Hoje é um dia muito especial! Após anos de espera, uma campanha difícil no Catarse e muito trabalho atencioso de edição, TERAPIA VOL.2 chegou!
sexta-feira, 12 de agosto de 2022
Terapia Vol.2 chegou!
quinta-feira, 16 de dezembro de 2021
Terapia Vol.2: 100% da meta no Catarse!
Oi, pessoal! Tudo bem por aí?
CONSEGUIMOS! TERAPIA VOL.2 BATEU A META E VAI SER PRODUZIDO!
E, como nas melhores coisas da vida, foi cheio de emoção! A última semana foi intensa e carregada de um misto de ansiedade e empolgação. Cada dia que passava e tensão aumentava: vamos conseguir bater a meta? Parecia improvável e ao mesmo tempo, totalmente possível. Estava tão, mas tão perto, e ainda assim parecia distante. E, no finalzinho do prazo, deu certo!

A notícia é excelente, mas demoramos um pouco para comemorar aqui pela mailing do projeto, o fim de semana foi corrido e ainda faltavam uns apoios pendentes de boletos para cair, mas o importante é que praticamente na última hora do último dia do prazo, conseguimos bater a meta. Hoje, ainda faltando 5 apoios para cair, temos 500 apoiadores e 104% da meta.

E foi emocionante! Durante a noite da sexta rolou uma mobilização incrível entre amigos nas redes sociais, especialmente no Twitter, reunindo não só nosso leitores, mas também colegas artistas e amigos e familiares! Foi incrível ver como o pessoal estava engajado em divulgar e fazer a campanha dar certo. Os apoios foram subindo vertiginosamente e, perto do fim do prazo, conseguimos.
Agora, retomamos a produção editorial do livro. Temo um material muito especial para vocês que ainda precisa ser diagramado, editado e revisado. Como acontece desde sempre no mundo, final de ano é um período onde "tudo para", e podemos dizer sem medo que com o ano que todos tivemos, um tempinho para descansar, refletir sobre oque passou e organizar o que está por vir se faz necessário. Mas não se preocupem, a princípio os envios planejados para fim de janeiro e fevereiro de 2022 ainda se mantém. Torçam para que não aconteça nenhum empecilho!
Ah, sim: para quem não conseguiu apoiar a campanha a tempo, o novo livro já está disponível em pré-venda na loja do Mario, através deste link.

Fiquem ligados para o começo de 2022, pois vai rolar vídeos no canal do Mario falando sobre a produção do livro, análise e reflexões sobre a campanha do Catarse e informações sobre os envios dos livros.
Mais uma vez, de coração, nosso agradecimento a todos que apoiaram nosso projeto. Terapia Vol.2 vai virar realidade e é exclusivamente por causa da participação de vocês nesse projeto!
Grande abraço da equipe,
Mario, Rob e Marina
quinta-feira, 9 de dezembro de 2021
Terapia Vol.2: Falta 20% para viabilizar o livro!
Oi, pessoal! Tudo bem com vocês?
Por aqui, é só emoção! Estamos na reta final da campanha do nosso livro no Catarse. Faltam apenas DOIS DIAS para o prazo terminar (sexta. dia 10, às 23h59). Imagina a mistura de empolgação e ansiedade... Essa jornada do Catarse tem sido como a HQ Terapia sempre foi: uma jornada emocionante (tanto as boas quanto as nem tão boas), de muito aprendizado e evolução pessoal, e cheia de pessoas especiais colaborando e apoiando.
Sim, ainda não chegamos lá... Acabamos de atingir 80% da meta com os apoios dessa manhã! São mais de 370 apoios (incluindo os anônimos)! Isso dá um quentinho no coração que acalma um pouco o receio de não atingirmos 100% da meta até amanhã â noite...
Então, como ainda temos 20% da meta para arrecadar, continuamos divulgando! Se você já apoiou, tem nossa gratidão e um abração apertado! Se você ainda não apoiou e está aguardando o momento ideal, é hora é AGORA! Se você quiser dar um upgrade na sua recompensa, para pegar mais livros ou arte original, é só adicionar o valor da nova recompensa menos o valor do livro (por exemplo: a recompensa custa R$300, tirando o livro ficaria R$245, feita em apoio "sem recompensa", e avisar a gente).
Lembrando que temos uma meta estendida, não muito ousada, de R$45.000, para incluir um capítulo a mais no livro! Sei que parece um pouco distante agora, mas vai que a gente consegue? Estamos na torcida!
Por fim, além de agradecer a todos que já apoiaram, fica nosso convite para divulgar o projeto para todos que possam se interessar! Seu amigos, colegas, família, contatos... Especialmente o pessoal que não costuma ler HQs, mas pode se apaixonar por nossa história. Terapia é muito especial para nós (autores, leitores, apoiadores) e merece chegar a mais pessoas!
Então, liga a playlist de Blues e vamos juntos bater essa meta!
Grande abraço da equipe,
Mario, Rob e Marina
PS.: Durante a CCXP, rolou uma live do Mario, desenhando uma ilustração inédita de Terapia e comentando o processo e mais: https://youtu.be/BhDHctEHhLw
segunda-feira, 29 de novembro de 2021
CCXP Worlds 2021
Oi, pessoal! Tudo bem por aí?
sexta-feira, 5 de junho de 2020
Novo capítulo de Terapia começa hoje
O Capítulo 4 - Azuis começa com uma metáfora envolvendo cores e uma revelação do Garoto. Eu gosto muito desse capítulo. Ele mexe muito com os valores e certezas do nosso amigo.
Você pode ler o Capítulo 4 e acompanhar a publicação de Terapia no Tapas por este link.
Espero que curtam!
sexta-feira, 3 de abril de 2020
Um ano de canal!
No dia 29 de março de 2019, pouco depois da volta da viagem ao Japão (e pouco antes desse nosso país dar aquela degringolada bizarra), eu postei meu primeiro vídeo oficial pro canal. Já existia um vídeo lá, há muitos anos, com um processo de pintura de uma ilustração de Terapia, mas o canal em si nunca teve atividade além disso.
Com o vídeo de 29 de março, uma apresentação do autor e dos objetivos do canal, foi inaugurado mais um espaço pra me comunicar com vocês e numa plataforma muito mais ampla do que o Blog'n'Roll é (pelo menos, nos últimos anos, os blogs tiveram uma gigantesca queda enquanto Instagram e YouTube cresceram demais). Esse alcance é super importante para mim como AUTOR. Mas não só: como professor, também. Sou um autor, ilustrador, claro, e sempre serei. Mas junto disso também sou um comunicador! Quero levar minhas ideias e colaborar com o meu conhecimento das áreas em que atuo. Quero desmistificar o desenho, ajudar novos artistas e orientar autores e profissionais.
Nesse um ano inteirinho, com cerca de 37 vídeos, comemoro uma vitória pessoal. Adoro fazer vídeos, adoro comunicar, adoro ensinar. E não importa que meu canal cresça de boas, com calma: o conteúdo é honesto, é feito com carinho e vou continuar produzindo. Vamos crescendo com o tempo, da forma que tiver que ser.
Continuo produzindo Quadrinhos e ilustrando, e o último vídeo que publiquei (ontem, um Vlog de Quarentena) tem novidades muito bacanas sobre meus próximos projetos. Corre lá pra ver!
Se você já me acompanha no YouTube, fica o meu grande abraço e agrdecimento pela audiência e confiança. E claro, pelo carinho. O Blog'n'Roll continua no ar, mas os caneias mais indicados pra me acompanhar atualmente são:
YouTube, no canal já mencionado.
Instagram, com posts, stories e lives frequentes.
e n'A Newsletter Homeopática, meu cana do Telegram.
É só clicar aí nos links!
Vamos em frente! Se cuidem, fiquem em casa, protejam quem vocês amam.
terça-feira, 3 de março de 2020
TERAPIA - Save the Date!
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020
Novos Rumos para Terapia
terça-feira, 30 de julho de 2019
EXPOSIÇÃO - Desenho?
A partir de 10 de agosto, você poderá visitar a exposição "Desenho?", no Instituto Pavão Cultural, e ter contato com a obra de diversos artistas que têm no desenho sua maior forma de expressão. Vai ter um pouco de tudo, desde paisagem a nu, ilustração e quadrinhos.
Release logo abaixo.
O desenho como representação pode ser considerado uma das primeiras
manifestações humanas: imaginar, planejar e registrar uma idéia. O desenho
como registro gráfico, é a expressão de algo que nos impressionou, seja esse
algo realidade ou imaginação, o desejo de comunicar essa impressão para além
do próprio gesto ou da comunicação oral.
A evolução do desenho acompanha a evolução humana, de simples registro a
desejo e projeto, a mão humana foi capaz de registrar nossa história ao longo
dos anos, desenhando ferramentas e utensílios que nos trouxeram ao digital.
Mas ainda é no desenho à mão que a expressão é mais autêntica.
Desenho de observação, memórias, registros de viagens, desejos futuros,
projetos! Poucos traços, muitos detalhes, com cor, sem cor. Às vezes por
encomenda, outras, por puro deleite. Lápis, caneta, pincel, cada detalhe
funciona como um diálogo entre a mão e a mente. Cada um desenvolve seu
caminho, seu traço, sua técnica e seu gosto pessoal.
A curadoria procurou abranger diversos temas e técnicas embora sabendo que o
assunto é muito vasto para caber num único espaço. A ideia central é
desmistificar a questão de “saber desenhar”, abrindo perspectivas de
conhecimento e prática através das visitas educativas, vivências e oficinas entre
público, educadores e artistas.
O desenho, por sua simplicidade, faz a aproximação do público com o fazer
artístico, transformando a galeria num espaço essecialmente democrático.
Desenhos originais e reproduções em diversos formatos e suportes estarão à
venda durante a mostra.
segunda-feira, 27 de maio de 2019
Entrevista e mídia - Terapia e CAF
O classudo podcast HQ Sem Roteiro, do PJ Brandão, recebeu a Kellen Bonassoli para a seção "Me indica uma HQ", onde ela falou sobre Terapia.
Você pode ouvir o podcast no Spotify por este LINK, ou acessar o site do HQ sem Roteiro e conhecer mais episódios.
Também saiu uma entrevista que dei para o Cinema e Pipoca, do Éder, falando sobre trabalhos com quadrinhos e algumas novidades que podem vir em breve. Você pode assistir pelo YouTube, mas não deixe de conhecer o site do Cinema e Pipoca AQUI.
Kell e Éder, MUITO OBRIGADO pela força!
quinta-feira, 20 de setembro de 2018
Resenha - Terapia pelo Pinguim Tagarela
Receber resenhas, críticas e opiniões de um trabalho é sempre muito importante para o autor. Seja um trabalho em andamento, já publicado ou mesmo já finalizado, é muito bom saber como a obra foi recebida e interpretada pelos leitores.
Terapia, webcomic premiada que eu, Rob e Marina produzimos por 7 anos, e concluída em 2018, é uma das minhas obras que mais gerou esse tipo de retorno. Seja na opinião sincera dos leitores, na resenha de especialistas, jornalistas ou de outros autores que recebíamos ao longo dos 7 anos, e mesmo agora, com a HQ finalizada, sempre ficamos muito gratos pelo carinho e atenção.
Para os autores, ter esse tipo de retorno é essencial pois nos ajuda a entender o que funcionou e o que não funcionou; como as ideias foram interpretadas a partir do que entregamos e o que poderíamos considerar para o caminho que está à frente.
Essa semana recebemos mais uma resenha de Terapia, dessa vez assinada pela Diovana Cougo de Vargas, do site Pinguim Tagarela! Ficamos muito gratos e gostaríamos de compartilhar com vocês. Então é só clicar no link a seguir para ler. Não deixem de conhecer o trabalho do Pinguim Tagarela, também.
Para ler a resenha do Pinguim Tagarela, clique aqui!
Para ler (ou reler!) Terapia, completa e gratuitamente, clique aqui!
Para comprar o livro Terapia Vol. 1, por enquanto só em lojas virtuais e algumas físicas (eu não tenho mais comigo),então fiz essa busca aqui para vocês.
segunda-feira, 10 de setembro de 2018
Evento - Palestra no "Caminhos da HQ"
quarta-feira, 8 de agosto de 2018
Opinião - Troféu HQMIX 2018
O prêmio (considerado "o Oscar do quadrinho brasileiro", pra facilitar, apesar de eu concordar que esse termo tá bem equivocado, e uso aqui o argumento do HQ sem Roteiro pra defender nosso ponto de vista) chega em 2018 a sua 30ª edição, sempre feito de forma heróica pelos criadores Jal e Gual, mais uma comissão de pessoas incríveis e altruístas com praticamente zero orçamento. O objetivo é que os votantes (que devem ser cadastrados previamente e ter ligação com nosso mercado/meio/cena) votam virtualmente numa lista de finalistas, que é definida por uma comissão avaliadora.
Esse ano continuou com uma inovação importante: é precisa se inscrever para concorrer, e pagar uma taxa (R$ 15 por inscrição, que dá direito a 3 categorias). Isso melhorou muito o processo, ao meu ver. Antes, concorria tudo (sim, absolutamente tudo) que tenha sido lançado no ano em questão. Obviamente, nem tudo chega a todos lugares e nem tudo tem marketing satisfatório, então muita coisa boa de verdade passava batido, enquanto os mesmos títulos e autores eram premiados novamente.
Claro, não sou contra premiar autores e títulos bons de verdade, a questão maior é que, quando tudo concorre, não se tem parâmetro. Com a criação da comissão avaliadora e as inscrições, o processo me parece mais correto e direcionado.
Enfim, o Blog do HQMIX divulgou ontem a cédula para votação (novamente, só para quem se cadastrou pra votar. Se você perdeu a chance esse ano, fique de olho pra poder votar no do ano que vem) e conhecemos quem são os finalistas (ou seja, quem foi selecionado pra cédula depois da avaliação das comissões).
Infelizmente, Monstruário Vol. 1 não é finalista de nenhuma das categorias onde foi inscrito (Desenhista nacional, Roteirista revelação, colorista, publicação de aventura/terror/suspense). É uma pena, pois tínhamos muita confiança no livro. Apesar de certas discrepâncias (todo ano acontecem, é quase tradição...) que eu e muitos outros viram nas cédulas, entendo que essa é a decisão tomada pela comissão e fico feliz por todos que foram indicados. Prometo votar com consciência.
Mas tem boa notícia! Terapia foi indicada, pelo sétimo ano consecutivo, na categoria "Melhor Web Quadrinho"! É uma indicação muito especial pra nós, porque é o último ano em que podemos concorrer. Pelo que sei do prêmio, a webcomic precisa ter sido publicada com regularidade por pelo menos 6 meses naquele ano, e como em 2018 concluímos a HQ em março, é capaz que não concorramos em 2019. Ah, sim, lembrando que levamos o troféu em 2012 e 2014 e somos muito gratos por isso!
Ficam aqui meus parabéns e desejo de boa sorte a todos meus amigos e colegas pelas indicações!
Veja aqui neste link o post do HQMIX com todos os finalistas de todas as categorias!
======
30º TROFÉU HQMIX
Horário: 17 horas
Local: SESC POMPEIA (Comedoria).
Endereço: Rua Clélia, 93 – São Paulo – SP.
segunda-feira, 7 de maio de 2018
Entrevista - Zine Múltiplo
Além disso, você também pode adquirir a versão impressa pelo Clube de Autores. Acesse aqui!
Para conhecer e acompanhar o zine Múltiplo, é só seguir pelo Blog, neste link.
======
Release da publicação:
MÚLTIPLO 18 chegando com uma super entrevista com Mario Cau, a segunda parte da HQ da Agente Laranja e o Caçador do Mal e o Prólogo de Gaia, para Epopeia... e tem muito mais para todos os gostos..
Entrevistado desta edição: Mario Cau (Capa e Contracapa)
Participam da edição: João Carlos Magiero, May Santos, Estevão Moraes, Alanzim Emmanuel, Clodoaldo Cruz, Elenilton Freitas, Eduardo Souza, Serj D'lima Placido, Leonardo Laino, Luiz Iorio, Décio Ramírez, Jhonas Vieira Art, Mauricio Rosélli Augusto, Julio Shimamoto.
quinta-feira, 19 de abril de 2018
Podcast Strippers - O começo e o fim de Terapia
E, para comemorar e relembrar nossa trajetória, o Podcast Strippers, comandado pelo amigo e quadrinista Digo Freitas, lançou um episódio espacial entrevistando a gente, com direito a revelações, curiosidades, desabafos e várias histórias sobre nosso trabalho juntos.
Acesse o site do Strippers, ou busque pelo podcast no iTunes ou no seu agregador de podcasts favorito, e não esqueça de dar uma nota boa pra ele, porque o trabalho que o Digo vem fazendo nas entrevistas é muito bom e merece destaque. Neste link, você acessa a página do Stripper no Facebook. Você pode, inclusive, se tornar um apoiador recorrente do Strippers, descubra como no link abaixo:
É com grande honra que falamos de Terapia para um podcast tão bacana quanto o Strippers, e esperamos que todos curtam! E, para quem não conhecia Terapia ainda, é só acessar nosso site e ler a HQ na íntegra!
quarta-feira, 28 de março de 2018
Terapia - Página final
Terapia, webcomic produzida por mim, Rob Gordon e Marina Kurcis, chegou ao seu final dia 28 de março de 2018, com a página acima. Para ler tudo desde o início, acesse a página da HQ no Petisco, e boa leitura!
sábado, 23 de dezembro de 2017
Troféu Angelo Agostini 2017
A votação é ABERTA a todos, é só acessar o link: http://aqcsp.blogspot.com.br/p/34-trofeu-angelo-agostini-2017.html
Se você achar que meus trabalhos merecem seu voto, fico muito grato e feliz! Você pode votar nas seguintes categorias:
- Melhor lançamento de 2017: MONSTRUÁRIO - Volume 1
- Melhor roteirista: Lucas Oda (Monstruário)
- Melhor desenhista: Mario Cau (Monstruário e Terapia)
- Melhor roteirista: Rob Gordon e Marina Kurcis (Terapia)
- Melhor web quadrinho: Terapia
Lembrando que esse ano foi incrível e tem muitos lançamentos e autores ótimos! Vote em quem vocÊ achar que mais merece. ;)
Abraço e boa sorte a todos!
segunda-feira, 4 de setembro de 2017
Eventos - Agenda setembro 2017
6 de setembro: Começa a publicação do capítulo final de Terapia! Sim, é verdade. Nós já sabíamos disso, e estamos planejando esse final há um bom tempo, para que seja especial e para emocionar a todos os nossos amigos eleitores. Serão páginas quinzenais, começando às 10h do dia 6. Fiquem ligados no site: www.petisco.org/terapia e aproveitem um teaser só pros amigos ;)
14 de setembro: Lançamento e sessão seu autógrafos do livros didático//paradidático "Cris, 30 anos", com os escritores e a equipe artística completa: Eu (ilustração), João Gabriel (cores) e Maria Paula (design e projeto gráfico).
Falei desse livro enquanto relembrava meu começo de carreira AQUI. Esse projeto é muito especial, pois retoma a história da Cris 15 anos depois e mostrando, em diversas visões, como é conviver com a epilepsia. Abaixo, o release do livro e também uma imagem teaser só pra vocês ;)
Vídeo com convite pros eventos da ASPE em setembro
II Fórum Epilepsia na escola e no trabalho
Página da ASPE no Facebook
17 de setembro: Cerimônia do 29º Troféu HQMIX, no SESC Pompeia em São Paulo.
Nesta edição fui indicado na categoria Melhor Colorista e Terapia na categoria Melhor WebQuadrinho. Não ganhamos dessa vez, mas deixo meus parabéns para todos os premiados!
Horário: 18 horas
Local: SESC POMPEIA (Comedoria)
Endereço: Rua Clélia, 93 – São Paulo-SP (Veja como chegar).
quarta-feira, 2 de agosto de 2017
Relembrando o começo - um thread
Estou trabalhando atualmente em um livro ilustrado que é sequência da HQ desenvolvida com a ASPE lá em 2004, com a personagem Cris. Esse projeto foi publicado pela ASPE e era um material institucional e educativo, sobre epilepsia. Foi uma honra participar, e como em todos meus projetos desde o começo da carreira, levei a sério como o profissional que sempre almejei me tornar.
13 anos depois, retomamos a Cris, e o livro deve sair em setembro. Logo postarei novidades disso. Masm por enquanto, fiquem com a recapitulação (thread) que escrevi hoje:
"Revisitando um antigo projeto de HQ (o meu segundo feito de forma profissional, primeiro publicado, de 2004-5).
Geralmente considero minha "estreia" nas HQs pela minha 1ª publicação, na Front, em 2007. Mas a real é q esse projeto foi o 1º de fato. Era um projeto educativo/institucional, mas feito com muito carinho e dedicação. Meu 1º trabalho de HQ/ilustra pago.
Eu já vinha produzindo as HQs de #Pieces desde 2004 e publicando nos sites da época (DevArt, Fotolog, Orkut). Isso faz com que #Pieces já tenha aí seus 13 anos de idade. As 1ª e 2ª edições impressas, porém, saíram em 2009. A 1ª HQ de Pieces impressa estreou na @CafeEspacial #2, de 2008.
Em 2007, eu "estreava" de verdade, no Brasil, na Front 18 - Ódio, com uma HQ escrita pelo hugo. E nos EUA, na Negative Burn 15. Aliás, a HQ que saiu na Negative Burn 15 foi a mesma que saiu na @CafeEspacial 2, no ano seguinte: Pieces - A Chuva Pieces - A Chuva vc encontra pra ler na reedição digital de Pieces 1, no @SocialComicsBR ;) É uma das minhas favoritas até hoje.
Voltando lá atrás, em 2002-3 eu fiz meu primeiro trabalho profissional de verdade de HQ. Era super-heróis, nacional, super bacana. Desenhei as 20 e poucas páginas, fiz o design do vilão, agentes, laboratórios. Meio que deu o tom de quase todo o universo da história. No final esse projeto morreu por, acredito, falta de adesão e resultados da equipe enorme. Mas foi um baita aprendizado.
Um dia, quem sabe, vou republicar esse material pra vcs verem como era. Tenho uns planos aí pra essas HQs antigonas... ;)
Então, minha 1ª HQ profissionalmente foi em 2002. 1ª publicação HQ freela, 04. 1ª autoral 07. Minhas 1ªs HQs independentes, 09. Então, 15 anos de carreira. 13 da criação de Pieces e produzindo sem parar. 8 anos publicando sem pausa aqui e fora. 6 anos de @TerapiaHQ <3 span="">3>
Com o tempo, vieram mais publicações solo, parcerias, coletivos, eventos, freelas, editais, aulas, palestras e até uns prêmios bem legais. Nada mal pra um garoto inseguro e quietinho, mas muito sonhador do interior de SP (eu morava em Pedreira até os 18). Tudo isso, obviamente, não seria possível sem o colossal apoio dos meus pais, o networking ao longo dos anos e a paixão louca por HQs.
Apesar da facilidade hoje pra ser autor de HQ, nd importa se vc não amar de coração a linguagem e estiver disposto a lutar por isso. Não se chega a lugar algum sozinho, mto menos sendo babaca. Mergulhe e acredite. É uma jornada e isso importa mais que o destino final. Agora chega de thread/flood. Tem muita coisa pra desenhar (e roupas pra lavar) hoje! Vamooooo!!!"
segunda-feira, 17 de julho de 2017
Novidades - Troféu HQMIX!
Tenho a honra de estar entre os indicados deste ano, na categoria "Melhor Colorista", pelo meu trabalho em Terapia (o que é curioso, pois sempre fui muito mais um desenhista do que um colorista, mas acredito que meu trabalho em Terapia está entre as melhores coisas que já fiz, com todo o experimentalismo que a história pede), e também com a própria Terapia, na categoria "Melhor Webquadrinho" (categoria esta em que já somos indicados há 5 anos consecutivos, tendo ganho duas vezes). Estou lisonjeado e parabenizo desde já meus amigos e colegas por suas indicações!
A votação, feita apenas por profissionais da área previamente cadastrados, vai até o fim do mês, e a premiação será dia 17 de setembro, no SESC Pompéia. Veja a lista completa de indicados deste ano:
ADAPTAÇÃO PARA OS QUADRINHOS

.jpeg)























