quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Evento - Troféu Angelo Agostini

A AQC divulgou o resultado do Troféu Angelo Agostini que premia os melhores de 2017, e estou muito feliz e honrado por ter ganho o troféu na categoria Melhor Desenhista!

É a segunda vez que ganho o Angelo Agostini (a primeira foi em 2015, pelo meu trabalho em 2014, veja aqui) e devo dizer que é muito gratificante, uma validação importante em meio a um mercado tão pequeno e ainda jovem quanto o nosso. A iniciativa (que já dura 34 anos!) da AQC em manter o Agostini é louvável. O premio, assim como os outros poucos que temos ao longo do ano, é uma celebração do quadrinho nacional, e, com seu recorte curatorial, abre o voto pro público. 

Claro, isso já gerou (como aconteceu esse ano) muito debate e questionamentos, e acho o debate saudável. O que não acho necessário é tirar a legitimidade de um trabalho feito deforma tão apaixonada e voluntária, sem ganhar nada em troca. 

Deixo meu agradecimento de coração à organização do evento e do prêmio, e a todos que confiaram no meu trabalho e me deram seu voto. Isso é fortalecedor e sempre me energiza para criar mais e melhor!

(veja no post original no blog da AQC)


O texto original do blog da AQC:
A AQC-ESP - Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo divulga os vencedores do 34° Troféu Angelo Agostini, escolhidos por meio de votação popular. O prêmio homenageia os destaques do mercado nacional de quadrinhos em 2017.

A entrega dos troféus acontecerá no dia 03 de fevereiro, sábado, das 13 as 18 horas, no Auditório da Biblioteca Latino-Americana do Memorial da América Latina (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda), em São Paulo/SP. A entrada franca.

O evento contará ainda com a presença do desenhista uruguaio, Diego Jourdan, no debate principal, exposição “Historietas Uruguaias no Memorial”, vendas de HQs, caricaturas ao vivo e lançamentos de livros da editora Criativo.


Ao todo, foram 12 premiados em nove categorias. Confira abaixo:

Melhor desenhista
Mario Cau (Monstruário)
Melhor roteirista
Marcelo Marchi (Bilhetes)
Melhor cartunista
Guilherme Bandeira (Razão e Emoção)
Melhor lançamento
Labirinto (Thiago Souto)
Melhor lançamento independente
Bilhetes (Paulo Borges)
Melhor Web Quadrinho
Na mira da Lena (Luciano Freitas)
Melhor Fanzine sobre Quadrinhos
Tchê (Denilson Rosa Reis)
Prêmio Jayme Cortez
Fabio Tatsubô (Gibiteca de Santos)
Mestres
Jal, José Menezes, Floreal, Marcelo Cassaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário