Mostrando postagens com marcador bread and roses. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador bread and roses. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 1 de maio de 2015

HQ - Dia do Trabalho

Nesse feriado do Dia do Trabalho, nada mais justo que relembrar uma HQ que trata deste tema. Pão e Rosas tem roteiro de Hector Lima e arte minha, e foi letreirada pelo Pablo Casado.

Após alguns anos na gaveta, decidimos publicá-la neste último 8 de março, Dia da Mulher, que também é tema da HQ.




Você pode ler a HQ no meu Site, no Porção Extra do Petisco, e no site da Fictícia.org.

Minha solidariedade, aliás, aos professores do país todo que estão lutando (literalmente) por melhorias nas suas condições de trabalho, direitos e salários. Sou professor e sei como é difícil.

quinta-feira, 5 de março de 2015

HQ - Pão e Rosas

Amanhã, dia 6 de março, vai ao ar uma nova HQ! Inédita, ela é uma parceria minha com o roteirista Hector Lima. Essa HQ ficou um tempo na gaveta, e achamos que agora é a hora de finalmente publicarmos.

Pão e Rosas será publicada na íntegra essa sexta, simultaneamente nos sites do Petisco e do Fictícia, e também nos nossos sites pessoais. Achamos que ela se mantém atual e ajuda a incentivar uma reflexão sobre nossa sociedade hoje.



Leia no Petisco - Porção Extra.

Leia no Fictícia.

Leia no Blog do Hector.

Leia no meu site.

Abaixo, o release completo e algumas imagens!




PÃO E ROSAS - HQ DE HECTOR LIMA E MARIO CAU HOMENAGEIA O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Os sites Fictícia [http://ficticia.org] e Petisco [http://petisco.org/disponibilizam nesta sexta (7), simultaneamente e de forma gratuita, a HQ "Pão e Rosas". Com roteiro de Hector Lima ("Sabor Brasilis"), arte de Mario Cau ("Dom Casmurro", "Terapia") e letras de Pablo Casado ("Mayara & Annabelle"), trata-se de uma versão romanceada da "Greve do Pão e Rosas". É como ficou conhecido um dos eventos mais marcantes da luta pela melhoria de condições de trabalho. 

Em Janeiro de 1912, uma greve de cerca de 20 mil trabalhadores da indústria têxtil parou a cidade norte-americana de Lawrence, Massachusetts, por mais de dois meses. Ninguém acreditava que crianças e mulheres, em sua maioria imigrantes que se submetiam a condições terríveis, conseguiriam se organizar em protesto a um corte de salário.

"O Dia Internacional da Mulher não foi criado a partir de um fato único," diz o roteirista Hector Lima, "mas a partir de vários eventos que refletiam uma insatisfação das mulheres trabalhadoras. O oito de março é uma data comum a várias greves de tecelãs pelo globo (União Soviética, Estados Unidos e vários países da Europa) em movimentos de orientação socialista e anarquista".




O artista Mario Cau falou sobre a pesquisa visual: "Algumas imagens vieram da pesquisa do Hector para o roteiro. Encontrei referências pela internet, como a Ayer Mill, e imagens da polícia de lá barrando manifestantes. Além disso, já vinha pesquisando a arquitetura e vestuário de época para "Dom Casmurro" (Devir, 2013). Enquanto ia planejando as páginas, achei interessante dividir o flashback da greve e o depoimento de Camella em cores, feitas com ecoline. Isso enfatiza também os ânimos, com a greve fervilhando e o depoimento calmo e contido de Camella." 





Segundo o roteirista, a greve de Lawrence foi uma das mais marcantes pela duração, quantidade de mulheres e crianças, além da atenção que gerou para a desigualdade de gênero - um tema que ressoa com os quadrinistas: "Tanto para mim quanto para o Mario e o Pablo Casado - que fez as letras de 'Pão e Rosas' e o roteiro de 'Mayara & Annabelle', é importante mostrar com naturalidade personagens femininas tridimensionais", disse Hector. "Sempre convivi com mulheres trabalhadoras que precisaram lutar por condições melhores. Historicamente os homens levam créditos por várias conquistas, mas não precisa ir longe: a mulher brasileira ainda trava essas lutas todos os dias".

Mario completa: "Eu me sinto triste e frustrado ao ver que em 2015 e ainda existem a cultura e instituição machistas. Não deveria haver diferença alguma entre as pessoas. Fala-se de igualdade, mas muitas pessoas nem sabem que podem agir e pensar diferente! Hoje, tanto quanto antes, é preciso encarar isso com seriedade e sensibilidade, sem pensamentos retrógrados. Seja em relação ao espaço da mulher, do negro, do gay, do imigrante... qualquer um. Espero que nossa HQ sirva também como momento de reflexão sobre tempos melhores para todos, sem exceção."

http://ficticia.org / http://petisco.org/




Autores:

Hector Lima - roteiro
Redator e roteirista. Seus gibis saíram em coletâneas como “Manticore” e MSP Novos 50 (roteiro indicado ao Troféu HQMIX de 2012). Publicou “O Major” (indicado ao HQMIX de 2008), escreveu “A Rainha do Grito” para “Necronauta Vol. 2” (de Danilo Beyruth), e co-roteirizou com Pablo Casado o álbum “Sabor Brasilis" (Zarabatana - indicado a "Melhor Edição Nacional" no HQ Mix 2014). Organizou a coletânea "Inkshot" (MonkeyBrain Comics, 2013) e publicará em 2015 "Barão Macaco" e "Mulheromem" pela Fictícia, selo do qual é co-fundador
http://hectorlima.com

Mario Cau - arte 
Quadrinista compulsivo e apaixonado por contar histórias, Participou de diversos títulos, eventos e palestras no Brasil e exterior. Co-autor da webcomic "Terapia" (petisco.org/terapia), bicampeã do Troféu HQMIX, com Rob Gordon e Marina Kurcis, e da adaptação de "Dom Casmurro", com Felipe Greco, obra vencedora do Prêmio Jabuti e do Troféu HQMIX. Seu mais recente trabalho é a graphic novel "Morphine", um drama cotidiano e urbano, sobre inadequação, distância e paixões perdidaswww.mariocau.com

Pablo Casado - letras
Nascido e criado em Maceió, Alagoas, é roteirista de quadrinhos e filmes. Integrante do coletivo Fictícia, é co-autor das HQs “Sabor Brasilis” (Zarabatana Books), contemplada pelo ProAC, e de “O Clube dos Monstros dos Bairros Distantes”. Escreveu e editou o primeiro volume de “Mayara & Annabelle”, com arte de Talles Rodrigues. Co-produziu e roteirizou dois curtas por sua produtora, a Muamba Cultural
http://pablocasado.net/




segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Projetos Pendentes

Nessa coisa de começar o ano, me deu uma vontade de revisitar um monte de coisas que faz tempo que não vejo. Uma das coisas que às vezes me incomoda é o fato de ter várias coisas feitas, prontas até, e que ainda não viram a luz... Ahn... Ou não foram publicadas, lidas, mostradas em sua totalidade.

Incomoda, pois o resultado do trabalho que eu faço com ilustrações e quadrinhos é a publicação. Seja na internet, em papel, no Brail, fora do Brasil, o resultado é sempre a chance de ter o trabalho publicado e visto.

Falo sempre isso para meus alunos, algo que aprendi com um professor da faculdade, o grande Tuneu: "Não adianta nada você pintar,m desenhar, fotografar, escrever, se isso não for mostrado. Colocar seus trabalhos numa gaveta é algo como matá-los."

E algo que aprendi com o Gabriel Bá e o Fabio Moon, e com o Scott McCloud, é que o ciclo dos quadrinhos só se completa quando você tem pessoas lendo seu trabalho. Escrever e desenhar HQ é contar histórias. Se ninguém leu, você não contou a história.

Anyway, quis colocar aqui, para organização mental minha, e para curiosidade de quem acompanha meu trabalho e o blog, as coisas que ainda não foram mostradas 100% ou publicadas, e em que pé elas estão, incluindo coisas recentes que ainda estão em produção.

Lembrando que isso não é, de forma alguma, cobrança aos parceiros que possam estar envolvidos nos projetos citados. Na maioria dos casos, eu entendo e aceito a demora. Enfim, vamos lá.

By The Southern Grace of God
Uma HQ escrita pelo meu amigo texano, o gente fina Elton Pruitt. Fizemos essa parceria em 2007/2008. Quando nos encontramos na San Diego Comic Con em 2008, já tínhamos a HQ inteira desenhada. Ficou com 20 páginas, perfeita para um one-shot. Mostramos para um pessoal de lá, principalmente para nossa aposta principal, a ShadowLine, da Image, que já publicou a bela "In Her Darkest Hour", da sumida Fernanda Chiella.
Atualmente ela está sem letreiramento. Quero fazer, tanto em inglês quanto em português. Ela tem capa colorida e uma história muito bonita. Um dos meus trabalhos mais legais.
Aqui no Brasil, penso em publicá-la como uma edição especial da Pieces, mas isso só mais pra frente.

Bread and Roses
Uma HQ escrita pelo meu amigo Hector Lima. Fiz toda a arte, e já falei dela aqui no blog. Ela foi feita, primeiramente, para uma antologia chamada WORK!, sobre canções e protestos trabalhistas. Essa HQ foi um grande salto no meu trabalho Tive a liberdade de aumentar de 4 para 6 as páginas, para melhorar a narrativa, e fiz algumas das cenas mais fortes até então. O processo foi todo novo, também, sendo que usei um processo de pintura totalmente complicado, cuja inspiração foi o Alienista dos gêmeos.
Ela ainda não foi publicada. Está parada desde o começo de 2008. É um dos trabalhos que eu mais me orgulho. O texto do Hector é ótimo também, uma história muito boa.
Baixei hoje a versão letreirada pelo amigo Pablo Casado, que ficou bem elgal também. Não sei para onde ela vai. Provavelmente vamos mostrar para a Heavy Metal e ver para odne as coisas vão.

Front 20 - Música
A Front vocÊs já conhecem. Apesar do público pequeno, a Front é um grande palco, mostrando grandes artistas do Brasil todo. Grandes nomes já passaram por ela, alguns ainda estão lá. Faço parte do Conselho Editorial, algo que me orgulho muito. Sempre defendi a Front e soube que ela poderia vender e aparecer muito mais do que o faz.
E temos a edição 20, com o tema "Música", pronta, prontíssima para gráfica, desde o começo de 2008 também.
Participo com uma ilustração, e uma HQ, escrita pelo figuraça Bruno Azevêdo. Também com uma pitada de Pieces, fiz a HQ rapidinho. Confesso que desenhei em A4, usei marcadores pra fazer os tons de cinza, o que acelerou o processo. Mas o resultado é muito bom. Chama-se "Hoje é o dia do Cachorro". A Via Lettera, editora da Front, ainda não mandou rodar. Não sabemos, depois de tanto tempo, quando, e se, a Front 20 vai chegar às lojas.
O futuro da Front é incerto. Temos planos, claro, mas tudo depende da vontade da Via Lettera e do público.

Inkshot
Inkshot já tem uma outra pegada. Não tenho muitas informações, mas posso dizer que esse projeto, ainda em andamento, vai bem. Fico muito feliz, pois o projeto capitaneado pelo meu amigo Hector Lima é muito legal. Reúne grandes nomes das HQs nacionais. Eu participo com uma HQ escrita pelo Daniel Esteves. Essa HQ já apareceu pro aqui na Café Espacial 4, mas mesmo assim, é nossa contribuição para a Inkshot. Aguardamos ansiosos por notícias.

Sátyros
O grupo de teatro Sátyros e a HQ Mix criaram um projeto, do qual eu sei pouco, de quadrinizar a história desse grupo. A idéia é bem bacana. Cada ator escreve uma sequência de 3 páginas, que será desenhada por um quadrinista. E os roteiristas de HQ fariam o mesmo, para ser desenhada por um ator. Essas sequências mostrariam momentos importantes da trajetória dos Sátyros.
E a querida Carolina Manica escreveu a sequência que desenhei. Se não em engano é a primeira ou segunda do projeto. Está pronta e letreirada, mas não sei ainda como anda o projeto. Espero que saia logo, apesar de saber que nem todos os roteiros foram pegos.


Projeto Secreto 1
DEsde 2008 eu crio design de personagens para uma empresa da Califórnia. Não posso divulgar nada sobre o projeto. Mas é uma reinvenção de personagens clássicos. O projeto é grande. O pessoal gosta do meu trabalho. Eu gosto de criar essas heróis. Eles pagam, e bem. Então, até que as coisas possam ser divulgadas, tudo fica nesse vácuo. Talvez role um livro, talvez uma HQ. Já cheguei a devanear sobre sondar os caras sobre um possível trabalho fixo por lá. Mas isso, de novo, é coisa pra um futuro.

Som do Silêncio
Em 2007, meu primeiro ano na Pandora, ilustrei um livro para uma fundação, sobre uma menina surda e como ela vive num mundo releto de sons. Usei um traço bem cartum, e ficou bem simpático. Gostei do trabalho, foi uma experiência legal na produção de um livro. A Pandora vira e mexe produz um livro, e esse infelizmente não foi publicado. Chegamos a mudar o final, que o cliente achou "mágico demais", mas mesmo assim o projeto foi abortado mesmo estando pronto.
Interessante que esse trabalho me mostrou vários aspectos de um profissionalismo que hoje considero consolidado, como p0or exemplo, o cliente nem sempre sabe o que quer...

Dom Casmurro
Esse é o meu grande projeto. Pouco foi falado dele por aqui e por aí, já que estamos na produção. Adapatado da obra-prima de Machado de Assis por Felipe Greco, é com toda certeza o maior projeto no qual já me envolvi. Ainda não temos editora. Estamos esperando ter pelo menos 2 capítulos prontos para mostrarmos mais alguma coisa. Já postei aqui e em vários outros lugares teasers, ilustrações, estudos e esboços. Logo começo a mostrar mais.
Estou atualmente no Capítulo 4. Tudo indica que será publicado ainda em 2010. Torçem por mim, é coisa pra caramba e eu estou adorando!

Pieces 3
Está em produção também. Algumas HQs estão prontas. Outras, estão em fase de desenvolvimento. Tenho 3 roteiros bem legais, meus, para desenhar, e alguns amigos já mandaram ótimas idéias também. Quem sabe? A idéia da Pieces 3 ter uma HQ com roteirista convidado ainda é incerta. Logo teremos mais novidades sobre isso.

Bom, pessoal, é isso. Algumas coisas vocês já sabiam, outras nem tanto, mas a verdade é que, não sei se falar tudo isso é bom ou ruim para os projetos. Começou como uma organização mental do seu anfitrião.

Muita coisa vai mudar em 2010. Meu começo de ano está muito ocupado e logo encaro uma mudança. Isso aí, finalmente.

Wish me luck.
And let's DRAW!!!

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Bread and Roses - Finalizada!

Caríssimos, é com grande prazer que finalmente oficializo que terminei a arte de Bread and Roses, HQ com texto do meu amigo Hector Lima, para a coletânea WORK!

Depois de duas semanas pintando na mesa de luz, estourando as costas e a vista, e depois arrumar tudo no photoshop, consegui deixar as páginas em ordem.

Estou MUITO satisfeito com o resultado. Várias pessoas falaram que esse é meu melhor trabalho até agora, e eu agradeço muito aos elogios, apoio e sugestões... Fiz meu melhor mesmo, ehehehe.


Bom, enquanto mando os arquivos pro editor letreirar, fiquem com algumas páginas.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Bread and Roses de novo

Lembra que eu tinha terminado a arte-final principal de Bread and Roses?

Enquanto hoje eu me preparo para começar a pintar a história, deixo mais umas páginas de prévia pra vocês.



Isso aí, semana começando! Bora trabalhar!

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Bread and Roses


Consegui!! Finalmente terminei, hoje cedo, a arte-final da HQ Bread and Roses, escrita pelo meu amigo Hector Lima.

Deu trabalho, foram páginas cheias de referências, de cuidado, de impacto e carga dramática. Eu adorei esse trabalho, ficou muito bom, no geral.



Agora preciso começar a me preocupar com as cores.

Ah, as fotos, apesar de serem de arte-final, são to Mágico de OZ, que estou preparando pra exposição da Pandora. Logo logo mostro mais deles.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Pages a Thousand Years Wide

Tá demorando e dando trabalho, mas finalmente to vendo o trabalho em Bread and Roses voltar a render!!

Estou com 4 páginas de 7 finalizadas. Só faltam alguns retoques. Depois vem a parte da pintura, que como eu comentei com o Hector, pode ser do jeito fácil ou do jeito difícil. Eu prefiro o difícil, obviamente. Mas vamos ver. Tudo depende do prazo, na verdade...



Muito pincel, muita caneta-pincel, muito nanquim.... Incluindo aquele todo que eu derramei outro dia. Mas ta valendo a pena!!

No outro lado, eu ainda acho que preciso de um local mais legal pra trabalhar tudo isso. Ou são conflitos mentais, ou são conflitos espaciais, mas o lance é que às vezes simplesmente não dá.



It's evolution, baby.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Teaser - Bread and Roses

Sempre gostei da idéia do teaser, tanto em filmes, como em música, campanhas publicitárias e quadrinhos. A campanha viral de Dark Knight, por exemplo, foi fantástica e deixou o filme aina melhor. Outro exemplo foi o Grampá, que criou uma expectativa sobre o Mesmo Delivery mesmo antes dele estar ptonto.

Então, lá vai, mais um teaser de um projeto muito legal que vem aí: (A imagem é só uma brincadeira que fiz agora à noite, não é a versão final. A arte-final, sim, as cores, não)



Aguardem. ;- P

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Post grande sobre várias coisas

Estou adorando fuçar por blos e webcomics atualmente.
Encontro cada um melhor que o outro, coisas que não são publicadas em papel, mas que merecem o prazer de visitar toda semana pra ler.

Achei o site Transmission_X, que reúne alguns bons autores. Em especial, estou lendo avidamente o Michael Cho, da webcomic Papercut.

Esse pessoal faz um quadrinho de qualidade e sempre com data certa pra publicar. Agora, eu considero o Pieces uma webcomic, apesar de não ter frequência de publicação. Está tudo no site. Aproveitem, pois assim que a HQ for publicada em zine ou coletânea, eu vou tirar do ar ela inteira. Vou deixar só um preview, por um tempo.

Eu prometo o zine do Pieces há uns anos, mas acho que esse ano tem mais chances de sair. O meu problema está sendo ter tempo hábil para desenvolver toda a edição. Eu não gosto muito de trabalhos fracionados: prefiro pegar o pique de um trabalho inteiro, começo meio e fim.

Pensei em criar uma webcomic, e cheguei até a desenhar um primeiro capítulo, para me obrigar a toda semana ter algo pra mostrar, mas pra variar, vêm freelas, aulas, exposição, apostila... Coisas que preciso dar prioridade e fazer.

Agora, essa semana, tenho que dar continuidade à versão super da Sininho, que promete também ficar bem legal. Estou me dedicando bem a esse trabalho, pois pagam bem e me diverte. Apesar, claro, de não ser meu foco, como disse, fazer super-heróis num nível Bryan Hitch.


Super-Sininho e seu visor style.

Tenho também, que preparar algumas páginas do Pieces pra enviar pro Kevin Eastman, da Heavy Metal. Ele vai publicar aquela HQ de Zumbis que fiz com o Shawn Gabborin, e sugeriu que nós trabalhássemos em outros projetos juntos. Shawn já me mandou duas idéia,s uma delas seria uma mini-série. Coisa longa que precisa de dedicação, e que eu quero pegar mas não sei se dou conta.

O Dom Casmurro anda parado até decidirmos formatos e prazos. Vai acontecer, iso é certeza, mas vamos inscrevê-la no edital novo de HQs que apareceu por aí. Se der certo, a grana e o prazo vão justificar e muito a minha dedicação...

Eu precisava de um estúdio também. Um lugar, quarto, sei lá, que fosse só de trabalho. Que me obrigasse a fazer tudo. Por enquanto, meu estúdio está simbioticamente ligado à sala e à sala de pc do apartamento que divido com meu irmão. De certa forma, isso tira um pouco da seriedade do lugar.

De qualquer forma, apesar do desabafo, as coisas estão sendo feitas. A Front Música estendeu o prazo por problemas técnicos, mas minha HQ já foi mandada, aquela com texto do bruno Azevêdo. Aliás, olha uma prévia aí:


Música urbana

Depois dessa, vem Bread and Roses, com texto de Hector Lima, pra uma antologia sobre trabalho pra sair nos EUA. Coisa fera, viu. E coisa nova, pelo menos pra mim, em questão de narrativa, referências e tema.

Li de novo, essa semana, em três dias, Blankets, do Craig Thompson. Emocionante, super bem desenhado e escrito. Sincero de uma forma que eu invejo saudavelmente. É o que eu precisava fazer: Graphic Novel grande, com os temas que eu gosto. E com o visual que eu gosto.


Sinceramente belo.

Eu gosto de posts grandes assim, eles me lembram de quando eu escrevia mais e melhor, noflog e no caderno. Não seiqual foi a confluência de fatores que levou a isso (talvez saiba, mas o tempo espiritual necessário pra organizar tudo e entender melhor, não existe), mas às vezes algumas coisas saem legais.

Estou, por incrível que parece, sempre reciclando e agora já não sei se tenhocerteza de tantas coisas. Meu traço, por exemplo, parece querer mudar ao mesmo tempo em que se prende (ou é preso) a outro que já não me diz tanto, e por vezes pareço um guitarrista que quer tocar um som mais simples e cru, mas que toca virtuosamente por grana ou sei lá por quê.

Falando em virtuosismo, toca agora na KISS FM, Moby Dick, do monstruosamente lendário Led Zeppelin (top 5 na minha lista de bandas). Nessa música, instrumental, o baterista John Bonham toca um solo de bateria animal. Esse é um cara que mistura virtuosismo com feeling. (que saudade de tocar!!)


Mói essa porra, Bonzo!

Bom, tendo já falado demais, adorando a comunicação (unilateral, pois não há tanto feedback quanto eu gostaria - mas eu adoro quanto tem), vou parar e voltar ao trabalho... será?

(Patrícia limpando a casa, Lucas chegando pro almoço, quase horado almoço... já era.)