quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Novo projeto: NOITE DE SPOILER!

Oi, pessoal! Tudo bem por aí? 

Hoje quero trazer para vocês informações sobre um novo projeto, no qual estou envolvido. Lembram que há uns meses eu falava sobre estar envolvido em projetos que não tinham sido anunciados? Todo aquele segredo? Pois é! Agora, NOITE DE SPOILER foi anunciado e quero convidá-los a saber mais sobre o projeto.




NOITE DE SPOILER é uma história de humor e aventura que se passa no maior evento de cultura pop do Brasil (e, talvez, do mundo!): a CCXP! Com esse cenário, composto de muita gente bacana, artistas no Artist Alley e em busca de seu espaço na cena, cosplayers dos mais diversos e uma energia sempre muito positiva e acolhedora, a história de NdS acompanha alguns personagens em sua jornada divertida e imprevisível.



A HQ é recheada de estar eggs (a gente sabe que vocês adoram isso) e referências à cultura pop! É praticamente um "onde está Wally?" das HQs... com direito a um Wally de verdade, em algum lugar, para vocês encontrarem... Vai ser um desafio bem massa encontrar todos os personagens que aparecem por lá. Aqui embaixo você vê uma das páginas mais legais dessa HQ, uma dupla com panorâmica da CCXP, onde figuram vários personagens das HQs nacionais. Não sóda Guará, hein? Entre eles, um garoto introspectivo que ama blues e uma funcionária púbica retraída que tem um monstro a seu lado... Consegue encontrar eles? E os outros?

(Você pode assistir um vídeo com o processo da arte-final dessa página no meu canal no YouTube! Clica AQUI!)

Uma coisa muito bacana é o elenco da HQ. A gente está tão acostumado a ver HQs, especialmente as mais mainstream, com personagens sempre muito parecidos entre si: idade, etnia, classe social, gênero... Claro, isso é um produto dos tempos de quando tudo era criado e até hoje meio que se mantém, mas nos últimos anos vemos autores trazendo mais e mais diversidade para esses títulos. E NdS não é diferente. Aliás, segue uma coisa muito importante e necessário que as HQs brasileiras já vêm apresentando há alguns anos. É algo que vemos, inclusive, refletido na própria CCXP: diversidade, inclusão, respeito e empatia. Os personagens de NdS são muito diversos e isso enriquece demais a história! Conheça os protagonistas:


E a arte? Bom, eu estou no projeto, claro, mas não sou o desenhista: faço a arte-final! Isso significa que estou emprestando todas minhas técnicas de acabamento, tudo que eu desenvolvi e pratiquei ao longo da carreira (e das aulas, claro) para o lápis de outro artista. Essa experiência tem sido muito interessante e engrandecedora para mim. É a quarta experiência oficial de arte-final minha sobre outros artistas: a primeira, na Café Espacial, uma HQ de Nanquim Descartável sobre o desenho do Wanderson de Souza. Depois, uma HQ curta com o traço do Bira Dantas. Mais recentemente, num projeto ainda não anunciado (também a Guará!), e, agora, Noite de Spoiler. 

Eu até faço algumas finalizações no traço de outros artistas, mais como prática e como demonstração em aulas, mas dessa vez, foi uma HQ grande e cheia de informação visual! A experiência de arte-finalizar um colega é muito bacana, porque faz refletir sobre todo o processo criativo da obra, que a gente, por ser forjado no independente, acaba fazendo tudo sozinho. Com essa oportunidade, pude evoluir minha arte-final, encontrar caminhos e testar coisas.





Uma das coisas mais importantes do trabalho em equipe, como fizemos em NdS, é entender como podemos colocar nossa própria identidade sem desrespeitar o trabalho do outro. O traço do Dan Borges é muito bonito e ele tem um controle incrível de movimento, dinâmica de tecidos, perspectiva e enquadramentos! Mas seu traço é mais leve e limpo, diferente do meu, que sempre foi mais pesado e cheio de hachuras e blocos de preto. O que acaba acontecendo é que como o desenho dele é bem aberto, eu pude incorporar volume, texturas, separações de planos... E isso enriquece o resultado final, carregando coisas que são da minha assinatura, sem que isso mude a estrutura e as escolhas do Dan. Achei que deu super certo! E aí, claro, vem as cores da Débora Santos, que trazem uma alegria cromática que eu não costumo ter quando faço as cores. Em vez das minhas cores chapadas e sombras recortadas, ela traz a leveza de aquarela e a intensidade de cores saturadas. 

A equipe criativa ainda conta com Kaji Pato, grande nome nacional do mangá, que faz uma HQ dentro da HQ, chamada EQUILIBRIUM! Esse mangá é desenhado pela personagem Mara Lin, e faz um paralelo interessante com a HQ principal, mas pra saber como elas se integram, você precisa ler a história toda...


O roteiro é do Gabriel Arrais, que já tem muita experiência com Hqs de diversos temas, como Necromorfus, Savant of Sounds e Petrus. Eu acompanho seu trabalho há um tempo e gosto muito dos roteiros e ideias, além do profissionalismo e da visão de longe alcance que ele tem sobre seus trabalhos. FAzia tempo que eu queria uma oportunidade de trabalhar com ele, e agora aconteceu!

A edição é do Rapha Pinheiro, pela Guará. Ele tem feito um trabalho muito legal de coordenar toda a equipe, o cronograma e o andamento do projeto no Catarse. Aplausos pro Rapha, porque não é fácil ser editor de um projeto tão grande e cheio de possibilidades.

Trabalhar em equipe fazendo quadrinhos é muito bacana. Criamos laços de parceria, começamos a entender a dinâmica de cada um e trabalhamos em conjunto para honrar o projeto. É um aprendizado sempre valioso. Abração pra meus colegas!


E, bom, como falei, o projeto de NdS está no Catarse! Como esse ano não tem CCXP (quer dizer, tem, mas será 100% virtual), a ideia é de trazer essa HQ para que o público do evento - e também quem nunca foi -  tenha um gostinho especial do que é a experiência de uma Comic Con. O projeto conta com seu apoio, então não deixe pra última hora. Cada apoio é importante, e agradecemos de coração se você ajudar também na divulgação! Veja p vídeo do projeto abaixo, e clique AQUI para apoiar! 



NOITE DE SPOILER
Leandro é um adolescente que mora na periferia de São Paulo com sua mãe e sua irmãzinha. Fanático por quadrinhos e cosplay, seu grande sonho é conhecer um dos maiores ícones da Cultura Pop. Excelsior! Parece que agora o sonho de Leandro está prestes a se realizar, pois ele ganha uma credencial para a Comic Con, na qual seu ídolo estará presente. Leandro só não esperava que um grupo de fãs, descontentes porque seu artista preferido não foi convidado, atrapalhasse sua diversão e a de seus novos amigos, Jedilson e Mara. Noite de Spoiler é uma divertida jornada ÉPICA que resgata o herói que existe em todos nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário