quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Nanquim com Café, mais uma vez

A Café Espacial é uma revista de variedades, com HQs., contos, fotografia, ilustração, música, teatro, cinema e mais, capitaneada pelos amigos Sergio Chaves e Lidia Bassoli. Já trabalhamos juntos várias vezes, como vocês podem lembrar*, e agora estamos juntos mais uma vez.

Nos preparativos para a Café Espacial 6, conversei com meu parceirão de quadrinhos e vandalismos, Daniel Esteves, e vou colocar duas páginas aqui para dar uma esquentada nos ânimos!

Essa HQ, escrita pelo Esteves, foi desenhada pelo grande Wanderszon de Souza, e envolve as personagens da Nanquim Descartável, Ju e Sandra, e se passa no passado das personagens, quando elas ainda estavam se tornando amigas.

E o que eu fiz nessa Hq, se não escrevi nem desenhei?

Fiz a arte-final!

Lá nos idos de 2009, na Nanquim Descartável 3, fiz arte-final num dos desenhos de personagens do Wanderson, pois tinha sugerido uma estampa pra camiseta do Tuba. O Daniel e o Wanderson curtiram o resultado e quando o assunto da HQ nova saiu, me ofereci pra finalizar de novo os ótimos traços do Wanderson.

Foi, eu acho, ap rimeira experiência profissional que tive em arte-finalizar o desenhode outra pessoa. É uma experiência diferente. VocÊ precisa manter o traço do desenhista, e ainda assim, dar a sua cara ao trabalho. Fazer arte-final não é só passar nanquim em cima das linhas de outra pessoa. É contribuir com a arte. Eu particularmente gostei muito do resultado!





Tive, é verdade, alguns probleminhas no percurso, mas isso é assunto pra um outro post. Cobrem-me senão eu esqueço!

Atualizando, falei com o Esteves, e achei legal a idéia de colocar as páginas originais do Wanderzon, para vocÊs verem como foi o processo entre o lápis e o nanquim. 8- )



Particularmente gosto muito do traço do Wanderzon, elegante, sintético, combina muito bem com a Nanquim Descartável. E também, dá pra ver uma grande evolução dos trabalhos dele a cada publicação!

O resultado você confere na íntegra na Café Espacial 6, que deve ser lançada em Fevereiro de 2010! Aguardem!

=====
* - Com a HQ "Pieces - A Chuva", na edição 2; "Folhas Secas", com Mariana Guerra", na nº3, e "Intercâmbio Insolito de Idéias Absurdas", com Daniel Esteves na edição 4.

3 comentários:

  1. nossa mario
    arregaçou ein

    quando ira publicar?

    beijao

    ResponderExcluir
  2. Cara,não tenho postado comentários por pura falta de tempo,mas gostaria de lembrarte que tens um grande admirador de teu trabalho aqui no sul e com esta arte-final não foi diferente...volta e meia folheio minhas 'Pieces' e penso em um texto bem elaborado para enviarte e deixar tu pirar na arte....ainda entramos em contato!!!
    Grande abraço do gaúcho-fã-amigo
    Tiago Cunha

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mário.
    Tudo bem?

    Sua mais que fundamental participação nessa hq como arte-finalista deu um toque muito bom.
    Seu nanquim deu uma outra cara ao
    desenho do Wanderson, ficou mais solto!
    Parabéns!

    ResponderExcluir