Mostrando postagens com marcador #SerAutor. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador #SerAutor. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Os Muitos Fins de 2022 - Newsletter

 Oi, pessoal! Hoje compartilho com vocês a edição de número 50 da minha Newsletter, a Quebra-Cabeça. É um marco e um texto muito importante, então gostaria de deixar aberto para todos lerem.

Se você gosta dos meus textos e quer ficar por dentro do meu trabalho e reflexões, assine a Quebra-Cabeça aqui. 

Oi! Tudo bem por aí? Chegou mais uma peça do quebra-cabeça! Esta é a edição de número 50 da Newsletter!!! É uma comemoração justa porque pode ser a última do ano. E olha que esse ano tá quase no fim e ainda guarda os maiores eventos.
Eita, faz um tempo que não nos falamos, né? Peço desculpas pelo sumiço, mas você anda me acompanhando nos últimos tempos e já sabe como a vida está doida. Tem coisas demais acontecendo com o grande objetivo de me mudar para os EUA daqui... uma semana? Aimeudeus!
Realmente, as últimas semanas foram cheias e essa não está sendo diferente. Vou comentar um pouco a seguir.

         Os Muitos Fins de 2022         


O ano está se encaminhando para o fim. Todo fim de ano eu fico meio melancólico, especialmente no Natal e no Ano Novo. Não deixo de me divertir e celebrar com os meus, claro, mas tem essa coisinha agridoce que sempre me pega. Dessa vez, vou passar as festas longe de todo mundo que amo. Menos de uma pessoa, a que amo mais, a Monica. Acho uma troca meio que justa, visto que nosso ano foi super complicado e estamos há três meses sem conviver ao vivo. 

O fim do ano, no entanto, só acontece depois de um começo. O começo da jornada do casal pinguim, agora juntos, nessa experiência de morar fora. Mas, antes desse começo, ainda tem alguns fins. Você vê, não é obrigatório que algo termine para outra coisa começar, mas tem certos casos que é necessário. Eu só posso morar fora se deixar de morar aqui, por exemplo. E muitas coisas não vão terminar de verdade, apenas vão mudar em diferentes escalas. Há quem acredite que toda mudança é uma pequena morte e, por morte, podemos pensar também em fim. E é de fins e começos que se constroem vidas.

Os fins de 2022 foram muitos. Eu estou falando em "fim" mais por uma questão de efeito dramático do que de sinalizar um término definitivo. Até porque, como disse, nem tudo termina definitivamente. Mas vou continuar a usar o "fim" como demarcação para essas transições importantes que, juntas, somam-se em vazios: espaços abertos para crescer.

Pensando primeiro na Monica. 2022 trouxe o fim do Estágio Probatório e a consequente efetivação como professora da rede municipal de Campinas. Poucos meses depois, também trouxe o fim desse cargo, com a exoneração que foi a última saída para poder ir para os EUA fazer o leitorado. Não foi por falta de tentar achar uma alternativa, até parece que a Prefeitura não queria ajudar (e não quis mesmo). Com o fim desse emprego com o Ensino Fundamental, ela abriu portas para ingressar em uma Universidade, que era o plano desde sempre. 

Outro fim super importante dela foi o do doutorado. Esse grande e importante projeto, que ocupou 7 anos e muitas vezes bagunçou corações e mentes, foi concluído com tanto êxito que ela nem acreditava, achou que era mentira. A conclusão da tese e a defesa só aconteceram em junho porque se não fosse assim, ela iria para o Leitorado com isso ainda em aberto e demorando mais 2 anos (ou mais) para concluir, e com a vida andando pra frente, distanciava-se mais e mais da tese, tornando mais difícil voltar à pesquisa e, por consequência, defender. O doutorado da Monica terminou e abriu portas para ir além, agora ditando muito mais as direções.

Agora, pensando em mim... Vários fins. 

Em 2022, eu fiz mais uma vez a cirurgia do adenoma na hipófise, esse tumor babaca que me estragou um pouco o olho esquerdo mas não me derrotou. A cirurgia devia ter sido feita em 2020, mas a pandemia aconteceu. Esse ano, finalmente, resolvemos isso e agora eu estou seguro (se não para sempre, pelo menos por um bom tempo). A conclusão dessa questão, que também foi agendada para acontecer antes da Mo viajar, encerrou minha preocupação com o adenoma e abriu espaço para que minha visão, tanto a biológica quanto a mental, pudesse novamente se ampliar. Já estava cansado de ver o mundo por uma janela estreita. 

Na série de fins, teve também a minha saída da Pandora Escola de Arte. Falei sobre isso anteriormente nas cartas, tudo foi muito bem planejado e refletido por mim. Um término desses não é fácil: é como terminar um casamento. Não importa como está a relação no momento, tem uma história imensa por trás, cheia de nuances e afetos. Minha saída foi super amigável, e talvez eu dê mais drama a ela do que de fato houve com eles, mas eu senti como se fosse o fim de uma era mesmo. Abrir mão desse emprego foi como soltar algumas amarras do balão pra poder voar mais alto, coisa que eu queria poder fazer e por um tempo achei que não ia conseguir. O fim da minha parceria com a Pandora abriu espaços que foram preenchidos com meus projetos e novas experiências didáticas.

Terapia também acabou. A HQ, de fato, tinha terminado sua história em 2018, mas como nosso objetivo sempre foi publicar o segundo livro, não terminaria de fato até isso acontecer. E foram muitos tempos complicados, com proximidade e distância do projeto, até que o universo deu uma ajudazinha e conseguimos colocar o projeto no ar, financiar (ainda que apertado) e lançar o livro. Publicar esse livro foi uma série de vitórias para mim. Como artista é fácil dizer, até porque digo sem medo que Terapia é um dos - se não o - melhores trabalhos que já ilustrei. Mas além disso, Terapia foi engrandecedor para mim como roteirista, editor e gerente de projeto. Terapia não acaba aqui porque eu adoraria que no futuro essa história alcançasse mais pessoas, mas qualquer desenvolvimento vindouro só será possível por termos publicado o livro. A conclusão da saga de Terapia abre espaço para novos projetos, novas ideias e novas evoluções da minha arte.

Teve outro fim importante que rolou mais no ano passado, mas queria mencionar aqui também porque até hoje estou colhendo bons frutos. Depois de mais de 15 anos da série Pieces, fiz uma campanha maravilhosa no Catarse e publiquei Parte de Mim, um livro que é a retrospectiva da minha carreira com a série que me apresentou pro mundo dos quadrinhos brasileiros, que me definiu como autor e artista e que me ajudou a lidar com a vida numa época deliciosa e complicada. Esse livro traz histórias antigas que nunca tinham sido devidamente publicadas e ainda outras novinhas e é um fechamento de ciclo muito especial. Quem leu sabe que tudo começa com um coração partido e falta de rumo... E termina com a compreensão de que nunca somos incompletos se honrarmos nossos pedaços quebrados como parte da nossa jornada.

Os eventos voltaram com tudo esse ano, e a reta final foi bem intensa. O pessoal de quadrinhos deve ter esse consenso de que nosso trabalho vai ganhando momento ao longo do ano para que o último deles seja a apoteose épica prometida. Das grandes experiências, tivemos o FIQ, que foi maravilhoso, a Butantã Gibicon que teve um retorno triunfal e foi como um FIQ em São Paulo e, aí sim, a CCXP, com tudo aquilo. Foram 5 dias intensos e muito satisfatórios. Ainda que eu ache que as vendas dos dois últimos não atingiram a expectativa, os anteriores foram todo acima. Fiquei muito feliz e grato por poder participar desses grandes eventos do ano, porque não sei se ano que vem poderei voltar para eles. A conclusão da série épica dos eventos de 2022 vai acontecer neste domingo com o CAF em Campinas, que por ser mil vezes mais leve que a CCXP, vai ser como um after-party com os amigos. O fim dos eventos desse ano abre espaço para pensar nos eventos do ano que vem... nos EUA.

Um outro "fim" que gerou um lindo começo foi o nascimento do meu sobrinho Pedro Augusto. O fim da gestação acontece simultaneamente ao começo dessa vida fora do útero, nesse mundão muito doido, que ficou mais bonito por causa da chegada do Pedrinho. Ontem eu recebi a visita do meu irmão Lucas, minha cunhada Bia e do Pedrinho e passamos momentos gostosos demais conversando, comendo pizza e nos divertindo do quanto o Pedrinho amou o caranguejo doidão que dei de presente pra ele. O Lucas começou essa madrugada a peregrinação para Aparecida, onde ele chegará no mesmo dia que eu viajo. Dois irmãos em jornadas muito significativas que mudam nossas vidas. E para o Pedrinho, o tio diz que esse mundo é complicado mas eu vou fazer tudo que eu puder para torná-lo melhor pra você.

Tem os fins e tem algumas continuidades. E tem outros começos. Hoje mesmo terminei a última commission do ano e estou fazendo um teste para algo que, se der certo, vai ser bem legal. Tem algumas coisas meio que pré-combinadas, que não dependem só de mim mas que, rolando, serão legais demais. 2023 com certeza vai trazer coisas bem legais, e vou contando para você sempre que puder. 

Posso estar esquecendo de alguma coisa... Mas o texto já está bem grande. Fins e começos têm tamanhos e pesos bem variados e a vida é esse fluxo constante de coisas acontecendo. Todo dia é uma nova oportunidade para começar coisas bacanas. E terminar outras.

O fim desse ano será de celebração e transição para uma experiência muito especial. Eu estou empolgado, mas zen. De vez em quando, ansioso e sei que vou ficar mais. As despedidas são e serão estranhas, porque eu vou pra longe e por um tempo, mas não tão longe por causa da internet e não pra sempre. É algo no meio que a gente só vai saber como será quando acontecer. E estou trabalhando internamente para lidar com tudo isso, e, sinceramente, acho que estou conseguindo manter tudo sob controle. Amadurecer é isso, também.

Estou olhando pro calendário que colei na porta do armário e pensando em tudo que ainda tem que ser feito e resolvido e no fundo eu só queria paz para criar coisas bacanas e descobrir esse novo volume da minha jornada. Tem uma parte de mim que pensa nesses fins e começos como oportunidades para "zerar a numeração" e "começar de novo" com novas energias. E, como acontece com os super heróis que têm sua continuidade zerada pelas editoras, por mais que se recomece, a essência dos personagens está sempre lá, porque é o que mais importa e o que os conecta com o mundo. 

Estamos prestes a começar uma nova fase. Estou empolgado pelo que vem pela frente. Novos projetos, novas ideias, novos desafios. O mesmo coração e carinho. Você vem junto?

 

Feliz Tudo!

 

Se não nos falarmos até o fim do ano, já deixo aqui meu desejo de um Feliz Natal, uma virada de ano maravilhosa e um 2023 repleto de coisa boa. Todos temos nosso sonhos e desafios, e espero que você se mantenha apaixonado para encarar tudo isso! 

RODAPÉ
 
Bom, apesar de desenhar aqui e ali, não ando fazendo muita coisa pra mim mesmo. É claro que com tudo que tem acontecido, fica difícil tirar umas horas para brincar com canetas, pincéis e papéis...

Então na carta de hoje não tem desenho, nem vídeo novo. Tem só gratidão.

Obrigado por me acompanhar por esse ano todo! Nos vemos em breve!

quinta-feira, 10 de março de 2022

Conheça o Projeto do Estúdio! (A Grande Reforma - Parte 2)


Hoje vou te mostrar as etapas do PROJETO da GRANDE REFORMA do estúdio e do escritório! Assine a Newsletter Quebra-Cabeça: http://eepurl.com/hA__Oj ====== Playlist SER AUTOR: https://www.youtube.com/playlist?list... ====== Trilha Sonora: Night Run Away - An Jone ====== Para conhecer mais sobre mim e meu trabalho: http://mariocau.com.br Instagram: http://instagram.com/mariocau Twitter: http://twitter.com/mariocau Blog'n'Roll: http://mariocau.blogspot.com ===== #Estúdio #StudioTour #MarioCau #SerAutor

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Pensando sobre o tempo

Salve salve, pessoal! Tudo bem por aí?

Engraçado como o TEMPO é valioso. Cada vez que ganhamos um tempo a mais, que não estava planejado, a cabeça já começa a rodar: o que eu faço com esse tempo ganho? Como aproveitar da melhor forma? 

Vejam que a gente acaba falando de TEMPO como se fosse DINHEIRO. Ganhar, perder, sobrar, gastar, investir, gerenciar, desperdiçar... O tempo é um bem muito precioso, mas a velha máxima capitalista "tempo é dinheiro" não pode ser o norte da nossa vida, nem é verdade: tempo não é dinheiro, tempo é VIDA. Vivemos num ritmo sempre acelerado, com tantas coisas para fazer (e geralmente elas não são bem o que a gente queria de verdade fazer, mas coisas que temos que fazer), que os momentos de "vazio" acabam tendo essa ansiedade associada: o que eu faço agora com esse tempo livre?

Há que se tomar um pouco de cuidado. A tal da produtividade é um tipo de armadilha. A gente quer ser produtivo em tudo, especialmente no que a gente mais gosta de fazer. No meu caso, é tudo que envolve meu trabalho com quadrinhos, vídeos e aulas. E quando eu tenho "tempo livre", eu acabo querendo fazer mais dessas coisas, de alguma forma. Mas a produtividade é algo que pode nos fazer pirar. Ficamos o tempo todo com isso na cabeça, considerando oque fazer pra aproveitar melhor nosso tempo, e quando vemos, o tempo passou, nós até fizemos um monte de coisas, mas sempre vai ter mais coisas pra fazer e o dia acabou.

Descansar é importante. E a gente acaba querendo incluir nossos projetos pessoais e atividades mais prazerosas no tempo livre, como forma de ocupar esse vazio e impedir o ócio. Mas olha, projeto pessoal ou atividades não são ócio, são na verdade mais um jeito de ocupar o tempo livre. Descansar pode envolver algum tipo de atividade, claro, desde que o resultado seja o que você busca: descanso, e não mais ansiedade, competição ou impulso de produtividade. Essa busca por estar sempre sendo útil e gerando resultados nos impede de ter espaço para algo muito importante: ócio.

O tal do "ócio criativo" pode parecer uma desculpa pra ficar de papo pro ar sem fazer nada, mas no fundo tem um outro anzol pra gente morder: se o ócio é criativo, então eu preciso criar coisas, encontrar soluções, estudar algo, praticar algo. E aí, você volta a fazer coisas que geram o redemoinho da produtividade e ansiedade. O ócio criativo, ou mesmo só ócio, é pra gente fazer NADA. É pra curtir o sol na janela, dar uma andada na pracinha, tomar um café lendo um livro qualquer, ver um programa de TV tonto, tirar um cochilo, ficar vendo a parede ou os pássaros no céu. É respirar com calma, pensar em nada, deixar sua mente acalmar. 

Isso pode sim gerar inspirações, trazer soluções e ideias, mas isso só acontece porque você permitiu pra sua mente descansar e deixar todos os processos irem pro subconsciente. Quantas vezes você não teve um insight legal enquanto tomava banho ou andava até a padaria? Deixar amente divagar também é uma forma de autoconhecimento. A reflexão sobre nós o nossa relação com tudo e todos, um tipo de meditação contemplativa, ajuda muito. Sem pressa, sem cobrança, sem neura, apenas o pensar nas coisas.

E, quando você volta pra suas atividades, tem um tipo de renovação, de reciclagem mental. E isso faz muito bem. Quem se mantém o tempo todo ocupado com tarefas acaba perdendo rendimento criativo e o cansaço vai se acumulando. Viramos maquininhas de produzir resultados e cumprir tarefas e acaba se acostumando que isso é o normal da vida. Mas não precisa ser. Não estou advogando pela preguiça, procrastinação e desorganização. Apenas acho que precisamos gerenciar o tempo para ter tempo de respirar e ver o sol se por. E gerenciar o tempo também envolve estabelecer prioridades, listar tarefas e atividades e entender que a pressa deve ser um problema de organização dos outros, não seu. Profissionalismo envolve isso, também, e recomendo sempre que vocês, ao trabalharem com arte, sejam muito profissionais e deixem que o caos venha do cliente, não de você, e que você saiba lidar com isso também.

Bom, deixo abaixo alguns conteúdos sobre o assunto pra refletir.


Calma, Gente horrível: Direito ao Ócio

Cortella - Arte e Ócio

Karnal - Ócio Criativo

Emicida - Ócio Recreativo


sexta-feira, 30 de abril de 2021

Foco no agora, com olho no futuro

 Salve salve, pessoal. Tudo certo por aí? Espero que sim!

Update do que rola por aqui:
Saiu vídeo novo no canal. Mencionei semana passada sobre esse time-lapse de uma commission feita em pincel e nanquim, e lá está. Amanhã, acredito, sai a versão em tempo real, ou seja, mais de uma hora sem acelerar o vídeo (mas com uma ediçãozinha estilosa) para vocês verem como costuma ser. 




Adaptação literária: Nossa, como eu quero falar desse projeto usando o nome certo! Essa semana terminei o layout de TODAS as páginas. Cheguei na 92. No lápis, até a 87. Estou relativamente atrasado com a arte-final, e tem sido difícil manter o cronograma certinho. Tanto pelo meu próprio ritmo de produção (afinal, não é só isso que eu faço), quanto pelos eventuais atrasos do roteiro e edição (que é normal, acontece). Devo terminar tudo até o fim de maio. E aí, quem sabe, espero, pelamordedeus, eu possa falar desse livro sem segredos, haha. Tem uma imagem aí pra dar um gostinho de como tá ficando.



Estou organizando as ideias para um possível financiamento recorrente do meu trabalho no Apoia.se ou no Catarse Assinaturas. Possibilidades para poder me dedicar mais ao canal e a novos projetos de quadrinhos autorais.
Informação: Tá rolando há uns dias uma campanha muito importante para a divulgação e valorização das LOJAS ESPECIALIZADAS EM QUADRINHOS. A pandemia não tá sendo fácil pra ninguém, e as lojas sofrem com as facilidades absurdas que a Amazon oferece pros clientes. Para entender melhor como as lojas brasileiras estão se organizando para enfrentar a pandemia E a gigante Amazon, tem esse episódio maravilhosos do Confins do Universo (http://universohq.com/podcast/confins-do-universo-128-os-desafios-de-vender-quadrinhos-no-brasil/).
Sempre digo o quanto é importante conhecer mais do mercado, além de produzir. Não dá pra ser autor / artista apenas FAZENDO, tem que entender toda a cadeia.
No post do episódio, ele listam 50 comic shops para você conhecer. refira comprar quadrinhos desse pessoal, pois as vendas pra eles fazem muito mais diferença do que pra Amazon. Aliás, você acaba só encontrando material autoral e independente com essas lojas mesmo. #leiamaisquadrinhos #leiaquadrinhosbrasileiros #apoieaslojasdequadrinhos

Hoje trago mais uma reflexão bacana. Vem de outro lugar, mas ainda é arte. De uma entrevista com o ator Mads Mikkelsen (Hannibal, Druk, Dr. Estranho):
Tem alguma filosofia de vida que você acredita ter te impulsionado ao longo de sua carreira?
Minha abordagem com o meu trabalho - e talvez seja como abordo tudo em minha vida - é que tudo que eu faço é a coisa mais importante que eu faço. Seja uma peça de teatro ou o próximo filem. É a coisa mais importante. Eu sei que não será A coisa mais importante de todas, e talvez não chegue a estar próxima de ser a melhor, mas eu tenho que fazê-la ser a mais importante. Isso significa que serei ambicioso com meu trabalho e não com minha carreira. Tem uma diferença grande, porque se eu for ambicioso com minha carreira, tudo que eu fizer agora será apenas mais um degrau para me levar a algum lugar - um objetivo que eu posso nunca atingir, e tudo será decepcionante. Mas se eu fizer tudo ser importante, então eventualmente isso se tornará uma carreira. Grande ou pequena, não sabemos. Mas pelo menos tudo terá sido importante.É algo interessante para refletir. Vivemos no imediatismo total, tudo é rápido e queremos a solução, o sucesso, a estabilidade, tudo agora. E tem coisas que levam tempo. Se pensarmos muito que cada novo trabalho ou conquista é parte de uma escada, estamos sempre visando chegar no fim dela, e não na jornada. E a nossa carreira, nossa estrada, é feita de todos os passos que damos, mesmo se for pra trás ou tropeços, e de experiências que se acumulam e estão sempre em transformação.
É preciso ter foco no agora, dar valor às experiências, mas, admito, sem tirar o olho de onde quer chegar. Pra variar, equilíbrio.Afinal, como disse o Jake Parker: "Você não corre uma maratona porque gosta de medalhas, você corre maratonas porque gosta de correr." Substitua a corrida pelo desenho.

sábado, 17 de abril de 2021

A Colcha de Retalhos da Vida

 Pra refletir: Trecho de um post de blog do Austin Kleon:

"Cada dia é como um quadro em uma colcha de retalhos. Alguns dias são feios, alguns são pesados, outros são caóticos e alguns são coloridos e outros ordenados, mas se você continuar adicionando, uma hora eles formam algo completo."

A ideia de que dificilmente existirão sequências infinitas de dias perfeitos (aqueles que atendem nossas expectativas otimistas): alguns dias serão, inevitavelmente, piores de alguma forma. E isso é normal, é a vida. A colcha formada pela costura de tantos dias bons e ruins, em suas variadas formas, cores e padrões, é a nossa vida: plural, imprevisível e vasta.

Uma colcha de retalhos feita exclusivamente de pedaços do mesmo pano acaba sendo muito sem graça. Mas podemos, também, tentar entender e organizar o despadrão que a vida nos oferece e organizar tudo isso de forma que faça sentido e traga conclusões e aprendizado. Mesmo com retalhos dos mais variados, a forma com que os dispomos na colcha pode resultar num padrão amplo e bonito. 

Como sempre, o equilíbrio se mostra uma saída interessante: não aceitar o caos sem reflexão e não confiar demais na ordem apática. 

Arte se faz na gangorra entre técnica e expressão. Se tem muito peso de um lado, não há movimento.


Bom fim de semana! 

segunda-feira, 29 de março de 2021

PARTE DE MIM, meu novo livro!

 Como vocês já devem estar sabendo, tem livro novo na área! 

Pieces - Parte de Mim foi financiado com muito sucesso pelo Catarse (saiba mais aqui), e é uma publicação muito especial e importante para mim (conheça mais aqui)! E, após um período de edição e produção, o livro finalmente chegou!





Recebi essa semana as caixas com os livros, e posso dizer sem falsa modéstia que ficaram lindos! Cheiro bom de livro novo, várias caixas atrás do sofá e todo um processo de envio aos apoiadores à frente. 

Para otimizar esse processo, já deixei pilhas dos livros que compunham as outras recompensas, devidamente organizados e assinados. Todos os cartões de agradecimento e peças de quebra-cabeça (veja aqui) estão no envelope. Sketchcards e Sketchbooks estão desenhados e assinados, e as etiquetas com o nome e endereço dos apoiadores estão sendo feitas. Também fiz um carimbo com meu endereço de remetente e o aviso de Impresso / Registro Módico, para não precisar escrever à mão nos envelopes nem usar adesivos. As commissions, artes originais, ainda não foram feitas, mas estão nas próximas etapas.





Os envios dessas recompensas do Catarse, assim como das compras feitas durante a CCXP, Butantã Gibicon e Dia do Quadrinho Nacional serão feitos ao longo das próximas semanas. Eu e Monica vamos fazer uma estação de trabalho com uma linha de montagem pra garantir que tudo seja otimizado. Afinal, faremos isso no fim de semana e depois do trabalho nos dias normais. Então, quanto mais dinâmico, melhor.

Os próximos dias prometem ser muito trabalhosos, mas muito satisfatórios. São mais de 280 leitores que receberão esse novo livro em casa, com todo o carinho e respeito. 

Se você quer ler este livro, e conhecer todo o meu catálogo, confira minha LOJA VIRTUAL!


Para acompanhar mais de perto meus trabalhos, me siga no Twitter e Instagram, além de acompanhar o canal no YouTube!


sexta-feira, 26 de março de 2021

A Teoria do Food Truck

 Em meu caminho como autor, artista e professor, desenvolvo algumas teorias sobre as áreas em que atuo. Essas teorias, assim como metáforas, analogias, piadinhas e mais, ajudam a facilitar a compreensão dessas coisas. Uma delas, a Teoria do Food Truck, é o tema de uma série de vídeos no meu canal.

O que é a Teoria do Food Truck?

Muito bem, em resumo, é uma reflexão sobre o que crescemos entendendo como sucesso comercial, financeiro e pessoal, e como isso influencia nossa relação com o próprio trabalho e com o mercado em que atuamos. E, a partir de uma reflexão que compara o McDonald's com food trucks de comida artesanal, proponho entender que nosso alcance pode ser pequeno, mas o impacto da nossa obra pode ser imenso, e quando temos apoio de uma comunidade realmente dedicada e interessada, isso pode nos sustentar de forma honesta. Pra que ser tão grande quanto o McDonald's se isso significar que seu trabalho vai acabar sendo super genérico, pasteurizado e totalmente sem criatividade?

Muito bem, pra saber mais sobre essa teoria, assista os vídeos, e se achar interessante, compartilhe e comente! Quero saber sua opinião.



quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Como ensinar Quadrinhos (e muito mais!)

 Oi, pessoal! 

Essa semana começa com um bate-papo muito bacana comigo e o Rapha Pinheiro sobre nossa experiência de ensinar desenho, ilustração, quadrinhos... 

Assista aí e deixe seus comentários! 

Não deixe de seguir o canal do Rapha, e o meu também, e curtir e divulgar os vídeos. 


quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Encontro Ilustra ao vivo

Oi, pessoal! Hoje tem bate-papo ao vivo no canal do Encontro Ilustra! 

Vou conversar com o Marcel Bartholo sobre meus trabalhos e carreira, novos projetos, dicas e segredinhos a vida do autor de quadrinhos e responder as perguntas do público.



 

Release:

02/09/2020
Vamos bater um super papo com o Quadrinista e Ilustrador (e youtuber rs) Mario Cau !
Vamos conhecer seus processos criativos e falar sobre sua incrível dedicação aos Quadrinhos!
O horário será um pouquinho mais tarde que o usual... Não percam!
20:30h da noite!
Mandem suas perguntas!
Apoiem seu projeto no Catarse que comemora os 15 anos da série "Pieces"

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Meu novo livro no Catarse - Novidades!

Estou muito feliz com a campanha do meu novo livro no Catarse! Não só atingimos a meta inicial como também passamos da primeira meta estendida! Falei disso no meu vídeo da semana passada (veja abaixo). 

Agora é hora de mais uma Plantão Catarse: Neste novo vídeo, trago informações sobre recompensas esgotadas que vão voltar, a nova recompensa especial e a nova meta estendida!  Pra conhecer tudo isso, é só assistir abaixo! 


Pra conhecer mais do livro e do projeto, e dar seu apoio, garantindo não só o livro novo como várias outras recompensas lindas, é só acessar a campanha por AQUI. 

===
Plantão Catarse anterior:

quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Acolhida de Aula - Semana de 23 de julho de 2020

Boa tarde, pessoal! Como vocês estão? Espero que tudo em ordem por dentro,  por fora e por aí. 

Essa semana quero começar falando sobre a importância de entender o tempo. Não o tempo curto, que está entre hoje e amanhã, ou entre uma aula e outra. Mas o tempo longo, dos anos, décadas (sei que pra maioria de vocês, falar em décadas parece super exagerado, mas um dia elasse acumulam). O tempo é absolutamente necessário para nossa evolução, em todos os sentidos. As coisas na vida levam tempo.  E, apesar de podermos em certos casos acelerar esse tempo com truques, hacks ou atalhos, nem tudo se acelera. Uma planta germina e cresce no tempo que tem que levar. Um filhote se torna adulto em seu tempo, também. Um artista se forma ao longo da vida, de acordo com seu tempo e o tempo do mundo.

Estive imerso essa semana, mais uma vez, no projeto de republicar minhas primeiras HQs, lá do meu começo de carreira. Entre 2019 e 2020, comemoro 15 anos da criação do meu projeto de HQs, chamadas Pieces, e 10 anos da publicação das revistas independentes que traziam algumas dessas histórias. Esse lance de voltar a pensar nas coisas antigas, rever todo meu desenvolvimento ao longo dos anos, como artista e tbm como ser humano, mostra o quanto o tempo é crucial. Não adiantava eu querer ser melhor do que eu era na época, porque só o tempo me faria ser melhor. Muitas vezes, a gente fica incomodado com os resultados, querendo estar no nível 100 e tendo resultado de nível 10. É assim mesmo. Temos que entender que nem tudo é rápido, especialmente se não damos foco integral. Quem desenha s[o um pouco, só às vezes e não está imerso no assunto por bastante tempo, não evolui tão rápido.  E sabemos, também, que não dá pra ficar a vida inteira só pensando em desenho e desenhando. Tem mais vida acontecendo, muita coisa que demanda nossa atenção.

O foco é um fator importante nessa alquimia que faz o tempo gerar evolução. Se você quer fazer 20 coias, vai dividir seu foco e energia em 20 coisas. Se fizer só uma, tudo vai praquela uma coisa. Nem tanto lá, nem tanto cá: equilíbrio. Se você pode dedicar muito tempo a algo que ama, é natural que vc tenha uma experiência intensa e ganhe resultados bacanas em menos tempo. É um privilégio, uma honra! Use-os com carinho e gratidão. Sem foco de verdade, só o tempo não dá conta. Aí, tempo é só tempo.

Mas uma coisa que precisa estar associada ao tempo e ao foco, para que tal evolução aconteça, é o movimento. Movimento no sentido de fazer alguma coisa, qualquer coisa que seja um deslocamento físico ou mental em direção ao que você ama e quer fazer e desenvolver. Tempo nos ajuda a evoluir? sim. Foco nos ajuda a evoluir? Sim. Mas só isso não dá conta. Algo  precisa ser feito, e produzir é a resposta. Não precisa, claro, ser tudo sempre obra-prima ou estudo. Mas se você quer desenhar, ser artista, evoluir em tudo que se liga a essa experiência, precisa estar em constante movimento. Só com resultados podemos processar as informações, as experiências, os erros e acertos. Não tem como aprender e melhorar sem fazer as coisas.

Entendam essa relação como algo inevitável. Ninguém que é excelente no que faz chegou lá em pouco tempo sem foco e produção. Tem que ter combustível, paixão mesmo, pra continuar em frente apesar dos resultados insatisfatórios que podem aparecer no caminho. É assim mesmo. Tem gente no mundo que é prodígio, que parece ser excelente desde cedo? Uai, tem. O que nos diferencia delas? Se pudermos entender esses contextos e relações, as coisas ficam um pouco mais claras, e a frustração e tvz até culpa que sentimos por não sermos tão bons quanto queremos possam diminuir - ou até sumir. Pense em exemplos como o Slash, guitarrista incrível dos Guns n Roses. Ele é bom? Muito. E diz a lenda que ele ficava 12 horas por dia estudando e tocando guitarra quando era jovem. Mas acusto do quê? Vida social, experiências reais, estudo na escola...? E você, estaria disposto a abrir mão de tanta coisa pra mergulhar de verdade em algo?

Temos que abrir mão de algumas coisas para poder ocupar nossa vida com essas coisas que amamos (aqui eu falo basicamente de desenho, mas pode ser qualquer outra coisa, esporte, gastronomia, dança,música, poesia, etc). Prodígios como Mozart,que compunha e tocava em público com 5 anos de idade? Sim, existem. Mas qual a condição? Não é justo se comparar com situações absolutamente diferentes: época, recursos, incentivos, exemplos, método, disciplina, etc...
Bom, não quero dizer com isso que vocês precisam largar de tudo e só desenhar. Eu sei que a vida é complexa e muita coisa não depende só da gente. Mas dá pra tentar refletir sobre as coisas, seja pra ver onde e como podemos agir mais ativamente pra nossa evolução como artistas, seja pra entender e estar em paz com as coisas como são, em vez de ficar mal porque tem X pessoas que são melhores que vc lá fora...
Cada coisa no seu tempo.Mas com ação ativa para ir em frente. Sem inércia.Vim pensando muito nisso porque o livro meio que me convida a fazê-lo, não tem como fugir: são anos e anos, páginas e páginas, sentimentos demais. Esse livro vai ter HQs antigas,que quase ninguém viu (e são ruins, pros meus padrões atuais, mas eram boas pra época, hehe), coisas do meio do caminho e coisas novas. O que isso evidencia é que os mais de 15 anos pensando, fazendo, estudando, ensinando, consumindo e amando quadrinhos  me levaram ao artista que sou hoje. E toda a vida "real" em torno disso colaborou. É bom saber, a vida importa muito pra um artista, faz parte do caminho. Tudo é uma coisa só, uma simbiose muito doida. Demora pra completar o quebra-abeça, porque as peças não vêm todas prontas e disponíveis. Algumas peças aparecem só depois de muito tempo, e talvez você nem consiga encaixá-la ainda. Algumas peças se perdem no caminho, pra serem encontradas tempos depois, meio baqueadas, ama que ainda servem pra completar quem nós somos.

Esse livro novo deve entrar em financiamento coletivo no Catarse em breve. Eu aviso vocês! Vai ser muito massa e é muito importante pra mim como autor porque completa um ciclo muito especial no meu trabalho.

(Além dessa jornada toda, eu também fiquei pensando em tempo porque meu monitor está praticamente morrendo aqui, e fui perceber que o tenho desde 2009. Estava organizando alguns action figures, tirei uns pra vender, e vi que tenho itens de mais de 20 anos. O liquidificador quebrou, era presente de casamento, de quase 5 anos. O bule da cafeteira também, estava comigo desde que me mudei pra esse apê, 10 anos atrás. O tempo passa para as coisas também. Renovar, por motivos diversos, faz bem. Revisitar, relembrar e re-sentir, mas não ressentir.

E vida que segue, porque o tempo passa rápido demais, já é quinta de novo e eu estou escrevendo faz 20 minutos para vocês.

Cadê os desenhos? :sorriso_olhos_sorrindo:

=========
Galerinha, concluímos mais um dia de aula! Agradeço pela presença e carinho! Espero que os próximos dias sejam gentis e o mundo menos doido.Dicas de hoje:
Abraço pra todos! Mantenham-se criativos e apaixonados! :coração: (editado) 

segunda-feira, 3 de agosto de 2020

PIECES está voltando!

Vem aí o meu novo projeto: PARTE DE MIM!



Esse novo livro é especial e traz HQs de toda a minha carreira, 2004 a 2020. 15 anos de Pieces! 10 anos da publicação das HQs independentes! Serão 160 páginas, com 33 HQs, sendo 11 delas INÉDITAS!

Em breve, no Catarse​! 

sábado, 25 de abril de 2020

Ao vivo e a Cores

Hey, pessoal!
Eu sei que quase todo oconteúdo que trago para o Blog tem a ver com o meu canal do YouTube, mas sabe que apesar de dar muito mais trabalho fazer vídeos do que escreer um texto, o resultado me dá uma satisfação enorme e o fluxo de informações, retornos e aprendizado é mais intenso por lá.

De qualquer forma, venho aqui hoje paradivulgar as LIVES que tenho feito no Instagram e no YouTube. É um formato bem bacana que me permite conversar com o público enquanto desenho alguma coisa em tempo real.

No Instagram as lives acontecem nas terças ou quartas, sempre perto das 16h. O foco é em arte tradicional, pois desenho na prancheta. De vez em quando, anuncio mudança de dia ou horário no próprio Instagram e também abro umas pesquisas para definir temas, personagens ou técnicas para essas lives. A desvantagem é que essas lives têm duração máxima de 1 hora e ficam disponível por apenas 24 horas.

Para me acompanha no Instagram, CLIQUE AQUI.

No YouTube, as lives têm acontecido às sextas ou sábados, sempre à tarde, perto também das 17h. Lá as lives têm duração maior e o foco é na arte digital, visto que faço no computador. Mistura um pouco de demonstração de técnicas e processos criativos e aula. O ponto positivo, que ganha do Instagram, é que as lives não têm limite de duração e o vídeo fica gravado no meu canal para sr visto e revisto À vontade.

Para me acompanhar no YouTube, CLIQUE AQUI.

As últimas lives, caso você queira assistir, estão nesses links:





quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

YouTube - Como me preparo para uma Comic Con!

Você é autor, artista, ilustrador? Já pensou em trabalhar na CCXP, o maior evento da cultura pop do Brasil? Bom, eu não só pensei como fiz: participei de todas as edições da Comic Con Experience até agora. Como autor, já participei de diversos eventos pelo país todo, e este vídeo é um Vlog de Eventos diferente: vou mostrar um pouco da minha preparação para o evento! Venha me acompanhar na arrumação e pegar umas dicas importantes para expor e vender no Artist Alley mais intenso do ano. E também o maior. E o mais rentável. E o mais cansativo. E o mais importante... E por aí vai.





terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

YouTube - Esteja Presente! (Sketchbook Tour #003)

Já está no ar meu novo vídeo! Venha conhecer TODAS AS PÁGINAS do meu mais recente SKETCHBOOK!


Continuando a Sketchbook Tour, vamos ver todas as páginas do caderno "Esteja Presente" (29/08/2019 a 7/01/2020) e pensar em como isso influencia sua experiência de desenhar.


Venha descobrir os motivos disso e o que essas páginas escondem... Deixe seus comentários!









Você se interessaria por e-books contendo todas as páginas dos meus sketchbooks, mais comentários e dicas? Deixe seus comentários!

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

YouTube - Venha assistir os novos vídeos do meu canal!

E aí, pessoal, tudo bem?
As últimas semanas foram bem produtivas, com vários vídeos novos no canal. Veja abaixo:


Participar de coletâneas e antologias é uma etapa muito importante da formação dos artistas. Eu já participei de várias, desde o começo de carreira até agora, com um novo projeto bem bacana que você vai conhecer neste vídeo! Enquanto falo sobre minha vivência com esse tipo de publicação, acompanhe a arte-final digital das duas páginas que fiz para o projeto.

Veja o projeto HISTÓRIAS PASSAGEIRAS no Catarse, dê seu apoio e ajude a fazer o livro virar realidade: https://www.catarse.me/historiaspassageiras


Durante o ComicSanca (evento de quadrinhos que aconteceu em São Carlos – SP em agosto de 2019), conversei com os grandes Rapha Pinheiro e Thiago Spyked sobre nossas experiências como professor de desenho e quadrinhos. Foi um papo bem bacana, que dividimos em três vídeos, um em cada canal, para vocês.




Em mais um vídeo da série Sketchbook Tour, vamos ver todas as páginas do caderno "The Cups" (21/01/2019 a 18/06/2019). Esse caderno foi montado a partir de vários tipos de papel diferentes, e levou um tempão pra terminar. Venha descobrir os motivos disso e o que essas páginas escondem...


Para assistir os vídeos, é só clicar nos links das imagens.






quinta-feira, 19 de setembro de 2019

YouTube - Dois vídeos novos!

E aí,, pessoal!
Você já viu meus novos vídeos no YouTube? Não? Então veja só o que eu preparei para você:

A Teoria da INSATISFAÇÃO - Você gosta do seu desenho? (Ser Autor #004)



Você está satisfeito com seus resultados no desenho, ilustração, roteiro, etc? Gosta do que faz ou detesta tudo que sai no papel? Tenho uma aulinha bacana pra te ajudar a achar um equilíbrio! Como professor e autor, tenho várias teorias que conduzem meu entendimento sobre o que eu faço. Elas me ajudam a ensinar e também a produzir, e, por que não, a entender o trabalho dos outros. Neste vídeo, apresento a vocês uma faz minhas teorias sobre o aprendizado e a vivência da Arte: a TEORIA DA INSATISFAÇÃO! Vamos entender o equilíbrio entre o gostar e o não gostar dos seus resultados?

SKETCHBOOK Walk-Through (Sketchbook Tour #001)



Primeiro vídeo de uma nova série, onde vou mostrar para vocês todas as páginas dos meus Sketchbooks, ou seja, meus cadernos de desenho. Este é o mais recente (até, claro, a gravação deste vídeo). Logo vou postar mais cadernos.


====
É isso aí! Espero que curtam! Não se esqueçam de se inscreverem no meu canal e ativar o sininho pra ficar ligado nas novidades. Dê o seu like e comente (tanto aqui quanto lá).

Abração procêis!