terça-feira, 27 de setembro de 2022

Troféu HQMIX - Os finalistas!

      Troféu HQMIX      

Meio sem aviso, mas uma ótima surpresa, foi divulgada ontem a lista dos finalistas do Troféu HQMIX! A edição desse ano contempla tudo que foi publicado no ano de 2021.



O Troféu HQMIX é, sem dúvida, o mais importante prêmio da cena de quadrinhos no Brasil. Super tradicional, foi criado pelos cartunistas Jal e Gualberto Costa e conta com uma equipe de peso e um corpo de jurados muito gabaritado, que avalia as inscrições e define uma lista com os mencionados finalistas. 

E estou muito feliz porque eu e meus trabalhos foram indicados em várias categorias! São elas:
- Desenhista (!!!)
- Arte-finalista (!!!)
- Publicação Independente Seriada (Arquivos Secretos do Monstruário - Saruê
- Adaptação para Quadrinhos (Anne de Green Gables)

Além disso, ainda foram indicados:
- Roteirista Novo Talento (Lucas Oda, Arquivos Secretos do Monstruário - Saruê)
- Roteirista Novo Talento (Larissa Palmieri, por Anne de Green Gables)
- Colorista (Dan Freitas, por Arquivos Secretos do Monstruário - Saruê)
- Colorista (Fabi Marques, por Anne de Green Gables)



E mais: a Universo Guará concorre como Editora do Ano, e o Almanaque Guará, do qual participei em duas edições como arte-finalista de DUODEC, concorre nas categorias Publicação Mix e Publicação Juvenil!




E tem mais: outros dois projetos do qual participei estão entre os finalistas: 

De Onde Viemos? concorre nas categorias Publicação Independente de Grupo, Colorista (Wes Samp) e Arte-Finalista (Daniel HDR). Já Noite de Spoiler é finalista nas categorias Publicação de Humor e Colorista (Débora Santos). 

Estou muito feliz com as indicações, tanto as minhas quanto dos meus parceiros de trabalho. Todos foram excelentes nos projetos e merecem demais a indicação!

Quanto a mim, é uma honra enorme estar entre os finalistas justamente nas categorias de Desenhista e Arte-finalista, onde eu sei que faço o meu melhor. Estar entre tantos nomes incríveis é muito gratificante! 

Por outro lado, fico um pouco chateado porque Parte de Mim não recebeu nenhuma indicação. Eu entendo que é um livro meio heterogêneo, com histórias velhas e novas e que isso deixa o julgamento quanto ao roteiro e arte meio complicados, mas ainda assim é um projeto editorial muito bacana e um projeto muito especial para mim. Mas é isso, são tantos projetos e artistas incríveis que alguma coisa sempre fica pra fora. O mais importante, como sempre me lembra a Monica, é que os leitores que conhecem meu trabalho com a série Pieces gostam muito, em um nível muito especial e isso me deixa sempre com o coração quentinho. 



Esse ano o troféu homenageia a personagem Kabelluda, da Pagú, pegando carona no centenário da Semana de Arte Moderna.



Aqui está a lista com todas as categorias!

A votação para o Troféu HQMIX é virtual e ainda não começou, mas só pode votar quem se inscreveu e é da área de quadrinhos, sema autor, jornalista, editor, influenciador, etc. Se você se encaixa nessa galera e ainda não se inscreveu, dê uma olhada no site oficial do prêmio e veja se ainda dá tempo

A todos os finalistas, meus parabéns! Viva o quadrinho brasileiro!

Um comentário: