Porquinho (meu carro) carregadíssimo para a CCXP !
quarta-feira, 30 de novembro de 2022
CCXP 2022
segunda-feira, 29 de novembro de 2021
CCXP Worlds 2021
Oi, pessoal! Tudo bem por aí?
quarta-feira, 4 de novembro de 2020
Novo projeto: NOITE DE SPOILER!
Oi, pessoal! Tudo bem por aí?
Hoje quero trazer para vocês informações sobre um novo projeto, no qual estou envolvido. Lembram que há uns meses eu falava sobre estar envolvido em projetos que não tinham sido anunciados? Todo aquele segredo? Pois é! Agora, NOITE DE SPOILER foi anunciado e quero convidá-los a saber mais sobre o projeto.
NOITE DE SPOILER é uma história de humor e aventura que se passa no maior evento de cultura pop do Brasil (e, talvez, do mundo!): a CCXP! Com esse cenário, composto de muita gente bacana, artistas no Artist Alley e em busca de seu espaço na cena, cosplayers dos mais diversos e uma energia sempre muito positiva e acolhedora, a história de NdS acompanha alguns personagens em sua jornada divertida e imprevisível.
A HQ é recheada de estar eggs (a gente sabe que vocês adoram isso) e referências à cultura pop! É praticamente um "onde está Wally?" das HQs... com direito a um Wally de verdade, em algum lugar, para vocês encontrarem... Vai ser um desafio bem massa encontrar todos os personagens que aparecem por lá. Aqui embaixo você vê uma das páginas mais legais dessa HQ, uma dupla com panorâmica da CCXP, onde figuram vários personagens das HQs nacionais. Não sóda Guará, hein? Entre eles, um garoto introspectivo que ama blues e uma funcionária púbica retraída que tem um monstro a seu lado... Consegue encontrar eles? E os outros?
Uma coisa muito bacana é o elenco da HQ. A gente está tão acostumado a ver HQs, especialmente as mais mainstream, com personagens sempre muito parecidos entre si: idade, etnia, classe social, gênero... Claro, isso é um produto dos tempos de quando tudo era criado e até hoje meio que se mantém, mas nos últimos anos vemos autores trazendo mais e mais diversidade para esses títulos. E NdS não é diferente. Aliás, segue uma coisa muito importante e necessário que as HQs brasileiras já vêm apresentando há alguns anos. É algo que vemos, inclusive, refletido na própria CCXP: diversidade, inclusão, respeito e empatia. Os personagens de NdS são muito diversos e isso enriquece demais a história! Conheça os protagonistas:
E a arte? Bom, eu estou no projeto, claro, mas não sou o desenhista: faço a arte-final! Isso significa que estou emprestando todas minhas técnicas de acabamento, tudo que eu desenvolvi e pratiquei ao longo da carreira (e das aulas, claro) para o lápis de outro artista. Essa experiência tem sido muito interessante e engrandecedora para mim. É a quarta experiência oficial de arte-final minha sobre outros artistas: a primeira, na Café Espacial, uma HQ de Nanquim Descartável sobre o desenho do Wanderson de Souza. Depois, uma HQ curta com o traço do Bira Dantas. Mais recentemente, num projeto ainda não anunciado (também a Guará!), e, agora, Noite de Spoiler.
Eu até faço algumas finalizações no traço de outros artistas, mais como prática e como demonstração em aulas, mas dessa vez, foi uma HQ grande e cheia de informação visual! A experiência de arte-finalizar um colega é muito bacana, porque faz refletir sobre todo o processo criativo da obra, que a gente, por ser forjado no independente, acaba fazendo tudo sozinho. Com essa oportunidade, pude evoluir minha arte-final, encontrar caminhos e testar coisas.
Uma das coisas mais importantes do trabalho em equipe, como fizemos em NdS, é entender como podemos colocar nossa própria identidade sem desrespeitar o trabalho do outro. O traço do Dan Borges é muito bonito e ele tem um controle incrível de movimento, dinâmica de tecidos, perspectiva e enquadramentos! Mas seu traço é mais leve e limpo, diferente do meu, que sempre foi mais pesado e cheio de hachuras e blocos de preto. O que acaba acontecendo é que como o desenho dele é bem aberto, eu pude incorporar volume, texturas, separações de planos... E isso enriquece o resultado final, carregando coisas que são da minha assinatura, sem que isso mude a estrutura e as escolhas do Dan. Achei que deu super certo! E aí, claro, vem as cores da Débora Santos, que trazem uma alegria cromática que eu não costumo ter quando faço as cores. Em vez das minhas cores chapadas e sombras recortadas, ela traz a leveza de aquarela e a intensidade de cores saturadas.
A equipe criativa ainda conta com Kaji Pato, grande nome nacional do mangá, que faz uma HQ dentro da HQ, chamada EQUILIBRIUM! Esse mangá é desenhado pela personagem Mara Lin, e faz um paralelo interessante com a HQ principal, mas pra saber como elas se integram, você precisa ler a história toda...
O roteiro é do Gabriel Arrais, que já tem muita experiência com Hqs de diversos temas, como Necromorfus, Savant of Sounds e Petrus. Eu acompanho seu trabalho há um tempo e gosto muito dos roteiros e ideias, além do profissionalismo e da visão de longe alcance que ele tem sobre seus trabalhos. FAzia tempo que eu queria uma oportunidade de trabalhar com ele, e agora aconteceu!
A edição é do Rapha Pinheiro, pela Guará. Ele tem feito um trabalho muito legal de coordenar toda a equipe, o cronograma e o andamento do projeto no Catarse. Aplausos pro Rapha, porque não é fácil ser editor de um projeto tão grande e cheio de possibilidades.
Trabalhar em equipe fazendo quadrinhos é muito bacana. Criamos laços de parceria, começamos a entender a dinâmica de cada um e trabalhamos em conjunto para honrar o projeto. É um aprendizado sempre valioso. Abração pra meus colegas!
E, bom, como falei, o projeto de NdS está no Catarse! Como esse ano não tem CCXP (quer dizer, tem, mas será 100% virtual), a ideia é de trazer essa HQ para que o público do evento - e também quem nunca foi - tenha um gostinho especial do que é a experiência de uma Comic Con. O projeto conta com seu apoio, então não deixe pra última hora. Cada apoio é importante, e agradecemos de coração se você ajudar também na divulgação! Veja p vídeo do projeto abaixo, e clique AQUI para apoiar!
sexta-feira, 6 de março de 2020
YouTube - Jornada para a CCXP - Parte 2
Este vídeo mostra um pouco da viagem e do espaço do evento, além da mesa e nossa organização por lá. Espero que curtam!
Aquele negócio, curta, compartilhe, se inscreva e ative o sinho.
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020
YouTube - Como me preparo para uma Comic Con!
sexta-feira, 26 de julho de 2019
Agenda de eventos - Segundo Semestre de 2019
quinta-feira, 22 de novembro de 2018
Lançamento - ELAS
segunda-feira, 19 de novembro de 2018
Monstruário Vol.2 - Informação Importante!
do segundo volume de MONSTRUÁRIO. Uma notícia ruim... E outra muito boa.
o segundo volume de Monstruário não ficará pronto a tempo de ser lançado na CCXP,
em dezembro de 2018, como estava planejado.
extra e impressão do primeiro volume, o que acabou fazendo com que a produção do
livro tenha se mostrado mais complexa do que havíamos previsto originalmente.
incansável busca da Lúcia Drummond pela verdade sobre os monstros, mas garantimos
que a espera valerá a pena! MONSTRUÁRIO Volume II será lançado no primeiro
semestre de 2019. E, enquanto isso, temos também uma outra notícia.
Uma EXCELENTE notícia!
monstros, resolvemos antecipar a produção de uma HQ ambientada neste universo e
que tínhamos previsto lançar originalmente após o segundo volume.
e em tiragem limitada, que dá continuidade ao universo apresentado nos Volumes I e II.
E, na primeira edição, reencontramos o professor Aldo Finsternis em “Vox Nihili”.
Lucas Oda e Mario Cau na Mesa F43 do Artist Alley!
terça-feira, 21 de novembro de 2017
Evento - CCXP 2017
Estarei lá no Artist Alley (completando a minha 4ª participação no evento, veterano!) na mesa C02, acompanhado da minha querida esposa e parceirona de eventos Monica, e do Lucas Oda, roteirista incrível do novo lançamento, Monstruário - Volume 1!
Como já falei antes no Blog'n'Roll, nosso novo livro será lançado pela Jupati Books, selo da Marsupial Editora, na CCXP. A pré-venda já está rolando na Amazon. Mas para garantir seu autógrafo e conhecer meus outros trabalhos, é só correr pra mesa C02 e bater um papo com a gente.
Além de Monstruário, claro, teremos mais HQs de minha autoria, como Terapia, Morphine, Quando a Noite fehca os olhos e, claro, Pieces - Partes do Todo.
Esperamos vocês lá!
segunda-feira, 13 de novembro de 2017
Monstruário está chegando!
Primeiramente que Monstruário nasceu das ideia do amigo Lucas Oda, e foi crescendo e se desenvolvendo ao longo de 2016, quando inscrevemos o projeto no edital do ProAC, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Fomos selecionados e passamos 2017 totalmente focados na produção dessa história.
Além de mim e do Lucas, ainda contamos com outros talentos nessa parceria: as cores são do estreante nas HQs e grande pintor digital Danilo Freitas. As letras ficaram a cargo do veterano e grande roteirista Cadu Simões. O projeto gráfico foi desenvolvido com a Maria Paula e teve também as fotografias do Ricardo Pontes no material extra. O logo do título é criação do Studio DelRey, do amigo Delfin (que também é o editor do Terra Zero!). Nosso editor foi o Lucio Luiz e o livro será publicado pela Jupati Books, selo da Editora Marsupial.
Estamos muito empolgados com a publicação da primeira parte dessa série que mistura drama, suspense e terror! Confira abaixo a capa e a sinopse do livro, que está em pré-venda exclusivamente pela Amazon (neste link!), e será lançado oficialmente durante a CCXP, entre 6 e 10 de dezembro, em São Paulo! Eu e o Lucas estaremos na mesa C02 do Artist Alley.
Lúcia Drummond é uma burocrata.
Num mundo fictício onde medos e monstros são institucionalizados, sendo parte indissociável da identidade e Registro Geral da população, ela trabalha digitalizando antigas fichas dos Registros Civis de Monstros para o banco de dados do governo. Lá, em meio a colegas inconvenientes e uma tediosa rotina, descobre uma antiga ficha de uma pessoa sem monstro.
Ou seja, sem medo.
Seu inconformismo com o fato levará a uma investigação acerca desta misteriosa pessoa e ao encontro do excêntrico professor Aldo Finsternis, especialista em monstros, e a uma aventura cheia de mistério, suspense e terror, onde sua salvação e ruína podem ser seu medo particular.
Escrita por Lucas Oda e ilustrada por Mario Cau (Pieces - Partes do Todo, Terapia, Morphine), “Monstruário” é uma jornada ao âmago das pessoas, conflitando seus medos, conceitos e limites.
MONSTRUÁRIO - VOLUME 1
136 páginas em cores
Formato 20,5cm x 27,5 cm
Em breve vamos anunciar mais eventos de lançamento! Fiquem de olho!
quinta-feira, 1 de junho de 2017
Resenha - Morphine - Vagando entre estantes
A Ana Lígia, do canal Vagando entre Estantes fez uma resenha de Morphine, minha graphic novel de 2014. Gostei muito do que ela disse, achei super honesta e concisa.
Ana, valeu demais pelo carinho e pela oportunidade. Espero que encontre mais dos meus trabalhos e curta a leitura!
Você pode assistir a resenha por aqui, ou acessar o canal, dar um like no vídeo e se inscrever para conhecer mais do trabalho dela.
Morphine foi publicada em 2014, concorreu ao Troféu HQMIX na categoria "Publicação Independente One-Shot" e pode ser encontrada comigo nos eventos, na Amazon ou pela loja da Zarabatana Books.
terça-feira, 28 de março de 2017
Eventos - Agenda Abril 2017
Este mês de abril está on fire! Estarei em vários eventos em diferentes cidades. Tem Comic Con, evento de anime e mangá, palestra...
No dia 9 de abril participo do Artist Alley do CAF, Campinas Anime Fest. Nesta edição, o Artist Alley conta com muita gente bacana, vários amigos, alunos e caras novas.
Entre os dias 13 e 16 estarei em Recife, Pernambuco, para a aguardada edição da CCXP Tour! Vai ser, como sempre, épico. Mal posso esperar para conhecer a cidade e reencontrar os leitores e amigos do nordeste!
E no dia 25, palestro sobre ilustração na Semana de Comunicação da ETEC de Leme. Vou falar sobre a profissão do ilustrador e fazer um bate-papo com os alunos.
Ainda estou vendo se participarei ou não do evento Pira Anime Fest, em Piracicaba, no dia 30. Aguardem novidades!
quinta-feira, 16 de março de 2017
Evento - Comission List CCXP Tour RECIFE
O próximo grande evento de cultura nerd do ano está chegando: a Comic Con Experiente Tour, que será realizada em Recife - PE em abril.
Com o sucesso das comissions na CCXP de São Paulo, no ano passado, decidi abrir mais uma lista pro evento de abril. Comissions são artes originais do personagem que você escolher. Farei três opções de arte: colorida, em preto e branco e em tons de cinza. Serão apenas 10 originais produzidos para o evento em Recife, e para garantir o seu, siga as instruções na imagem abaixo:
Os valores são referentes às artes produzidas em formato A4 (21x29cm), em papel especial (Bristol opaline 180g) e finalizadas em nanquim e marcadores (aquelas canetinha classudas). Deverão ser retiradas na minha mesa do Artist Alley durante o evento.
Pra combinar tudo certinho, entre em contato pelo e-mail.
Lembrando: você não compra uma arte já pronta, você encomenda uma! É isso, eu desenho o SEU personagem favorito e essa arte é inteirinha sua! ;)
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017
Resenha - Pieces - Partes do Todo no Woo Magazine
quinta-feira, 15 de dezembro de 2016
Entrevistas e eventos em 2016
Reuni neste post algumas das entrevistas e depoimentos que dei nos últimos eventos:
Programa Mulher.com, na Rede Século 21:
Parte 1:
Parte 2:
Canal do Tom Dutra (Ewertoons) durante a CCXP:
IGN Brasil, na CCXP:
Canal Intervalo pro Café, durante o Tendal Geek:
Nem preciso dizer da importância dos canais de Quadrinhos para nosso mercado, né? O trabalho que esse pessoal faz, mesmo sem ganhar nada além de likes e gratidão (infelizmente, a gente sabe que ganhar dinheiro é algo que realmente importa), é muito importante porque apresenta novos autores (ou velhos, depende de onde você esteve nos últimos 20 anos!) e novas obras a um público maior... Coisa que a grane mídia (TV, rádio, jornal e muitas vezes, na própria internet) não consegue - ou não tem interesse de - fazer.
Um baita abraço a todos vocês que usam uma energia incrível para levar mais Quadrinhos a mais leitores!
segunda-feira, 12 de dezembro de 2016
Evento - CCXP 2016 - Como foi?
Como nas edições anteriores, a CCXP foi incrível. Sensacional. Foi, como o slogan muito bem acertado promete, ÉPICO. O evento em si dobrou de tamanho, está imenso. Ocupa o São Paulo Expo INTEIRO, e que já esteve lá sabe que isso é MUITA coisa. Estandes belíssimos, convidados bacanudos, atrações massa, tudo muito legal.
Mas eu, assim como meus colegas autores, não curto o evento do jeito que o público em geral curte. Eu e minha esposa (a Monica, essa pessoa maravilhosa que me ajuda tanto) ficamos na mesa do Artist Alley praticamente o dia inteiro, das 10h às 22h, com pequenas pausas pra comer, banheiro e dar uma voltinha rápida.
E isso tem um excelente motivo: o público, gigantesco (foram mais de 180.000 pessoas!!!), tem muito interesse pelo trabalho dos autores brasileiros e sua produção autoral. Isso, por si só, já deixaria o evento imperdível, assim como o FIQ e a Bienal de Curitiba. Nós, autores, estamos lá para mostrar nossas novidades, conectar com os leitores, criar networking e sempre conhecer mais pessoas. Dos praticamente 400 autores (talvez mais...?) presentes, é seguro dizer que todos tinham novidades, sejam HQs, graphic novels, prints...
O fato do público ter essa sede pelo material autoral mostra que, independente de tema, traço ou meio de produção, existem leitores no país inteiro, pra todo mundo. Como eu sempre digo, existem quadrinhos pra qualquer pessoa, é só procurar. E na CCXP, a galera vem direto e procura mesmo.
Sensacional reencontrar leitores, sejam eles velhos amigos dos primeiros eventos que fui ou novos amigos que conheci há pouco tempo. Também vale o pessoal que me conheceu lá, nesta edição da CCXP,sem nunca ter ouvido falar do meu trabalho... e confiou,se apaixonou, se intrigou.
Como não amar o feedback? Foi lindo ouvir os relatos do pessoal que já tinha lido meus trabalhos e do quanto ele reverberou dentro de cada um. Saber, por exemplo, que Terapia ajudou um leitor a se entender e a chegar à conclusão de que ele também iria procurar um psicólogo, e que isso o ajudou demais e ficar bem, em paz e pleno... Cara! A gente se arrepiou todo. Isso é lindo. É mais do que contar histórias, entreter... É tocar os corações, gerar questionamento, gerar conversas. É sentir e fazer sentir.
Muita alegria também com o aniversário da Monica (foi no dia 3, sábado), com tantos amigos,autores, editores, leitores indo dar os parabéns pra ela. Como ela ama fazer aniversário, posso te garantir que ela adorou!
Um salve especial pros meus alunos que apareceram por lá, seguindo suas paixões pelas HQs. Em especial ao João Gabriel, que levou sua HQ "Definhar", um drama pesadão e sufocante; a Aline Zouvi, que levou sua HQ "Cordas", um slices-of-life lindo sobre voz e identidade (cuja 4a capa tive o prazer de assinar); e o Edegar Agostinho, com seu divertidíssimos "Mãe, eu quero um apocalipse zumbi!", uma aventura de zumbis e nerds (cujo prefácio tive o prazer de assinar).
Sou muito grato a todos que foram à mesa E04 conversar comigo, com a Monica, conheceu e levou meu trabalho, meus prints, encomendou comissions... Mais ainda a todos que voltaram, seja depois de um ano ou um dia, e disseram que leram, se emocionaram, que perguntaram sobre as histórias, as ideias, os recursos gráficos. Vocês são incríveis, e fazem a CCXP ser essa coisa maravilhosa que a gente espera um ano inteiro pra curtir. Sou grato a quem chorou lendo minhas HQs, porque isso significa que se emocionaram de verdade, sentiram algo lá dentro, o que sempre foi meu objetivo como autor.
Meu novo livro, lançado lá, vendeu muito bem! Imagina minha alegria ao pegá-lo na mão pela primeira vez? Eu não tinha visto ainda, ao vivo, até que meu editor, o Lucio, me entregou a caixa no primeiro dia do evento. Foi uma surpresa tão bonita... O livro ficou lindo, muito mais bonito do que eu esperava. Estou muito satisfeito e realizado como autor, e agradeço à Marsupial/Jupati Books pelo esforço e energia empregados pra tornar meu livro uma realidade num prazo tão apertado! (prometo que o próximo vai ser mais tranquilo, hehehe)
Abração especial também pros meus colegas, amigos, irmãos. Os autores, especialmente do Petisco, pela parceria de uma vida, uma carreira inteira de bons momentos e apoio e amor às HQs.
Saíamos todos os dias exaustos, mas felizes. Dormimos pouco, mas a energia nunca diminuía. Vendemos, conversamos, abraçamos, curtimos... Voltando pra casa, naquele domingo à noite, eu sentia uma paz, uma sensação de completude e uma alegria digna de season finale. Foi épico, sim. E dormi um coma delicioso. E, no dia seguinte, enquanto organizava o estúdio (contava estoque, guardava caixas e carrinhos de carga, fazia a contabilidade...), já começava a fazer os planos pra 2017.
Vocês não perdem por esperar. Vai ser épico, mais uma vez.
E, do fundo do meu coração, OBRIGADO a todos que fizeram dessa CCXP quatro dias tão especiais!
sexta-feira, 28 de outubro de 2016
PIECES - Sinopse do novo livro
Essa semana tem mais novidade de PIECES - Partes do Todo, meu novo livro, que será lançado na CCXP em dezembro!
sexta-feira, 21 de outubro de 2016
Eventos - Comission list CCXP
A sempre incrível Comic Con Experience, em São Paulo, está se aproximando. Este ano abri uma lista de comissions especialmente pro evento. Comissions são artes originais do personagem que você escolher. Farei três opções de arte: colorida, em preto e branco e em tons de cinza. Serão apenas 20 originais produzidos, e para garantir o seu, siga as instruções abaixo:
Os valores são referentes às artes produzidas em formato A4 (21x29cm), em papel especial (Bristol opaline 180g) e finalizadas em nanquim e marcadores (aquelas canetinha classudas). Deverão ser retiradas na minha mesa do Artist Alley durante o evento.
Pra combinar tudo certinho, entre em contato pelo e-mail.
Lembrando: você não compra uma arte já pronta, você encomenda uma! É isso, eu desenho o SEU personagem favorito e essa arte é inteirinha sua! ;)
Novidades - PIECES!
Como já foi divulgado na minha página do Facebook essa semana, terei um lançamento na CCXP. A série PIECES retorna em um álbum de 80 páginas só com HQs inéditas! Estou muito satisfeito com as histórias e acredito que é meu trabalho mais maduro como roteirista até hoje.
Logo vou divulgar a capa, sinopse e teasers das histórias... Além de outras cositas mas! Fiquem de olho! E por enquanto, aqui está o logo e o título do livro.











































