segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Rumo a 2015!

Oi, pessoal! Já faz alguns anos, eu acho, que não faço um post de fim de ano aqui no Blog'n'Roll. Mas vamos corrigir isso agora!

Se eu tivesse que resumir, diria que 2014 foi um ano espetacular.

Mas aqui no Blog tenho tempo/espaço. Quero elaborar um pouco mais. A minha gratidão é imensa por tudo que vivi esse ano. Foi um ano de crescimento profissional e pessoal, de aprendizado, de arriscar coisas novas. Ano de ir para grandes eventos, de publicar e produzir, de inovar.




No campo de Quadrinhos, acho que poucas coisas superam o lançamento de Morphine. Vinha trabalhando nesta graphic novel desde o finalzinho de 2012, e passei boa parte de 2013 reescrevendo e desenhando. O primeiro semestre de 2014 foi lento, por conta de outros projetos, mas acho que o tempo de maturação foi bom, pois quando voltei a focar no livro, tinha tudo melhor resolvido. Mudei o final, fiz mais páginas, resolvi a capa.

Morphine foi lançada em setembro, após uma bem-sucedida pré-venda na minha também nova Lodjinha. O lançamento oficial aconteceu durante a Gibicon, em Curitiba, e a recepção do livro está sendo muito boa. Já ouvi elogios, críticas e resenhas, e estou muito feliz com o que dizem. É uma história que eu nem sabia que ia contar, que começou pequena e modesta e evoluiu para algo maior do que eu já havia feito. Lennon, Lara, Bruno, Diana e Alex agradecem, comigo, o carinho dos leitores, e prometem voltar em breve.

Falando na Gibicon, esse ano foi intenso em relação a eventos! Não só participei da Gibicon, mas também da Comic Con Experience, Santos Comic Expo, Fliq Natal, Feia, TriArte, CaixaAberta, CAF, AGE, Fest Comix, entre outros... Em todos, tive a oportunidade de levar meu trabalho a novos e velhos leitores, e compartilhar a minha experiência em HQs, ilustração, Arte...

Participei como convidado da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, onde ministrei duas atividades de desenho e pintura, focadas nos meus trabalhos recentes em Dom Casmurro e Terapia.

Dom Casmurro e Terapia foram, ainda, premiados no Troféu HQMIX, nas categorias "Melhor Adaptação para Quadrinhos" e "Melhor Web Quadrinho", respectivamente. A última, aliás, pela segunda vez: Terapia é bicampeã na categoria. Ser reconhecido pelos seus colegas de profissão é uma sensação maravilhosa, e esse ano pude dividir isso não só com meus parceiros Felipe Greco, Rob Gordon e Marina Kurcis, mas também meus pais, minha bela Monica, e tantos amigos, que me acompanharam na cerimônia de entrega do troféu.

Terapia, aliás, continua, apesar do ritmo um pouco reduzido. Foi necessário para conseguirmos dar conta, afinal, nossas agendas estavam lotadas. Conseguimos entregar praticamente todas as recompensas da nossa campanha do Catarse, e nosso livro foi indicado ao HQMIX duas vezes. Tivemos recentemente uma reunião bem legal com a Editora Novo Século para definirmos um planejamento para o ano que vem. Coisas boas virão disso!

Produzi muitos Quadrinhos! Paralelo à produção de Morphine, totalmente autoral, colaborei com outras coletâneas: Cripta do Shogum, Um Rock para Caçador, Feitiço da Vila... E vem mais por aí, também. 2015 nem começou e já estou cheio de planos.

Trabalhei com grandes clientes, fiz grandes parcerias, e me sinto muito mais apto como ilustrador. É preciso uma grande dose de profissionalismo, saber dizer "não" a propostas absurdas, saber cobrar pelo seu trabalho. Cada freelance é uma conquista, um aprendizado. Colhemos frutos de todo trabalho bem feito, de toda parceria de sucesso.

Continuei dando aulas na Pandora Escola de Arte, um lar, com uma equipe de profissionais invejável, e alunos sensacionais. É muito recompensador poder trocar experiências e acompanhar tanta gente bacana em seus caminhos artísticos. Nós nunca estamos prontos, como artistas, e fico feliz de saber que minha contribuição tem sido positiva.

Acredito sempre no poder do pensamento positivo, do otimismo, de batalhar pelo que acredita e ter uma paixão pela Arte e pela vida. Sou muito grato por ter tido um ano tão bom em tantos sentidos. Os desafios e problemas que encontramos (eles existem, não se iluda) vão sendo resolvidos com muito amor no coração e fé em algo maior. Mas o importante é continuar indo em frente.

Desejo a todos um Feliz Natal, e um grandioso Ano Novo. Que 2015 seja ainda mais espetacular que 2014!

Nos vemos em breve com muitas novidades e novas histórias!







Nenhum comentário:

Postar um comentário