sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Ser Autor - Dicas de Produtividade

...E começou 2019!!!

Que tal começar o ano com duas novidades? A primeira é a estreia da seção "Ser Autor" aqui no Blog'n'Roll. Dentro dessa seção, irei compartilhar dicas, relatos, ideias e comentários sobre a carreira do quadrinista, mas não só: a vida de ilustrador e do artista em geral também será contemplada, tanto com o foco para profissionais e aspirantes quanto para os entusiastas. Quero que seja bem amplo e quero oferecer muito conteúdo para vocês poderem complementar sua formação artística e profissional.

Existem planos maiores para essa seção, que não se limita ao meu Blog. Espero que me acompanhem por essa nova aventura. Logo teremos mais novidades.

E, enquanto isso, que tal começarmos o ano novo com umas dicas de produtividade?

Esta matéria, publicada pelo Etchr ainda essa semana, traz dicas de 6 grandes nomes da ilustração atual (OK, são internacionais, mas valem as dicas mesmo assim). Entre eles, o Jake Parker, um grande, grande cara de quem eu ainda vou falar muito nessa seção.

Para ler a matéria completa (em inglês), é só clicar NESSE LINK. Abaixo, a introdução traduzida para dar um gostinho.

Deixem seus comentários! Abraços e um excelente ano para tod@s!

======
Dicas de produtividade dos profissionais para um ano cheio de arte
Todo mês de Dezembro começamos com um objetivo nobre: "crescer como artista" ou "melhorar minha técnica". 
...mas o que isso significa de verdade?
Um sublime objetivo rapidamente se torna um sublime peso nas costas: O que eu estava pensando??? "Crescer como artista"? COMO? Praticar todo dia? Praticar o quê? E nos dias de folga? Ou pior: E se eu praticar todo dia, mas mesmo assim me sentir como se estivesse patinando pra trás? Como eu garanto que minha resolução de fim de ano de fato funcione?
Enquanto eu (a autora do post original) estava lendo  "Essentialism: The Disciplined Pursuit of Less", por Greg McKeown, ("Essencialismo", publicado no Brasil pela Editora Sextante, compre aqui) , entendi que ser produtivo não é bem sobre como conseguir fazer MAIS COISAS, mas sim como fazer AS COISAS CERTAS:
...E uma vez que você encontra qual a coisa certa a fazer, então é uma questão de organizar sua rotina e hábitos para atingir seu objetivo.
Então, como criamos uma rotina criativa? Como construímos hábitos produtivos? Estes profissionais criativos foram muito gentis e compartilharam conosco algumas de suas dicas favoritas sobre produtividade. 
Curios@s? Vamos ler o que eles disseram!
- Ânia (autora do post original)

5 comentários:

  1. Valeu por compartilhar, professor. Organização é a chave do negócio. Todos os artistas concordam que foco e organização são mega necessários para se concluir as tarefas que a gente se propõe a fazer. Ufa. Bora estudar. Rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, meu caro! Vamos em frente, espero que evolua bem, hehe.

      Excluir
  2. Agora, na atual fase paternal, minha rotina mudou abruptamente e o meu tempo para produzir já não e mais o mesmo. Ando apreensivo e fazer as coisas certas é uma questão de crucial para continuar. Grato pela iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu a ideia, Juliano! Te admiro muito pela imersão na paternidade, você é um heroi.
      Acho quw as ideias do Jake Parker sobre setorizar o tempo que vc tem e tentar focar o máximo possível em cada oportunidade pode ser um caminho... E, claro, é uma fase que logo muda e você vai acabar precisando de adaptação de rotinas de novo, hehe.

      Excluir
  3. Pois é, Mário!A paternidade é um processo que requer muito de nós e a mudança se faz necessário para não continuarmos proliferando erros do passado. Exige paciência, suor e lágrimas pois nenhuma mudança real é simples. Ao mesmo tempo somos tomados por uma nova percepção de tudo e parece que precisamos reaprender e a ressignificar a vida. Em meio a esse turbilhão emoções, por necessidade, nos distanciamos de quem somos e isso nos angustia fortemente. Tenho refletido sobre o tempo e a necessidade de fazer o certo em cada oportunidade, estou me sintonizando com as mensagens que surgem ao meu redor como sinais vitais para a realização de meus projetos. Suas palavras em seu blog, vem de encontro com essa busca. Grato por compartilhar!

    ResponderExcluir