terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Lançamentos de NÓS e Pieces 3 na Pandora Escola de Arte!!!

Lançamentos de NÓS e Pieces 3 na Pandora Escola de Arte!!!


2010 foi um ano e tanto! Além de ter participado de vários projetos, entre eles o elogiado e aguardado MSP+50, de ter ido ao Rio para a Comicon, agora é hora de mostrar para Campinas meus novos trabalhos.

E é com muito orgulho que finalmente anunciamos meu lançamento em Campinas! NÓS é um dos meus novos trabalhos e é publicado pela Balão Editorial. Pieces 3 é a nova edição da minha série autoral, lançada de forma independente com o Quarto Mundo. Vamos falar um pouco sobre essas novidades.

NÓS

Essa publicação vai reunir algumas coisas bem legais. É uma história em quadrinhos, uma releitura de “Dream Sequence I”, que saiu na Pieces 2. Essa história foi meu projeto de Laboratório de Desenho na faculdade (equivalente ao TCC), e foi exposto na expo de formandos (ENTRE_linhas, em 2007), no Museu de Arte Contemporânea de Campinas, o MACC. Foi a primeira vez que uma história em quadrinhos foi exposta como Arte num museu daqui.

Essa HQ é sobre sonho, distância, e nome “nós” se refere tanto aos dois (ou seriam três?) personagens, quanto aos laços e fitas que uma das personagens carrega.

Junto com essa HQ, que é uma das minhas melhores experiencias narrativas, temos um relato detalhado de toda a produção desse trabalho, desde os layouts até a impressão e montagem no museu. Tudo ilustrado e explicado. Acho que é bem legal, para o público leitor, e mesmo o não-leitor de HQs, saber como funciona a produção de um trabalho desses, e esse é um dos objetivos da Nós.

E mais uma coisa legal da Nós, é o lançamento em conjunto com um DVD que conterá uma motion comic da mesma história. É, segundo o Paulo Ramos, a primeira motion comic profissional brasileira. Não sei se a informação é 100% correta, mas até onde pesquisamos, ninguém lançou nada assim antes. (ela é como a motion comic de Watchmen, que foi lançada um tempo atrás, e não uma animação)

Quem produziu a motion comic foi o André Pádua do Estudio Animar, daqui de Campinas.

Nós também conta com um prefácio escrito pela Profa. Dra. Sandra Hitner, que é membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte, e que foi minha professora na Unicamp, além de ser uma pessoa incrível, especialíssima para meu crescimento como artista.

PIECES 3

Pieces (“pedaços”, em inglês) chega ao terceiro número, dando continuidade à série lançada em 2009 e indicada ao 22º HQMIX. São 6 histórias em quadrinhos que visitam novamente a temática dos pedaços poéticos da vida cotidiana.

Com histórias que não tem personagens fixos, mas pessoas normais como todos nós, anônimos, mas familiares, variando entre aquelas que passam despercebidas, e outras que nos marcam profundamente.

E as histórias não necessariamente têm um começo ou um fim definidos – ou definitivos – convidando o leitor a uma reflexão sobre o relacionamento entre as pessoas… ou a falta dele.

Nessa terceira edição, Pieces orbita um sentimento poderoso, uma palavra que só existe no idioma Português: a saudade. Seja de algo que já foi, algo que nunca foi, ou ainda algo que poderia ter sido, a saudade deixa sempre a marca agridoce de quem a experimenta.

Essa terceira edição, diferente das anteriores, traz somente Hqs inéditas. Todas produzidas entre 2009 e 2010, trazem um traço mais maduro, narrativas mais elaboradas e roteiros mais fechados. Fechados, mas ainda assim, abertos a interpretações. Esse ´o objetivo de Pieces: fazer o leitor refletir sobre esses pequenos momentos, peças fundamentais de nossa vida. E quem sabe, daí, tirar alguma solução, inspiração ou mesmo, poesia.

O lançamento em Campinas está previsto para o dia 17 de Dezembro. Acontecerá na Pandora Escola de Arte, a partir das 19h. Teremos, além das revistas e da sessão de autógrafos, um bate-papo comigo (Mario Cau), o editor da Balão, Guilherme Kroll, o animador André Pádua, que produziu o DVD com a animação, e Ricardo Quintana, ilustrador-mestre e diretor da Pandora.

A Pandora fica na rua Joaquim Novais, 146, Cambuí • Campinas - SP. CEP: 13015-140.

Contatos: Fone: (19) 3234.4443 e
Email: escola@pandora.art.br



Espero vocês lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário