Mostrando postagens com marcador palestra. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador palestra. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Bienal de Quadrinhos de Curitiba / Feira MUVUCA 2021

A Feira ONLINE vai recriar a atmosfera do nosso principal ponto de encontro, de trocas e de afetos. Realizada ao vivo em ambiente virtual (via plataforma Zoom), a Muvuca será o espaço para o compartilhamento da produção de HQs, lançamentos, performances e vendas. É uma maneira de matar as saudades, né? Todos os participantes podem interagir no ambiente online para trocas de ideias e parcerias, promovendo o mercado editorial e o encontro entre leitores e autores. A Feira acontece nos dias 13, 14, 20 e 21 de novembro. Confira a programação no site: https://bienaldequadrinhos.com.br/online/muvuca/



Eu participo da Feira Muvuca / Bienal de Curitiba no dia 14 de novembro (domingo), das 15h Às 20h. Dentro do Zoom do evento vai ter 18 salas, uma para cada artista. Dentro dela, ficarei o período todo online para conversar com o público e desenhar ao vivo! Os participantes do evento ganharão cupom de desconto na minha loja online e ainda podem conhecer mais sobre meu projeto atual, Terapia Vol.2!


Inscreva-se para participar: https://zoom.us/meeting/register/tJ0kcuCurjgoGtYK5v7_OcpwsoYAiJF1isEZ








terça-feira, 30 de julho de 2019

EXPOSIÇÃO - Desenho?

Que tal ficar frente a frente com páginas originais de Terapia, e de vários outros artistas?

A partir de 10 de agosto, você poderá visitar a exposição "Desenho?", no Instituto Pavão Cultural, e ter contato com a obra de diversos artistas que têm no desenho sua maior forma de expressão. Vai ter um pouco de tudo, desde paisagem a nu, ilustração e quadrinhos.

No meu caso, vocês vão poder ver vários originais de Terapia, de páginas do começo ao final da webcomic e em diversos estilos, e alguns sketchbooks bem legais na íntegra. Não obstante, a galeria também terá meus livros e prints à venda.

Além de mim, também participa da exposição, no eixo Quadrinhos, a Didi Mamushka. Querida amiga e autora de "Alice falava outra língua", "A princesa passarinho", "Enxerto" e tantos outros. Nós vamos participar com originais de nossos trabalhos.

Anotem na agenda e se programem pra ir visitar! A exposição fica em cartaz do dia 10 de agosto a 5 de outubro, e no meio disso várias atividades serão oferecidas ao público.A galeria é muito bacana, tem uma programação excelente ao longo do ano todo, com música ao vivo, oficinas, palestras e mais. Existem planos para sessões de modelo vivo dirante a exposição "Desenho?", então fiquem ligados. 

Eu e a Didi vamos fazer uma roda de conversa sobre nossa trajetória como autores de Quadrinhos e falaremos também sobre a cena e as possibilidades narrativas. Pra quem curte quadrinhos de qualquer estilo ou temática, como autor ou leitor, será bem proveitoso! Eu também farei uma palestra sobre a criação de uma HQ, processos criativos e editoriais, poéticas e possibilidades narrativas. Vai ser bem legal, também. Assim que definirmos as datas, eu aviso aqui e nas minhas redes sociais.

Release logo abaixo.


EndereçoRua Maria Tereza Dias da Silva, 708 
Barão Geraldo, Campinas - SP, 13083-820Telefone(19) 3397-0040

