quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Opinião - Troféu HQMIX 2018

Está chegando um dos momentos mais especiais da vida de quadrinista no Brasil: a votação e subsequente premiação dos melhores do ano de 2017, no Troféu HQMIX!

O prêmio (considerado "o Oscar do quadrinho brasileiro", pra facilitar, apesar de eu concordar que esse termo tá bem equivocado, e uso aqui o argumento do HQ sem Roteiro pra defender nosso ponto de vista) chega em 2018 a sua 30ª edição, sempre feito de forma heróica pelos criadores Jal e Gual, mais uma comissão de pessoas incríveis e altruístas com praticamente zero orçamento. O objetivo é que os votantes (que devem ser cadastrados previamente e ter ligação com nosso mercado/meio/cena) votam virtualmente numa lista de finalistas, que é definida por uma comissão avaliadora.

Esse ano continuou com uma inovação importante: é precisa se inscrever para concorrer, e pagar uma taxa (R$ 15 por inscrição, que dá direito a 3 categorias). Isso melhorou muito o processo, ao meu ver. Antes, concorria tudo (sim, absolutamente tudo) que tenha sido lançado no ano em questão. Obviamente, nem tudo chega a todos lugares e nem tudo tem marketing satisfatório, então muita coisa boa de verdade passava batido, enquanto os mesmos títulos e autores eram premiados novamente.

Claro, não sou contra premiar autores e títulos bons de verdade, a questão maior é que, quando tudo concorre, não se tem parâmetro. Com a criação da comissão avaliadora e as inscrições, o processo me parece mais correto e direcionado.

Enfim, o Blog do HQMIX divulgou ontem a cédula para votação (novamente, só para quem se cadastrou pra votar. Se você perdeu a chance esse ano, fique de olho pra poder votar no do ano que vem) e conhecemos quem são os finalistas (ou seja, quem foi selecionado pra cédula depois da avaliação das comissões).

Infelizmente, Monstruário Vol. 1 não é finalista de nenhuma das categorias onde foi inscrito (Desenhista nacional, Roteirista revelação, colorista, publicação de aventura/terror/suspense). É uma pena, pois tínhamos muita confiança no livro. Apesar de certas discrepâncias (todo ano acontecem, é quase tradição...) que eu e muitos outros viram nas cédulas, entendo que essa é a decisão tomada pela comissão e fico feliz por todos que foram indicados. Prometo votar com consciência.

Mas tem boa notícia! Terapia foi indicada, pelo sétimo ano consecutivo, na categoria "Melhor Web Quadrinho"! É uma indicação muito especial pra nós, porque é o último ano em que podemos concorrer. Pelo que sei do prêmio, a webcomic precisa ter sido publicada com regularidade por pelo menos 6 meses naquele ano, e como em 2018 concluímos a HQ em março, é capaz que não concorramos em 2019. Ah, sim, lembrando que levamos o troféu em 2012 e 2014 e somos muito gratos por isso!

Ficam aqui meus parabéns e desejo de boa sorte a todos meus amigos e colegas pelas indicações!

Veja aqui neste link o post do HQMIX com todos os finalistas de todas as categorias!

======
30º TROFÉU HQMIX
Horário: 17 horas
Local: SESC POMPEIA (Comedoria).
Endereço: Rua Clélia, 93 – São Paulo – SP.
Data: Dia 16 de setembro de 2018. 
Entrada franca com distribuição de convites a partir das 17h na bilheteria do SESC Pompeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário