segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Evento - 26º Troféu HQMIX

É sempre muito bom ir à cerimônia de entrega do Troféu HQMIX. O maior prêmio latino-americano do mercado de Histórias em Quadrinhos e Humor Gráfico (numa comparação muito justa, é chamado de "o Oscar das HQs brasileiras") é um momento de celebração e rencontro: autores, editores leitores se encontram no SESC Pompeia para uma noite divertida, prestigiando os melhores do nosso mercado.

E, neste ano, não poderia ser mais especial para mim! Fui indicado em quatro categorias, e premiado em duas delas!


Não é difícil me emocionar ao saber que meus trabalhos, nos quais despejo paixão e foco, foram reconhecidos. Quem faz quadrinhos, sabe o valor desse troféu, e o quanto ele significa não só para o artista vencedor, mas para o mercado como um todo.



Dom Casmurro, uma graphic novel escrita por Felipe Greco e ilustrada por mim, editada por nós dois e que levou mais de seis anos para ser concluída, venceu o HQMIX na categoria "Melhor Adaptação para Quadrinhos".

Um trabalho desses, adaptar o maior escritor brasileiro para uma linguagem tão pessoal, trazendo nossa visão do grande clássico, não é fácil. O Felipe sempre foi um grande escritor, e mais que isso, um grande editor. Aprendi demais com ele nesse processo todo, e continuo aprendendo. Tenho para mim que Dom Casmurro foi minha "graduação" em HQ, onde meu trabalho chegou a uma maturidade em vários sentidos, e ele sempre esteve lá me ajudando, e eu a ele, quando a fé ficava abalada e achávamos que devíamos desistir.

Bem, um ProAC, dois Jabutis e um HQMIX depois, além de todas as críticas positivas desde leitores mais jovens a estudiosos machadianos repeitados, fico feliz demais em saber que não desistimos. Levamos esse trabalho até o fim e temos muito orgulho dele.




Terapia é uma webcomic (HQ na internet) que produzo com Rob Gordon e Marina Kurcis desde 2011. Já ganhamos o HQMIX na categoria "Melhor Web Quadrinho" de 2011, e fomos novamente indicados em 2012. Agora, repetimos a dose, e vencemo o Troféu nesta categoria, pela nossa produção de 2013.

Fazer uma HQ na internet é relativamente fácil. É só escrever, desenhar, postar e divulgar. Mas uma HQ que lida com temas tão complexos como psicologia e blues, e ainda mais, tem como proposta estética uma experimentação de técnicas e narrativas que visa entrar na mente dos personagens, se torna algo muito mais elaborado.

Temos um carinho imenso por este projeto, e nosso leitores (que já se somaram mais de dez mil!) são o ponto mais especial. O carinho que recebemos deles é imenso, e nos faz cada vez mais ter vontade e energia para produzir uma HQ gratuita e de qualidade.

Terapia virou livro (que foi indicado ao HQMIX na categoria "Melhor Edição Especial Nacional"), editado por nós e pela Editora Novo Século, após uma bem-sucedida campanha de financiamento coletivo no Catarse: mais de 700 leitores nos apoiaram, para viabilizar não só o livro, não só as recompensas, mas um sonho.

Somos muito gratos aos leitores pelo apoio, e a todos que votaram em nosso trabalho. Terapia não é uma HQ fácil, mas tem um poder impressionante de identificação com as pessoas. É uma responsabilidade grande, e fazemos esse trabalho com paixão extrema. Rob e Marina, que escrevem Terapia (eu ajudo Às vezes, hehe), doam seus corações e toda sua técnica para que eu possa criar sem limite aparente. Tudo que couber no formato da página pode ser feito.




Quero deixar meus parabéns, também, a dois projetos que receberam HQMIX este ano, dos quais fiz parte: Ícones dos Quadrinhos, a exposição de Ivan Freitas da Costa; e Café Espacial 12, que tem uma HQ minha com o Lillo Parra.

E claro, o meu abraço e parabéns a TODOS os vencedores, e a TODOS os indicados. É uma honra muito grande, e uma felicidade sem tamanho. Espero que, em 2014, estejamos celebrando novamente nossa produção!



Nenhum comentário:

Postar um comentário