terça-feira, 1 de novembro de 2011
FIQ - Pôsteres e lançamentos!
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
I Festival Anual de Quadrinhos da Bahia - Programação final
Oi, pessoal!
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
I Festival Anual de Quadrinhos da Bahia!

A capital baiana sediará o I Festival Anual de Quadrinhos (FAQ), entre os dias 06 e 09 de outubro, no Salvador Shopping. O evento é o primeiro, na Bahia, voltado exclusivamente para os quadrinhos, e contará com a ilustre presença do cartunista Maurício de Sousa, além do desenhista Luis Augusto, criador do Fala Menino!.
Promovido pela Multi Planejamento Cultural e pela Fala Menino Produções, o I Festival Anual de Quadrinhos pretende entrar para o calendário cultural da cidade, tendo como objetivo difundir os quadrinhos nacionais, em especial a produção baiana e brasileira, promovendo o intercâmbio cultural entre autores, artistas e o público. Na programação (confira abaixo), estão previstas diversas atividades, como bate-papos, exposições, oficinas, espaço infantil, show e lançamento de livros.
Além do Festival, as duas produtoras também estão à frente do I Salão de Humor da Bahia, que recebeu inscrições de 141 obras entre tiras, cartuns e charges de artistas de todo o Brasil. Dentre as obras inscritas, 45 estão concorrendo aos prêmios do júri do Salão.
As obras já estão expostas na galeria virtual do site www.quadrinhosbahia.com e podem, inclusive, ser votadas pelos internautas. A partir de 22 de Setembro a exposição será montada em frente a Livraria Cultura, no Salvador Shopping. Os vencedores serão anunciados e premiados durante a abertura do Festival.
Confira abaixo a programação completa do I Festival Anual de Quadrinhos.
22 de setembro a 09 de outubro (9h às 21h)
Exposição do Salão de Humor
Local: Shopping Salvador
01 a 30 de outubro (9h às 17h)
Exposição Quadrinhos e Diferenças
Local: Livraria Cultura
06 de outubro (19h30 às 22h30)
Abertura do FAQ
Maurício de Souza e Luis Augusto
Local: Livraria Cultura (Teatro Eva Herz)
07 a 09 de outubro (9h às 17h)
Feira de Quadrinhos
Local: RV Cultura e Arte
07 de outubro (09h às 10h30)
Homenagem a Mauricio de Souza
Local: Câmara de Vereadores
07 de outubro (14h às 17h)
Oficina de “Quadrinhos Mudos”
Gustavo Duarte
Local: RV Cultura e Arte
07 de outubro (14h30 às 16h30)
Bate-Papo: Mercado de Quadrinhos na Bahia: como anda e como entrar!
Luis Augusto, Antonio Cedraz e Flavio Luiz
Local: Livraria Cultura (Teatro Eva Herz)
07 de outubro (17h às 19h30)
Bate-Papo: Quadrinhos Biográficos
Caeto, Toni Rodrigues e Laudo Ferreira
Local: RV Cultura e Arte
07 de outubro (20h)
Lançamento de Livro
Memória de Elefante (Caeto) e Clube da Esquina (Laudo Ferreira)
Local: Livraria Cultura (Teatro Eva Herz)
07 de outubro (20h30)
Lançamento de Livro
Gustavo Duarte
Local: RV Cultura e Arte
08 a 09 de outubro (9h às 17h)
Espaço infantil
Local: Livraria Cultura
08 de outubro (09h às 12h)
Oficina de Mangá
Shirubana e Soni
Local: RV Cultura e Arte
08 de outubro (14h às 17h)
Oficina de Quadrinhos Biográficos / Construção de narrativas
Caeto
Local: RV Cultura e Arte
08 de outubro (14h às 15h30)
Bate-Papo: Quadrinhos em Outras Mídias
Luis Augusto, Luis Adolfo de Andrade e Mario Cau
Local: Livraria Cultura (Teatro Eva Herz)
08 de outubro (15h30 às 17h)
Bate-Papo: Humor em seus diversos formatos
André Dahmer, Will Leite e Mineu
Local: Livraria Cultura (Teatro Eva Herz)
08 de outubro (19h)
Lançamento de Livro
O livro Negro (Andre Dahmer)
Local: Livraria Cultura
08 de outubro (20h)
Lançamento de Livro
MSP 50 Lançamento (Sidney Gusman), Fala Menino! As Tiras em Quadrinhos e Igual a Tudo na Vida (Luis Augusto)
Local: Livraria Cultura (Teatro Eva Herz)
09 de outubro (15h30 às 17h)
Bate-Papo: Artista Jovem de Quadrinhos
Rafael Grampá, Bruno Aziz e Pedro Franz
Local: Livraria Cultura (Teatro Eva Herz)
09 de outubro (20h)
Show
Local: Livraria Cultura (Teatro Eva Herz)
terça-feira, 28 de junho de 2011
HQMIX 2010 - A Votação!

Olá, pessoal!
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Dois Nós
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Pré-indicado ao HQMIX, de novo!
quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011
NÓS - Melhor HQ de Romance
Minha HQ NÓS, publicada pela Balão Editorial, ganhou como Melhor HQ de Romance! Fiquei muito feliz pelo resultado, obrigado de coração a todos que votaram!
Veja aqui os resultados completos!
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
NÓS 1.0

Para quem leu a NÓS, sabe que ela nasceu como uma releitura da HQ "Dream Sequence I", que está na Pieces 2 também. A ideia migrou para a Front, depois para as paredes do MACC, na exposição de formandos.
Agora, você pode conferir com mais detalhe essa primeira versão, acessando esse link para o site da Balão!
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
NÓS em Valinhos

Essa sessão de autórafos da NÓS é parte de uma parceria do Shopping Valinhos com a Pandora Escola de Arte! Veja a programação a seguir, retirada do site do shopping!
* Parceria com Pandora Escola de Arte
Do dia 08 a 30 de janeiro teremos uma exposição dos trabalhos de professores e alunos no piso 1:
- 14/01/2011 (sex) - 14h as 18h - Oficina de Desenho para Crianças (7 a 11 anos)
- 14/01/2011 (sex) - 18h as 20h - Lançamento da Revista NÓS de Mário Cau – Bate-papo e noite de autógrafos - junto com a Livraria Laselva
- 15/01/2011 (sáb) - 15h as 20h - Oficina de Mangá, quadrinho.
- 16/01/2011 (dom) - 14h as 18h – Sessão de caricaturas ao vivo. Os caricaturistas da Pandora ficarão fazendo a caricatura dos clientes, que poderão levar embora as caricaturas.
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
Entrevistas em Video
Nesse primeiro post de 2011 (aeee!), trago dois vídeos com depoimentos meus sobre meu trabalho.
O primeiro, gravado na Rio Comicon de novembro de 2010, foi feito pelo pessoal da Cultura da Ação, e ficou muito bom (divirta-se comigo descabelado)! Não deixem de ver os outros vídeos deles, pois eles entrevistaram quase todo mundo lá na Comicon!
O segundo, gravado na livraria HQMIX, em São Paulo, no lançamento da NÓS. Gravado pelo Roberval, da GraffiTV, que está começando mas promete trazer muitos depoimentos bacanas dos artistas de quadrinhos brasileiros.
.
Eu gosto de camisa xadrez
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Troféu Angelo Agostini
Aqui, o link da postagem no blo da AQC.
Link para a cédula de votação aqui e a mesma por extenso abaixo.
CÉDULA VOTAÇÃO PARA O 27º PRÊMIO ANGELO AGOSTINI
AQC-ESP
MELHOR DESENHISTA DE 2010 _____________________________________________________
_____________________________________________________
MELHOR ROTEIRISTA DE 2010 ______________________________________________________
______________________________________________________
MELHOR LANÇAMENTO DE 2010 ______________________________________________________
______________________________________________________
MELHOR LANÇAMENTO INDEPENDENTE DE 2010
_______________________________________________________
__________________________________
MELHOR FANZINE DE 2010 ________________________
______________________________________________________
PRÊMIO JAYME CORTEZ _______________________________________________________
_______________________________________________________
MELHOR CARTUNISTA DE 2010 ________________________________________
________________________________________________________
MESTRES DO QUADRINHO NACIONAL
_________________________________________________________
_________________________________________________________
_________________________________________________________
__________________________________________________________
Se você preferir não imprimir nemn mandar pelo correio, pode baixar a cédula AQUI em formato .doc, e enviar pelo email: premioangeloagostini@gmail.com
Bom, eu não vou ficar fazendo campanhas nem pedindo votos todo dia.
Agradeço de coração, porém, se você for votar e decidir dar seu voto a mim ou a algum dos meus trabalhos. Lembrando, você pode votar em mim nas categorias DESENHISTA (e ROTEIRISTA também, afinal eu escrevo a Pieces), LANÇAMENTO (com NÓS - Dream Sequence Revisited, da Balão Editorial), e LANÇAMENTO INDEPENDENTE (Pieces 3).
É isso aí!
Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente no blog da AQC!
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Lançamentos de NÓS e Pieces 3 na Pandora Escola de Arte!!!

2010 foi um ano e tanto! Além de ter participado de vários projetos, entre eles o elogiado e aguardado MSP+50, de ter ido ao Rio para a Comicon, agora é hora de mostrar para Campinas meus novos trabalhos.
E é com muito orgulho que finalmente anunciamos meu lançamento em Campinas! NÓS é um dos meus novos trabalhos e é publicado pela Balão Editorial. Pieces 3 é a nova edição da minha série autoral, lançada de forma independente com o Quarto Mundo. Vamos falar um pouco sobre essas novidades.
NÓS
Essa publicação vai reunir algumas coisas bem legais. É uma história em quadrinhos, uma releitura de “Dream Sequence I”, que saiu na Pieces 2. Essa história foi meu projeto de Laboratório de Desenho na faculdade (equivalente ao TCC), e foi exposto na expo de formandos (ENTRE_linhas, em 2007), no Museu de Arte Contemporânea de Campinas, o MACC. Foi a primeira vez que uma história em quadrinhos foi exposta como Arte num museu daqui.
Essa HQ é sobre sonho, distância, e nome “nós” se refere tanto aos dois (ou seriam três?) personagens, quanto aos laços e fitas que uma das personagens carrega.
Junto com essa HQ, que é uma das minhas melhores experiencias narrativas, temos um relato detalhado de toda a produção desse trabalho, desde os layouts até a impressão e montagem no museu. Tudo ilustrado e explicado. Acho que é bem legal, para o público leitor, e mesmo o não-leitor de HQs, saber como funciona a produção de um trabalho desses, e esse é um dos objetivos da Nós.
E mais uma coisa legal da Nós, é o lançamento em conjunto com um DVD que conterá uma motion comic da mesma história. É, segundo o Paulo Ramos, a primeira motion comic profissional brasileira. Não sei se a informação é 100% correta, mas até onde pesquisamos, ninguém lançou nada assim antes. (ela é como a motion comic de Watchmen, que foi lançada um tempo atrás, e não uma animação)
Quem produziu a motion comic foi o André Pádua do Estudio Animar, daqui de Campinas.
Nós também conta com um prefácio escrito pela Profa. Dra. Sandra Hitner, que é membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte, e que foi minha professora na Unicamp, além de ser uma pessoa incrível, especialíssima para meu crescimento como artista.
PIECES 3
Pieces (“pedaços”, em inglês) chega ao terceiro número, dando continuidade à série lançada em 2009 e indicada ao 22º HQMIX. São 6 histórias em quadrinhos que visitam novamente a temática dos pedaços poéticos da vida cotidiana.
Com histórias que não tem personagens fixos, mas pessoas normais como todos nós, anônimos, mas familiares, variando entre aquelas que passam despercebidas, e outras que nos marcam profundamente.
E as histórias não necessariamente têm um começo ou um fim definidos – ou definitivos – convidando o leitor a uma reflexão sobre o relacionamento entre as pessoas… ou a falta dele.
Nessa terceira edição, Pieces orbita um sentimento poderoso, uma palavra que só existe no idioma Português: a saudade. Seja de algo que já foi, algo que nunca foi, ou ainda algo que poderia ter sido, a saudade deixa sempre a marca agridoce de quem a experimenta.
Essa terceira edição, diferente das anteriores, traz somente Hqs inéditas. Todas produzidas entre 2009 e 2010, trazem um traço mais maduro, narrativas mais elaboradas e roteiros mais fechados. Fechados, mas ainda assim, abertos a interpretações. Esse ´o objetivo de Pieces: fazer o leitor refletir sobre esses pequenos momentos, peças fundamentais de nossa vida. E quem sabe, daí, tirar alguma solução, inspiração ou mesmo, poesia.
O lançamento em Campinas está previsto para o dia 17 de Dezembro. Acontecerá na Pandora Escola de Arte, a partir das 19h. Teremos, além das revistas e da sessão de autógrafos, um bate-papo comigo (Mario Cau), o editor da Balão, Guilherme Kroll, o animador André Pádua, que produziu o DVD com a animação, e Ricardo Quintana, ilustrador-mestre e diretor da Pandora.
A Pandora fica na rua Joaquim Novais, 146, Cambuí • Campinas - SP. CEP: 13015-140.
Contatos: Fone: (19) 3234.4443 e
Email: escola@pandora.art.br
Espero vocês lá!
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
NÓS - Lançamento em São Paulo

