terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Exposição - Brasil Autoral e Daytripper

Pandora Escola de Arte sedia em fevereiro a exposição "Brasil Autoral", que reúne vários artistas homenageando apenas obras de autores brasileiros. 

Participo dessa exposição com uma ilustração baseada no Daytripper, dos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá. Para essa exposição, decidi homenagear os gêmeos por toda sua influência no meu trabalho, desde que conheci suas HQs em 2005. Os dois são exemplos de quadrinistas obstinados e que pensam fora da caixa, tendo crescido como autores que buscam contar suas próprias histórias com seu próprio traço e características. 

Os 10 Pãezinhos influenciaram muito o começo da minha série Pieces e devo parte do  meu "despertar" para as HQs independentes, autorais e poéticas ao álbum Crítica, que eles lançaram pela Devir em 2004. 

Em 2006, fiz um curso de arte-final com pincel com o Fábio e logo depois, um curso de composição em preto e branco com o Bá. As duas experiências foram grandes investimentos e aprendizados, e por causa desses cursos, conheci o Júlio Brilha e por causa dele entrei na Front, o que lançou oficialmente minha carreira como quadrinista.

Tive a oportunidade de encontrar os gêmeos na ComicCon de San Diego em 2008, ano em que eles ganharam um Eisner pela antologia "5". E uns anos depois, conquistaram mais um pelo Daytripper, HQ que escolhi para homenagear.

Sem mais delongas, aqui está o meu "obrigado" ao Fábio e ao Bá pela inspiração de todos esses anos:




Essa ilustração foi toda feita com guache, ecoline e lápis de cor, com um toque de caneta nanquim. Nada de digital dessa vez :)

A entrada é franca, e a Pandora está aberta diariamente das 9h às 21h e aos sábados das 8h30 às13h. Não deixe de conferir a exposição "Muitos Maurícios", que está na biblioteca Municipal de Campinas, com entrada franca.



PS: Os gêmeos estão oferecendo um supercurso de narrativa para quadrinhos para autores que já estão produzindo e publicando. Estou tentado a ir, e você pode conhecer mais sobre a proposta AQUI e AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário