Mostrando postagens com marcador comic con. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador comic con. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

CCXP Worlds 2021

 Oi, pessoal! Tudo bem por aí?

A CCXP Worlds 2021 está chegando! Mais uma vez, participo do mais épico Artist Valley do Universo! Nos dias 4 e 5 de dezembro, junte-se a mim e centenas de outros autores e autoras para celebrar o Quadrinho nacional!

Esse ano, tenho dois lançamentos especiais: Terapia Vol.2, que está agora no Catarse ( já apoiou?) e Anne de Green Gables, adaptação literária do livro que inspirou a série da Netflix "Anne with an E", que estará em pré-venda no evento.




Além desses dois, ainda terei meus outros títulos com promoção para quem participar do evento!

Farei lives ao longo dos dois dias do evento, tanto no YouTube quanto no meu novo canal na Twitch!

Acompanhem a programação pelas minhas redes, e nos vemos lá! Abraço!



quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Novo projeto: NOITE DE SPOILER!

Oi, pessoal! Tudo bem por aí? 

Hoje quero trazer para vocês informações sobre um novo projeto, no qual estou envolvido. Lembram que há uns meses eu falava sobre estar envolvido em projetos que não tinham sido anunciados? Todo aquele segredo? Pois é! Agora, NOITE DE SPOILER foi anunciado e quero convidá-los a saber mais sobre o projeto.




NOITE DE SPOILER é uma história de humor e aventura que se passa no maior evento de cultura pop do Brasil (e, talvez, do mundo!): a CCXP! Com esse cenário, composto de muita gente bacana, artistas no Artist Alley e em busca de seu espaço na cena, cosplayers dos mais diversos e uma energia sempre muito positiva e acolhedora, a história de NdS acompanha alguns personagens em sua jornada divertida e imprevisível.



A HQ é recheada de estar eggs (a gente sabe que vocês adoram isso) e referências à cultura pop! É praticamente um "onde está Wally?" das HQs... com direito a um Wally de verdade, em algum lugar, para vocês encontrarem... Vai ser um desafio bem massa encontrar todos os personagens que aparecem por lá. Aqui embaixo você vê uma das páginas mais legais dessa HQ, uma dupla com panorâmica da CCXP, onde figuram vários personagens das HQs nacionais. Não sóda Guará, hein? Entre eles, um garoto introspectivo que ama blues e uma funcionária púbica retraída que tem um monstro a seu lado... Consegue encontrar eles? E os outros?

(Você pode assistir um vídeo com o processo da arte-final dessa página no meu canal no YouTube! Clica AQUI!)

Uma coisa muito bacana é o elenco da HQ. A gente está tão acostumado a ver HQs, especialmente as mais mainstream, com personagens sempre muito parecidos entre si: idade, etnia, classe social, gênero... Claro, isso é um produto dos tempos de quando tudo era criado e até hoje meio que se mantém, mas nos últimos anos vemos autores trazendo mais e mais diversidade para esses títulos. E NdS não é diferente. Aliás, segue uma coisa muito importante e necessário que as HQs brasileiras já vêm apresentando há alguns anos. É algo que vemos, inclusive, refletido na própria CCXP: diversidade, inclusão, respeito e empatia. Os personagens de NdS são muito diversos e isso enriquece demais a história! Conheça os protagonistas:


E a arte? Bom, eu estou no projeto, claro, mas não sou o desenhista: faço a arte-final! Isso significa que estou emprestando todas minhas técnicas de acabamento, tudo que eu desenvolvi e pratiquei ao longo da carreira (e das aulas, claro) para o lápis de outro artista. Essa experiência tem sido muito interessante e engrandecedora para mim. É a quarta experiência oficial de arte-final minha sobre outros artistas: a primeira, na Café Espacial, uma HQ de Nanquim Descartável sobre o desenho do Wanderson de Souza. Depois, uma HQ curta com o traço do Bira Dantas. Mais recentemente, num projeto ainda não anunciado (também a Guará!), e, agora, Noite de Spoiler. 