Release:
DESENHO ?
O desenho como representação pode ser considerado uma das primeiras
manifestações humanas: imaginar, planejar e registrar uma idéia. O desenho
como registro gráfico, é a expressão de algo que nos impressionou, seja esse
algo realidade ou imaginação, o desejo de comunicar essa impressão para além
do próprio gesto ou da comunicação oral.
A evolução do desenho acompanha a evolução humana, de simples registro a
desejo e projeto, a mão humana foi capaz de registrar nossa história ao longo
dos anos, desenhando ferramentas e utensílios que nos trouxeram ao digital.
Mas ainda é no desenho à mão que a expressão é mais autêntica.
Desenho de observação, memórias, registros de viagens, desejos futuros,
projetos! Poucos traços, muitos detalhes, com cor, sem cor. Às vezes por
encomenda, outras, por puro deleite. Lápis, caneta, pincel, cada detalhe
funciona como um diálogo entre a mão e a mente. Cada um desenvolve seu
caminho, seu traço, sua técnica e seu gosto pessoal.
A curadoria procurou abranger diversos temas e técnicas embora sabendo que o
assunto é muito vasto para caber num único espaço. A ideia central é
desmistificar a questão de “saber desenhar”, abrindo perspectivas de
conhecimento e prática através das visitas educativas, vivências e oficinas entre
público, educadores e artistas.
O desenho, por sua simplicidade, faz a aproximação do público com o fazer
artístico, transformando a galeria num espaço essecialmente democrático.
Desenhos originais e reproduções em diversos formatos e suportes estarão à
venda durante a mostra.

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Evento - Domingo em Quadrinhos no SESC Paulista

No próximo domingo, 21 de julho, estarei no SESC Paulista para um evento muito bacana.

Domingo em Quadrinhos reúne alguns autores numa feira de publicações autorais (com meus livros e prints) e mais um bate-papo com Bianca Pinheiro e Guilherme Petreca sobre Quadrinhos infanto-juvenis, com mediação do Douglas, da Ugra.

Entrada é gratuita! Não perca.
14:00 - 18:00
Feira de publicações na sacada da biblioteca

16:00 - 17:00
Bate-papo com os autores no lounge da biblioteca




Release:
Domingo em Quadrinhos é um projeto que visa aproximar o público dos artistas e levar para a biblioteca do Sesc Avenida Paulista a vibrante e diversificada produção das Histórias em Quadrinhos brasileiras.
Aproveitando o mês de férias, a segunda edição do evento contará com a presença de dois quadrinistas que desenvolvem ou já desenvolveram trabalhos voltados para o público infanto-juvenil: Guilherme Petreca, autor de Ye e Superpunk, e Bianca Pinheiro, autora de Bear e de dois volumes da coleção Graphic MSP: "Mônica: Força" e "Mônica: Tesouros". A mediação da conversa será feita por Douglas Utescher, sócio da livraria e editora Ugra Press.
Na ocasião, haverá também uma pequena feira de quadrinhos e publicações independentes.

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Evento - Caixa Aberta 2019

Está chegando a 7ª edição do evento mais bacana da Pandora Escola de Arte! O Caixa Aberta acontece nos dias 25 e 26 de maio, com muitas atrações. Veja mais informações:



O Caixa Aberta Pandora é um evento artístico cultural que engloba uma mostra de profissões relacionadas às Artes Visuais, exposições, oficinas, livepaintings, palestras, feira de arte, estandes de materiais artísticos a preços promocionais e sorteio de brindes.

O objetivo do evento é apresentar as diversas aplicações das artes visuais no mercado profissional, e para isso, contamos com a presença dos respectivos profissionais de cada área para contar sobre experiências e trajetórias, tirar as dúvidas do público, expor, divulgar e comercializar suas produções.

A programação está bem bacana. Vou participar do evento nos dois dias inteiros, mas além disso, no sábado farei uma avaliação de portfólios com o Leopoldo Anjo e darei uma palestra no domingo sobre Gerenciamento de projetos: controlando o caos criativo! Abaixo, tem toda a programação (que você pode ver com mais informações no site da Pandora):






Confira o evento no Facebook, confirme sua presença e compartilhe com os amigos!

Veja como foi o evento de 2018, pra já ir se preparando!

segunda-feira, 25 de março de 2019

Eventos - InterFaces 2019

Oi, pessoal! Está chegando o InterFaces, evento realizado pela PUC Campinas e aberto ao público, com foco na produção visual voltada ao mercado de trabalho.  Nesta edição, darei uma palestra sobre a experiência de trabalhar com quadrinhos passeando entre os meios analógicos e digitais.