No último dia 4 de Dezembro, aconteceu em São Paulo mais um lançamento de NÓS - Dream Sequence Revisited!
Mais especificamente, o evento rolou na HQMIX Livraria, palco de grandes eventos de HQs, e por onde passam vários dos grandes nomes das artes gráficas brasileiras. Gual e Dani, nossos enfitriões, foram como sempre extremamente simpáticos, solícitos e compartilhavam da nossa alegria em lançar esse novo trabalho.
Quero agradecer a todos que apareceram! Em especial, deixo um grande abraço pros meus amigos e colegas que foram prestigiar: Daniel Esteves, Will, Caio Majado, Alex Mir, Edson Rossatto, Gustavo Duarte, Fábio Moon, Gabriel Bá, Renato LeBeau, Alexandre... E mais os amigos/família, os caríssimos Sílvio e Cristina, Priscila, Adriano, Berit, Tiago... Um abraço também pra cachorrinha firmeza que estava na loja ao lado! \o/

E mais importante, agradeço à Marina, que está sempre do meu lado nos eventos e palestras, e ao pessoal da Balão Editorial (Guilherme, Natália e Flávia), pela confiança, dedicação, empenho e empolgação!


Foi uma noite e tanto! Obrigado, de novo a quem foi, e para quem não foi, teremos um lançamento em Campinas nessa sexta, dia 17 de Dezembro!
Fiquem com mais algumas fotos:

segunda-feira, 29 de novembro de 2010
NÓS - Lançamento em São Paulo

O lançamento em São Paulo de NÓS - Dream Sequence Revisited já tem data e local para acontecer! Será no próximo sábado, dia 4 de dezembro, na Livraria HQ-Mix, especializada em quadrinhos. O evento começa às 19h e a livraria fica na Praça Franklin Rossevelt, 142 - Centro - São Paulo - SP - (11)3259-1528
Contamos com a presença de todos lá!
====
Em tempo, algumas fotos do lançamento de NÓS na Livraria Travessa, durante a Rio Comicon, no Blog da Balão Editoral.
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
NÓS resenhada
Gostaria de compartilhar duas resenhas de NÓS, um dos meus lançamentos desse fim de ano, pela Balão.
No site do UniversoHQ, pelo grande Zé Oliboni.
E no site O Café por Amanda Zampieri.
Agradeço de coração, em meu nome e da Balão, pelas resenhas!
E tenham certeza que 2011 vai trazer muito mais!
PS: E a Pieces 3, alguém leu, alguém resenhou? Se acharem mais resenhas dos meus trabalhos, me informem para eu poder divulgar aqui!
quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Release de NÓS - Dream Sequence Revisited
Depois da revelação ontem da capa da terceira edição da Pieces, hoje temos o release oficial da NÓS, pela Balão Editorial.
Segue o link!
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Pieces 3 e NÓS
Aproveitando uma pausa entre a produção frenética para a Nanquim Descartável 4 (que está fiucando sensacional, vocês vão ver), vamos às novidades!
Como já sabem, semana que vem tem a Rio Comicon. Estarei lá do dia 9 a dia 12, inclusive dando oficinas nos dias 9 e 10. Ficarei no estande do Quarto Mundo praticamente o tempo todo. Vocês serão muito bem-vindos!
E esse fim de 2010 traz uma baciada de lançamentos. Participo, como sempre, de uma tonelada de coisas:
- Pheha impressa, com uma série de desenhos chamada "Elas"
- Machado 2, com a HQ "Burocratia", baseada no conto de Bruno Ishikawa
- O Monstro Souza, apesar de não estar no livro, minha pin-up já foi publicada no site oficial
- Acéfalos, zine do meu amigo cartunista Fabiano Carriero, onde faço a capa e uma ilustra, e ainda tem uma entrevista comigo, olha só!
- Nanquim Descartável 4, novamente trazendo vários desenhistas para contar a história de Ju, Sandra, Tuba e etc. Posso ser suspeito para falar, mas essa edição está maravilhosa, do começo ao final, e dei meu melhor para fazer meu capítulo. Vocês vão entender quando lerem ;)
E meus dois lançamentos:
- NÓS - Dream Sequence Revisited, HQ + relato passo a passo da produção + DVD com uma motion comic, lançada pela Balão Editorial.
- Pieces 3, com HQs inéditas e produzidas entre 2009 e 2010, na minha opinião muito mais madura que as duas anteriores, tanto nos roteiros quanto na arte. Tem uma temática voltada À saudade.
Estou muito orgulhoso disso tudo. 2010 foi um ano corrido, cheio de trabalho, cheio de grandes realizações. Enquanto alguns projetos não decolaram, outros ficaram em segundo plano, e outros ainda tiveram uma proridade exclusivamente monetária (é preciso pagar as contas, meus caros), o resultado de tudo isso é muito, mas muito bom.
Lembrando que lá na Comicon e em qualquer livraria/evento/comic shop você ainda acha outras coisas que fiz esse ano, como o Almanaque Contos da Madrugada, Café Espacial 6 e 7, e o maravilhoso MSP+50...
Agora, vamos Às prometidas fotos, levando à revelação - finalmente! - da capa da Pieces 3!!!





