terça-feira, 19 de abril de 2016

Ilustração - Livro - Neuro-o-quê!?

Nos últimos meses estive envolvido na produção de um livro super bacana. É mais um trabalho que faço em parceria com o Li Li Min e o BRAINN. Ilustrei a capa e os capítulos internos do livro, e o projeto gráfico ficou nas competentes mãos da Maria Paula (que já havia trabalhado comigo em outros projetos, incluindo o livro Terapia Vol. I).

Os artigos tratam soibre neurociência, mas com uma linguagem leve, divertida e acessível a todos os públicos. Me apaixonei pelo projeto e gostei muito do resultado. 


Confira abaixo algumas imagens do livro, o release e fotos do lançamento. Para ver algumas das ilustrações que estão no livro, acesse meu portfolio neste link.

(O livro ainda não está à venda, mas assim que tiver informações sobre isso, aviso vocês.)

=======
NEURO-O-QUÊ!? - Neurociência! A ciência e a arte do cérebro
2016. 80 páginas. Miolo PB. Capa colorida.

O conceito do livro é voltado para divulgação científica sobre as neurociências para jovens. Em uma linguagem descolada (ainda é assim que se fala, rsrsrs) , porém sem perder a pegada científica. Para esse desafio foram convidados alunos pesquisadores do Brazilian Institute of Neuroscience and Neurotechnology - Brainn (www.brainn.org.br), um Cepid da FAPESP (http://cepid.fapesp.br/centro/11/), desde alunos de iniciação científica até pós-doutorandos para escreverem 10 capítulos sobre o cérebro.  Entre os capítulos, Alexandre Okano e Eduardo Bodnariuk Fontes abordam o assunto de controle motor, fadiga em esportistas, assunto este citado na conceituada revista Nature !(http://www.nature.com/news/brain-doping-may-improve-athletes-performance-1.19534) sobre o trabalho por eles desenvolvidos.  Vale mencionar que o livro também aborda o assunto de quando o cérebro não vai  bem, como é o caso de epilepsia. Este capítulo foi escrito pela Gabriela Spagnol, que como voluntária da ASPE (Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia  - www.asp ebrasil.org) e da Epibrasil (Federação Brasileira de Epilepsia) faz um apelo ao jovem para combater o preconceito e estigma associado a essa doença neurológica e mais convoca todos no dia 26 de março, Purple Day, a vestir o roxo para conscientização sobre epilepsia (https://youtu.be/T738nw_h_Wg).    

Nós, autores, fantasiamo-nos de heróis para causar e chamar a atenção na expectativa de fazer imersão neste mundo jovem, imaginativo e curioso.  Participam no livro os super-heróis  Luciana Ramalho Pimentel da Silva, Jéssica Elias Vicentini, Alexandre Hideki Okano, Alice Sarantopoulos, Alline Fernanda de Barros Camargo, Brunno Machado de Campos, Eduardo Bodnariuk Fontes, Gabriela Salim Spagnol, Mateus Henrique Nogueira, Nathalia Volpato, Raphael Fernandes Casseb.

A estética do livro e a cuidadosa preparação tem as mãos e a criatividade do quadrinista e ilustrador Mario Cau e da também ilustradora e designer Maria Paula, sob olhar atento na revisão da Sueli Adestro e Carolina Toneloto, ex-alunas do curso de Especialização em Divulgação Científica em Neurociências do Laboratório de Jornalismo - Labjor  da Unicamp.

A orelha é escrita pelo Prof. Carlos Vogt, poeta e coordenador do Labjor da Unicamp e o prefácio é do Prof Roberto Lent, neurocientista, autor do livro Cem Bilhões de Neurônios. 

O livro será lançado durante o III Encontro sobre as Neurociências na Educação 360 graus (http://adciencia.wix.com/neuroedu2016) no dia 8 de abril no anfiteatro 1 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM)  da Unicamp. Como cortesia, os participantes receberam um exemplar do livro com direito a autógrafo.

O III Econtro sobre as Neurociências da Educação 360 graus faz parte do III Brainn Congress (http://brainncongress.wix.com/2016) que acontecerá nos dias 11 a 13 de abril no Anfiteatro 5 da FCM-Unicamp.


Editora ADCiência. Organizador Li Li Min
========





4 comentários:

  1. Aê, Mario! Somos aquilo que nossos cérebros fazem de nós! O livro "Neuro-o-Quê" vai revelar alguns "segredos" sobre este fantástico órgão do corpo, o ilustre cérebro!

    Parabéns a todos os autores e que beleza de ilustrações estão dentro e a capa linda demais de autoria do nosso Mario Cau!

    Ler um livro como este é ficar antenado com o cérebro!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde. Sou Psicóloga aluna da especialização em neuropsicologia aplicada a neurologia infantil Unicamp -2016. Tenho interesse no livro como faço para adquirir?

    ResponderExcluir