Mostrando postagens com marcador caderno. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador caderno. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

YouTube - Esteja Presente! (Sketchbook Tour #003)

Já está no ar meu novo vídeo! Venha conhecer TODAS AS PÁGINAS do meu mais recente SKETCHBOOK!


Continuando a Sketchbook Tour, vamos ver todas as páginas do caderno "Esteja Presente" (29/08/2019 a 7/01/2020) e pensar em como isso influencia sua experiência de desenhar.


Venha descobrir os motivos disso e o que essas páginas escondem... Deixe seus comentários!









Você se interessaria por e-books contendo todas as páginas dos meus sketchbooks, mais comentários e dicas? Deixe seus comentários!

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O Mágico de OZ

Eu tinha prometido um tempo atrás que assim que passasse a exposição da Pandora (Fabulosas Fábulas, lembra?), eu colocaria um passo-a-passo do meu trabalho, sobre o Mágico de Oz.

As imagens abaixo foram retiradas do meu caderno de rascunhos, que me acompanha sempre, fiel esconderijo de alguns manifestos visuais, estudos e experiências visuais. Dá pra ver uma evolução no desenho dos personagens... Se bem que desde 2005 eu plçanejo desenhar isso e os visuais meio que seguiram as propostas que eu já tinha. O Homem de Lata meio máquina e meio homem, um Leão cheio de cicatrizes e bandagens, e o Espantalho com roupa de peregrino, alto e magrelo...







E depois, a evolução da ilustração em si. Primeiro, o rascunho mais solto com caneta pincel, pra estruturar a cena:



Depois, o desenho a lápis:

A arte-final, com pincel e nanquim... Juro que não usei canetas nesse.

Depois da arte-final, fiz uma aguada de nanquim no fundo, pra deixar um pouco mais fantasmagórico. Eu queria evitar ao máximo o clima feliz e colorido do filme de 30 e poucos.

Aí, escaneei, mandei imprimir num gráfica expressa, e comecei a fazer testes de cor. Para pintar a versão final, usei marcadores Prismacolor, e canetas hidrográficas da Faber-Castell.

É isso aí. Espero que tenham gostado. Geralmente meus trabalhos se formam assim...
Logo postarei mais novidades!

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Mario, Lê e o Provolone

Na última terça foi aniversário do Ricardo Quintana, chefinho e amigo da Pandora! Fomos tomar uns chopps no Fritz e como sempre, o Lê, filho do Amilcar, rendeu uma boa cena de humor:


Feito com caneta pincel, caneta nanquim e cores na tablet.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Desenho ao ar-livre

Hoje levei a turma de quarta-feira (dã, hoje é quarta) pra desenhar na praça Carlos Gomes, perto da Pandora.
Esses são os meus:









Fiquei feliz que o pessoal gostou da idéia nova, do desafio e de tomar um sol no rosto, apesar do clima meio frio. Desenhar embasado na vida real é muito mais interessante do que ficar
dentro de sala de aula o tempo todo.

A gente tem que viver pra desenhar, pra depois desenhar pra viver.

Caderno de Desenho

Alguns estudos, rascunhos e desenhos selecionados do caderno novo (o de capa verde):



Às vezes eu esqueço quão legal é brincar nesse caderno...