E aí, você tem curiosidade de saber mais sobre o processo criativo dos artistas?
Bom, eu também. Adoro ver meus amigos, colegas e ídolos produzindo e comentando seus processos, seja em vídeo ou ao vivo. Por isso, decidi começar uma nova série no meu canal, onde vou desenhar e comentar os meus truques, sugerir materiais e filosofar sobre o desenho e o mercado.
E na estreia, vou desenhar um Homem-Aranha para vocês! Durante o vídeo, deixo alguns comentários sobre os materiais que usei, as escolhas feitas e algumas dicas para você tentar aplicar nas suas ilustrações. Todos os materiais têm links para você comprar (mas só na descrição do vídeo no YT).
A velocidade do vídeo durante o processo foi acelerada em 200%, ou seja, enquanto não tem narração, a velocidade é o dobro do que eu faço de verdade. Eu costumo desenhar bem rápido em alguns casos, e o processo todo de desenhar esse Aranha, que levou cera de uma hora ao todo, virou um vídeo com 25 minutos. Dá pra ver bem o processo, mas sempre aceito sugestões.
Ah! Quer esse Aranha para você? O original produzido neste vídeo está à venda na minha loja. Aproveite, é peça única e vai pra quem comprar primeiro. Só clicar AQUI!
Qual personagem você quer que eu desenhe no próximo vídeo? Que tipo de dicas de desenho, finalização ou qualquer outra etapa dos processos criativos você quer? De que materiais você gostaria que eu desse dicas ou demonstrasse? Deixem seus comentários, aqui e no canal.
Espero que curtam!
Mostrando postagens com marcador super heróis. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador super heróis. Mostrar todas as postagens
quarta-feira, 10 de julho de 2019
YouTube - DESENHANDO O HOMEM-ARANHA
Marcadores:
Aranha,
arte,
arte-final,
brushpen,
copic,
cores,
demonstração,
Desenhando,
desenhista,
homem-aranha,
kuretake,
prismacolor,
processo,
professor,
rascunho,
Spider-man,
super heróis,
vídeo,
youtube
segunda-feira, 15 de maio de 2017
Evento - Master Class - Pandora
Pra começar a esquentar para o Caixa Aberta (que acontecerá no dia 21/5) preparamos uma semana de Master Classes!
Eu farei uma Master Class sobre design de uniformes para personagens, com o título "Com que roupa eu vou? Repensando as rupas dos heróis". Vou focar nos uniformes dos super-heróis clássicos com um exercício de ampliação de repertório e redesign de um uniforme na hora.
Além da minha aula, haverão outras incríveis e imperdíveis. Confia a programação completa:
Marcadores:
#artese,
aula especial,
aulas,
caixa aberta,
design,
evento,
heróis,
master class,
Pandora,
Pandora Escola de Arte,
personagens,
redesign,
super heróis
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017
Exposição - 100 anos de Jack Kirby
Em 2017, o Rei Jack Kirby completaria 100 anos. E, como homenagem e celebração da obra e legado criativo dessa lenda, uma exposição incrível vai acontecer...
Participei com muito orgulho dessa homenagem, desenhando um dos meus vilões favoritos dos quadrinhos: Magneto!
Não só é um personagem com poderes incríveis, mas suas motivações e personalidade são muito bem pensados e ao longo dos anos, ele foi construído como um dos mais complexos vilões da Marvel. Não o acho malvado pela maldade. É uma alma sofrida, perturbada, que sofreu muito nas mãos de gente cheia de ódio e preconceito na Segunda Guerra, não só por ser judeu como também por ser mutante. Com isso, desenvolveu um ódio imenso da humanidade, que ele julga indigna de habitar o planeta. OK, tem todo o dramão clássico dos super-heróis, mas no fundo, X0-Men é uma história sobre preconceito, ódio e medo.
A exposição física acontece durante o Festival Guia dos Quadrinhos 2017, que acontece em 8 de abril, em São Paulo. (veja mais detalhes do evento aqui).
E o projeto para produzir um livro especialíssimo, com todas as 100 artes e mais fichas e personagens e informações sobre a vida e obra do Rei Kirby, já está no Catarse e conta com seu apoio para acontecer. Veja neste link o projeto e apoie! Para os fãs do Kirby e das HQs em geral, essa será uma bela homenagem e uma fonte de inspiração e informação sobre ele e seus personagens.
Conheça mais sobre esse projeto:
O livro terá 224 páginas, em capa dura e impressão colorida em couchê fosco 150g, no tamanho de 21 cm x 31 cm. É um livro de luxo para guardar e consultar sempre.
====
E como um presentinho pra vocês, heróis da resistência, deixo aqui os esboços e arte-finalda primeira versão da ilustração,que eu abandonei por não ter gostado tanto. Estava com vários freelas me atrapalhando nessa ilustração e percebi que não ia adiantar insistir.
Depois, em menos de 10 minutos, resolvi, no meio de uma aula na Pandora, esboçar outra ideia. E saiu essa:
Que virou essa arte-final, em cerca de 40 minutos...
E que virou a versão final que vocês já viram no topo da postagem. E aí, curtiram?
Não deixem de apoiar o livro!
Participei com muito orgulho dessa homenagem, desenhando um dos meus vilões favoritos dos quadrinhos: Magneto!
Não só é um personagem com poderes incríveis, mas suas motivações e personalidade são muito bem pensados e ao longo dos anos, ele foi construído como um dos mais complexos vilões da Marvel. Não o acho malvado pela maldade. É uma alma sofrida, perturbada, que sofreu muito nas mãos de gente cheia de ódio e preconceito na Segunda Guerra, não só por ser judeu como também por ser mutante. Com isso, desenvolveu um ódio imenso da humanidade, que ele julga indigna de habitar o planeta. OK, tem todo o dramão clássico dos super-heróis, mas no fundo, X0-Men é uma história sobre preconceito, ódio e medo.
A exposição física acontece durante o Festival Guia dos Quadrinhos 2017, que acontece em 8 de abril, em São Paulo. (veja mais detalhes do evento aqui).
E o projeto para produzir um livro especialíssimo, com todas as 100 artes e mais fichas e personagens e informações sobre a vida e obra do Rei Kirby, já está no Catarse e conta com seu apoio para acontecer. Veja neste link o projeto e apoie! Para os fãs do Kirby e das HQs em geral, essa será uma bela homenagem e uma fonte de inspiração e informação sobre ele e seus personagens.
Conheça mais sobre esse projeto:
DINÂMICO! EXTRAORDINÁRIO!
Esses adjetivos são pouco para descrever os traços e ideias da mente criativa de Jack Kirby! Foi uma pessoa de muitos talentos, desenhista, arte-finalista, roteirista, editor e acima de tudo um criador de personagens e mundos. Entre suas criações estão nada menos que o Capitão América, Quarteto Fantástico, X-Men, Os Vingadores, Surfista Prateado, Novos Deuses, Etrigan, O Povo da Eternidade, Omac, Inumanos, Kamandi, Eternos... e muitos outros.
Kirby esteve presente na gênese da indústria das HQs e, pela grandeza da sua obra, conquistou o direito a ser chamado de REI DOS QUADRINHOS.
Para comemorar seu centenário de nascimento, o site Guia dos Quadrinhos organizou este luxuoso livro tributo no qual 100 artistas brasileiros prestam sua homenagem, desenhando os personagens criados pelo mestre.
Este incrível projeto nasceu de uma parceria entre dois amigos que amam quadrinhos: Edson Diogo, responsável pelo site Guia dos Quadrinhos, e Will, um dos mais respeitados autores de quadrinhos da atualidade.
Reunimos neste livro profissionais dos quadrinhos e da ilustração, tanto aqueles com muita experiência e anos de carreira, quanto jovens talentos, todos demonstrando seu carinho e reconhecimento por aquele que ajudou a pavimentar o caminho que as Histórias em Quadrinhos tem trilhado neste mundo.
Adriano Panda Al Stefano Alex Genaro Alex Rodrigues Alexandre Montandon Anderson Cabral André Calima André Freitas Angelo France Antonio EderAugusto Minighitti Beto Uechi Bira Dantas Breno Tamura Bruno Borovac
Caio Cacau Caio Majado Camilo Solano Carlos Brandino Carlos Gritti Chairim Arrais Chicuta Clayton InLoco Daniel HDR David Lee Décio Ramirez Denis Mello Douglas Bressar Ede Galileu Eduardo Ferrara Eric Peleias Fábio Catena Fabio Coala Fábio Hasmann Flávio Luiz Flávio Soares Franco de Rosa Germana Viana Gil Tokio Gill Pereira Giorgio Galli Guilherme de Sousa Guilherme Raffide Hugo Canutto Hugo Nanni J.J. MarreiroJefferson Costa João Pinheiro Joel Lobo José Aguiar José Carlos Braga Juliano Kaapora Júlio Magá Julius Ckvalheiyro Kipper Klebs Junior Kris Zullo Laudo Ferreira Leandro Casco Leandro Robles Léo Finocchi Leopoldo AlvesLuciano Sales Luís Martins Luke Ross Magno Costa Marcelo Alencar Marcelo Costa Marcio de Macedo Marco Pelandra Mario Cau Mário CésarMichel Borges Octavio Cariello Omar Viñole Paulo César Paulo Kielwagen Paulo Mansur Pedro Netto Péricles Junior Rafael Marçal Renata CB Lzz Ricardo Sousa Rodney Buchemi Ronaldo Barata Sandro Castelli Sam HartSamicler Gonçalves Samuel Bono Sueli Mendes Thiago Spyked Tom Dutra Victor Freundt Will Will Conrad====
E como um presentinho pra vocês, heróis da resistência, deixo aqui os esboços e arte-finalda primeira versão da ilustração,que eu abandonei por não ter gostado tanto. Estava com vários freelas me atrapalhando nessa ilustração e percebi que não ia adiantar insistir.
Depois, em menos de 10 minutos, resolvi, no meio de uma aula na Pandora, esboçar outra ideia. E saiu essa:
Que virou essa arte-final, em cerca de 40 minutos...
E que virou a versão final que vocês já viram no topo da postagem. E aí, curtiram?
Não deixem de apoiar o livro!
Marcadores:
catarse,
comics,
dc comics,
evento,
exposição,
homenagem,
hq,
jack kirby,
magneto,
marvel,
projeto,
quadrinhos,
são paulo,
super heróis,
tributo,
x-men
quinta-feira, 3 de abril de 2014
Hellboy - 20 anos!
20 anos atrás, em 22 de março de 1994, Hellboy, criação máxima de Mike Mignola, aparecia nas HQs pela primeira vez. Agora, váriosartistas se reuniram para prestar homenagem a este que é um dos maiores personagens creator-owned dos quadrinhos norte-americanos.
A Quanta Academia de Arte fez um evento com a participação de Fabio Moon e Marcelo Braga, e rolou uma exposição com mais de 100 artistas e suas releituras de Hellboy e personagens de seu universo. Esta é a minha:
Todas as artes do HellboyDay na Quanta podem ser vistas neste Tumblr: Hellboy na Quanta
E o FIQ fez uma postagem especial com alguns convidados ilustrando o vermelhão. Veja aqui!
Foi muito bacana desenhar algo tão fora da minha zona de conforto! Não costumo fazer super-heróis profissionalmente, mas sempre desenho alguns nos sketchbooks.
Os meus parabéns à Quanta e ao FIQ pelas homenagens e eventos, e ao Mike Mignola, pelo personagem classudo!
#HelboyDay !
Marcadores:
evento,
eventos,
exposição,
fanart,
Hellboy,
história em quadrinhos,
hq,
ilustração,
Mike Mignola,
pin-up,
quadrinhos,
releitura,
super heróis
sexta-feira, 23 de julho de 2010
#GLFriday - Lanterna Verde Fanart
E aí, pessoal!
Aproveitando um último dia antes de uma esperada viagem de férias para deixar minha contribuição ao #GLFriday, um tributo ao Lanterna Verde. Já rolou um do Scott Pilgrim, que eu infelizmente perdi.
Aliás, ainda não engoli o Ryan Reynolds como Hal Jordan. Pra mim ele sempre teve mais cara de Wally West. Iu um Barry Allen com senso de humor apurado... Enfim, eu também ainda não comprei a idéia do Chris Evans como Capitão América. Ainda espero ser surpreendido...
Eu não sou muito de fazer super-heróis, então sempre que aparece uma chance dessas eu gosto de ver no que dá. Este é o meu, feito com caneta-pincel e marcadores. Ajudou também uma caneta gel branca.

Este foi, também, o penúltimo desenho no meu sketchbook. Quando voltar de viagem postarei a última página. Começo um novo amanhã.
Para ver mais fanarts deste, é só procurar a tag #GLFriday no Twitter, e no site Pink Vader.
Abraços!
Aproveitando um último dia antes de uma esperada viagem de férias para deixar minha contribuição ao #GLFriday, um tributo ao Lanterna Verde. Já rolou um do Scott Pilgrim, que eu infelizmente perdi.
Aliás, ainda não engoli o Ryan Reynolds como Hal Jordan. Pra mim ele sempre teve mais cara de Wally West. Iu um Barry Allen com senso de humor apurado... Enfim, eu também ainda não comprei a idéia do Chris Evans como Capitão América. Ainda espero ser surpreendido...
Eu não sou muito de fazer super-heróis, então sempre que aparece uma chance dessas eu gosto de ver no que dá. Este é o meu, feito com caneta-pincel e marcadores. Ajudou também uma caneta gel branca.

Este foi, também, o penúltimo desenho no meu sketchbook. Quando voltar de viagem postarei a última página. Começo um novo amanhã.
Para ver mais fanarts deste, é só procurar a tag #GLFriday no Twitter, e no site Pink Vader.
Abraços!
terça-feira, 19 de maio de 2009
O Retorno do Capitão Márvel!
Meu grande amigo, irmão de coração e maluco favorito Valter (que fez faculdade comigo, na Unicamp), acaba de lançar um trailer da sua prózima produção!

Será uma sequência para o grande clássico de 2008, Capitão Márvel, o filme. (e quem disse que o Big Red Cheese não ia ter um remake digno??). Produzido totalmente pelo grande Valtão, com participação do Henrique Galvão como o Dr. Silvana (épico, devo dizer), esse curta foi algo entre o Batman Feira da Fruta e os filmes do Aranha. Mezza sério, mezzo camp. Coisa fina!
Para quem não conhece ainda, corra pra página do Capitão Márvel no YouTube e confira a primeira super-produção.
E depois, ou antes, ou durante (cho!), não deixe de checar o trailer pra sequência:

Será uma sequência para o grande clássico de 2008, Capitão Márvel, o filme. (e quem disse que o Big Red Cheese não ia ter um remake digno??). Produzido totalmente pelo grande Valtão, com participação do Henrique Galvão como o Dr. Silvana (épico, devo dizer), esse curta foi algo entre o Batman Feira da Fruta e os filmes do Aranha. Mezza sério, mezzo camp. Coisa fina!
Para quem não conhece ainda, corra pra página do Capitão Márvel no YouTube e confira a primeira super-produção.
E depois, ou antes, ou durante (cho!), não deixe de checar o trailer pra sequência:
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Sininho
Design final da personagem Sininho (do Peter Pan, lembra?) em sua versão super:
Achei bem legal. Maid edgy, só acho meio chato colocar a cara de atrizes na personagem...
Ah! O lance das asas: é uma nuvem de nano-robôs, que a Sininho controla mentalmente. Coisa chique.
Esse trabalho está sendo muito bom. Gosto de criar visuais pra personagens, e desde Os Impossíveis, na exposição da Hanna-Barbera da Pandora, acho que entrei numas de redesenhar, modernizar personagens mais antigos. Então esse job com o Billy Phillips veio bem a calhar.
Ontem acabei sabendo que tem mais um brazileiro trabalhando nesse projeto ambicioso do Billy: o grande Caio Cacau, que faz concepts baseados nos meus designs!
E vem aí... a Cinderela!
Achei bem legal. Maid edgy, só acho meio chato colocar a cara de atrizes na personagem...
Ah! O lance das asas: é uma nuvem de nano-robôs, que a Sininho controla mentalmente. Coisa chique.
Esse trabalho está sendo muito bom. Gosto de criar visuais pra personagens, e desde Os Impossíveis, na exposição da Hanna-Barbera da Pandora, acho que entrei numas de redesenhar, modernizar personagens mais antigos. Então esse job com o Billy Phillips veio bem a calhar.
Ontem acabei sabendo que tem mais um brazileiro trabalhando nesse projeto ambicioso do Billy: o grande Caio Cacau, que faz concepts baseados nos meus designs!
E vem aí... a Cinderela!
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Branca de Neve
Nem todo mundo tem acompanhado esses últimso trabalhos que andei fazendo, até porque não é legal ficar mostrando imagens de um projeto não finalizado. O cliente pede segredo e a gente guarda.
Então, não sei se essa versão vai ser aceita, mas achei a melhor até agora.
Explicando: Estou trabalhando ainda com o pessoal do Billy Phillips, mesma equipe pra quem desenvolvi os novos uniformes da dupla de heróis elétricos Electro-Man e Flicker.
Agora a pegada é criar o visual para personagens de contos de fadas... em versão super.
Isso aí, pegando um monte de explicações cabeça científicas pra embasar os poderes, conceitos e personagens clássicos dos contos (que já caíram há séculos em domínio público), e um pouco de Heroes e Fables, está saindo uma série interessante.
Eu, que voltei de San Diego decidido a não me aventurar mais com super tipos, agora ganho um din-din firmeza com eles. Não que eu não goste, mas não é o tipo de história que eu quero contar... Pelo menos não agora.
Mas, de qualquer forma, aqui está, com toda sua graça e visual Natalie-Portmaniano, a super Branca de Neve:

Obviamente esse personagem já pertence de corpo e alma aos copyroights dos caras, mas eu criei o visual e sou pai também. Gostaram?
Então, não sei se essa versão vai ser aceita, mas achei a melhor até agora.
Explicando: Estou trabalhando ainda com o pessoal do Billy Phillips, mesma equipe pra quem desenvolvi os novos uniformes da dupla de heróis elétricos Electro-Man e Flicker.
Agora a pegada é criar o visual para personagens de contos de fadas... em versão super.
Isso aí, pegando um monte de explicações cabeça científicas pra embasar os poderes, conceitos e personagens clássicos dos contos (que já caíram há séculos em domínio público), e um pouco de Heroes e Fables, está saindo uma série interessante.
Eu, que voltei de San Diego decidido a não me aventurar mais com super tipos, agora ganho um din-din firmeza com eles. Não que eu não goste, mas não é o tipo de história que eu quero contar... Pelo menos não agora.
Mas, de qualquer forma, aqui está, com toda sua graça e visual Natalie-Portmaniano, a super Branca de Neve:

Obviamente esse personagem já pertence de corpo e alma aos copyroights dos caras, mas eu criei o visual e sou pai também. Gostaram?
Marcadores:
billy,
heróis,
hq,
san diego,
super heróis
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Vingadores
Assinar:
Postagens (Atom)