Minha palestra, "A fronteira entre o analógico e o digital na produção de Quadrinhos" acontece na quarta-feira, dia 10/4, às 14h, no H3-Lab4. Assim como em todas as outras atividades, é preciso garantir sua vaga na inscrição online (link abaixo). As inscrições já estão abertas!

Confira a programação abaixo, e inscreva-se para as atividades neste link.





quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Como nasce um livro? - Palestra

Neste sábado, 24/11, componho a mesa "Como nasce um livro", na 2a. Jornada Literária de Campinas



Para acompanhar o evento e ver a agenda das outras mesas e oficinas, acompanhe no Facebook por este link.


Minha mesa vai ser às 16h, na Casa de Vidro
Avenida Heitor Penteado, 2145. Lago do Café. Campinas - SP


segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Evento - Palestra no "Caminhos da HQ"

Além da minha participação nos dias 15 e 16 de setembro, nas mesas da Banca de Quadrinistas do Itaú Cultural, também sou palestrante convidado do Caminhos da HQ! Vou palestrar sobre possibilidades de narrativa e como construir formas mais interessantes de se contar uma história em quadrinhos. Vou usar bastante da experiência de Terapia e dar exemplos interessantes de outras HQs e autores. 

====


Quadrinhos Fora da Caixa – como Usar Arte a Favor da Narrativa
com Mario Cau
A linguagem dos quadrinhos, as possibilidades de contar uma história nesse formato e a construção de uma voz própria do autor. Mario Cau apresenta exemplos não usuais para a composição de páginas, simbologia e metáforas aplicadas a arte e texto.

Mario Cau  é quadrinista e ilustrador. Iniciou a carreira em 2004 e participou de diversos títulos no Brasil e no exterior. Autor da série Pieces, com nova edição em 2016, e da graphic novel Morphine. Neste ano está editando e ilustrando o livro de memórias de sua avó: Paschoa – Memórias de Minha Infância. Vencedor dos prêmios Jabuti, HQMIX e Angelo Agostini, também é professor na Pandora Escola de Arte.

Sexta, 14 de setembro de 2018 às 19h, no Itaú Cultural



segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Evento - Bienal de Quadrinhos de Curitiba

Está chegando mais um dos grandes eventos de quadrinhos! Dessa vez, vamos ocupar Curitiba na Bienal de Quadrinhos! 


Eu, Lucas Oda e Cadu Simões estaremos na Mesa 109 do Artist Alley. Teremos nossos livros e prints!

No dia 9, às 14h, eu e Lucas vamos palestrar no Palco Ocupa do evento, sobre a construção do universo ficcional de Monstruário. E, quem sabe, soltar algumas novidades sobre o segundo volume, que sai em dezembro! ;)

Vai rolar o lançamento do novo Álbum do Gralha, meu super-heróis nacional favorito. E dessa vez, a coisa é muito mais especial: desenhei uma das HQs do livro, com roteiro do brother Leonardo Melo. Veja abaixo uma amostra! Foi legal demais desenhar o Gralha, e é uma das poucas vezes que vocês conseguirão ver uma HQ minha de super-heróis. Eu gosto muito do tema, mas não é meu foco. Eu gostaria de fazer mais, quem sabe no futuro... Por enquanto, o Gralha é o que há!




Falando em Monstruário, a Marsupial Editora estará na Bienal também, com todo seu acervo e dois grandes lançamentos: "O santo sangue", de Laudo Ferreira e Marcel Bartholo; e "O vazio que nos completa", de Sergio Chaves e Allan Ledo. 

Museu Municipal de arte MuMA – Portão Cultural
De 6 a 9 de setembro, das 11h às 21h todos os dias!
Av. Rep. Argentina, 3.432 
Portão, Curitiba - PR, 80610-260

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Evento - Banca de Quadrinistas - Itaú Cultural

Está chegando mais um evento bacana de Quadrinhos em São Paulo: a Banca de Quadrinistas, organizada pelo Itaú Cultural, que chega a sua terceira edição. Em 2016 participei com vários autores da primeira edição, e agora retorno como convidado do evento. É uma honra participar do evento, e vou palestrar e ter mesa no artist alley do evento.



No site do Itaú Cultural, onde me apresentam como convidado, tem uma pequena entrevista sobre minhas HQs e duas HQs da série Pieces (ambas do último livro, "Pieces - Partes do Todo") para leitura gratuita. Clique aqui para ler.

A palestra do dia 14 será gratuita e tem como tema central a composição de páginas e narrativa, ficando em Terapia e mostrando como podemos elaborar coisas fora da caixa. Nos dias 15 e 16, teremos a Banca em si, um pequeno Artist Alley com alguns artistas bem legais. Estarei com mesa lá nos dois dias.

Além de mim, também são convidados do evento nos dias 15 e 16: Laura Athayde, Lino Alves Arruda, LoveLove6, Marcelo Saravá e Mario Cau; nos dias 22 e 23: Clara Gomes, Fernanda Nia, Mika Takahashi, Sirlene Barbosa e João Pinheiros e Vitralizado.

Abaixo, o elenco das mesas, autores presentes em cada dia do evento:
sábado 15 de setembro de 2018
Camilo Solano
Coletivo Harogen
Duaik Entretenimento
Editora Veneta
Gilmar Machado
Guilherme Wanke
Juliana Loiola de Paula
Mariana Sales
PB Editorial
Talessa Kuguimiya


domingo 16 de setembro de 2018
Annima de Mattos
Coletivo Topera
Dudu Torres
Gleisson José dos Santos Cipriano
Kellen Carvalho/Velha Cosmopalito
Paloma Barbosa dos Santos/Partes
Robson Cavalcante
Sam Hart
Zarabatana Books


sábado 22 de setembro de 2018
Caio Zero
Cris Eiko e Paulo Crumbim
Danielle Pioli
Editora Beleléu
Felipe Parucci
Kris Zullo
Rafael Diego Mendes Louzada
Revista Refluxo
Rodrigo Okuyama


domingo 23 de setembro de 2018
Blue Heart
Cinthia Saty e Verônica Berta
Coletivo JaPow
Denis Mello
Douglas de O Lira
Editora Lote 42
Jéssica Groke
Pedro Vó
Vitor Inoue


Lembrando que a Banca é um evento gratuito, que acontece na sede do Itaú Cultural, na Avenida Paulista, 149, São Paulo - SP.

Para acompanhar minha agenda de eventos, clique aqui.

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Eventos - MegaCAF 2018

E tem eventos chegando! 

Atualizando minha agenda: 19 de agosto (este domingo!) Tem o Mega CAF em Campinas! A edição gigante do Campinas Anime Fest está com uma progamação muito boa esse ano.

No MegaCAF vou novamente ser o apresentador do Palco Comics, onde teremos bate-papos com gente bacaníssima do mundo das HQs. A saber: Beatriz Linhares Caio Yo Vitor Cafaggi Luís Felipe GarrochoPaulo Crumbim Cristina Eiko Eric Peleias Digo Freitas Luis Henrique Luke Ross e mais!

Além disso, um Artist Alley imenso, com grandes nomes e novos artistas da região (alguns, inclusive, meus alunos e ex-alunos, baita orgulho). Terei mesa, também, com a Monica cobrindo enquanto eu estou no palco. 


Nos vemos lá!

Veja a página do evento:
https://www.facebook.com/events/1980601258935709/

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Palestra - ProAC: tire sua ideia do papel!

Oi, pessoal! Tudo bem?

Você já pensou se aquela sua ideia de HQ, livro ilustrado, ou até mesmo exposição tivesse uma verba de financiamento que proporcionasse uma produção de alto nível? Seria massa, né? Pois então, o Brasil é cheio de editais culturais e artísticos, sejam do governo ou de entidades privadas. O objetivo deles é fomentar a produção artística e cultural dos artistas brazucas, pois todos sabemos (e sabemos bem) que uma das coisas mais complicadas para conseguir viabilizar nossas ideias é grana. Sim, dinheiro é complicado. De onde tirar? E, tendo ele, como melhor empregá-lo?



Um dos editais mais bacanas é o ProAC, Programa de Ação Cultural, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Eles vêm há mais de 10 anos incentivando a produção artística, especialmente voltada para os autores mais jovens e independentes, em várias áreas. Uma delas é a de Histórias em Quadrinhos. A mesma na qual fui contemplado em 2012 com Dom Casmurro e em 2016 com Monstruário. E digo sem medo que, sem esse edital, os livros iam sair de alguma forma mas levando muito mais tempo e com menos recursos pra bancar a empreitada.



Enfim, o que acontece é que o ProAC abre inscrições todo ano, por volta de junho ou julho (estão aberta agora, até dia 5 de julho), e muitos alunos e leitores, além de colegas autores, me perguntam sobre o edital pois têm muitas dúvidas e inseguranças. Por isso, eu e a Pandora vamos fazer um bate-papo sobre o edital, para tira todas as dúvidas. Vai ser na próxima segunda, dia 18, das 19h às 21h. A entrada é gratuita, mas eu recomendo entrar em contato pra reservar uma vaga (www.escolapandora.com.br).




Na palestra vamos analisar pontos importantes do edital, destrinchar o regulamento e vou mostrar um pouco do meu processo de produção do Monstruário, mais focado na parte de gerência do projeto e finanças do que na produção da HQ de fato.

Recomendamos ler o edital completo antes da palestra. E, mesmo que você não possa ver apalestra, segue o link para ler mesmo assim. A maioria das respostas pras suas dúvidas estará lá de qualquer forma.

PS: Pode ser que consigamos colocar a palestra no YouTube, aí divulgo aqui e nas minhas redes.

sexta-feira, 23 de março de 2018

Evento - Monstruário no Colégio Rio Branco

No último dia 6, eu e o Lucas Oda estivemos no Colégio Rio Branco, em Campinas, para conversar com os alunos sobre a produção e os conceitos de Monstruário. 

Foi uma conversa muito bacana! Falei bastante sobre meu processo criativo, das planilhas e disciplina ao casamento da cor com o traço, até o projeto gráfico final. Lucas falou sobre o universo ficcional, a construção dos personagens, ambientes e, claro, dos monstros. Os alunos fizeram várias perguntas, o que é sempre bom pra desmistificar essa coisa do "autor inatingível", hehe. 

Fica aqui meu agradecimento pelo convite do colégio, pela recepção amigável e pela presença e interesse dos alunos. 

O Blog do Colégio publicou uma matéria com depoimentos dos autores e mais algumas fotos (de onde tirei as fotos deste post). Leia aqui neste link.










Para adquirir um exemplar de Monstruário, você pode acessar minha Loja Online, a loja da Marsupial ou até pela Amazon!

terça-feira, 20 de março de 2018

Evento - Encontro com o Autor em Campinas

Hoje participei do projeto "Encontro com o Autor" no Colégio São José, em Campinas. Conversei com os alunos sobre meu trabalho com HQs, a relação com música e especialmente sobre o livro Feitiço da Vila, onde adaptamos músicas de Noel Rosa. Os alunos fizeram uma exposição com seus desenhos adaptando uma das músicas do Noel, adorei ver suas interpretações!

Foi ótimo! Estou muito feliz com a participação dos alunos (viram como vocês tinham perguntas? Hehe), com a dedicação e carinho da equipe, professores, funcionários, bibliotecária, coordenador... Obrigado de coração pelo carinho!

Além disso, autografei uma pilha deliciosa de livros, doei meus trabalhos pra biblioteca da escola, fiz uma arte especial para eles (conhecimento é poder!) e ainda ganhei um monte de presentes, dos quais os mais especiais foram, sem dúvida, o cartão cheio de carinho, o desenho feito pelos alunos comigo na fachada da escola e o bilhete inspirado do Gabriel Oller falando do quanto gostou do livro.

Gosto demais de conversar com leitores e essas experiências em sala de aula são muito poderosas. Mais uma vez, obrigado a todos pelo carinho! Espero voltar em breve!





segunda-feira, 19 de março de 2018

Evento - Palestra na Unicamp


Essa semana tem o evento Avesso do Avesso no IEL da Unicamp!
Eu, Lucas Oda (roteirista de Monstruário) e Beatriz Linhares (aka Didi Mamushka, autora de Enxerto, Princesa Passarinho, A Semente Rebelde, entre outros) estaremos numa conversa sobre como é trabalhar com Quadrinhos.
Será na quarta-feira, dia 22 de março, às 17h30. Vamos fazer uma mini-sessão de autógrafo com venda dos nossos livros logo após.
Não precisa de inscrição.
Espero vê-los por lá! Ajudem a divulgar!



Release do evento: [2ª edição - Avesso do Avesso: as faces inexploradas dos estudos literários]

se 1 é bom, 2 é bom demais

VEM AÍ A SEGUNDA EDIÇÃO

Avesso do Avesso 2, minha gente!

Pra quem gostou tanto do primeiro que sonhou com um segundo.
E pra quem não pôde curtir o primeiro, mas também sonhou com um segundo. A chance é agora!

O que teremos: roteiro para jogos, desenvolvimento de personagens (escrita criativa), publicação editorial, HQ's, conservação e restauração, e Literatura em mídias digitais.

As atividades estão repletas de profissionais competentes e incríveis.
Vale ressaltar, as mesas de discussão são formadas por alunos(as) e ex alunos(as) do IEL e do IA, convidados especiais para compartilhar experiência conosco.

A programação completa vocês encontram nas imagens.

Inscrições através do forms: https://goo.gl/forms/DdDnkqnZhD3FLKOi2

Qualquer dúvida, nos procurem!

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

MONSTRUÁRIO - Palestras e eventos

Em 30 de janeiro comemoramos o Dia do Quadrinho Nacional, uma homenagem às HQs brasileiras e nossa luta como autores para manter a chama acesa. Nesta época, também, teremos dois eventos onde o meu novo livro, Monstruário, terá destaque:


30 de janeiro - 19h - Pandora Escola de Artes
Eu, Lucas Oda, Maria Paula e Danilo Freitas vamos apresentar a jornada da criação e produção do livro! Desde a concepção original, passando pelo design e narrativa, cores e projeto gráfico.

A palestra é gratuita e não precisa de inscrição, mas aviso para chegar cedo se quiser um lugar bacana: a sala não é gigante e muita gente vai comparecer!

Ao final da palestra, teremos venda e sessão de autógrafo do livro.

Para mais informações: (19) 3234-4443
www.escolapandora,com.br

Confirme presença, divulgue, compartilhe o evento AQUI!



3 de fevereiro - A partir das 11h - Biblioteca Municipal de Campinas 
5º Dia do Quadrinho Nacional na Gibiteca

O evento, que começa Às 11h e continua o dia todo, tem exposições, debates e feira de quadrinhos com a presença de diversos autores de Campinas e região. É uma chance incrível de conhecer mais quem produz e quem lê HQs na nossa cidade.

Novamente, eu, Lucas Oda, Maria Paula e Danilo Freitas, mediados pelo grande Delfin (editor do Terra Zero e designer), vamos falar sobre a conceitualização de Monstruário na palestra "Qual é o seu monstro? A construção do medo em Monstruário".

A palestra está marcada para começar 17h, o evento tem entrada gratuita e não precisa de inscrição.

Durante o dia, estaremos na feira com nossos livros à venda!

Veja mais sobre o evento AQUI.

Acompanhe o evento e confirme presença, ajude a divulgar e saiba das novidades AQUI.



segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Eventos - 10 anos do Quarto Mundo

A grande festa para celebrarmos os 10 anos do Quarto Mundo está chegando!

Veja abaixo a programação, clique neste link pra ver a página do evento:










- Dia 28 de Outubro, 10 às 23hs.
- Endereço: HQ em FOCO - Rua Coelho Barradas, 153, Vila Prudente (próximo ao metrô Vila Prudente).
- Entrada gratuita.
(11) 2157-3352 / (11) 9-8234-4392

Em 2007, um grupo de quadrinistas independentes se reuniu para formar o QUARTO MUNDO, que se tornaria o maior coletivo da história dos quadrinhos no Brasil.
Apesar do grupo ter acabado, não poderíamos deixar passar essa data tão especial. DEZ ANOS!

Então vamos comemorar do jeito que o Quarto Mundo merece:

- Debates com grandes nomes dos Quadrinhos Brasileiros.
- Feira de Quadrinhos Independentes com ex-integrantes do Coletivo e convidados.
- Exposições.
- Foodtrucks e muito mais!!!

DEBATES:
- 10:30 às 11:30: SE AVENTURANDO NOS QUADRINHOS
Autores/Editores de publicações do Quarto Mundo discutindo sobre como foi produzir HQs de Aventura, Terror, Ficção Científica e Fantasia, criando mundos fantásticos para publicações independentes.
Mediação: Raphael Fernandes.
Participantes: Alex Mir (Tempestade Cerebral), Ana Recalde (Patre Primordium), Hugo Nanni (Clube da Voadora), Leonardo Melo (Quadrinhópole).

- 13:30 às 14:30: SÓ ESCREVEMOS
Como o Quarto Mundo ajudou a formar uma nova geração de roteiristas, incluindo a coincidência do primeiro HQMIX de Roteirista Revelação ter sido no ano do surgimento do Coletivo.
Mediação: Hector Lima.
Participantes: Ana Recalde, Cadu Simões, Daniel Esteves, Leonardo Melo, Marcelo Saravá.

- 14:45 às 15:45: COLETANDO AUTORES
Revistas Mix formaram pequenos grupos que depois vieram a se juntar para formar o Quarto Mundo. Disso, outras tantas revistas floresceram com coletâneas de artistas do Brasil todo, incluindo até projetos especiais do grupo.
Mediação: Gual.
Participantes: Will (Subterrâneo), Edu Mendes (Garagem Hermética/Jam), Paulo Kielwagen (Menino Caranguejo), Sergio Chaves (Café Espacial).

- 16 às 17hs: COTIDIANO EM QUADRINHOS
Influenciados pelo que ocorria nos quadrinhos independentes naquele momento, autores do grupo investiram em histórias sobre pessoas comuns, em lugares reais. Fizeram parte desse movimento diversas revistas e histórias, ajudando a expandir os limites temáticos das HQs brasileiras.
Mediação: Fábio Moon e Gabriel Bá.
Participantes: Daniel Esteves (Nanquim Descartável), Mario Cau (Pieces), Mário César (Entrequadros), Brão Barbosa (Jesus Rocks).

- 17:30 às 18:30: PANORAMA DAS HQs BRASILEIRAS INDEPENDENTES
Dos Zines a evolução gráfica para as Revistas Independentes, chegando aos livros premiados, como os artistas presentes no Quarto Mundo contribuíram para a evolução das publicações em estética, gêneros e formatos.
Mediação: Marcatti.
Participantes: Will, Cadu Simões, Cau, Laudo.

- 19 as 20:30: INDEPENDENTE DE TUDO, AQUI ESTAMOS!
O Quarto Mundo viajou, participou de eventos, deu palestras, oficinas, abriu espaço para os autores, ajudou a fomentar público e novos autores, ganhou premiações e formou um elo eterno entre diversos autores que conviveram durante aquele momento. Do surgimento do Quarto Mundo até o seu fim, foi inegável a sua contribuição para o mercado de quadrinhos nacional. Causos, curiosidades e um retrospecto da história do coletivo, com todos os seus integrantes presentes.
Participantes: Todos os ex-membros do coletivo presentes.