Mostrando postagens com marcador arte. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador arte. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Newsletter 121 - Estrelas Cadentes

 Este post é pra te avisar que saiu mais uma edição da minha newsletter, a Quebra-Cabeça! Clique AQUI ou na imagem abaixo para conhecer e assinar e fique por dentro de todos os meus projetos!




PITTSBURGH - Dinossauros, Pop Art e Quadrinhos

Estivemos em Pittsburgh, Pensilvânia, neste último fim de semana. A Monica teve uma jornada de formação dos leitores Guimarães Rosa e participamos do 20º Brazil Day, organizado pelo clube Brazil Nuts, da University of Pittsburgh. Enquanto a Monica estava lá, eu fui bater perna e conhecer a cidade.

Como sempre, busco lojas especializadas em quadrinhos que pareçam interessadas em material como o meu. Dessa vez, eu tive o privilégio de...


Continue a ler no Substack!

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Qualquer Desenho é Melhor que Nenhum Desenho

Texto publicado originalmente na Newsletter Quebra-Cabeça em 2021 (assine!):

-------------------------------

Qualquer Desenho é Melhor que Nenhum Desenho  

Eu falo essa frase constantemente nas minhas aulas. Falei, também, em diversas lives, palestras, etc. É um tipo de mantra, daqueles que como professor falo pros alunos, mas como artista, falo pra mim mesmo. Recentemente, a Pandora Escola de Arte publicou nas redes sociais essa minha frase, como incentivo para todos os nossos alunos. E quis reforçar essa ideia aqui para você. Eu sei, talvez você não seja artista, nem queira ser. Mas pense nisso em relação ao que você está perseguindo na vida, suas paixões, hobbies ou mesmo seu trabalho. Eu estou sempre fazendo analogias entre o aprendizado e prática de desenho com várias outras coisas. Logo deve vir vídeo sobre isso, também. A questão, pra gente voltar ao assunto, é que muita gente se preocupa demais com o que vai desenhar. Em questão de ideia, qualidade, velocidade, talento... E quanto mais a gente pensa nas coisas, mais expectativas cria e maior a frustração costuma ser, porque acaba que todo resultado é menos ideal do que o que estava na cabeça... E aí isso acaba se desenvolvendo para o pior cenário: a pessoa simplesmente vai parando de desenhar."Se eu for desenhar, quero que saia algo muito bom, perfeito, genial, inédito, que dê resultado de alguma forma"... Bom, jovem, me desculpe pelo choque de realidade, mas nem sempre isso vai acontecer. Nem todo desenho precisa ser especial. Tem vezes que a gente desenha só pra mexer o lápis no papel, rabiscar, brincar, se distrair. E tudo bem. Quando meus alunos falam que desenharam pouco (e esse pouco é relativo), eu mando essa frase. E eu digo isso pra você desde já. Pelo menos, você desenhou! Poderia não ter feito nada. Mas você fez alguma coisa, e alguma coisa é melhor que nada. Porque esse "alguma coisa" é, no mínimo, o resultado de um tempinho que você se deu, se permitindo fazer algo que gosta. E aí, na aula, a gente vê esse "pouco" desenho e comenta, analisa, corrige se precisar. Usa ele como referência, ponto de partida, inspiração. Tem uma outra frase, que eu geralmente credito ao Jake Parker, também muito valiosa para esses momentos: "Finished, not perfect". Pode traduzir como "feito é melhor que perfeito". E olha só, tem uma lógica inquebrável aí: perfeição não existe.E seja qual for a sua expectativa com o que produz, o resultado não depende da expectativa, e sim de técnica, prática, empenho, vontade, tesão, tempo, contexto, etc... Gerenciar expectativa é muito bom. Tem desenho que não precisa ser especial. Tem desenho que tem que ser especial. Como você se alinha para chegar lá?Outra coisa, aí para você pensar e quem sabe a gente volta nesse assunto em breve. Você não precisa usar 100% dos seus poderes toda vez que for desenhar algo. Sabe por quê? Porque nem todo desenho precisa ser especial. Nem todo desenho é trabalho, nem todo rascunho é descartável. O lance é entender a realidade do seu trabalho, qual é o nível mais alto que consegue entregar numa obra?A gente só consegue ser tão bom quanto é bom nesse momento. Não dá pra ser melhor que seu melhor. O que dá sim pra fazer, e aí é algo pra refletir, é ser pior que seu melhor. Mas mesmo isso pode ser válido. Já te falo disso. Vamos voltar a falar sobre o melhor. Você só pode chegar ao seu melhor. Esse é seu 100%. O SEU 100%, não o 100% que você inventou como meta ou que o mundo parece cobrar de você.E, se você evoluir no processo de fazer, esse novo melhor automaticamente se torna seu máximo, e você pode chegar lá. Não que você tenha que, ou deva, mas você pode. Vai depender do que você está fazendo, qual contexto, qual objetivo e, mais importante, qual a necessidade de dar 100%. Sério. Nem sempre precisa.E o motivo disso é que a gente deve caminhar para chegar num nível em que você pode determinar o quanto vai empregar da sua potência total. De novo, nem todo trabalho ou projeto precisa ser feito no 100%. Mas tenha em mente que seu, sei lá, 50% já é bem legal e dá conta do recado. Você gerencia, a cada projeto, e considerando cada situação, o que é o melhor que você pode entregar. Tem coisas que podem muito bem ser resolvidas com seu 60%. Não precisa ser épico. Só precisa ser feito. Então, quando você se pegar pensando que não fez o suficiente, não tem ideias para algo realmente legal ou ficar analisando seus desenhos sob uma expectativa irreal, é só dizer pra si mesmo: qualquer desenho é melhor que nenhum desenho. Ah, e se você quiser um pouco mais de reflexão sobre como quebrar o bloqueio criativo, que tal ver esse vídeo?

segunda-feira, 21 de junho de 2021

Artes Originais e Nova Loja!

 Oi, pessoal! 

Chegou a hora. Finalmente está aberta a promoção de ARTES ORIGINAIS! São diversas ilustrações, variando temas dos super-heróis e fanarts a artes mais autorais. Além disso, todas as artes ainda disponíveis feitas para o Inktober 2019 (da série Solo Urbano) fazem parte da promoção. Os formatos são A5 ou A4, e as artes têm acabamentos entre preto e branco, tons de cinza e coloridas com materiais diversos.

E ainda mais: caso você prefira um personagem, estilo ou acabamento que não está disponível na promoção, pode encomendar uma arte original exclusiva, feita sob medida para você. A opção está na categoria COMMISSION.  


E, para aproveitar esta promoção, decidi finalmente construir e estrear a minha NOVA LOJA VIRTUAL, que está totalmente integrada ao meu site! Procurei otimizar o design e os produtos para que a experiência seja a mais tranquila possível. Além das artes originais, você encontra todos meus quadrinhos e livros ilustrador, sketchbooks e vários títulos em formato e-book.

Temos várias opções de pagamento, incluindo PIX, PagSeguro, boleto e cartões de crédito. Compras acima de R$ 150 ganham frete grátis! 

E você pode optar no momento da compra por se inscrever na lista de e-mail do meu site e em breve receber a nova newsletter que estou planejando!

Acesse a nova loja NESTE LINK. E aproveite para conhecer mais detalhes no meu vídeo mais recente: 



 


sexta-feira, 26 de março de 2021

A Teoria do Food Truck

 Em meu caminho como autor, artista e professor, desenvolvo algumas teorias sobre as áreas em que atuo. Essas teorias, assim como metáforas, analogias, piadinhas e mais, ajudam a facilitar a compreensão dessas coisas. Uma delas, a Teoria do Food Truck, é o tema de uma série de vídeos no meu canal.

O que é a Teoria do Food Truck?

Muito bem, em resumo, é uma reflexão sobre o que crescemos entendendo como sucesso comercial, financeiro e pessoal, e como isso influencia nossa relação com o próprio trabalho e com o mercado em que atuamos. E, a partir de uma reflexão que compara o McDonald's com food trucks de comida artesanal, proponho entender que nosso alcance pode ser pequeno, mas o impacto da nossa obra pode ser imenso, e quando temos apoio de uma comunidade realmente dedicada e interessada, isso pode nos sustentar de forma honesta. Pra que ser tão grande quanto o McDonald's se isso significar que seu trabalho vai acabar sendo super genérico, pasteurizado e totalmente sem criatividade?

Muito bem, pra saber mais sobre essa teoria, assista os vídeos, e se achar interessante, compartilhe e comente! Quero saber sua opinião.



sexta-feira, 26 de junho de 2020

Acolhida de Aula - Quinta, 25 de junho de 2020

Bom dia, pessoal! 
Ontem postei um textão aqui no Blog. Se vocÊ não leu, é só pegar a postagem imediatamente anterior a esta. Vai lá, eu espero. 
Foi? Ok.
Continuando: Eu não queria que esse textão tivesse como resultado apenas a verbalização das coisas que me incomodam (e eu fui econômico nas informações), mas sim que pudesse ser um motivador pra que pelo menos alguma coisa fossa resolvida. Aqui está o link: http://mariocau.blogspot.com/2020/06/diarios-de-quarentena.html)
Quero dizer que ainda ontem, eu consegui quebrar essa inércia estranha e desenrolar algumas coisas. Pouco, na minha opinião de workaholic e sedento por resultados, mas ainda assim, algo foi feito. 
E nesse movimento, eu encontrei coisas muito interessantes. 
Decidi falar sobre elas no meu texto de acolhida para as aulas virtuais da Pandora Escola de Arte. Toda semana, eu escrevo um texto para os alunos no começo da aula. Fiquei pensando que esses textos podem ser interessantes não só como registros mas como reflexões sobre um monte de coisa. Podem ser interessantes para vocês, também.
Então, decidi publicar todas as minhas acolhidas - ou pelo menos as mais interessantes - aqui no Blog também. Serão posts retroativos, fora da ordem cronológica, mas com a data original de escrita e publicação na sala de aula virtual como título do post. Assim como fiz com esse post aqui.
Sem mais, fiquem com a acolhida do dia 25 de junho de 2020:
=====================================

@canal Bom dia, tarde, noite ou madrugada, pessoal! Como estão por aí? Como anda a "vida real"? Será que estamos na Matrix? :thinking_face:

Começo a aula de hoje com um pouco de reflexão. Ontem, tirei uns minutos para escrever um textão pro meu Blog, tentando organizar os meus projetos e ideias e relatando brevemente como está cada fatia da minha vida que é afetada pela quarentena. É importante que possamos falar sobre o que nos aflige, pois comunicar é organizar e organizar é bom pra jogar fora o que não serve, enxugar as coisas a uma forma mais coerente e compreensível. Na terapia, no diário, no twitter, blogs ou no papo com amigos, amantes ou família (saudades, mesas de bar e cafés): qualquer lugar que te proporcione organizar as ideias, mesmo que seu interlocutor seja uma folha de papel, é extremamente válido. Reflexão e autoconhecimento são coisas poderosas e só nos fortalecem, mesmo quando nos fazem ver nossas fraquezas e falhas: é ao identificar essas questões que podemos partir para reparos e reformulações. 

Esse texto no Blog, enfim, onde eu confesso estar travado no desenvolvimento de todos os projetos de quadrinhos, me fez tentar romper tal bloqueio por simplesmente passar a limpo no computador as anotações para um roteiro. Nas anotações do sketchbook, encontrei uma breve menção a "uma técnica japonesa de consertar cerâmicas quebradas com ouro", e fui buscar o nome correto disso: é Kintsugi (金継ぎ). É lindo, caso queiram saber mais: https://pt.wikipedia.org/wiki/Kintsugi

Do Kintsugi, acabei relembrando do Wabi-Sabi (侘寂) (https://pt.wikipedia.org/wiki/Wabi-sabi), outro "conceito" muito interessante. Coloquei conceito entre aspas porque é muito imensamente simples. Basicamente é uma forma de estética japonesa que valoriza as imperfeições e a casualidade, a simplicidade nas coisas. Refleti um tanto sobre essas questões, indo de TED Talks a Blogs de decoração (a galera do design de ambientes adora Wabi-Sabi) a filosofia zen. Tudo me encantou.
E fiquei pensando: por um lado, pra nós, ocidentais acidentais, acostumados a consumo e excesso, a designs diversos e uma vida quase tomada por poluição visual (quase??) pode ser difícil de compreender e até mesmo de aplicar o Wabi-sabi. No desenho, na arte, como fica isso?

Eu cheguei à conclusão, sem querer parecer O ILUMINADO, que desde um tempo atrás, lá pela época da faculdade, eu já pensava nisso e já vinha entendendo certas questões do Wbi-Sabi, em relação à arte. 

Nós temos uma busca incessante pela perfeição. Associamos a falta absoluta de falhas como sucesso, algo desejável. Queremos, com nossos resultados, impressionar pelo excesso de detalhes e informação, pela precisão impecável nos traços e cores, pela verossimilhança com a realidade... Queremos que nossa arte seja perfeita, mesmo quando fazemos um desenho no sketchbook (que, convenhamos, é um caderno de RASCUNHO). 

Uma coisa a se pensar é que existe muita beleza nas imperfeições, na simplicidade. Muitas vezes, três ou quatro traços colocados no papel trazem muito mais energia,vida e emoção do que um desenho hiper-realista que levou semana pra ficar pronto. 

Qual é a satisfação que você busca com seu desenho? Se o seu lance, onde vc se regojiza, é em visualizar o resultado de um trabalhoso processo como uma manifestação de ápice técnico, acho que tudo bem, claro. Ninguém poderá te dizer que você não desenha corretamente ou que seu estilo não é válido, mas acho importante refletir pra entendermos se oque queremos gerar em artes é o que NÓS queremos de coração, ou se é o que o mundo acha que deveria ser. Se for a segunda opção, repense.
Se você busca na arte uma forma de se expressar, comunicar, entreter, impressionar, incomodar... Seja o que for, é válido, desde que seja honesto. A tal da "busca por um estilo" que a gente tanto fala em aula, não deve ser uma busca por satisfazer a expectativa dos outros ou de uma visão de um mercado ou fandom. Deve ser uma busca pela NOSSA PRÓPRIA forma de nos expressar, e isso é construído ao longo de muito estudo, prática, imersão, reflexão e consumo constante de referências que fazem sentido para você. 

Lembrem do Van Gogh, que teve uma revelação quando conheceu gravuras japonesas, e o quanto isso influenciou sua obra. Movimentos artísticos à parte (até porque eles só vão ser rotulados, embalados e simplificados posteriormente), cada um de nós é, ao mesmo tempo, produto do nosso tempo, ambiente e referências, e também fruto do que construímos internamente a partir do que faz sentido para nós.

O Wabi-sabi, então, para voltar ao assunto, pode ser uma forma de entender que mesmo um desenho tortinho tem valor. Mesmo seus 20 rascunhos de estudo de um tema são bons (e necessários!). Aquele desenho que você faz pra testar uma coisa diferente, um material ou uma estética, tudo isso é válido. É parte do seu caminho. E muitas coisas interessantes e bleas vão surgir se você se permitir desenhar, sem lastro e sem expectativas imensas. Tenha os seus objetivos, eles são importantes. Mas não se frustras hoje porque ainda não atingiu esse objetivo é gastar uma energia desnecessária. Você vai chegar lá. Mas pra chegar lá, tem caminhos a trilhar. E, em arte, só se trilha caminhos fazendo, testando, arriscando, entendendo, refletindo e valorizando mesmo os resultados que, à vista do modo de pensar ocidental e exigente, parece "errado, imperfeito ou inutilizável". 

Bons desenhos e boas energias para nós. 
====
Links legais: 
====

terça-feira, 19 de maio de 2020

COMMISSION LIST 2020

Oi, pessoal! Tudo bem por aí?
É com muita empolgação que anuncio que está aberta a minha Commission List de 2020!

OK, mas o que é isso?

Commissions são artes originais, produzidas sob encomenda pelo leitor/cliente, ilustrando o(s) personagem(ns) escolhidos - vale qualquer um: personagens meus, do cliente, de editoras, games, séries, filmes... 

Farei três opções de arte: colorida, em preto e branco e em tons de cinza. Os valores são referentes às artes produzidas em formato A4 (21x29cm), em papel especial (Bristol opaline 180g) e finalizadas em nanquim e marcadores (aquelas canetinha lindas). O envio será feito pelos correios em envelope protegido.

Não tem limite de artes por pessoa, nem limites na lista. Enquanto a quarentena durar, vou produzir commissions. Para garantir o seu, siga as instruções abaixo: 

Acesse MEU SITE (ou leia abaixo) para ver os valores e opções de acabamento,assim como uma galeria de exemplos de commissions já feitas. Então, vá à MINHA LOJA para fazer seu pedido. É possível parcelar o valor, pagar pelo PagSeguro, Mercado Pago e PayPal. Para compras acima de R$ 200, o frete é GRÁTIS!

Se preferir conversar comigo para ver a disponibilidade de outros formatos e acabamentos ou tirar dúvidas, é só mandar um e-mail (veja abaixo)




Lembrando: você não compra uma arte já pronta, você encomenda uma! É isso, eu desenho o SEU personagem favorito e essa arte é inteirinha sua! ;)



Exemplo de Commission em Preto e Branco

Exemplo de Commission em Cores

Exemplo de Commission em Tons de Cinza

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

YouTube - Esteja Presente! (Sketchbook Tour #003)

Já está no ar meu novo vídeo! Venha conhecer TODAS AS PÁGINAS do meu mais recente SKETCHBOOK!


Continuando a Sketchbook Tour, vamos ver todas as páginas do caderno "Esteja Presente" (29/08/2019 a 7/01/2020) e pensar em como isso influencia sua experiência de desenhar.


Venha descobrir os motivos disso e o que essas páginas escondem... Deixe seus comentários!









Você se interessaria por e-books contendo todas as páginas dos meus sketchbooks, mais comentários e dicas? Deixe seus comentários!

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

YouTube - Venha assistir os novos vídeos do meu canal!

E aí, pessoal, tudo bem?
As últimas semanas foram bem produtivas, com vários vídeos novos no canal. Veja abaixo:


Participar de coletâneas e antologias é uma etapa muito importante da formação dos artistas. Eu já participei de várias, desde o começo de carreira até agora, com um novo projeto bem bacana que você vai conhecer neste vídeo! Enquanto falo sobre minha vivência com esse tipo de publicação, acompanhe a arte-final digital das duas páginas que fiz para o projeto.

Veja o projeto HISTÓRIAS PASSAGEIRAS no Catarse, dê seu apoio e ajude a fazer o livro virar realidade: https://www.catarse.me/historiaspassageiras


Durante o ComicSanca (evento de quadrinhos que aconteceu em São Carlos – SP em agosto de 2019), conversei com os grandes Rapha Pinheiro e Thiago Spyked sobre nossas experiências como professor de desenho e quadrinhos. Foi um papo bem bacana, que dividimos em três vídeos, um em cada canal, para vocês.




Em mais um vídeo da série Sketchbook Tour, vamos ver todas as páginas do caderno "The Cups" (21/01/2019 a 18/06/2019). Esse caderno foi montado a partir de vários tipos de papel diferentes, e levou um tempão pra terminar. Venha descobrir os motivos disso e o que essas páginas escondem...


Para assistir os vídeos, é só clicar nos links das imagens.






segunda-feira, 30 de setembro de 2019

MONSTRUÁRIO - Prêmio Cubo de Ouro 2019

Uma excelente notícia para os fãs de Monstruário!

"Vox Nihili", a primeira edição da série Arquivos Secretos (spin-off de Monstruário, onde exploramos os personagens coadjuvantes da trama principal), é finalista do Prêmio Cubo de Ouro 2019, na categoria "Literatura Geek".




Concorremos com outras obras muito bacanas da cultura pop brasileira, como o Gibi de Menininha, A Flecha de Fogo, A lenda de Bóia e Quando Você Foi Embora, entre outros.

A votação é de Juri Especializado, então os leitores não podem colaborar. Mas estamos na torcida pelo reconhecimento e felizes por estarmos entre os finalistas. Boa sorte a todos, e que vença o melhor.

Para conhecer mais sobre o Cubo de Ouro, é só seguir o link.

Os vencedores da edição 2019 serão conhecidos na cerimônia da entrega do troféu, no dia 18 de outubro, no Shinobi Spirit (Av. Pres. Kennedy, 2377 - Curitiba/PR - Antigo Paraná Clube).


Arquivos Secretos #1 tem roteiro de Lucas Oda, arte de Mario Cau, cores de Danilo Freitas e projeto gráfico de Maria Paula, e foi publicado em dezembro de 2018 ,de forma independente, pelo selo Pieces.

Para adquirir Arquivos Secretos #1, assim como outros títulos, prints e ates originais de minha autoria, visite minha loja virtual neste link. 

Vida longa ao quadrinho brasileiro!

quarta-feira, 10 de julho de 2019

YouTube - DESENHANDO O HOMEM-ARANHA

E aí, você tem curiosidade de saber mais sobre o processo criativo dos artistas?

Bom, eu também. Adoro ver meus amigos, colegas e ídolos produzindo e comentando seus processos, seja em vídeo ou ao vivo. Por isso, decidi começar uma nova série no meu canal, onde vou desenhar e comentar os meus truques, sugerir materiais e filosofar sobre o desenho e o mercado.



E na estreia, vou desenhar um Homem-Aranha para vocês! Durante o vídeo, deixo alguns comentários sobre os materiais que usei, as escolhas feitas e algumas dicas para você tentar aplicar nas suas ilustrações. Todos os materiais têm links para você comprar (mas só na descrição do vídeo no YT).
A velocidade do vídeo durante o processo foi acelerada em 200%, ou seja, enquanto não tem narração, a velocidade é o dobro do que eu faço de verdade. Eu costumo desenhar bem rápido em alguns casos, e o processo todo de desenhar esse Aranha, que levou cera de uma hora ao todo, virou um vídeo com 25 minutos. Dá pra ver bem o processo, mas sempre aceito sugestões.





Ah! Quer esse Aranha para você? O original produzido neste vídeo está à venda na minha loja. Aproveite, é peça única e vai pra quem comprar primeiro. Só clicar AQUI!



Qual personagem você quer que eu desenhe no próximo vídeo? Que tipo de dicas de desenho, finalização ou qualquer outra etapa dos processos criativos você quer? De que materiais você gostaria que eu desse dicas ou demonstrasse? Deixem seus comentários, aqui e no canal.

Espero que curtam!

terça-feira, 23 de abril de 2019

YouTube - Materiais Fantásticos, parte 1

Oi, pessoal! Tudo bem?

Este post é para anunciar que o segundo vídeo do meu canal (o quê? Você não sabia que eu tenho um canal no YT? Mas clique já aqui e corra assistir!) já está no ar!

Intitulado "Materiais Fantástico e onde encontrá-los", é a primeira parte de uma pequena série sobre minha viagem ao Japão, em março de 2019. Neste vídeo, vou apresentar e comentar três lojas bacanas e ainda explicar um pouco sobre como é comprar com Tax Free no Japão, assim como dar umas dicas da viagem, caso você vá pra lá.

Como o objetivo do canal - e deste vídeo- não é ser um guia de viagem, foquei apenas nas dicas das lojas. Mas se vocês quiserem mais dicas de viagem, posso considerar fazer um vídeo só sobre isso.

Espero que curtam! Assinem o canal, curtam e compartilhem, aquele lance de sempre. E se tiverem alguma pergunta, é só deixar aí nos comentários e eu respondo assim que puder!

Para assistir, é só clicar na imagem logo abaixo!








sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Ser Autor - Dicas de Produtividade

...E começou 2019!!!

Que tal começar o ano com duas novidades? A primeira é a estreia da seção "Ser Autor" aqui no Blog'n'Roll. Dentro dessa seção, irei compartilhar dicas, relatos, ideias e comentários sobre a carreira do quadrinista, mas não só: a vida de ilustrador e do artista em geral também será contemplada, tanto com o foco para profissionais e aspirantes quanto para os entusiastas. Quero que seja bem amplo e quero oferecer muito conteúdo para vocês poderem complementar sua formação artística e profissional.

Existem planos maiores para essa seção, que não se limita ao meu Blog. Espero que me acompanhem por essa nova aventura. Logo teremos mais novidades.

E, enquanto isso, que tal começarmos o ano novo com umas dicas de produtividade?

Esta matéria, publicada pelo Etchr ainda essa semana, traz dicas de 6 grandes nomes da ilustração atual (OK, são internacionais, mas valem as dicas mesmo assim). Entre eles, o Jake Parker, um grande, grande cara de quem eu ainda vou falar muito nessa seção.

Para ler a matéria completa (em inglês), é só clicar NESSE LINK. Abaixo, a introdução traduzida para dar um gostinho.

Deixem seus comentários! Abraços e um excelente ano para tod@s!

======
Dicas de produtividade dos profissionais para um ano cheio de arte
Todo mês de Dezembro começamos com um objetivo nobre: "crescer como artista" ou "melhorar minha técnica". 
...mas o que isso significa de verdade?
Um sublime objetivo rapidamente se torna um sublime peso nas costas: O que eu estava pensando??? "Crescer como artista"? COMO? Praticar todo dia? Praticar o quê? E nos dias de folga? Ou pior: E se eu praticar todo dia, mas mesmo assim me sentir como se estivesse patinando pra trás? Como eu garanto que minha resolução de fim de ano de fato funcione?
Enquanto eu (a autora do post original) estava lendo  "Essentialism: The Disciplined Pursuit of Less", por Greg McKeown, ("Essencialismo", publicado no Brasil pela Editora Sextante, compre aqui) , entendi que ser produtivo não é bem sobre como conseguir fazer MAIS COISAS, mas sim como fazer AS COISAS CERTAS:
...E uma vez que você encontra qual a coisa certa a fazer, então é uma questão de organizar sua rotina e hábitos para atingir seu objetivo.
Então, como criamos uma rotina criativa? Como construímos hábitos produtivos? Estes profissionais criativos foram muito gentis e compartilharam conosco algumas de suas dicas favoritas sobre produtividade. 
Curios@s? Vamos ler o que eles disseram!
- Ânia (autora do post original)

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Lançamento - ELAS

Mais um lançamento confirmado para a CCXP 2018! Conheça ELAS, a segunda edição da Série Sketchbook.



A segunda edição da Série Sketchbook do quadrinista e ilustrador Mario Cau traz uma seleção de desenhos de nu artístico feminino, que nasceu de uma série de desenhos produzida para a revista virtual Monotipia, entre 2010 e 2012. “Elas” compila 32 ilustrações publicadas na revista e outras produzidas ao longo dos anos seguintes.

Inicialmente pensada como estudos de anatomia e movimento, a série evoluiu para registros inspirados na força e liberdade feminina em suas diversas formas. Além de um registro da série de desenhos, é também o registro do processo de reflexão e compreensão de questões importantes sobre as mulheres e nosso tempo. Um processo de pesquisa que reflete uma evolução técnica do desenho e também da abordagem e reflexão do tema.

Para o artista, que entende sua produção como um reflexo do seu tempo, expressão e conceitos, produzir é questionar, discutir, debater. Para o homem, que entende não ser esse seu lugar de fala, fica a esperança de que ”Elas” mostre a admiração e apoio incondicional a essa luta por parte do autor.

Estarei na Mesa F43, no Artist Alley da CCXP. Nos encontre lá!


===
Informações:
Elas
Série Sketchbook #2

44 páginas em cores
Papel offset 90g
Capa couche fosco 250g

Tiragem limitada e numerada de 200 exemplares

Indicada para leitores maduros – contém nudez.

R$ 15,00

ISBN: 978-85-917650-4-1

Para adquirir exemplares após o lançamento: www.mariocau.lojaintegrada.com.br
====

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

ArtDrop em São Paulo

Durante os eventos da Banca de Quadrinistas, no Itaú Cultural (dias 15 e 16 de setembro), fiz mais uma ação de ArtDrop (ou ArtHunt) na cidade. Uma arte original foi colocada bem no meio da Avenida Paulista, deixada lá para quem quisesse pegá-la.

Veja as fotos da ação abaixo:




Vale lembrar que ninguém se manifestou por ter encontrado ou pego o ArtDrop de Campinas e este, em São Paulo. Não é obrigatório, mas é muito legal ter um contato com quem encontrou, especialmente se não for um leitor ou fã de artes que já me conheça.

A ideia primcipal de ArtDrop é espalhar arte pelo mundo! Se fizer também, não deixe de colocar as hashtags #ArtDrop e #ArtHunt e boa aventura!

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Art Drop em Curitiba

Hey, você vai para a Bienal de Quadrinhos de Curitiba

Vou fazer dois #ArtDrop durante o evento. Essa é uma ação onde eu escondo uma arte original em algum lugar do evento ou da cidade, e ele fica pra quem encontrar. 

As artes que serão escondidas por Curitiba são estas. 



Pretendo deixar uma no evento (que fica no Portão Cultural), na Gibiteca de Curitiba ou em algum lugar pelo centro da cidade, onde provavelmente vou passar depois do evento.

Sim, são artes originais, coloridas, em formato A5. Quem encontrar, ganha! E o mais legal é quando a pessoa que encontra posta e marca o artista. É um tipo de presente, uma forma de fazer arte circular pelo mundo e de abrir um pouco os olhos de quem vive meio anestesiado por aí... Mesmo que não seja encontrada por algum leitor meu, espero que sejam especiais para quem, de fato, encontrar, sejam quem for.

Durante o evento, vou publicar no Stories do Instagram dicas de onde estarão (Ah, meu instagram é @mariocau).

Fiquem ligados!


terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Vertigo - Além do Limiar

É com grande satisfação que participo de mais um baita projeto com os amigos Will Sideralman e Edson Diogo: "VERTIGO - Além do Limiar" é uma celebração dos 25 anos desse selo de quadrinhos da DC Comics que já trouxe muita coisa importante pros leitores. Inclusive Sandman, de Neil Gaiman e vários artistas, que eu amo.

É por isso que estou muito feliz em ter feito a ilustração da Morte, que contará com um artigo especial escrito pelo Manoel de Souza (editor da revista Mundo dos Super-Heróis). Essa arte faz parte do livro, que também conta com muitos outros grandes artistas, escritores, jornalistas e pesquisadores, além de três entrevistas inéditas com Karen Berger (criadora e editora da linha Vertigo), Jamie Delano (roteirista de HELLBLAZER e NAÇÃO FORA DA LEI) e Peter Milligan (roteirista de SHADE: O HOMEM-MUTÁVEL e HOMEM-ANIMAL), além de um depoimento de Paul Levitz, publisher da DC Comics.

Veja abaixo a ilustração final. Já aviso que essa ilustração estará disponível como print muito em breve!





O álbum terá lançamento nas datas de 14 e 15 de abril, durante o Festival Guia dos Quadrinhos, no Club Homs, em São Paulo. Veja mais informações sobre o evento clicando no logo ou no link.