Eu até faço algumas finalizações no traço de outros artistas, mais como prática e como demonstração em aulas, mas dessa vez, foi uma HQ grande e cheia de informação visual! A experiência de arte-finalizar um colega é muito bacana, porque faz refletir sobre todo o processo criativo da obra, que a gente, por ser forjado no independente, acaba fazendo tudo sozinho. Com essa oportunidade, pude evoluir minha arte-final, encontrar caminhos e testar coisas.





Uma das coisas mais importantes do trabalho em equipe, como fizemos em NdS, é entender como podemos colocar nossa própria identidade sem desrespeitar o trabalho do outro. O traço do Dan Borges é muito bonito e ele tem um controle incrível de movimento, dinâmica de tecidos, perspectiva e enquadramentos! Mas seu traço é mais leve e limpo, diferente do meu, que sempre foi mais pesado e cheio de hachuras e blocos de preto. O que acaba acontecendo é que como o desenho dele é bem aberto, eu pude incorporar volume, texturas, separações de planos... E isso enriquece o resultado final, carregando coisas que são da minha assinatura, sem que isso mude a estrutura e as escolhas do Dan. Achei que deu super certo! E aí, claro, vem as cores da Débora Santos, que trazem uma alegria cromática que eu não costumo ter quando faço as cores. Em vez das minhas cores chapadas e sombras recortadas, ela traz a leveza de aquarela e a intensidade de cores saturadas. 

A equipe criativa ainda conta com Kaji Pato, grande nome nacional do mangá, que faz uma HQ dentro da HQ, chamada EQUILIBRIUM! Esse mangá é desenhado pela personagem Mara Lin, e faz um paralelo interessante com a HQ principal, mas pra saber como elas se integram, você precisa ler a história toda...


O roteiro é do Gabriel Arrais, que já tem muita experiência com Hqs de diversos temas, como Necromorfus, Savant of Sounds e Petrus. Eu acompanho seu trabalho há um tempo e gosto muito dos roteiros e ideias, além do profissionalismo e da visão de longe alcance que ele tem sobre seus trabalhos. FAzia tempo que eu queria uma oportunidade de trabalhar com ele, e agora aconteceu!

A edição é do Rapha Pinheiro, pela Guará. Ele tem feito um trabalho muito legal de coordenar toda a equipe, o cronograma e o andamento do projeto no Catarse. Aplausos pro Rapha, porque não é fácil ser editor de um projeto tão grande e cheio de possibilidades.

Trabalhar em equipe fazendo quadrinhos é muito bacana. Criamos laços de parceria, começamos a entender a dinâmica de cada um e trabalhamos em conjunto para honrar o projeto. É um aprendizado sempre valioso. Abração pra meus colegas!


E, bom, como falei, o projeto de NdS está no Catarse! Como esse ano não tem CCXP (quer dizer, tem, mas será 100% virtual), a ideia é de trazer essa HQ para que o público do evento - e também quem nunca foi -  tenha um gostinho especial do que é a experiência de uma Comic Con. O projeto conta com seu apoio, então não deixe pra última hora. Cada apoio é importante, e agradecemos de coração se você ajudar também na divulgação! Veja p vídeo do projeto abaixo, e clique AQUI para apoiar! 



NOITE DE SPOILER
Leandro é um adolescente que mora na periferia de São Paulo com sua mãe e sua irmãzinha. Fanático por quadrinhos e cosplay, seu grande sonho é conhecer um dos maiores ícones da Cultura Pop. Excelsior! Parece que agora o sonho de Leandro está prestes a se realizar, pois ele ganha uma credencial para a Comic Con, na qual seu ídolo estará presente. Leandro só não esperava que um grupo de fãs, descontentes porque seu artista preferido não foi convidado, atrapalhasse sua diversão e a de seus novos amigos, Jedilson e Mara. Noite de Spoiler é uma divertida jornada ÉPICA que resgata o herói que existe em todos nós.


quinta-feira, 5 de março de 2020

Evento - Fuzuê Nerd 2020

Eu e o Lucas estaremos no Artist Alley do Fuzuê Nerd, neste fim de semana em são Paulo. Teremos todos os livros da série Monstruário, os títulos do selo Pieces, prints e artes originais.



Não perca!

Página do evento - Facebook
  • 7 de mar às 13:00 – 8 de mar às 20:00
  • Novotel Jaraguá
    Rua Martins Fontes, 71, 01050-000 São Paulo

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

YouTube - Como me preparo para uma Comic Con!

Você é autor, artista, ilustrador? Já pensou em trabalhar na CCXP, o maior evento da cultura pop do Brasil? Bom, eu não só pensei como fiz: participei de todas as edições da Comic Con Experience até agora. Como autor, já participei de diversos eventos pelo país todo, e este vídeo é um Vlog de Eventos diferente: vou mostrar um pouco da minha preparação para o evento! Venha me acompanhar na arrumação e pegar umas dicas importantes para expor e vender no Artist Alley mais intenso do ano. E também o maior. E o mais rentável. E o mais cansativo. E o mais importante... E por aí vai.





quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

YouTube - O MELHOR evento do ano! (Vlog de Eventos #006)

Vamos conhecer a Butantã Gibicon, que teve sua edição de estreia em 1de dezembro de 2019! Esse evento foi cheio de amor pelos quadrinhos, respeito pelos autores e valorização do nosso meio.

Organizado pelo San Merg, teve entrada gratuita e reuniu um monte de autores importantes e um público diverso e interessado!
Deu tão certo que já tem edição confirmada em 2020.
Artista homenageado: Marcatti

==== Links interessantes do vídeo: Instagram da Butantã Gibicon: https://www.instagram.com/butantagibicon Twitter da Butantã Gibicon: https://www.twitter.com/butantagibicon

=== Playlist DO VLOG DE EVENTOS: https://www.youtube.com/playlist?list... === Espero que curtam o vídeo! Assinem o canal, deem um like e compartilhem, aquele lance de sempre. E se tiverem alguma pergunta, é só deixar aí nos comentários e eu respondo assim que puder!

sexta-feira, 28 de junho de 2019

YouTube - ComicCon FLORIPA + NOVIDADE DE MONSTRUÁRIO VOL.2

Semana passada teve vídeo novo no meu canal: é o primeiro Vlog de Eventos. Neste quadro, vou falar sobre os eventos que participo, com uma breve análise e minhas impressões. E o primeiro evento analisado é a Comic(Con) Floripa, que rolou nos dias 8 e 9 de junho em Florianópolis – SC.

E tem mais! Fique até o fim do vídeo, porque ele tem uma novidade quente sobre Monstruário Volume 2... E, para vocês, eu dou spoiler: divulgamos a capa do livro!

Para conhecer mais do evento:
Instagram: https://www.instagram.com/ccfloripa/ Facebook: https://www.facebook.com/ccfloripa/ Veja mais sobre o evento (incluindo uma participação minha e do Lucas) no canal Entrelinhas e Cenas: https://youtu.be/VOWeFOKgPRI Concorda? Discorda? Deixe seu comentário abaixo!

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Evento - Comic Con Floripa

Está chegando mais um evento de Quadrinhos! A Comic(Con) Floripa acontece nos dias 8 e 9 de junho, em Florianópolis. 


Eu e o Lucas Oda estaremos lá no Artist Alley com as HQs do Monstruário e meus outros títulos. Ah, vai ter prints da série 2018 e os novos da série 2019. Caso tenha interesse em encomendar uma comission, é só enviar um email pelo meu site!

Veja a programação completa e mais informações sobre o evento no site e também pelo Facebook. Falando na rede, tem a página do evento, marque sua presença.


Estaremos te esperando!

CCFLORIPA
8 e 9 de junho de 2019
Localização:
Centrosul – Centro de Convenções de Florianópolis 
Av. Gustavo Richard, 850 – Centro, 88010-290 Florianópolis - SC

segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Monstruário está chegando!

MONSTRUÁRIO é o título do meu novo livro. Venho falando dele, mas sem revelar muita coisa, há uns meses. E agora chegou a hora de anunciar oficialmente e divulgar algumas coisas para vocês!

Primeiramente que Monstruário nasceu das ideia do amigo Lucas Oda, e foi crescendo e se desenvolvendo ao longo de 2016, quando inscrevemos o projeto no edital do ProAC, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Fomos selecionados e passamos 2017 totalmente focados na produção dessa história.

Além de mim e do Lucas, ainda contamos com outros talentos nessa parceria: as cores são do estreante nas HQs e grande pintor digital Danilo Freitas. As letras ficaram a cargo do veterano e grande roteirista Cadu Simões. O projeto gráfico foi desenvolvido com a Maria Paula e teve também as fotografias do Ricardo Pontes no material extra. O logo do título é criação do Studio DelRey, do amigo Delfin (que também é o editor do Terra Zero!). Nosso editor foi o Lucio Luiz e o livro será publicado pela Jupati Books, selo da Editora Marsupial.

Estamos muito empolgados com a publicação da primeira parte dessa série que mistura drama, suspense e terror! Confira abaixo a capa e a sinopse do livro, que está em pré-venda exclusivamente pela Amazon (neste link!), e será lançado oficialmente durante a CCXP, entre 6 e 10 de dezembro, em São Paulo! Eu e o Lucas estaremos na mesa C02 do Artist Alley.






Lúcia Drummond é uma burocrata.

Num mundo fictício onde medos e monstros são institucionalizados, sendo parte indissociável da identidade e Registro Geral da população, ela trabalha digitalizando antigas fichas dos Registros Civis de Monstros para o banco de dados do governo. Lá, em meio a colegas inconvenientes e uma tediosa rotina, descobre uma antiga ficha de uma pessoa sem monstro.

Ou seja, sem medo.

Seu inconformismo com o fato levará a uma investigação acerca desta misteriosa pessoa e ao encontro do excêntrico professor Aldo Finsternis, especialista em monstros, e a uma aventura cheia de mistério, suspense e terror, onde sua salvação e ruína podem ser seu medo particular.

Escrita por Lucas Oda e ilustrada por Mario Cau (Pieces - Partes do Todo, Terapia, Morphine), “Monstruário” é uma jornada ao âmago das pessoas, conflitando seus medos, conceitos e limites.


MONSTRUÁRIO - VOLUME 1
136 páginas em cores
Formato 20,5cm x 27,5 cm

Em breve vamos anunciar mais eventos de lançamento! Fiquem de olho!

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Eventos - Agenda setembro 2017

Oi, pessoal! Começou o mês de setembro (mas já!?!). Segue aqui a minha agenda de eventos e informações:


6 de setembro: Começa a publicação do capítulo final de Terapia! Sim, é verdade. Nós já sabíamos disso, e estamos planejando esse final há um bom tempo, para que seja especial e para emocionar a todos os nossos amigos eleitores. Serão páginas quinzenais, começando às 10h do dia 6. Fiquem ligados no site: www.petisco.org/terapia e aproveitem um teaser só pros amigos ;)


14 de setembro: Lançamento e sessão seu autógrafos do livros didático//paradidático "Cris, 30 anos", com os escritores e a equipe artística completa: Eu (ilustração), João Gabriel (cores) e Maria Paula (design e projeto gráfico).
Falei desse livro enquanto relembrava meu começo de carreira AQUI. Esse projeto é muito especial, pois retoma a história da Cris 15 anos depois e mostrando, em diversas visões, como é conviver com a epilepsia. Abaixo, o release do livro e também uma imagem teaser só pra vocês ;)

Vídeo com convite pros eventos da ASPE em setembro
II Fórum Epilepsia na escola e no trabalho
Página da ASPE no Facebook


17 de setembro: Cerimônia do 29º Troféu HQMIX, no SESC Pompeia em São Paulo.
Nesta edição fui indicado na categoria Melhor Colorista e Terapia na categoria Melhor WebQuadrinho. Não ganhamos dessa vez, mas deixo meus parabéns para todos os premiados!

O evento acontecerá no dia 17 de setembro, às 18h, na choperia do SESC Pompeia com entrada gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início (17h), na bilheteria do SESC Pompeia até se esgotarem. Como em anos anteriores, Serginho Groisman, padrinho do Troféu HQMIX, será o apresentador com participação do DJ MZK e o Super Quarteto Barutti.
Entrega do 29º TROFÉU HQMIX
Horário: 18 horas
Local: SESC POMPEIA (Comedoria)
Endereço: Rua Clélia, 93 – São Paulo-SP (Veja como chegar).
Data: 17 de setembro de 2017
Entrada franca com distribuição de convites a partir das 17h na bilheteria do SESC Pompeia.

24 de setembro: Comics in Mor
Evento de Quadrinhos e cultura pop em Monte Mor, interior de São Paulo. Darei uma palestra e estarei por lá no Artist Alley também.
Confira a programação no evento do Facebook e também na página do Comics in Mor.

Release e inscrições: COMICS IN MOR - 2017 – Monte Mor/SP
***INSCRIÇÕES ABERTAS***
Dia 24 de setembro de 2017 acontece a 1ª edição do Evento COMICS IN MOR, das 10h30 às 18h, na escola Municipal Coronel Domingues Ferreira.
O Evento será um encontro de arte impressa e publicações independentes com foco na produção que circula fora do meio editorial tradicional, com conceito artesanal, baixa tiragem, e alto valor artístico e inclui: livros de artista, ilustrações, xilogravuras, pôsteres, fotografias, zines, revistas e uma infinidade de produtos impressos.
A feira é gratuita para público e expositores.
Se você tem interesse em participar desta edição, preencha o formulário abaixo.
As inscrições são gratuitas e passam por uma curadoria que selecionará os expositores. Não haverá taxa para os que forem selecionados.
As inscrições irão até às 23h59 do dia 18 de setembro de 2017 e o resultado será divulgado até dia 20 de setembro de 2017 pelo Facebook na página Monte Mor Cultura.
Os selecionados e inscritos receberão um e-mail com o manual do participante.
O Evento trará uma experiência cultural que proporcionará o conhecimento de técnicas variadas de produção impressa e outras linguagens artísticas e tem como objetivo:
> apresentar os mais variados formatos de produção independente trazendo diversidade, em termos de formato, linguagem artística e design;
> apresentar trabalhos autorais que são feitos de forma independente, com edição limitada e a preços acessíveis;
> fomentar a produção independente e dar visibilidade a artistas e editoras que estão fora do circuito convencional;
> promover uma experiência cultural enriquecedora através do contato entre público e artista/expositor;
> promover palestras e workshops gratuitos para ampliar a discussão sobre produção independente e arte impressa.
O evento é uma realização do Estúdio Armon e Diretoria de Cultura de Monte Mor.




quinta-feira, 16 de março de 2017

Evento - Comission List CCXP Tour RECIFE

Você gostaria de uma arte original do seu personagem favorito?

O próximo grande evento de cultura nerd do ano está chegando: a Comic Con Experiente Tour, que será realizada em Recife - PE em abril.

Com o sucesso das comissions na CCXP de São Paulo, no ano passado, decidi abrir mais uma lista pro evento de abril. Comissions são artes originais do personagem que você escolher. Farei três opções de arte: colorida, em preto e branco e em tons de cinza. Serão apenas 10 originais produzidos para o evento em Recife, e para garantir o seu, siga as instruções na imagem abaixo:




Os valores são referentes às artes produzidas em formato A4 (21x29cm), em papel especial (Bristol opaline 180g) e finalizadas em nanquim e marcadores (aquelas canetinha classudas). Deverão ser retiradas na minha mesa do Artist Alley durante o evento.

Pra combinar tudo certinho, entre em contato pelo e-mail.

Lembrando: você não compra uma arte já pronta, você encomenda uma! É isso, eu desenho o SEU personagem favorito e essa arte é inteirinha sua! ;)

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Entrevistas e eventos em 2016

Nos últimos meses, tivemos vários eventos bacanas de Quadrinhos pelo Brasil. Participo de vários, sempre que consigo, e é sempre muito divertido e importante para encontrar os amigos leitores e autores. E, de vez em quando, acabo dando algum depoimento ou entrevista falando sobre meus trabalhos e a experiência de ser autor e dos eventos.

Reuni neste post algumas das entrevistas e depoimentos que dei nos últimos eventos:

Programa Mulher.com, na Rede Século 21:

Parte 1:

Parte 2:


Canal do Tom Dutra (Ewertoons) durante a CCXP:


IGN Brasil, na CCXP:


Canal Intervalo pro Café, durante o Tendal Geek:


Nem preciso dizer da importância dos canais de Quadrinhos para nosso mercado, né? O trabalho que esse pessoal faz, mesmo sem ganhar nada além de likes e gratidão (infelizmente, a gente sabe que ganhar dinheiro é algo que realmente importa), é muito importante porque apresenta novos autores (ou velhos, depende de onde você esteve nos últimos 20 anos!) e novas obras a um público maior... Coisa que a grane mídia (TV, rádio, jornal e muitas vezes, na própria internet) não consegue - ou não tem interesse de - fazer.

Um baita abraço a todos vocês que usam uma energia incrível para levar mais Quadrinhos a mais leitores!

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

PIECES - Sinopse do novo livro

Oi, pessoal!

Essa semana tem mais novidade de PIECES - Partes do Todo, meu novo livro, que será lançado na CCXP em dezembro!
Esta é a sinopse (texto da 4a capa), como prometido... 


E de brinde o texto da orelha do livro, pelo Fábio Coala (obrigado pelas belas palavras, bro!)



São 80 páginas com 7 histórias emocionantes e inéditas pra te fazer refletir sobre a vida e a morte, ausências e presenças, o amor pelo outro e por si mesmo.

Em breve, mais novidades!

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Eventos - Comission list CCXP

Oi, pessoal! Tudo bem?

A sempre incrível Comic Con Experience, em São Paulo, está se aproximando. Este ano abri uma lista de comissions especialmente pro evento. Comissions são artes originais do personagem que você escolher. Farei três opções de arte: colorida, em preto e branco e em tons de cinza. Serão apenas 20 originais produzidos, e para garantir o seu, siga as instruções abaixo:



Os valores são referentes às artes produzidas em formato A4 (21x29cm), em papel especial (Bristol opaline 180g) e finalizadas em nanquim e marcadores (aquelas canetinha classudas). Deverão ser retiradas na minha mesa do Artist Alley durante o evento.

Pra combinar tudo certinho, entre em contato pelo e-mail.

Lembrando: você não compra uma arte já pronta, você encomenda uma! É isso, eu desenho o SEU personagem favorito e essa arte é inteirinha sua! ;)

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Evento - Ilustradoria em Sorocaba

No dia 3 de julho acontece em Sorocaba a primeira edição do Ilustradoria Comic Fest, um evento dedicado À ilustração, quadrinhos e cultura pop/geek em geral.



Estarei lá com meus queridos colegas e amigos Eduardo Ferigato (QUAD), Caio Yo (Mortalha), Pri Wi (Tarsila) e Laudo Ferreira (Yeshua). Faremos bate-papos e palestras e também teremos nosso trabalhos à venda.



Acompanhe os novidades da programação pela página do evento no Facebook, e pela página do Ilustradoria.

A Ilustradoria é uma iniciativa muito bacana que leva artistas de várias áreas para Sorocaba, em um encontro divertido de desenho no SESC da cidade. Já estive lá em 2013 e foi muito legal, espero ir mais vezes. Para quem é da cidade e região, é uma baita oportunidade de conhecer o trabalho desses artistas e se inteirar do mercado.

Evento - Ilustradoria em Sorocaba

No dia 3 de julho acontece em Sorocaba a primeira edição do Ilustradoria Comic Fest, um evento dedicado À ilustração, quadrinhos e cultura pop/geek em geral.



Estarei lá com meus queridos colegas e amigos Eduardo Ferigato (QUAD), Caio Yo (Mortalha), Pri Wi (Tarsila) e Laudo Ferreira (Yeshua). Faremos bate-papos e palestras e também teremos nosso trabalhos à venda.



Acompanhe os novidades da programação pela página do evento no Facebook, e pela página do Ilustradoria.

A Ilustradoria é uma iniciativa muito bacana que leva artistas de várias áreas para Sorocaba, em um encontro divertido de desenho no SESC da cidade. Já estive lá em 2013 e foi muito legal, espero ir mais vezes. Para quem é da cidade e região, é uma baita oportunidade de conhecer o trabalho desses artistas e se inteirar do mercado.

Evento - Ilustradoria em Sorocaba

No dia 3 de julho acontece em Sorocaba a primeira edição do Ilustradoria Comic Fest, um evento dedicado À ilustração, quadrinhos e cultura pop/geek em geral.



Estarei lá com meus queridos colegas e amigos Eduardo Ferigato (QUAD), Caio Yo (Mortalha), Pri Wi (Tarsila) e Laudo Ferreira (Yeshua). Faremos bate-papos e palestras e também teremos nosso trabalhos à venda.



Acompanhe os novidades da programação pela página do evento no Facebook, e pela página do Ilustradoria.

A Ilustradoria é uma iniciativa muito bacana que leva artistas de várias áreas para Sorocaba, em um encontro divertido de desenho no SESC da cidade. Já estive lá em 2013 e foi muito legal, espero ir mais vezes. Para quem é da cidade e região, é uma baita oportunidade de conhecer o trabalho desses artistas e se inteirar do mercado.

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Evento - CCXP

Essa semana começa a aguardada Comic Con Experience, em São Paulo!



Do dia 3 ao 6 de dezembro, estarei na CCXP, na mesa 142 do Artist Alley, e terei meus livros (Morphine, Terapia, Artbook e o lançamento Quando a noite fecha os olhos, além de algumas raridades de fim de estoque) e também prints novinhos, alguns inéditos, e todos limitados.

Confira abaixo os prints que terei na mesa 142:







Terei alguns brindes e promoções especiais!

Além disso, participarei de dois painéis no evento, no domingo: Coletivos de Quadrinhos e Webcomics, junto de outros grandes autores. Confira a programação completa neste link. 

Nos vemos lá!


sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Como foi - CCXP 2014

A hashtag mais usada para antecipar a Comic Con Experience era #VAIserEPICO!

Hoje, podemos com toda certeza usar a hashtag #foiEPICO sem o menor medo.

Entre os dias 4 e 7 de dezembro, o São Paulo Expo foi palco do maior e mais importante evento de cultura pop do ano. A CCXP reuniu mais de 80 mil pessoas, mais de 240 autores, estúdios, editoras e lojas, em uma catarse sem precedentes no Brasil.



O objetivo do evento era proporcionar experiencias, como a experiência de estar numa Comic Con americana, e eles conseguiram isso perfeitamente. Eu já tive a oportunidade de visitar duas Comic Cons: a de San Diego (2008) e a de Nova York (2012), e oque vimos em São Paulo nesse último fim de semana não deixou a desejar. Foi um pouco menor, claro, pois é um evento novo e não temos a tradição de produção de cultura pop que os EUA têm, mas já começamos muito bem.



Ver estandes da Marvel/Disney/LucasFilm, Panini, de várias marcas de estatuetas e bonecos, da Devir, minha editora em Dom Casmurro, e tantos outros... Eu torço para que, nas próximas edições, a CCXP faça ainda mais parte da agenda dos eventos internacionais, reservando para nós surpresas e exclusividades como acontece lá fora; e como aconteceu aqui, este ano, com, por exemplo, a estreia mundial do trailer de Exterminador do Futuro: Genesys, Big Hero Six e do último filme do Hobbit. Todos os eventos contando com atores e atrizes, produtores, e etc.

O pavilhão estava tomado por pessoas, fãs, leitores, geeks, nerds, curiosos. Chame do que quiser. Estávamos lá para celebrar uma grande conquista para nosso mercado: um evento que provasse, de uma vez por todas, que é possível viver, curtir e trabalhar com arte. Especialmente, quadrinhos. Autores nacionais e internacionais ocuparam o que foi o maior Artist Alley de todos os tempos (pelo que consta). Eu não pude conversar direito com todos meus amigos e colegas, pois foi um evento intenso, com muito público e muitas vendas, mas estou muito feliz pelo sucesso de todos eles.





Estar no Artist Alley para mim era mais que óbvio. É como o FIQ, você simplesmente TEM que ir se é um autor, e se quiser estar no mercado de HQs nacionais. E foi espetacular. Ao mesmo tempo em que tenho a oportunidade e privilégio de aconselhar novos autores e pessoas com vontade de produzir, vejo meus amigos curtindo o evento e aumentando seu público. Além disso, a sensação de estar próximo de meus ídolos, heróis de infância, como Luke Ross e Roger Cruz, e saber que hoje sou um autor como eles, é boa demais.

As vendas superaram todas as expectativas, e imagino que isso seja a opinião de todos os artista que estavam lá. Esgotei tudo que levei de Terapia, Artbook e Morphine! O último exemplar de Morphine, aliás, foi levado por ninguém menos que Fernando Caruso, ator, humorista e colunista do Abacaxi Voador - um apaixonado por quadrinhos!



Acho que nem público, nem autores, nem as empresas e estúdios presentes, nem a organização esperavam algo tão especial.

A CCXP mal terminou e já mudou muito do cenário nacional de HQs. Muita gente do grande público agora conhece a vasta porém pouco conhecida produção autoral e independente. Os outros eventos podem começar a se organizar para estabelecer cronogramas e agendas funcionais, ao invés de tentar desbancar uns aos outros (não que eles façam isso de fato...). Os autores, dos mais amadores aos mais conceituados, viram que sua produção têm sim público interessado, e que é possível esgotar tiragens independentes em pouco tempo, ganhando muito mais do que com editoras e tendo muito mais controle editorial e criativo no processo. As empresas, estúdios e editoras podem perceber que estarem eventos é essencial para aumentar público, para vender e para firmar parcerias e conhecer autores promissores, e, por que não, trazer novidades programadas especificamente para esse evento.



Tudo mudou, eu espero, a partir de agora. Foi épico, vai continuar sendo, e eu estarei lá pra ver tudo de novo.

Fica o meu agradecimento caloroso (vários abraços foram dados por lá, e mando mais ainda por aqui) à organização do evento, Omelete e Chiaroscuro, e especialmente, ao Ivan Freitas da Costa, cuja paixão, dedicação e profissionalismo estavam transbordando não só dele, mas por todo o evento. E um agradecimento especial, ainda, aos leitores e fãs que vieram à Mesa 108 conversar, comprar meus trabalhos e viver a HQ nacional comigo. O carinho de todos vocês faz essa jornada ser muito especial.

Até o próximo ano!

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Evento - CCXP

Um dos eventos mais aguardados do ano - se não o MAIS aguardado! - está chegando! A Comic Con Experience vai trazer ao Brasil, pela primeira vez, a experiência de um evento internacional nos moldes das Comic Cons de San Diego (fui em 2008) e de Nova York (fui em 2012). Já vi como esses eventos são, e estou muito empolgado!

Estarei lá nos dias 5, 6 e 7, na Mesa 108 do Artist Alley (mapa abaixo), com o Daniel Esteves, roteirista premiado e parceirão de longa data. Teremos nossas HQs e lançamentos especiais.







Também participo do painel "Quadrinhos Digitais: a próxima fronteira", onde debateremos a publicação de HQs online com a participação de Vitor Cafaggi, Ana Recalde, Cadu Simões e Fábio Coala.

Não perca! O evento será épico. Você pode conferir a programação completa no site oficial do evento: CCXP.com.br