/confins-do-universo-128-os-desafios-de-vender-quadrinhos-no-brasil/).
Sempre digo o quanto é importante conhecer mais do mercado, além de produzir. Não dá pra ser autor / artista apenas FAZENDO, tem que entender toda a cadeia.
No post do episódio, ele listam 50 comic shops para você conhecer. refira comprar quadrinhos desse pessoal, pois as vendas pra eles fazem muito mais diferença do que pra Amazon. Aliás, você acaba só encontrando material autoral e independente com essas lojas mesmo. #leiamaisquadrinhos #leiaquadrinhosbrasileiros #apoieaslojasdequadrinhos

Hoje trago mais uma reflexão bacana. Vem de outro lugar, mas ainda é arte. De uma entrevista com o ator Mads Mikkelsen (Hannibal, Druk, Dr. Estranho):
Tem alguma filosofia de vida que você acredita ter te impulsionado ao longo de sua carreira?
Minha abordagem com o meu trabalho - e talvez seja como abordo tudo em minha vida - é que tudo que eu faço é a coisa mais importante que eu faço. Seja uma peça de teatro ou o próximo filem. É a coisa mais importante. Eu sei que não será A coisa mais importante de todas, e talvez não chegue a estar próxima de ser a melhor, mas eu tenho que fazê-la ser a mais importante. Isso significa que serei ambicioso com meu trabalho e não com minha carreira. Tem uma diferença grande, porque se eu for ambicioso com minha carreira, tudo que eu fizer agora será apenas mais um degrau para me levar a algum lugar - um objetivo que eu posso nunca atingir, e tudo será decepcionante. Mas se eu fizer tudo ser importante, então eventualmente isso se tornará uma carreira. Grande ou pequena, não sabemos. Mas pelo menos tudo terá sido importante.É algo interessante para refletir. Vivemos no imediatismo total, tudo é rápido e queremos a solução, o sucesso, a estabilidade, tudo agora. E tem coisas que levam tempo. Se pensarmos muito que cada novo trabalho ou conquista é parte de uma escada, estamos sempre visando chegar no fim dela, e não na jornada. E a nossa carreira, nossa estrada, é feita de todos os passos que damos, mesmo se for pra trás ou tropeços, e de experiências que se acumulam e estão sempre em transformação.
É preciso ter foco no agora, dar valor às experiências, mas, admito, sem tirar o olho de onde quer chegar. Pra variar, equilíbrio.Afinal, como disse o Jake Parker: "Você não corre uma maratona porque gosta de medalhas, você corre maratonas porque gosta de correr." Substitua a corrida pelo desenho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário