Mostrando postagens com marcador aulas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador aulas. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Como ensinar Quadrinhos (e muito mais!)

 Oi, pessoal! 

Essa semana começa com um bate-papo muito bacana comigo e o Rapha Pinheiro sobre nossa experiência de ensinar desenho, ilustração, quadrinhos... 

Assista aí e deixe seus comentários! 

Não deixe de seguir o canal do Rapha, e o meu também, e curtir e divulgar os vídeos. 


quinta-feira, 19 de setembro de 2019

YouTube - Dois vídeos novos!

E aí,, pessoal!
Você já viu meus novos vídeos no YouTube? Não? Então veja só o que eu preparei para você:

A Teoria da INSATISFAÇÃO - Você gosta do seu desenho? (Ser Autor #004)



Você está satisfeito com seus resultados no desenho, ilustração, roteiro, etc? Gosta do que faz ou detesta tudo que sai no papel? Tenho uma aulinha bacana pra te ajudar a achar um equilíbrio! Como professor e autor, tenho várias teorias que conduzem meu entendimento sobre o que eu faço. Elas me ajudam a ensinar e também a produzir, e, por que não, a entender o trabalho dos outros. Neste vídeo, apresento a vocês uma faz minhas teorias sobre o aprendizado e a vivência da Arte: a TEORIA DA INSATISFAÇÃO! Vamos entender o equilíbrio entre o gostar e o não gostar dos seus resultados?

SKETCHBOOK Walk-Through (Sketchbook Tour #001)



Primeiro vídeo de uma nova série, onde vou mostrar para vocês todas as páginas dos meus Sketchbooks, ou seja, meus cadernos de desenho. Este é o mais recente (até, claro, a gravação deste vídeo). Logo vou postar mais cadernos.


====
É isso aí! Espero que curtam! Não se esqueçam de se inscreverem no meu canal e ativar o sininho pra ficar ligado nas novidades. Dê o seu like e comente (tanto aqui quanto lá).

Abração procêis!

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Evento - Caixa Aberta 2019

Está chegando a 7ª edição do evento mais bacana da Pandora Escola de Arte! O Caixa Aberta acontece nos dias 25 e 26 de maio, com muitas atrações. Veja mais informações:



O Caixa Aberta Pandora é um evento artístico cultural que engloba uma mostra de profissões relacionadas às Artes Visuais, exposições, oficinas, livepaintings, palestras, feira de arte, estandes de materiais artísticos a preços promocionais e sorteio de brindes.

O objetivo do evento é apresentar as diversas aplicações das artes visuais no mercado profissional, e para isso, contamos com a presença dos respectivos profissionais de cada área para contar sobre experiências e trajetórias, tirar as dúvidas do público, expor, divulgar e comercializar suas produções.

A programação está bem bacana. Vou participar do evento nos dois dias inteiros, mas além disso, no sábado farei uma avaliação de portfólios com o Leopoldo Anjo e darei uma palestra no domingo sobre Gerenciamento de projetos: controlando o caos criativo! Abaixo, tem toda a programação (que você pode ver com mais informações no site da Pandora):






Confira o evento no Facebook, confirme sua presença e compartilhe com os amigos!

Veja como foi o evento de 2018, pra já ir se preparando!

segunda-feira, 15 de maio de 2017

Evento - Master Class - Pandora

Pra começar a esquentar para o Caixa Aberta (que acontecerá no dia 21/5) preparamos uma semana de Master Classes! 
Eu farei uma Master Class sobre design de uniformes para personagens, com o título "Com que roupa eu vou? Repensando as rupas dos heróis". Vou focar nos uniformes dos super-heróis clássicos com um exercício de ampliação de repertório e redesign de um uniforme na hora. 
Além da minha aula, haverão outras incríveis e imperdíveis. Confia a programação completa:

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Então, você quer se tornar um ilustrador?

MATRÍCULAS ABERTAS PARA NOVA TURMA DE ILUSTRAÇÃO DE MERCADO

Esse curso é para quem já desenha ou já fez um de nossos cursos normais e quer entrar no mercado de ilustração.
Será ministrado pelo professor Mário Cau (veja seu portifólio aqui
e aqui.) com início no dia 03 de setembro.

As vagas são limitadíssimas. Reserve já a sua.


O que você verá no curso?

Pesquisa;
Detalhismo x Sugestão;
Referência Fotográfica;
Elementos de empatia para o Público-Alvo;
Decoupage, esboço e lay-out;
Limpeza e clareza dos esboços (apresentação de roughs para cliente);
Estilização;
Proporção;
Simetria;
Perspectiva;
Composição;
Diagramação (planejamento para Tipografia);
Texturas;
Técnicas de Colorização;
Técnicas de Acabamento;
Volumes e Sombreamento (seja com hachura ou massas de preto, retícula, cor...);
Pré e pós produção gráfica;
Versatilidade x Personalidade, Identidade Gráfica.

Tudo isso, estudando e desenvolvendo ilustrações para o mercado editorial e publicitário.


Editorial:
Livro infantil;
Livro ilustrado;
Livro didático;
Cartilha e manuais para empresas;
Ilustrações para revistas (formatos e aplicações);
Capas para livros, revistas, CDs e DVDs;
Pôster para filmes, revistas, CDs, DVDs.

Publicitário:
Story board;
Criação (personagem, cenário e mascote);
Lay-out (manchas, linha e outros);
Embalagens;
Mídias;
Símbolos, signos e ícones.


ILUSTRAÇÃO DE MERCADO

INÍCIO: 03/09/2011

DURAÇÃO: 1 ANO

VAGAS LIMITADAS


(NECESSÁRIO JÁ DESENHAR: o curso NÃO é sobre técnicas de desenho ou pintura. O aluno precisa já ter background de desenho. O curso é focado no trabalho e desenvolvimento de ilustrações e o mercado de trabalho.)

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Humor no Futebol e aula na Fnac!


Em comemoração ao dia mundial do desenhista a Pandora Escola de Arte, em parceria com a Fnac Campinas, lança o 1º Concurso Fnac/Pandora de desenhos e você pode ganhar até quatro meses de aulas grátis na Pandora e um cheque presente da Fnac. O tema já tem tudo a ver com o clima de Copa do Mundo: Humor no Futebol.

Para prestar homenagem ao dia mundial do desenhista, no dia 15 de abril, a partir das 19 horas, a equipe Pandora estará presente na Fnac Campinas, no Parque Dom Pedro Shopping, com profissionais e alunos realizando sessão de caricaturas e retratos ao vivo de clientes que circulam pela loja. Além disso, os professores Caio Yo, Mario Cau e Ricardo Quintana, estarão presentes realizando uma aula externa, onde apresentam algumas técnicas para o desenho. Já vale como dica para você que quer participar do concurso!

O prazo limite para entrega dos trabalhos do 1º Concurso Fnac/Pandora de desenho é dia 30 de abril. O regulamento está disponível na Fnac, no Parque Dom Pedro Shopping, que também receberá os trabalhos.

Os ganhadores do concurso serão conhecidos em maio, após análise de uma equipe profissional da Pandora Escola de Arte, quando também acontecerá uma cerimônia de premiação, onde estarão expostos os 20 desenhos selecionados.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Um fim. E recomeço.

Terminei o meu último sketchbook semana passada. Esse caderno, que me foi dado de presente pelo meu aluno (e futuro colega professor) (e artista fantástico) Murilo Braga, tinha páginas todas de um papel que eu não lembro o nome, texturizado, amarelado, lindo para lápis e giz, mas que teve umas intervenções de outros papéis colados e anexados pra dar mais variação.

Um dos cadernos que mais gostei de fazer. Aqui fica então, a última página dele, em alta.



E a primeira página do novo caderno. Esse novo, um caderno com sulfite 120g, estava parado há tempos. Ele tinha sido encadernado para o Sandubão Ilustrado, que rolou lá em 2007. Tinha uns 4 desenhos, um deles meu, um deles do Vitor Gorino. Arranquei as folhas, guardei com o meu caderno de "outros" (onde tenho desenho de outros artistas).

Timidamente iniciado com o seguinte, feito numa aula tranquila, com uma aluna só (Debby!), em que me sentei do lado dela e ficamos desenhando e conversando (inspirado pelo trailer de "Onde Vivem os Montros", que eu ainda vou comprar).



Agora, mais várias páginas para encarar. Acho que esse cadernovai conter o meu diário de viagem pro FIQ, o que o tornará muito especial.

Bomcomeço de semana em terça-feira!!!


====
PS: Faz parte do meu plano escanear TODOS os meu sketchbooks, desde a época da faculdade, até hoje, e doisponibilizar mna seuqneica num outro blog, ou num setor do meu site. Fiquem de olho.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Mãos sujas de giz

É com grande satisfação que comunico minha volta às salas de aula convencionais.
Hoje foi minha primeira aula no Colégio Renovatus, onde darei aulas de Artes até o final do ano.
O plano é ajudar a Ana com as aulas, e quem sabe ano que vem voltar.

Foi bem legal encarar de novo o esquema escola. Conhecer muita gente nova, dar umas risadas, passar conhecimento, sujar as mãos de giz.

Espero que dê tudo certo. Estou cada vez mais professor do que artista. Isso me incomoda um pouco... Vi na Comic Con a afirmação de que eu preciso de mais tempo dedicado à produção dos meus quadrinhos e desenhos. O Bá e o Moon que o digam. Mas dar aulas é necessário, e eu aprendo muito ensinando.

É só mais um começo, muito ainda está por vir!


PS:
Lembra outro dia que eu disse que pretendia fazer uns desenhos? Não fiz. Acabei derrotado pelo cansaço... Mas já fiz alguns estudos do Dom Casmurro, estou esperando algumas coisas do Bira e do Mário. Hoje vou dedicar minha tarde a reformular o site em inglês, fazer a capa de By The Southern Grace of God (o Elton já me enviou o pitch e estamos a uma capa de enviar pra Shadowline, da Image), e se der tempo, brincar com a Tablet.

PS 2: Pode soar meio mongo, mas eu fiquei emocionado lendo o último post dos gêmeos. Cara,s vocês mandam bem demais e merecem o sucesso e o reconhecimento que têm. O trabalho deles me inspira a continuar querendo o que eu quero... fazer HQ. Rock on!

Abraços!