Mostrando postagens com marcador mangá. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador mangá. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 2 de junho de 2020

Desenhando a Sailor Moon

Mais um desafio de desenho aceito e concluído!

Já faz umas semanas que o desafio #SailorMoonDraw ou #SailorMoonRedraw está tomando as rees (especialmente o Instagram), com releituras das mais diversas de uma imagem específica da animação Sailor Moon.

Eu não sei exatamente de onde o desafio surgiu, ou o motivo da escolha dessa imagem de referência, mas eu achei a ideia muito boa e fiz a minha versão. Veja abaixo o proceso:





Você também pode participar desse desafio! Usa a imagem original abaixo como referência, e dê a sua visão para a releitura. Se quiser se inspirar, siga as hashtags no Instagram pra se deleitar com os estilos mais diversos. Na hora de postar, use as hashtags também, para ser encontrado pelos outros.



sexta-feira, 25 de abril de 2014

Evento - Otaku no Nipo

No próximo dia 27 de abril (domingo), estarei presente no evento Otaku no Nipo, um dos mais tradicionais sobre cultura japonesa de Campinas e região!





O evento abre um espaço bem legal para as HQs ocidentais, e devo dizer que achei a ideia muito boa. A grande maioria dos fãs de anime e mangá conhecem pouco ou nada das HQs produzidas fora do Japão (a não ser as que têm de alguma forma conexão com o estilo japonês de narrativa), e muitos inclusive nutrem um preconceito, sem nem dar uma chance de conhecer a produção do resto do mundo.

Pode até parecer uma crítica dura (talvez seja...?), mas se fechar num único estilo, mesmo um vasto como o japonês, é deixar de apreciar toda a produção de um mundo inteiro. Mais que o traço e os recursos narrativos, e que o país onde aquela obra é produzida, a HISTÓRIA é importante. E boas histórias e boas narrativas, bons desenhos e bons personagens, isso tudo se cria em qualquer parte do mundo.



Enfim, eu e mais outros quadrinistas estaremos lá no Otaku no Nipo para mostrar nossos trabalhos, vender, conversar e nos divertir. Já estão confirmados Bruno Borovac (Baboom!), Vencys Lao (O dia do Porko), Pedro Netto (Por que, Pedro?) e o mestre Laudo Ferreira (Yeshua).

Esperamos vocês lá!

segunda-feira, 22 de junho de 2009

"Tal coisa em estilo mangá" faz outra vítima!

Meu amigão, colega professor e ilustrador de mão cheia, Caio Yo, postou em seu blog um texto/desabafo sobre essa moda nova de "tal coisa" em estilo mangá.

Coloco aqui o link do blog dele, para que vocês possam ler. Mesmo podendo não curtir mangá, leiam para entender a opinião de quem entende disso...
Primeira parte e segunda parte...

Agora, de novo entrando no Blog do Paulo Ramos, e eu acho isso...



...Aaaah, tenha a santa paciência! (eu não sou Corinthiano, respeito muito o time, e acho animal quando o Ronaldo joga bem, mas mangá do Corinthias é f***... E o desenho é fraco.)


(pode parecer que eu estou bem mal-humorado, mas não)

terça-feira, 24 de março de 2009

Palestra na Fnac!

Ontem eu e meu amigo Eduardo Ferigato demos uma palestra na Fnac Campinas, sobre HQs. Falamo0s sobre o mercado americano, agenciamento de artistas e prazos, e o sistema de trabalho das grandes editoras de fora; e também sobre fanzines, insistência, luta por espaço e prestígio do quadrinho independente, Quarto Mundo, Front e correr atrás do que quer, seja o que for.

Queria agradecer a todo mundo que esteve presente, desde os familiares, até os amigos, e o pessoal que foi pra ver a gente porque se interessapelo assunto, e claro, ao pessoal que estava passando, sem nem saber o que era, e acabou ficando!

Algumas fotos do evento!







Lembrando que na sexta passada, nosso colega pandorista e amigão Caio Yo também deu uma palestra no ciclo de quadrinhos da Fnac, sobre mangás.

Hoje, terça-feira, teremos uma oficina com o grande Bira Dantas!!!

E mais: A Pandora agora tem um site novo, totalmente remodelado. Não deixem de acessar e dar uma conferida!

sábado, 7 de março de 2009

1ª Semana de Quadrinhos na FNAC


De novo, as informações! Não percam!

Data: Sexta-Feira 20/03/2009 19:00

1º Festival de Quadrinhos

Para comemorar os 10 anos de Fnac no Brasil e 07 anos da Fnac Campinas, realizaremos atividades sobre o universo dos Quadrinhos com a presença de caricaturistas, desenhistas, autores e profissionais especializados destinados aos amantes de quadrinhos. Quadrinhos ocidentais e orientais e suas diferenças Caio YO, ganhador do prêmio Salão Brasileiro categoria Mangá em 2008, realiza bate-papo sobre a origem do Mangá e sua repercussão pelo mundo, particularidades do desenho e da linguagem do mangá, o Mercado japonês de quadrinhos e a atual situação do mangá dentro do cenário brasileiro.



Data: Segunda-Feira 23/03/2009 19:00

1º Festival de Quadrinhos

Mercado de Quadrinhos O quadrinista e ilustrador Mario Cau e o desenhista oficial da HQ Simbad Eduardo Ferigato, realizam bate-papo sobre Quadrinhos, como desenhar Quadrinhos, mercado brasileiro de HQ, mercado americano dos Comics e estilo de desenho.



Data: Terça-Feira 24/03/2009 19:00

1º Festival de Quadrinhos

Oficina de Caricaturas Venha desenvolver caricaturas a partir de uma rápida e engraçada oficina com Bira Dantas, aprenda que o segredo da caricatura está no seu olhar e não na destreza de sua mão. Neste dia os clientes conhecerão um pouco da história da caricatura e algumas formas de se iniciar o processo caricatural. Traga fotos de quem deseja desenhar e espelho de mão, para quem quiser fazer sua própria caricatura.



Data: Quarta-Feira 25/03/2009 19:00

1º Festival de Quadrinhos

Oficina de Cartuns Fernando Moretti, criador das tiras do morcego Stevão Piro, realiza oficina de Cartuns. Venha conhecer um pouco sobre a antiga arte do cartum e desenvolver as técnicas para ilustrar as situações mais incríveis, entre no mundo da crítica social, política, esportiva e bélica, enfim, tudo o que puder ver, sentir e transformar em humor.



Data: Quinta-Feira 26/03/2009 19:00

1º Festival de Quadrinhos

Lançamento de Livro – A Leitura dos Quadrinhos Quais as características dos Quadrinhos? Como funciona o balão? Que papel exercem as onomatopéias, a cor e os personagens nessa forma de linguagem? Há muitas perguntas sobre a linguagem dos Quadrinhos e ainda poucas respostas. O livro, A Leitura dos Quadrinhos do jornalista e especialista em Quadrinhos Paulo Ramos (Contexto), tem o objetivo de esclarecer muitos pontos ainda obscuros e pouco estudados sobre a chamada nona arte. Também detalha as características dos diferentes gêneros que compõem os Quadrinhos, como as tiras, o cartum, a charge e outras variadas formas de produção dessa forma de arte. Paulo Ramos fará bate-papo sobre o livro seguido de autógrafos.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Yo!

Meu grande amigo Caio ganhou o primeiro lugar no Salão de Paraguaçu, na categoria mangá!

Caião, além de um exímio ilustrador, é professor da Pandora, onde eu também dou aulas.
O que mais se destaca nele, é que, apesar de um cara jovem (é, quem lê pensa que eu não tenho só 3 anos a mais, e a mesma altura!! eheheh) é um entusiasta não só do mangá, mas de arte em geral. E Arte, corrige aí, com A maiúsculo! Não da Arte antigona, aquele processo acadêmico (nada de errado com isso também) e muitas vezes, cego para as inovações. E sim, da Arte nova, esse respiro jovem e 0contestador, que joga os Quadrinhos, a ilustração, o Mangá, Toy Art e até Graphitti no rol de Arte.

Muita cor, muito design, um respeito à harmonia e ao apelo visual, mas sem perder aquela urbani9dade típica da gente que - felizmente - ainda não acinzentou.

Caião viaja nesses meios! No site dele tem vários exemplos do porquê eu rasguei essa seda. O prêmio foi muito merecido, e você pode ver o trabalho vencedor por esse link aqui ó: link.

Caio, parabéns, de novo, pelo prêmio! Way to go, bro!

(Também extendo os parabéns à Lili, e ao Bira, que também entraram no Salão de Paraguaçú!!)