Mostrando postagens com marcador autoral. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador autoral. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Meu novo livro no Catarse - Novidades!

Estou muito feliz com a campanha do meu novo livro no Catarse! Não só atingimos a meta inicial como também passamos da primeira meta estendida! Falei disso no meu vídeo da semana passada (veja abaixo). 

Agora é hora de mais uma Plantão Catarse: Neste novo vídeo, trago informações sobre recompensas esgotadas que vão voltar, a nova recompensa especial e a nova meta estendida!  Pra conhecer tudo isso, é só assistir abaixo! 


Pra conhecer mais do livro e do projeto, e dar seu apoio, garantindo não só o livro novo como várias outras recompensas lindas, é só acessar a campanha por AQUI. 

===
Plantão Catarse anterior:

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

VLAD - Conheça e apoie o projeto

A dica de hoje é o projeto VLAD, do João Gabriel, que está no Catarse!

O João é autor de Definhar e de Nobre/Lobo (este, com roteiro de Gustavo Tortoleone e cores de Danilo Freitas, lançado pela SESI-SP e ganhadora do edital PROAC). ele foi, também, meu aluno na Pandora Escola de Artes e é uma das promessas dessa geração de autores.

Fui convidado para colaborar com o livro e a campanha criando uma arte exclusiva para apoiadores, que será entregue em forma de um print super classudo. A arte você confere a seguir:



E, por que não, veja algumas etapas do processo!

Rascunho original

Lápis

Arte-final (pincel e nanquim em papel Bristol)


======
Vlad é uma história em quadrinhos de fantasia sombria/humor ácido, influenciada por obras como Berserk (Kentaro Miura), os contos de Conan - O Bárbaro (Robert E. Howard), The Boys (Garth Ennis e Darick Robertson), Preacher (Garth Ennis e Steve Dillon) além de séries como Ash vs. The Evil Dead.
Nesta aventura, Vlad, é um dos melhores mercenários (e uma das piores pessoas) existentes e se vê obrigado a aceitar o contrato para ajudar seu odioso pai a chegar em segurança ao único bruxo capaz de protegê-lo de um culto autodenominado Os Filhos de Deus.
Entre batalhas na neve e entidades cósmicas, nada os prepara para o que está por vir.
É bom que o serviço pague bem.
====

Para conhecer e apoiar o projeto VLAD, acesse o link a seguir!

terça-feira, 21 de agosto de 2018

Os selecionados do Proac 2018

Nos últimos dias foram revelados os projetos selecionados pelo edital ProAC da Secretaria de Cultura do Estado e São Paulo., mesmo edital que viabilizou a produção e publicação de Monstruário Vol.1 em 2017 (compre aqui!). 
Dessa vez, não fomos selecionados, mas ficamos na lista de suplentes! O projeto da sequência de Monstruário, com o título proviusõrio de "Eterno Retorno", fcou em 5º lugar entre os suplentes. Considerando que foram mais de 100 projetos incritos, é muito satisfatório saber que ficamos tão alto na lista. 
O ProAC premia os projetos com uma verba e $ 40.000,00, em duas parcelas, para a produção da HQ. Metade dos projetos são, obrigatoriamente, de fora da capital do estado.
Confira na lista abaixo (retirada do UniversoHQ, veja a a original aqui) os projetos premiados e a lista de suplentes:

Projetos vencedores da capital
Roseira, Medalha, Engenho e Outras Histórias, de Jefferson Ferreira Costa;
O Elísio, de Renato Dal Maso Rodrigues;
8 Pi, de Daniel Zonaro Lopes;
Fujie e Mikito, de Yuri Andrey Cardoso;
Viola vermelha – Modas de viola em quadrinhos, de Yuri Carlos Garfunkel;
Homem pássaro, de Antonio Carlos Tironi Galhardo;
O legado do mau azar, de Augusto Cezar Barbosa Figliaggi .
Projetos vencedores de outras cidades do Estado
Tuhú e o andarilho do tempo, de André Luiz da Silva Pereira (Santo André);
Tsulama, de Davi Ferreira da Silva Junior (Campinas);
O cramulhão e o trapaceiro, de Gilmar Machado Barbosa (Santo André);
Kuro, de Felipe Watanabe de Oliveira (Guarulhos);
Aquarela, de André Bernardino (Santos);
Devem ter sido as rosas, de Célio Antonio Cecare (Sorocaba);
Os olhos de Barthô, de Walmir Américo Orlandeli (São José do Rio Preto).
.
Vale frisar que os projetos selecionados só receberão a verba após a análise da documentação que também foi enviada no momento da inscrição. Caso haja algum impedimento, o candidato perde a vaga, que é herdada por um dos suplentes. Neste ano, foram indicados 14 suplentes (descritos abaixo por ordem de classificação), para o caso de algum titular ser desclassificado.
A nova Califórnia, de Daniel de Araújo Pinto (São Paulo);
Sobre trilhos, de Talessa Kuguimiya (São Paulo);
Espetaculare Meneghetti, de Oskar Dimitry Rizzo Arêas (Mauá);
Punchline, de Fabio Roberto Vitor (Itapevi);
Monstruário – Eterno retorno, de Lucas Kiyoharu Sanches Oda (Campinas);
Salseirada, de Alberto de Stefano (São Paulo);
Ele morre no final, de Marcos Leandro de Oliveira (São Carlos);
Os bons tempos das piores ideias, de Rafael de Oliveira (São Paulo):
O fundo do poço, de Magno José Costa (Santo André);
Voadores – Realidade distorcida, de Alexandre de Maio (São Paulo);
A ilógica tarde de prazeres do animal em fuga, de Guilherme Oliveira Santos (Itararé);
Maria Quitéria – Cavaleira do Império, de Felipe de França (Campinas);
Virginia merece, de Tainan Rocha de Lima (São Paulo);
O boxe de Sofia, de Carlos Antunes Siqueira Júnior (Sorocaba).
A comissão deste ano foi presidida pelo escritor e roteirista Fabio Tucci Farah e teve como demais integrantes: Antonio D’ Agostino Filho, Gustavo Fernandes Fernochi e Worney Almeida de Souza.

Ficam os parabéns para os selecionados e suplentes! E também, uma crítica ao edital: nenhuma mulher foi premiada. Apesar de que os projetos premiados podem ter coautoras, como proponentes, o mais próximo foi o projeto da Talessa Kuguimyia nos suplentes. Além disso, não tinha nenhuma mulher no júri. Fica a dica para que a Secretaria repense essa questão para dar mais espaço às mulheres na próxima edição do edital.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

MONSTRUÁRIO - Palestras e eventos

Em 30 de janeiro comemoramos o Dia do Quadrinho Nacional, uma homenagem às HQs brasileiras e nossa luta como autores para manter a chama acesa. Nesta época, também, teremos dois eventos onde o meu novo livro, Monstruário, terá destaque:


30 de janeiro - 19h - Pandora Escola de Artes
Eu, Lucas Oda, Maria Paula e Danilo Freitas vamos apresentar a jornada da criação e produção do livro! Desde a concepção original, passando pelo design e narrativa, cores e projeto gráfico.

A palestra é gratuita e não precisa de inscrição, mas aviso para chegar cedo se quiser um lugar bacana: a sala não é gigante e muita gente vai comparecer!

Ao final da palestra, teremos venda e sessão de autógrafo do livro.

Para mais informações: (19) 3234-4443
www.escolapandora,com.br

Confirme presença, divulgue, compartilhe o evento AQUI!



3 de fevereiro - A partir das 11h - Biblioteca Municipal de Campinas 
5º Dia do Quadrinho Nacional na Gibiteca

O evento, que começa Às 11h e continua o dia todo, tem exposições, debates e feira de quadrinhos com a presença de diversos autores de Campinas e região. É uma chance incrível de conhecer mais quem produz e quem lê HQs na nossa cidade.

Novamente, eu, Lucas Oda, Maria Paula e Danilo Freitas, mediados pelo grande Delfin (editor do Terra Zero e designer), vamos falar sobre a conceitualização de Monstruário na palestra "Qual é o seu monstro? A construção do medo em Monstruário".

A palestra está marcada para começar 17h, o evento tem entrada gratuita e não precisa de inscrição.

Durante o dia, estaremos na feira com nossos livros à venda!

Veja mais sobre o evento AQUI.

Acompanhe o evento e confirme presença, ajude a divulgar e saiba das novidades AQUI.



terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Resenha - Pieces - Partes do Todo no Miojo Geek

Recebi mais uma resenha da nova edição de Pieces!

Dessa vez, o Orlando do Miojo Geek deu sua opinião sobre meu novo livro. Ele apontou, inclusive, nos vídeos do Instagram, alguns erros de revisão que acabaram saindo no livro. De fato, esses erros estão lá, mas não atrapalham a leitura de forma alguma.

Na próxima edição do livro vamos corrigir isso com toda certeza. Agradeço ao Orlando por ser tão observador e por ter apontado isso. Acredito que a crítica de HQs precisa desse tipo de precisão e cuidado.

Leia a resenha dele neste link.

Mesmo com esses "probleminhas", ele deu nota 10 e isso me deixou muito feliz e grato. Valeu, cara!

Acompanhem as resenham do Miojo Geek pelo Instagram.

Compre sua Pieces - Partes do Todo!



segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Resenha - Pieces - Partes do Todo no Woo Magazine

Queridos, recebi mais uma resenha super bacana de Pieces - Parte do Todo!

Desta vez, o querido Tom Dutra escreveu suas impressões para seu site, Ewertoons. Confira aqui!

Confira também um depoimento sobre o livro que dei pra ele na CCXP 2016: 


Ah, e aproveite também para conhecer a página toda, onde o Tom escreve sobre cultura pop, e também suas ilustrações e quadrinhos.

Valeu, Tom!

terça-feira, 14 de junho de 2016

Projeto 21 Dias - 2ª Semana

Oi, pessoal! Estou de volta com mais um resumo da semana no Desafio dos 21 Dias. Para saber mais sobre este projeto, clique AQUI.

Confesso que manter-se fiel ao desafio é uma coisa difícil. Mesmo sendo um desenho por dia, quando você já tem a agenda cheia e os horários de lazer preenchidos, praticamente não sobra tempo para fazê-lo. Nesta semana passada, a segunda do desafio, tive alguns problemas com horários, e em alguns casos, simplesmente precisei ficar acordado até tarde para cumprir a meta.

Vamos ver como ficaram?

Na segunda, dia 6 de junho, começa a semana e recomeça o desafio. Fiquei um tempo pensando no quê exatamente desenhar. Minha proposta de fazer releituras de artistas que me influenciaram de alguma forma é bem ampla. E mesmo assim, alguns artistas que já me influenciaram no passado hoje já não ressoam tanto na minha cabeça. Enquanto isso, alguns outros parecem muito bacanas e ainda mexem comigo, mas é preciso estar na vibe certa para desenhar algo deles.

Enfim, escolhi o Terry Moore e sua obra Estranhos no Paraíso, uma das HQs mais interessantes que lida com cotidiano, drama, pessoas reais. Escolhi a capa do primeiro volume de "Sonho com Você", que foi publicado no Brasil pela Via Lettera. Infelizmente, EnP nunca foi publicado inteiro, e três editoras já tentaram. Ainda torço pelo dia em que vou poder ler essa série inteira, sem interrupções, bem editada.

Gosto demais da simplicidade dessa capa. Ela traz muita atitude na expressão da personagem Katchu, usando pouca informação.




Na terça, dia 7, foi a vez do mestre absoluto Will Eisner. Dono de um estilo inconfundível de desenho, narrativa e escrita, ele foi - e ainda é - uma influência imensa no meu trabalho. Até hoje fiuco encantado pela composição de páginas que ele criava. Tudo flui magistralmente, nada é excessivamente fora da caixa, mas nada é raso demais. Se você curte quadrinhos, e especialmente se você FAZ ou QUER FAZER quadrinhos, você PRECISA conhecer a obra de Will Eisner, especialmente seus livros teóricos: "Quadrinhos e Arte Sequencial" e "Narrativas Gráficas".

Foi este desenho que me manteve acordado até tarde. Naquela noite, fui pegar no sono bem depois da 1h da manhã...

O primeiro livro dele que li foi "Pequenos Milagres" (editado no Brasil pela Devir), onde está uma das HQs dele que mais gosto: "Mágica de Rua", onde dois primos conseguem se livrar de uma surra dos valentões, sendo muito mais espertos que eles. Essa cena é a abertura da história, mas acreditem: não encontrei ainda essa imagem na internet pra ilustrar o post, e emprestei o livro semana passada, então não posso escanear. Hahaha. Bom, de qualquer forma, aí está:



Na quarta-feira foi a fez,enfim, do Jim Lee. Eu estava namorando a ideia de desenhar algo dele desde o começo do desafio, mas sempre acabava deixando de lado. Não que ele não tenha sido uma influência de fato, é que depois de um tempo, desenhar super-heróis a partir de referências dos anos 90 é um tanto... meh. Lee continua ainda hoje a ser um desenhista muito competente, com um estilo bacana e um dinamismo particular. Ainda gosto de ver o traço dele, mas é uma coisa que fazia MUITO mais sentido pra mim quando eu lia os X-Men dele, lá por 1993, 94, 95... E os Wild CATS, uns anos depois.

Ainda acho super-heróis um gênero divertido, mas cansei um pouco de acompanhar. A maioria das coisas parece sem graça pra mim hoje, e prefiro outros tipos de histórias. Confesso que esse foi o desenho mais difícil de fazer até agora. Não por uma questão técnica. O desenho saiu, sim, mas tive que me empurrar para concluí-lo. Até as caneta de arte-final estavam de má vontade. Eu estava cansado e não estava muito afim de fazer, mas não queria deixar o dia passar sem um desenho. Esse foi o resultado, e é o meu menos favorito de todos até agora.



Quinta foi um dia cheio de aula, bem cansativo. Não consegui desenhar o desafio mais uma vez. Na sexta, idem. Acabei retomando só no sábado à tarde, numa janela entre almoço e compromissos familiares à tarde. Naquele dia, meu aluno Wellington tinha devolvido o "Moving Pictures", uma graphic novel desenhada pelo Stuart Immonen. E decidi desenhar algo dele. Esse cara merece um parágrafo ou dois.

Immonen é um dos quadrinistas mais versáteis da atualidade. Seu estilo varia do mais realista ao mais cartum com uma maestria, um domínio, que eu vi poucas vezes por aí. Praticamente tudo que ele faz é um deleite visual, a narrativa flui perfeitamente, as cenas são poderosas, suas escolhas são excelentes e o traço é sempre o que a HQ precisa. Desde que comecei a prestar atenção emseu trabalho, nunca me senti desapontado.

A capa de "Moving Pictures" é de um design precioso. O traço é estilizado e beira o minimalismo. A composição é incrível, e a escolha da paleta de cores, também. Esse tipo de domínio estilístico é bem difícil de alcançar, oque mostra que ele é, acima de tudo, um pesquisador, um desenhista curioso e um profissional de ponta.




Com o desenho acima, terminei meu último sketchbook. E comecei um novo. No domingo fiquei sem desenhar mais uma vez. Tivemos um aniversário e muito, muito frio. Sério, o frio que fez essa última semana, e especialmente nesses últimos dias, praticamente me derrubou...

Na segunda, compensei o atraso com dois desenhos. Os compromissos me tiram do rumo mas preciso entregar os 21 desenhos! Dessa vez, fiz duas releituras de um dos pintores mais bacanas: René Magritte, um surrealista do começo do ´seculo XX. Seu trabalho é cheio de metáforas, analogias, brincadeiras visuais, questionamentos. Não á pra assumir nada de literal nas suas pinturas: tudo quer dizer algo diferente, algo inusitado. Há uma poética particular, um tipo de silêncio absoluto, incômodo e questionador.

O primeiro foi "Reprodução Proibida", genial.



A segunda foi "Filho do Homem". Com essa maçã verde na cara do homem.



E aí, o que estão achando? Deixem seus comentários!





segunda-feira, 21 de março de 2016

Pieces - Nova HQ!

Oi, pessoal! Há algumas semanas divulguei que haveriam novidades sobre minha série Pieces. E chegou o dia! "Mais uma dose", uma HQ que estava há alguns anos na gaveta, está de volta, redesenhada e reescrita. De certa forma, ela é e não é inédita ao mesmo tempo. Uma versão antiga dela, com o desenho bem ruim e o texto diferente, tinha sido publicada no DeviantArt há muito tempo atrás. Mas essa é, digamos, a "versão do diretor".

Vocês podem ler com exclusividade no Social Comics e no Porção Extra, do Petisco, como parte da comemoração dos 5 anos do site/coletivo/projeto.

Espero que gostem! É curtinha, mas é de coração.


terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Exposição - Brasil Autoral e Daytripper

Pandora Escola de Arte sedia em fevereiro a exposição "Brasil Autoral", que reúne vários artistas homenageando apenas obras de autores brasileiros. 

Participo dessa exposição com uma ilustração baseada no Daytripper, dos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá. Para essa exposição, decidi homenagear os gêmeos por toda sua influência no meu trabalho, desde que conheci suas HQs em 2005. Os dois são exemplos de quadrinistas obstinados e que pensam fora da caixa, tendo crescido como autores que buscam contar suas próprias histórias com seu próprio traço e características. 

Os 10 Pãezinhos influenciaram muito o começo da minha série Pieces e devo parte do  meu "despertar" para as HQs independentes, autorais e poéticas ao álbum Crítica, que eles lançaram pela Devir em 2004. 

Em 2006, fiz um curso de arte-final com pincel com o Fábio e logo depois, um curso de composição em preto e branco com o Bá. As duas experiências foram grandes investimentos e aprendizados, e por causa desses cursos, conheci o Júlio Brilha e por causa dele entrei na Front, o que lançou oficialmente minha carreira como quadrinista.

Tive a oportunidade de encontrar os gêmeos na ComicCon de San Diego em 2008, ano em que eles ganharam um Eisner pela antologia "5". E uns anos depois, conquistaram mais um pelo Daytripper, HQ que escolhi para homenagear.

Sem mais delongas, aqui está o meu "obrigado" ao Fábio e ao Bá pela inspiração de todos esses anos:




Essa ilustração foi toda feita com guache, ecoline e lápis de cor, com um toque de caneta nanquim. Nada de digital dessa vez :)

A entrada é franca, e a Pandora está aberta diariamente das 9h às 21h e aos sábados das 8h30 às13h. Não deixe de conferir a exposição "Muitos Maurícios", que está na biblioteca Municipal de Campinas, com entrada franca.



PS: Os gêmeos estão oferecendo um supercurso de narrativa para quadrinhos para autores que já estão produzindo e publicando. Estou tentado a ir, e você pode conhecer mais sobre a proposta AQUI e AQUI.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Troféu HQMIX - começou a votação

Já começou a votação para o Troféu HQMIX que premia os melhores de 2014! E dois trabalhos meus concorrem:

- MORPHINE, minha graphic novel sobre cotidiano, paixões perdidas, solidão urbana e afins, concorre na categoria MELHOR PUBLICAÇÃO INDEPENDENTE ONE-SHOT ("one-shot" significa edição única")

- TERAPIA concorre, pelo 4º ano consecutivo, na categoria MELHOR WEB QUADRINHO  (ou seja, HQ publicada na internet). Já ganhamos essa categoria duas vezes e estamos empolgados com a possibilidade do tricampeonato! Você pode conhecer essa webcomic neste link.




A votação, como sempre, é só para quem é cadastrado (profissionais da área) e vai até dia 9 de julho.

O evento de entrega do troféu será no dia 12 de setembro, no SESC Pompeia, com apresentação de Serginho Groissman!

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Teaser - Morphine

Na última sexta foram reveladas duas páginas completas de Morphine, minha nova HQ, que sai ainda em 2014.

A primeira página, abaixo, foi publicada com exclusividade pelo UniversoHQ (valeu, pessoal!), com algumas informações novas:




E a outra, que é a primeira página do primeiro capítulo, saiu no meu perfil do Facebook, onde venho postando os outros teasers.



Durante esta semana, os teaser continuam, e vamos conhecer os personagens e um pouco mais sobre o livro, preparando para a pré-venda.

Morphine tem lançamento previsto para setembro, na Gibicon de Curitiba!