quarta-feira, 26 de junho de 2013

Aquilo que Emperra.

Então, enquanto meu computador fica pensando, decidindo, enrolando, e fazendo aquele barulho estranho de quem está se esforçando MUITO pra desempenhar suas funções, dá pra abrir o Blog'n'Roll e postar alguma coisa.

E olha só, é mais um daqueles textos-desabafo, ahahaha.

Eu tenho uma teoria, que é aplicada a pessoas, mas também a coisas, processos, escolhas, estilos... Ao que você achar conveniente.

É a constatação (não querendo generalizar) de que certas pessoas/coisas/escolhas podem ter 3 reações pra sua vida:

- Aquilo que EMPURRA: A melhor de todas. Essa escolha é a que te leva pra frente. Não há obstáculo que você não possa conquistar, problema que não dê pra resolver, etc. É bom ter sempre esse tipo de pessoa por perto. Mesmo quando sua energia cai e a fé fica abalada, são esses "elementos" que vão te incentivar a continuar em frente.

- Aquilo que EMPATA: Não te leva adiante mas também não te impede de ir. É aquilo que permanece ao seu lado e pouca ação tem no seu desenvolvimento. Porém, acontece disso te deixar parado no mesmo ponto e sem poder avançar.

- Aquilo que EMPERRA: Aí sim estamos falando de uma interferência negativa, de algo que não só impede o desenvolvimento das coisas, mas também te leva pra trás, te faz recuar. Independente do motivo, o fato é que isso não vai te permitir ir em frente.

Acho que pode ser um pouco drástico falar assim de pessoas, mas acho que todos já vivenciaram a experiência de ter alguém por perto cuja energia lhe afeta de forma estranha, neutra ou positiva. Prestem atenção em volta, meus caros, e tomem decisões. O objetivo da vida é continuar seguindo em frente, evoluindo e concluindo metas e atingindo objetivos.

Às vezes, nós mesmos agimos dessas formas. Aforma com que você pensa e age, principalmente sobre si mesmo e seu trabalho, escolhas, objetivos, pode influenciar todos os resultados. Parece clichê, mas faz sentido. Se você espera pelo pior, se você não acha que vai conseguir, é capaz de não conseguir mesmo. Talvez uma má fase seja reflexo do jeito como você está levando as coisas da sua vida. Uma mudança interna é um primeiro passo pra mudar o exterior.

Ficar parado não dá. Voltar atrás menos ainda.

E nesses últimos tempos, o que tem me desestabilizado é não conseguir estabelecer uma disciplina de trabalho funcional. Muita coisa vem acontecendo, e eu tenho a mania de resolver as coisas pontuais de uma vez, e as coisas mais extensas vão ficando em segundo plano.

É preciso muita organização e disciplina para não se perder em prazos e projetos.

Complica muito quando sua rotina é heterogênea, seus compromissos vão se alternando em datas e dias diferentes. Complica muito quando seu estômago está zoado e qualquer coisa que você queira fazer é afetada por isso. Complica muito quando o computador fica lerdo, trava o programa, não dá o resultado que você precisa. Complica muito quando todos os videos que você grava naquela câmera super bacana estão sem áudio e inutiliza tudo...

Complica muito quando seu objetivo é desenhar 5 páginas daquele livro que tem prazo pra ser publicado, e sua realidade é subdividir seu tempo em várias tarefas menos importantes e satisfatórias que vão acabar impedindo aquelas páginas de serem feitas...

Um comentário:

  1. Interessante seu modo de ver essas situações, ter prioridade é realmente complicado, mas temos que tentar.
    Boa sorte Mario, seu trabalho tem muita qualidade e tem q continuar. Parabéns!

    ResponderExcluir