terça-feira, 26 de outubro de 2010
Oficinas na Rio Comicon
Apesar de certos problemas organizacionais (eu já venho falando disso há uns meses, principalmente pelo Twitter), eu tenho esperanças boas. O evento vai ser bacana!
Enfim, além do lançamento da NÓS, da Pieces 3 e da Nanquim DEscartável 4, vão haver oficinas. E eu darei duas delas. Veja abaixo:
09 de novembro
Mario Cau
14h às 16h
Arte-final para HQ
O objetivo da oficina é demonstrar algumas técnicas de arte-final e acabamento usadas em História em Quadrinhos: caneta nanquim, bico de pena, pincel e caneta-pincel, com comentários sobre arte-final digital e vetorização.
10 de novembro
Daniel Esteves e Mário Cau
14h às 17h
Como produzir uma revista?
Apresentação dos aspectos teóricos e práticos na produção de uma revista de história em quadrinhos, tendo como exemplo a revista Nanquim Descartável.
No site da Comicon ainda tem mais oficinas, com autores nacionais e internacionais, análises de portfolios, mesas-redondas, e mais. Apesar de achar que vai haver uma certa competição de horários entra as oficinas e os debates e entrevistas...
Estarei na Rio Comicon do dia 8 ao dia 12 (não ficarei no fim de semana), sempre no estande do Quarto Mundo, ou andarilhando por lá. Será um prazer receber quem quer que venha conversar!
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Pieces 3

O lançamento será na Rio Comicon!

Teremos também lançamento da Nanquim Descartável 4 e da Nós por lá, não percam!
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Nós [atualizado]

E não perca, no Festcomix...
;- )
===
[atualização]
Segue o press release para o Festcomix:
Motion Comic de NÓS no Fest Comix
O próximo lançamento da Balão Editorial é NÓS – Dream Sequence Revisited, do autor Mario Cau (Pieces, MSP+50). NÓS vem com um brinde muito especial: um DVD contendo um motion comic (uma animação criada a partir dos desenhos utilizados na obra impressa) baseado na HQ do livro. A animação foi produzida por André Pádua e o Estúdio Animar (www.animarestudio.com.br).
Até onde pudemos apurar é a primeiro motion comic 100% brasileiro. A animação terá sua primeira exibição pública durante o 17º Fest Comix (http://comix.com.br/blog), realizado nos dias 15, 16 e 17 de outubro, no Centro de Eventos São Luís (Colégio São Luís – Rua Luís Coelho, 323 – Estação Consolação do Metrô – São Paulo/SP).
O motion comic será exibido entre os eventos na Arena Comix e entre as sessões de autógrafos. Imperdível!
A revista trará não só a HQ, mas também um completo relato da produção da mesma, da idéia ao museu (sim, ela foi exposta em um museu de arte contemporânea).
Eu, o Estúdio Animar e a Balão Editorial convidamos vocês a conferir, no Festcomix, durante os três dias, as primeiras exibições desse nosso novo trabalho. E aguardo aqui e no twitter os seus comentários.
O lançamento oficial da revista + DVD ainda não foi marcado, mas está próximo. Assim que tivermos data e local, avisaremos aqui e no blog da Balão.
\o/














