Essa semana tem vídeo novo! Dando continuidade à série que revisita meu início de carreira como autor de Quadrinhos, hoje falamos um pouco sobre o nascimento da minha série Pieces.
De onde veio a inspiração para contar esse tipo de história e quais foram as principais influências naquele momento?
Conheça, também, a primeira HQ que fiz dessa série (que nunca fui publicada), e como ela deu o pontapé inicial para uma produção apaixonada e constante na minha formação como autor.
Assista abaixo, ou clique AQUI para ver no YouTube (e não se esqueça de se inscrever no canal e deixar o seu like e comentário!)
===
REVISITANDO PIECES:
Minha série de HQs autorais, Pieces, comemora 15 anos de criação e 10 anos de publicação em 2019. E para comemorar, esta série vai revisitar minha trajetória como autor independente de quadrinhos, como a série foi criada, minhas influências e planos para o futuro.
Parte 1 - Trajetórias e Aniversários: https://youtu.be/ItLB8-23GTY
===
Mostrando postagens com marcador Fábio Moon. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Fábio Moon. Mostrar todas as postagens
quinta-feira, 18 de julho de 2019
YouTube - REVISITANDO PIECES - Parte 2
Marcadores:
#SerAutor,
10 anos,
Fábio Moon,
Gabriel Bá,
inspiração,
memória,
pieces,
quadrinho brasileiro,
quarto mundo,
Revisitando Pieces,
Ser Autor,
vídeo,
vídeo novo,
Will Eisner,
youtube
terça-feira, 2 de julho de 2019
YouTube - Revisitando PIECES – Parte 1: Trajetórias e Aniversários
Esse ano tem dois aniversários muito importantes para
minha carreira!
Minha série de HQs autorais, Pieces, comemora 15 anos de
criação e 10 anos de publicação em 2019. E para comemorar, esta série vai
revisitar minha trajetória como autor independente de quadrinhos, como a série
foi criada, minhas influências e planos para o futuro.
Espero que curtam o vídeo! Assinem o canal, deem um like e compartilhem, aquele lance de sempre. E se tiverem alguma pergunta, é só deixar aí nos comentários e eu respondo assim que puder!
Marcadores:
aniversário,
café espacial,
carreira,
Fábio Moon,
Front,
Gabriel Bá,
história em quadrinhos,
hq,
memória,
pieces,
quadrinhos,
quarto mundo,
Revisitando Pieces,
vídeo,
vídeo novo,
youtube
terça-feira, 2 de fevereiro de 2016
Exposição - Brasil Autoral e Daytripper
A Pandora Escola de Arte sedia em fevereiro a exposição "Brasil Autoral", que reúne vários artistas homenageando apenas obras de autores brasileiros.
Participo dessa exposição com uma ilustração baseada no Daytripper, dos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá. Para essa exposição, decidi homenagear os gêmeos por toda sua influência no meu trabalho, desde que conheci suas HQs em 2005. Os dois são exemplos de quadrinistas obstinados e que pensam fora da caixa, tendo crescido como autores que buscam contar suas próprias histórias com seu próprio traço e características.
Os 10 Pãezinhos influenciaram muito o começo da minha série Pieces e devo parte do meu "despertar" para as HQs independentes, autorais e poéticas ao álbum Crítica, que eles lançaram pela Devir em 2004.
Em 2006, fiz um curso de arte-final com pincel com o Fábio e logo depois, um curso de composição em preto e branco com o Bá. As duas experiências foram grandes investimentos e aprendizados, e por causa desses cursos, conheci o Júlio Brilha e por causa dele entrei na Front, o que lançou oficialmente minha carreira como quadrinista.
Tive a oportunidade de encontrar os gêmeos na ComicCon de San Diego em 2008, ano em que eles ganharam um Eisner pela antologia "5". E uns anos depois, conquistaram mais um pelo Daytripper, HQ que escolhi para homenagear.
Sem mais delongas, aqui está o meu "obrigado" ao Fábio e ao Bá pela inspiração de todos esses anos:
Essa ilustração foi toda feita com guache, ecoline e lápis de cor, com um toque de caneta nanquim. Nada de digital dessa vez :)
A entrada é franca, e a Pandora está aberta diariamente das 9h às 21h e aos sábados das 8h30 às13h. Não deixe de conferir a exposição "Muitos Maurícios", que está na biblioteca Municipal de Campinas, com entrada franca.
Participo dessa exposição com uma ilustração baseada no Daytripper, dos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá. Para essa exposição, decidi homenagear os gêmeos por toda sua influência no meu trabalho, desde que conheci suas HQs em 2005. Os dois são exemplos de quadrinistas obstinados e que pensam fora da caixa, tendo crescido como autores que buscam contar suas próprias histórias com seu próprio traço e características.
Os 10 Pãezinhos influenciaram muito o começo da minha série Pieces e devo parte do meu "despertar" para as HQs independentes, autorais e poéticas ao álbum Crítica, que eles lançaram pela Devir em 2004.
Em 2006, fiz um curso de arte-final com pincel com o Fábio e logo depois, um curso de composição em preto e branco com o Bá. As duas experiências foram grandes investimentos e aprendizados, e por causa desses cursos, conheci o Júlio Brilha e por causa dele entrei na Front, o que lançou oficialmente minha carreira como quadrinista.
Tive a oportunidade de encontrar os gêmeos na ComicCon de San Diego em 2008, ano em que eles ganharam um Eisner pela antologia "5". E uns anos depois, conquistaram mais um pelo Daytripper, HQ que escolhi para homenagear.
Sem mais delongas, aqui está o meu "obrigado" ao Fábio e ao Bá pela inspiração de todos esses anos:
Essa ilustração foi toda feita com guache, ecoline e lápis de cor, com um toque de caneta nanquim. Nada de digital dessa vez :)
A entrada é franca, e a Pandora está aberta diariamente das 9h às 21h e aos sábados das 8h30 às13h. Não deixe de conferir a exposição "Muitos Maurícios", que está na biblioteca Municipal de Campinas, com entrada franca.
PS: Os gêmeos estão oferecendo um supercurso de narrativa para quadrinhos para autores que já estão produzindo e publicando. Estou tentado a ir, e você pode conhecer mais sobre a proposta AQUI e AQUI.
Marcadores:
autor,
autoral,
campinas,
dia do quadrinho nacional,
evento,
exposição,
Fábio Moon,
Gabriel Bá,
história em quadrinhos,
hq,
ilustração,
Pandora Escola de Arte,
pintura
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016
Eventos - Dia do Quadrinho Nacional
Muita coisa boa aconteceu por causa desse 30 de janeiro!
30 de janeiro é o Dia do Quadrinho Nacional. A data foi escolhida para comemorar a publicação original do personagem Nhô Quim, do Ângelo Agostini, ainda no século XIX (mais precisamente, em 30 de janeiro de 1869). Agostini foi o precursor das HQs no Brasil e um dos pioneiros no mundo.
Em comemoração a essa data, duas exposições acontecem em Campinas: "Muitos Maurícios & Brasil Autoral".
A primeira é uma homenagem aos 80 anos de vida do mestre Maurício de Sousa, e está aberta ao público com entrada franca na Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink, perto da prefeitura de Campinas.
E na Pandora Escola de Arte acontece a exposição "Brasil Autoral", que reúne vários artistas homenageando apenas obras de autores brasileiros. Participo dessa exposição com uma ilustração baseada no Daytripper, dos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá. A entrada também é franca, e a Pandora está aberta diariamente das 9h às 21h e aos sábados das 8h30 às13h.
E dia 30 também foi a cerimônia de entrega do Troféu Angelo Agostini, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Meus parabéns aos vencedores dessa edição!
30 de janeiro é o Dia do Quadrinho Nacional. A data foi escolhida para comemorar a publicação original do personagem Nhô Quim, do Ângelo Agostini, ainda no século XIX (mais precisamente, em 30 de janeiro de 1869). Agostini foi o precursor das HQs no Brasil e um dos pioneiros no mundo.
Página de Nhô Quim, de Angelo Agostini
Em comemoração a essa data, duas exposições acontecem em Campinas: "Muitos Maurícios & Brasil Autoral".
A primeira é uma homenagem aos 80 anos de vida do mestre Maurício de Sousa, e está aberta ao público com entrada franca na Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink, perto da prefeitura de Campinas.
E na Pandora Escola de Arte acontece a exposição "Brasil Autoral", que reúne vários artistas homenageando apenas obras de autores brasileiros. Participo dessa exposição com uma ilustração baseada no Daytripper, dos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá. A entrada também é franca, e a Pandora está aberta diariamente das 9h às 21h e aos sábados das 8h30 às13h.
E dia 30 também foi a cerimônia de entrega do Troféu Angelo Agostini, no Memorial da América Latina, em São Paulo. Meus parabéns aos vencedores dessa edição!
Marcadores:
angelo agostini,
campinas,
dia do quadrinho nacional,
evento,
eventos,
exposição,
Fábio Moon,
Gabriel Bá,
história em quadrinhos,
hq,
mario cau,
Pandora,
Pandora Escola de Arte,
quadrinhos
segunda-feira, 27 de julho de 2009
É lunedí!
Acabou ontem a fantástica Comic Con International, em San Diego. Estava vendo as fotos no Omelete, e no Flickr dos gêmeos, e me deu uma saudade...
A viagem do ano passado, minha primeira pra lá, foi inesquecível. Ano que vem eu vou de novo, levando muito mais coisas novas, muito mais experiência, e, espero, causando uma impressão melhor. Todos os contatos que fiz lá, seja com profissionais, amadores, fãs, amigos, continuam sendo especiais demais.
Isso aí, San Diego. Se prepare pro ano que vem!
A contagem regressiva começa hoje.
Na mesma onda, o site Comic Book Resources publicou uma matéria sobre o panel do Fábio Moon, que você pode ler, em inglês, aqui.
Os meus sinceros e animados parabéns aos dois, pelo sucesso merecido. E, claro, pela ispiração.
Agora, após um domingo tranquilo e preguiçoso, almoço gigante, casa da Vó, e finalizando com pizza e cervejas, é hora de voltar a pegar pesado no trabalho.
Muito em breve vou poder divulgar mais algumas coisas que estão sendo finalizadas. UM leve desabafo, na verdade, é que eu tenho coisas muito legais por aqui, mas que não foram oficializadas, ou ainda aguardam sua chance de brilhar ao sol. E eu não quero, ou não posso, ficar falando sobre tudo. Parte da graça é a espera. Mas essa mesma espera chega a me desanimar um pouco. Outro dia me toquei de que eu tenho pelo menos duas HQs inéditas, bem legais, mas que ainda não foram lidas... Foram vistas em alguns momentos, mas nunca lidas.
Espero que até a SDCC de 2010, essas duas e mais o grande projeto do ano já estejam por aí.
May, eu sei que a promessa era sempre um desenho novo, sorry. Juro que ainda hoje posto um desenho inédito!
Ah... e só pra criar um alvorocinho:
Essa semana eu vou revelar uma arte inédita da Pieces 2.
Fiquem de olho.
A viagem do ano passado, minha primeira pra lá, foi inesquecível. Ano que vem eu vou de novo, levando muito mais coisas novas, muito mais experiência, e, espero, causando uma impressão melhor. Todos os contatos que fiz lá, seja com profissionais, amadores, fãs, amigos, continuam sendo especiais demais.
Isso aí, San Diego. Se prepare pro ano que vem!
A contagem regressiva começa hoje.
Na mesma onda, o site Comic Book Resources publicou uma matéria sobre o panel do Fábio Moon, que você pode ler, em inglês, aqui.
Os meus sinceros e animados parabéns aos dois, pelo sucesso merecido. E, claro, pela ispiração.
Agora, após um domingo tranquilo e preguiçoso, almoço gigante, casa da Vó, e finalizando com pizza e cervejas, é hora de voltar a pegar pesado no trabalho.
Muito em breve vou poder divulgar mais algumas coisas que estão sendo finalizadas. UM leve desabafo, na verdade, é que eu tenho coisas muito legais por aqui, mas que não foram oficializadas, ou ainda aguardam sua chance de brilhar ao sol. E eu não quero, ou não posso, ficar falando sobre tudo. Parte da graça é a espera. Mas essa mesma espera chega a me desanimar um pouco. Outro dia me toquei de que eu tenho pelo menos duas HQs inéditas, bem legais, mas que ainda não foram lidas... Foram vistas em alguns momentos, mas nunca lidas.
Espero que até a SDCC de 2010, essas duas e mais o grande projeto do ano já estejam por aí.
May, eu sei que a promessa era sempre um desenho novo, sorry. Juro que ainda hoje posto um desenho inédito!
Ah... e só pra criar um alvorocinho:
Essa semana eu vou revelar uma arte inédita da Pieces 2.
Fiquem de olho.
segunda-feira, 30 de março de 2009
Sangue Nosso
Recebi um e-mail do Ricardo Antunes sobre um post do grande Grampá. Saiu na Wizard americana uma lista de artistas que devemos ficar de olho. Nada menos que 5 deles são brasileiros!!!
Fábio Moon, Gabriel Bá, Rafael Albuquerque, Eddy Barrows e o próprio Rafael Grampá!

Meus mais sinceros parabéns a todos eles, todos merecedores!
Fábio Moon, Gabriel Bá, Rafael Albuquerque, Eddy Barrows e o próprio Rafael Grampá!

Meus mais sinceros parabéns a todos eles, todos merecedores!
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Almanaque
Entrevista que o Bá e o Moon deram para o programa Almanaque da Globo News. Passou domingo dia 21/09!
De novo, parabéns aos dois, e à Becky, ao Vasilis e ao Grampá, e não esquecendo do Gerard e do Joss, pelos Eisners muito merecidos!
De novo, parabéns aos dois, e à Becky, ao Vasilis e ao Grampá, e não esquecendo do Gerard e do Joss, pelos Eisners muito merecidos!
domingo, 27 de abril de 2008
O Crime do Teishouko Preto
Uma loja fantástica, com descontos vândalos. Um monte de material de desenho. Um PC e um Scanner, com uma boa impressora. Um cooler lotado de Red Bulls. Dois painéis enormes na calçada com muitas páginas dos mais variados artistas de HQ do Brasil.
Esse é o HQ Mix. Uma loja pequena no tamanho, mas grande no coração. Esse simpático refúgio nerd abrigou na Virada Cultural, de sexta a sábado, a HQ Jam Session, onde mais de 60 quadrinistas e ilustradores partifciparam fazendo uma página.
A história é entitulada "O Crime do Teishouko Preto", e cada um começa de onde o anterior parou, não seguindo um roteiro, mas sim, sua própria habilidade de nonsense, narrativa e estilo.
Esse é o Gualberto, dono da loja, e responsável e idealizador do Crime. Um cara muito, mas muito gente boa. Agradeço muito aele e a Dani, esposa dele, pelo evento, e por terem me convidado pra participar em meio a tantos caras muito bons, e muito já conhecidos no meio.
Esse projeto é uma puta sacada legal e ainda por cima incentiva a produção e a união dos desenhistas, que são ilhas por natureza.
Aqui, umdos painéis na frente da loja, na calçada, onde iam sendo coladas as páginas que eram feitas ali mesmo, na loja, na vitrine. As pessoas passavam, paravam, liam, riam, não entendiam, ficavam assistindo o bando de doidos que usava uma hora de seu tempo para, do nada, criar uma página de HQ.
Jozz e Mário (Que Mário?), estavam desenhando logo quando eu cheguei na loja, depois de me perder na Av. Ipiranga (desci do metrô e fui andando a pé em direção ao lado errado, depois voltei). O Mário foi embora logo depois, mas o Jozz encarou um barzão com a galera.
Gabriel Bá, uma das estrelas da noite.
Fábio, outra estrela. A gente sabe que os gêmeos são bem pop no meio, e disseram que enquanto eles desenhavam, muitas menininhas ficaram assistindo, ahahahah. Bom, de qqer forma, os dois mandam muito bem no que fazem. Achei que tiveram paginas mais interessantes que as deles, mas de qualquer forma, eles foram e participaram. O Laerte tbm, e aliás, as páginas dele e do filho dele, Rafa Coutinho, estão entre as melhores.
Eduardo Schaal, velho conhecido da IlustraGrupo, também apareceu e desenhou, mesmo sem estar na lista. O importante é contribuir pra Fumiko, protagonista de O Crime, viva coisas cada vez mais bizarras.
Os Gêmeos, Bá e Moon. Eu fiz um mês de aulas com cada um deles em 2006, e eles não me reconheceram lá. Eu também não fui ficar em cima, perguntando. Talvez eles tenham visto minha página e ficaram sem saber quem era, então ta ok.
Sidnei Akiyoshi e Daniel Esteves, parceiros da Front. Acho que era quase de manhã isso.
Laudo e Cadu, preparando mais páginas.
Em cima, a página do Tiago Moareas, grande amigo meu, colega da Unicamp, que foi a meuconvite e ainda entrou na dança fazendo uma página toda viajadona! Valeu ao Tiagão,valeu à Angela, namorada dele. Minha página foi a 71ª, a do Tiago a 72ª. Sei que, quando fui embora, estavam sendo produzidas as 86ª, 87ª. Além disso, ainda iam desenhar caras como o Grampá e o Luiz Gê, que terá a honra de fazer a última página.
Isso será lançado, tudo junto, num livro. Reunindo os caras do estado de SP. Aí, o Gual vai mandar a idéia pra Curitiba, Rio, e pro Brasil todo, pra que cada núcleo de quadrinistas do Brasil tenha sua participação, com isso, novamente, juntando mais esse seleto grupo de doidos que tem mania de viver enclausurado numa prancheta!
Agora, o boteco, sempre divertido, ainda mais quando você passa a madrugada toda acordado.
Will e Jozz (não falei que o Jozz encarou o boteco??)
Laudo e Daniel. Eu, Daniel, Laudo e Will, lá pelas quase 4 da manhã, saímos dar uma andada, rpa achar algum show (eles estão por toda parte!!!). Acabamos chegando perto da Galeria do Rock, onde rolava várias canjas e jam sessions. Vimos um show capitaneado pelo Champignon, ex-Charlie Brown Jr. e pelo ex-guitarra da Pitty. Tocaram Jimi Hendrix, Led Zeppelin, Ramones, Nirvana, e QOTSA. O Laudo foi embora, o Will desencanou e voltou pra loja, eu e o Daniel ficamos pulando e rasgando a garganta, ehehehhe.
Desenhos do Gil Tokio no bar. Aliás, que desenhos!!! Fiquei com um deles, que batizei de Ocides.
Só pra provar que eu realmente estive lá, ahuahuahuahu

Logo de Manhã, os painéis lá fora...
Minha página!
E, chegando em casa, me deparo com um louve-a-deus maravilhoso no jardim do prédio. O Lucas teria surtado, mas achei bonito. Pena que eu estava TÃO quebrado (cheguei em casa 10 da manhã, sem dormir, desde as 7 da manhã do sábado).
Só pra fechar bonitinho. 8- D
Valeu cada segundo, apesar do cansaço monstro.
A história é entitulada "O Crime do Teishouko Preto", e cada um começa de onde o anterior parou, não seguindo um roteiro, mas sim, sua própria habilidade de nonsense, narrativa e estilo.
Esse projeto é uma puta sacada legal e ainda por cima incentiva a produção e a união dos desenhistas, que são ilhas por natureza.
Isso será lançado, tudo junto, num livro. Reunindo os caras do estado de SP. Aí, o Gual vai mandar a idéia pra Curitiba, Rio, e pro Brasil todo, pra que cada núcleo de quadrinistas do Brasil tenha sua participação, com isso, novamente, juntando mais esse seleto grupo de doidos que tem mania de viver enclausurado numa prancheta!
Agora, o boteco, sempre divertido, ainda mais quando você passa a madrugada toda acordado.
Só pra fechar bonitinho. 8- D
Valeu cada segundo, apesar do cansaço monstro.
Marcadores:
Fábio Moon,
Front,
Gabriel Bá,
hq,
hq mix,
hqmix
quarta-feira, 5 de setembro de 2007
Front n° 18 - Ódio

Não conhece a Front ainda?
Essa é a capa da Front 18. O tema é algo contante desde a primeira Front (que na verdade é o número 7), nesta edição é o ódio.
Eu entrei na Front ano passado. Fazia aula com o Fábio Moon no estúdio dele e do Bá, em São Paulo. Conheci no primeiro dia, o Júlio Brilha, grande cara, grande quadrinista, que me disse que já tinha publicado na Front. Pedi instruções de como entrar, pois queria publicar também, e ele me colocou na famingerada lista de email.
Conheci muita gente legal, incluindo aí o hugo, que escreveu o roteiro de "Hoje é dia de usar pulseiras", a HQ que traz maus desenhos. É, tenho um trabalho publicado na Front! Muito bom, ter feito parte dessa seleção. Na verdade pelo que eu falei pode ter parecido que foi fácil, mas na verdade, entre entrar na lista, ter um bom trabalho e ser publicado, a gente encara vários meses de produção, conversas, discussões, análises, retoques, pitacos, votações, revisões...
O resultado, obviamente, valeu muito a pena. A Front não paga seus colaboradores. Creio que fazemos isso pelo amor, pelo tesão de trabalhar com Quadrinhos. Eu sei que faço por isso. Dinheiro, a gente arranja em outro lugar. Graças a Deus não tenho tido problema com isso, estou trabalhando muito bem, obrigado. E feliz por poder continuar minha produção pra práxima Front.
O próximo tema é Sonho. Estou trabalhando muito, com ritmo legal, e o resultado está muito bom. Foi inclusive, elogiado por váriso nomes que considero muito, como colegas da própria Front, amigos da Unicamp, e meu professor de Pintura lá, o Tuneu. Os elogios dele levantaram meu astral ontem. Espero que ele tenha sido sincero, ehehe. Acho que sim. Fico orgulhoso do meu trabalho e por ter sido tão bem falado. Estou trabalhando bastante pra fazer por merecer tudo isso.
Deixo uma prévia do que vem aí, um esboço/estudo para uma página dupla dessa HQ do Sonho, que na verdade, é uma versão turbinada de uma HQ que eu já tinha desde 2005, Dream Sequence I, que pode ser lida no meu site.Abraços, e uma ótima quarta!!
Assinar:
Postagens (Atom)





