Mostrando postagens com marcador são paulo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador são paulo. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

CCXP 2022

 Porquinho (meu carro) carregadíssimo para a CCXP !

Por incrível que pareça, estou muito menos ansioso do que estava semana passada. Não posso negar que existem expectativas altas pra essa edição da CCXP, tanto de vendas como de interações com o público e celebração dos quadrinhos. Torço muito para que todos os autores do Artists' Valley tenham muito sucesso!

Acho que essa "calma" de hoje tem a ver com estar bem preparado, ter organizado tudo com calma e disciplina (como sempre faço), e a experiência de já ter ido em todas as edições anteriores do evento.
Depois desse ano doido que tive, é até estranho não estar nervoso hoje.

De qualquer forma, espero vocês a mesa C 19 do Artists' Valley, onde eu e meu parceirão Lucas Oda teremos novidades e também os títulos já publicados. Além do Álbum de Figurinhas, do qual participo esse ano!

E mais: esse é o ano pra comprar meu material e completar sua coleção de quadrinhos e prints.
Boa parte do estoque está esgotando e eu vou me mudar no fim do ano e não sei quando vou aparecer em eventos aqui de novo!







quinta-feira, 5 de março de 2020

Evento - Fuzuê Nerd 2020

Eu e o Lucas estaremos no Artist Alley do Fuzuê Nerd, neste fim de semana em são Paulo. Teremos todos os livros da série Monstruário, os títulos do selo Pieces, prints e artes originais.



Não perca!

Página do evento - Facebook
  • 7 de mar às 13:00 – 8 de mar às 20:00
  • Novotel Jaraguá
    Rua Martins Fontes, 71, 01050-000 São Paulo

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Evento - Domingo em Quadrinhos no SESC Paulista

No próximo domingo, 21 de julho, estarei no SESC Paulista para um evento muito bacana.

Domingo em Quadrinhos reúne alguns autores numa feira de publicações autorais (com meus livros e prints) e mais um bate-papo com Bianca Pinheiro e Guilherme Petreca sobre Quadrinhos infanto-juvenis, com mediação do Douglas, da Ugra.

Entrada é gratuita! Não perca.
14:00 - 18:00
Feira de publicações na sacada da biblioteca

16:00 - 17:00
Bate-papo com os autores no lounge da biblioteca




Release:
Domingo em Quadrinhos é um projeto que visa aproximar o público dos artistas e levar para a biblioteca do Sesc Avenida Paulista a vibrante e diversificada produção das Histórias em Quadrinhos brasileiras.
Aproveitando o mês de férias, a segunda edição do evento contará com a presença de dois quadrinistas que desenvolvem ou já desenvolveram trabalhos voltados para o público infanto-juvenil: Guilherme Petreca, autor de Ye e Superpunk, e Bianca Pinheiro, autora de Bear e de dois volumes da coleção Graphic MSP: "Mônica: Força" e "Mônica: Tesouros". A mediação da conversa será feita por Douglas Utescher, sócio da livraria e editora Ugra Press.
Na ocasião, haverá também uma pequena feira de quadrinhos e publicações independentes.

segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Várias Entrevistas!

Oi, pessoal! Todos bem?
Esse mês de setembro está sendo super intenso, com vários eventos. E, no meio de tudo isso, consegui ainda gravar algumas entrevistas. Reuni todas aqui por enquanto. Sigam os canais que as postaram pois os conteúdos são muito bacanas e o pessoal merece a força!

Durante os eventos da Banca de Quadrinistas do Itaú Cultural, gravei um divertido vídeo pro José Zinerman, um cara incrível que é precursor de todas as formas de mídias alternativas que você imaginar. Ele fazia podcast antes da internet, gravando o conteúdo dos seus zines em fitas K7 pro pessoal ouvir em walkman, coisa que estava começando a aflorar na época. Depois, em vídeos e VHS, e mais tarde na internet, ele sempre esteve pioneiro. Vale conferir o trabalho dele no Facebook.

Também durante minha estadia em São Paulo, fui até o charmoso Dona Marmitinha pra conversar com os caras do Intervalo pro Café! O papo foi longe, e a maior parte dele está no vídeo do canal do YouTube, e algumas perguntas extras foram pros posts do Instagram deles.


 E também tirei um tempinho aqui no estúdio para gravar um vídeo muito especial. A convite da professora Janaína, respondi as perguntas dos alunos do sexto ano, que estava na época de estudar HQs! As perguntas eram muito bacanas e foi um baita prazer participar desse projeto. A professora Janaína postou o vídeo, na íntegra, em seu canal do YouTube. Em breve, também vou subir o vídeo no meu canal.



Agradeço demais a todos pelo espaço para falar do meu trabalho e arte, pelo interesse e pela simpatia!


segunda-feira, 24 de setembro de 2018

ArtDrop em São Paulo

Durante os eventos da Banca de Quadrinistas, no Itaú Cultural (dias 15 e 16 de setembro), fiz mais uma ação de ArtDrop (ou ArtHunt) na cidade. Uma arte original foi colocada bem no meio da Avenida Paulista, deixada lá para quem quisesse pegá-la.

Veja as fotos da ação abaixo:




Vale lembrar que ninguém se manifestou por ter encontrado ou pego o ArtDrop de Campinas e este, em São Paulo. Não é obrigatório, mas é muito legal ter um contato com quem encontrou, especialmente se não for um leitor ou fã de artes que já me conheça.

A ideia primcipal de ArtDrop é espalhar arte pelo mundo! Se fizer também, não deixe de colocar as hashtags #ArtDrop e #ArtHunt e boa aventura!

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Evento - Palestra no "Caminhos da HQ"

Além da minha participação nos dias 15 e 16 de setembro, nas mesas da Banca de Quadrinistas do Itaú Cultural, também sou palestrante convidado do Caminhos da HQ! Vou palestrar sobre possibilidades de narrativa e como construir formas mais interessantes de se contar uma história em quadrinhos. Vou usar bastante da experiência de Terapia e dar exemplos interessantes de outras HQs e autores. 

====


Quadrinhos Fora da Caixa – como Usar Arte a Favor da Narrativa
com Mario Cau
A linguagem dos quadrinhos, as possibilidades de contar uma história nesse formato e a construção de uma voz própria do autor. Mario Cau apresenta exemplos não usuais para a composição de páginas, simbologia e metáforas aplicadas a arte e texto.

Mario Cau  é quadrinista e ilustrador. Iniciou a carreira em 2004 e participou de diversos títulos no Brasil e no exterior. Autor da série Pieces, com nova edição em 2016, e da graphic novel Morphine. Neste ano está editando e ilustrando o livro de memórias de sua avó: Paschoa – Memórias de Minha Infância. Vencedor dos prêmios Jabuti, HQMIX e Angelo Agostini, também é professor na Pandora Escola de Arte.

Sexta, 14 de setembro de 2018 às 19h, no Itaú Cultural



sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Evento - Banca de Quadrinistas - Itaú Cultural

Está chegando mais um evento bacana de Quadrinhos em São Paulo: a Banca de Quadrinistas, organizada pelo Itaú Cultural, que chega a sua terceira edição. Em 2016 participei com vários autores da primeira edição, e agora retorno como convidado do evento. É uma honra participar do evento, e vou palestrar e ter mesa no artist alley do evento.



No site do Itaú Cultural, onde me apresentam como convidado, tem uma pequena entrevista sobre minhas HQs e duas HQs da série Pieces (ambas do último livro, "Pieces - Partes do Todo") para leitura gratuita. Clique aqui para ler.

A palestra do dia 14 será gratuita e tem como tema central a composição de páginas e narrativa, ficando em Terapia e mostrando como podemos elaborar coisas fora da caixa. Nos dias 15 e 16, teremos a Banca em si, um pequeno Artist Alley com alguns artistas bem legais. Estarei com mesa lá nos dois dias.

Além de mim, também são convidados do evento nos dias 15 e 16: Laura Athayde, Lino Alves Arruda, LoveLove6, Marcelo Saravá e Mario Cau; nos dias 22 e 23: Clara Gomes, Fernanda Nia, Mika Takahashi, Sirlene Barbosa e João Pinheiros e Vitralizado.

Abaixo, o elenco das mesas, autores presentes em cada dia do evento:
sábado 15 de setembro de 2018
Camilo Solano
Coletivo Harogen
Duaik Entretenimento
Editora Veneta
Gilmar Machado
Guilherme Wanke
Juliana Loiola de Paula
Mariana Sales
PB Editorial
Talessa Kuguimiya


domingo 16 de setembro de 2018
Annima de Mattos
Coletivo Topera
Dudu Torres
Gleisson José dos Santos Cipriano
Kellen Carvalho/Velha Cosmopalito
Paloma Barbosa dos Santos/Partes
Robson Cavalcante
Sam Hart
Zarabatana Books


sábado 22 de setembro de 2018
Caio Zero
Cris Eiko e Paulo Crumbim
Danielle Pioli
Editora Beleléu
Felipe Parucci
Kris Zullo
Rafael Diego Mendes Louzada
Revista Refluxo
Rodrigo Okuyama


domingo 23 de setembro de 2018
Blue Heart
Cinthia Saty e Verônica Berta
Coletivo JaPow
Denis Mello
Douglas de O Lira
Editora Lote 42
Jéssica Groke
Pedro Vó
Vitor Inoue


Lembrando que a Banca é um evento gratuito, que acontece na sede do Itaú Cultural, na Avenida Paulista, 149, São Paulo - SP.

Para acompanhar minha agenda de eventos, clique aqui.

sexta-feira, 9 de março de 2018

EVENTO - Lançamento MONSTRUÁRIO na Ugra!

Neste sábado, dia 10 de março, estarei com toda a equipe criativa de Monstruário na querida loja da Ugra Press, em São Paulo.

Vamos conversar sobre o livro com os leitores e autografar com os leitores. Além de mim, estarão presentes o roteirista Lucas Oda, o colorista Dan Freitas, o letrista Cadu Simões e a designer Maria Paula, que assinou o projeto gráfico do livro.



O evento começa Às 16h e vai até 19h. A Ugra fica na Rua Augusta, 1371, loja 116, em São Paulo! Clique AQUI para ver o evento no Facebook, confirmar presença e compartilhar.





Monstruário - Vol.1 foi publicado pela Marsupial Editora / Jupat Books e foi contemplado pelo edital ProAC.

terça-feira, 21 de novembro de 2017

Evento - CCXP 2017

Está chegando a hora! O maior evento de cultura pop do país começa no dia 6 de dezembro (com a Spoiler Night), e vai até o dia 10, no São Paulo Expo, na capital paulista.

Estarei lá no Artist Alley (completando a minha 4ª participação no evento, veterano!) na mesa C02, acompanhado da minha querida esposa e parceirona de eventos Monica, e do Lucas Oda, roteirista incrível do novo lançamento, Monstruário - Volume 1!


Como já falei antes no Blog'n'Roll, nosso novo livro será lançado pela Jupati Books, selo da Marsupial Editora, na CCXP. A pré-venda já está rolando na Amazon. Mas para garantir seu autógrafo e conhecer meus outros trabalhos, é só correr pra mesa C02 e bater um papo com a gente.

Além de Monstruário, claro, teremos mais HQs de minha autoria, como Terapia, Morphine, Quando a Noite fehca os olhos e, claro, Pieces - Partes do Todo.

Esperamos vocês lá!







segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Exposição - 100 anos de Jack Kirby

Em 2017, o Rei Jack Kirby completaria 100 anos. E, como homenagem e celebração da obra e legado criativo dessa lenda, uma exposição incrível vai acontecer...

Participei com muito orgulho dessa homenagem, desenhando um dos meus vilões favoritos dos quadrinhos: Magneto!




Não só é um personagem com poderes incríveis, mas suas motivações e personalidade são muito bem pensados e ao longo dos anos, ele foi construído como um dos mais complexos vilões da Marvel. Não o acho malvado pela maldade. É uma alma sofrida, perturbada, que sofreu muito nas mãos de gente cheia de ódio e preconceito na Segunda Guerra, não só por ser judeu como também por ser mutante. Com isso, desenvolveu um ódio imenso da humanidade, que ele julga indigna de habitar o planeta. OK, tem todo o dramão clássico dos super-heróis, mas no fundo, X0-Men é uma história sobre preconceito, ódio e medo.

A exposição física acontece durante o Festival Guia dos Quadrinhos 2017, que acontece em 8 de abril, em São Paulo. (veja mais detalhes do evento aqui). 

E o projeto para produzir um livro especialíssimo, com todas as 100 artes e mais fichas e personagens e informações sobre a vida e obra do Rei Kirby, já está no Catarse e conta com seu apoio para acontecer. Veja neste link o projeto e apoie! Para os fãs do Kirby e das HQs em geral, essa será uma bela homenagem e uma fonte de inspiração e informação sobre ele e seus personagens.



Conheça mais sobre esse projeto:
DINÂMICO! EXTRAORDINÁRIO!
Esses adjetivos são pouco para descrever os traços e ideias da mente criativa de Jack Kirby! Foi uma pessoa de muitos talentos, desenhista, arte-finalista, roteirista, editor e acima de tudo um criador de personagens e mundos. Entre suas criações estão nada menos que o Capitão América, Quarteto Fantástico, X-Men, Os Vingadores, Surfista Prateado, Novos Deuses, Etrigan, O Povo da Eternidade, Omac, Inumanos, Kamandi, Eternos... e muitos outros.
Kirby esteve presente na gênese da indústria das HQs e, pela grandeza da sua obra, conquistou o direito a ser chamado de REI DOS QUADRINHOS.
Para comemorar seu centenário de nascimento, o site Guia dos Quadrinhos organizou este luxuoso livro tributo no qual 100 artistas brasileiros prestam sua homenagem, desenhando os personagens criados pelo mestre.
Este incrível projeto nasceu de uma parceria entre dois amigos que amam quadrinhos: Edson Diogo, responsável pelo site Guia dos Quadrinhos, e Will, um dos mais respeitados autores de quadrinhos da atualidade.
O livro terá 224 páginas, em capa dura e impressão colorida em couchê fosco 150g, no tamanho de 21 cm x 31 cm. É um livro de luxo para guardar e consultar sempre.


Reunimos neste livro profissionais dos quadrinhos e da ilustração, tanto aqueles com muita experiência e anos de carreira, quanto jovens talentos, todos demonstrando seu carinho e reconhecimento por aquele que ajudou a pavimentar o caminho que as Histórias em Quadrinhos tem trilhado neste mundo.
Adriano Panda Al Stefano Alex Genaro Alex Rodrigues Alexandre Montandon Anderson Cabral André Calima André Freitas Angelo France Antonio EderAugusto Minighitti Beto Uechi Bira Dantas Breno Tamura Bruno Borovac 
Caio Cacau Caio Majado Camilo Solano Carlos Brandino Carlos Gritti Chairim Arrais Chicuta Clayton InLoco Daniel HDR David Lee Décio Ramirez Denis Mello Douglas Bressar Ede Galileu Eduardo Ferrara Eric Peleias Fábio Catena Fabio Coala Fábio Hasmann Flávio Luiz Flávio Soares Franco de Rosa Germana Viana Gil Tokio Gill Pereira Giorgio Galli Guilherme de Sousa Guilherme Raffide Hugo Canutto Hugo Nanni J.J. MarreiroJefferson Costa João Pinheiro Joel Lobo José Aguiar José Carlos Braga Juliano Kaapora Júlio Magá Julius Ckvalheiyro Kipper Klebs Junior Kris Zullo Laudo Ferreira Leandro Casco Leandro Robles Léo Finocchi Leopoldo AlvesLuciano Sales Luís Martins Luke Ross Magno Costa Marcelo Alencar Marcelo Costa Marcio de Macedo Marco Pelandra Mario Cau Mário CésarMichel Borges Octavio Cariello Omar Viñole Paulo César Paulo Kielwagen Paulo Mansur Pedro Netto Péricles Junior Rafael Marçal Renata CB Lzz Ricardo Sousa Rodney Buchemi Ronaldo Barata Sandro Castelli Sam HartSamicler Gonçalves Samuel Bono Sueli Mendes Thiago Spyked Tom Dutra Victor Freundt Will Will Conrad


====

E como um presentinho pra vocês, heróis da resistência, deixo aqui os esboços e arte-finalda primeira versão da ilustração,que eu abandonei por não ter gostado tanto. Estava com vários freelas me atrapalhando nessa ilustração e percebi que não ia adiantar insistir.



Depois, em menos de 10 minutos, resolvi, no meio de uma aula na Pandora, esboçar outra ideia. E saiu essa:


Que virou essa arte-final, em cerca de 40 minutos...


E que virou a versão final que vocês já viram no topo da postagem. E aí, curtiram?

Não deixem de apoiar o livro!

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Eventos - Virada Nerd e Tendal Geek

Oi, pessoal! Notícia em cima da hora, eu sei... Os últimos dias foram cheios e só puder escrever no blog hoje.

Neste próximo fim de semana estarei presente em dois eventos em São Paulo! 

No sábado, 19/11, estarei na Virada Nerd da Devir. Vai ser uma maratona bacana, com vários autores, novidades e atividades.  Vai ser também o 1º Dia do Quadrinho Grátis, com distribuição de exemplares gratuitos de séries classudas.

Confira neste link a programação.
E, neste link, o evento do Facebook.

A Virada Nerd Devir acontece das 9h de sábado às 9h de domingo.
Rua Teodureto Souto, 624, Cambuci, São Paulo - SP



(Pra quem é de Campinas, vai ter Virada Nerd na Livraria Leitura do Shopping Parque Dom Pedro).

====

E no domingo, 20/11, estarei no Tendal Geek, participando de um debate sobre a produção de Quadrinhos independentes e vendendo meus trabalhos.

Confira a programação completa no site: www.emcartaz.prefeitura.sp.gov.br e fique de olho aqui no Facebook para mais detalhes!

O Centro Cultural Tendal da Lapa fica na Rua Guaicurus, 1.100, perto da Estação da CPTM e do Terminal de Ônibus da Lapa.



Veja o evento no Facebbok neste link.


segunda-feira, 20 de junho de 2016

Vídeo - Fest Comix

No último final de semana estive em São Paulo para mais uma edição do Fest Comix, evento organizado pela loja Comix Book Shop, que chegou a sua 22ª edição em 2016.



Frequento o evento desde 2004, se não me engano, quando ia apenas para comprar quadrinhos. E lembro bem do dia em que conheci o pessoal do zine O Contínuo, que abriu minha cabeça para a possibilidade de produzir quadrinhos independentes de qualidade. Depois daquele encontro, na fila do evento, comprando uma de suas edições, me aprofundei no assunto. Em pouco tempo, já estava por dentro de muita coisa e começaria a publicar brevemente.



Tenho um carinho grande pelo Fest Comix. Fui como membro do Quarto Mundo, como membro do Petisco, como artista solo, como leitor, como professor, como fã.

Na última edição, dividi a mesa com os grandes Caio Yo e Vencys Lao, e foi divertidíssimo. Senti o evento mais fraco, em todos os aspectos, e acredito que a impressão dos artistas foi a mesa, especialmente em relação às vendas. Mas são muitos fatores interligados e isso não vem ao caso agora.

Na sexta, quando cheguei, já fui correndo falar com a SPTV para uma breve entrevista sobre meu trabalho com Dom Casmurro. Vejam o resultado clicando neste link!

terça-feira, 14 de junho de 2016

Eventos - Fest Comix 2016


Estarei na edição 2016 do Fest Comix neste próximo fim de semana!

Estarei numa mesa do Artist Alley com meus irmãos Caio Yo e Vencys Lao, e teremos nossas graphic novels e HQs, nossos prints e artes originais, além de um bom papo e um abraço pra quem quiser. :)

Além disso, estarei no estande da Zarabatana Books no domingo às 14h, onde autografarei meus trabalhos e converso com os leitores que passarem por lá. Ah, claro, todo mundo que for lá ganha um rascunho personalizado!

Em 2016, a Fest Comix ocorrerá nos  dias 17, 18 e 19 de junho no São Paulo Expo, localizado na Rodovia dos Imigrantes KM 1,5, próximo ao metrô Jabaquara. Contando com o espaço inicialmente programado para 5 mil metros quadrados.



quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Evento - A épica CCXP

CCXP - Comic Con Experience 2015 foi sensacional!

Fechando com chave de ouro a turnê de eventos de 2015, a CCXP, em São Paulo, se consolidou como o maior evento geek do país. Milhares de pessoas estiveram lá, e eu gostaria de poder agradecer a cada uma que passou pelo Artist Alley e pela Mesa 142 pra falar comigo, com a Monica e levar meus trabalhos pra casa.

Fiquei muito impressionado com a receptividade do livro novo, "Quando a noite fecha os olhos", que tem roteiro do André Diniz. Nós ficamos muito gratos pelos leitores terem gostado tanto! Foi um sucesso de vendas! Agradeço também ao Sidney Gusman, que indicou nosso livro, muitos leitores vieram procurá-lo.

Terapia também teve uma alta procura, e o carinho dos leitores, misturado com a vontade de um Vol. II, só me fazem ter mais vontade de continuar. Espero que esta e minhas outras histórias possa tocar os corações e despertar um pensamento mais sensível em todos.

Como não tem como agradecer todo mundo, fica o meu MUITO OBRIGADO a todos vocês, pelo carinho, pelo apoio, pela confiança e pelos elogios que recebemos. Estou muito feliz, muito realizado e muito empolgado em produzir mais e mais!


Um abraço imenso a todos meus amigos que estavam comigo no Artist Alley, esse espacinho tão maravilhoso da CCXP. Vocês são herois, guerreiros e admiro todos vocês. Sabemos que o evento é cansativo, a produção tem que ser feita na paixão, a dedicação é imensa. E lá estávamos nós. Mesmo aos que eu não consegui ver por causa da correria, fica o meu abraço apertado.

E essas fotos nem tem todo mundo!


Agradeço também ao Ivan Freitas, por ter me proporcionado um dos momentos mais inesquecíveis da minha carreira: mediar um painel sobre Webcomics com autores que admiro (Cadu Simões, Bianca Pinheiro e Pedro Cobiaco), entre eles o Scott McCloud. Foi sensacional, e uma pena que tenha durado tão pouco. Uma vida seria pouco pra absorver todo o conteúdo e carisma do McCloud e torço muito para que eu possa encontrá-lo mais vezes...

Foto: http://www.clubedoquadrinho.com.br/


Fica um agradecimento enorme aqui, também, à Monica, que esteve ao meu lado no evento inteiro, me ajudando mais do que ela pode imaginar.


Queridões, foi épico. Claro que foi, e ano que vem tem mais.
Um grande abraço a todos e até 2016!

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Evento - CCXP

Essa semana começa a aguardada Comic Con Experience, em São Paulo!



Do dia 3 ao 6 de dezembro, estarei na CCXP, na mesa 142 do Artist Alley, e terei meus livros (Morphine, Terapia, Artbook e o lançamento Quando a noite fecha os olhos, além de algumas raridades de fim de estoque) e também prints novinhos, alguns inéditos, e todos limitados.

Confira abaixo os prints que terei na mesa 142:







Terei alguns brindes e promoções especiais!

Além disso, participarei de dois painéis no evento, no domingo: Coletivos de Quadrinhos e Webcomics, junto de outros grandes autores. Confira a programação completa neste link. 

Nos vemos lá!


sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Como foi - CCXP 2014

A hashtag mais usada para antecipar a Comic Con Experience era #VAIserEPICO!

Hoje, podemos com toda certeza usar a hashtag #foiEPICO sem o menor medo.

Entre os dias 4 e 7 de dezembro, o São Paulo Expo foi palco do maior e mais importante evento de cultura pop do ano. A CCXP reuniu mais de 80 mil pessoas, mais de 240 autores, estúdios, editoras e lojas, em uma catarse sem precedentes no Brasil.



O objetivo do evento era proporcionar experiencias, como a experiência de estar numa Comic Con americana, e eles conseguiram isso perfeitamente. Eu já tive a oportunidade de visitar duas Comic Cons: a de San Diego (2008) e a de Nova York (2012), e oque vimos em São Paulo nesse último fim de semana não deixou a desejar. Foi um pouco menor, claro, pois é um evento novo e não temos a tradição de produção de cultura pop que os EUA têm, mas já começamos muito bem.



Ver estandes da Marvel/Disney/LucasFilm, Panini, de várias marcas de estatuetas e bonecos, da Devir, minha editora em Dom Casmurro, e tantos outros... Eu torço para que, nas próximas edições, a CCXP faça ainda mais parte da agenda dos eventos internacionais, reservando para nós surpresas e exclusividades como acontece lá fora; e como aconteceu aqui, este ano, com, por exemplo, a estreia mundial do trailer de Exterminador do Futuro: Genesys, Big Hero Six e do último filme do Hobbit. Todos os eventos contando com atores e atrizes, produtores, e etc.

O pavilhão estava tomado por pessoas, fãs, leitores, geeks, nerds, curiosos. Chame do que quiser. Estávamos lá para celebrar uma grande conquista para nosso mercado: um evento que provasse, de uma vez por todas, que é possível viver, curtir e trabalhar com arte. Especialmente, quadrinhos. Autores nacionais e internacionais ocuparam o que foi o maior Artist Alley de todos os tempos (pelo que consta). Eu não pude conversar direito com todos meus amigos e colegas, pois foi um evento intenso, com muito público e muitas vendas, mas estou muito feliz pelo sucesso de todos eles.





Estar no Artist Alley para mim era mais que óbvio. É como o FIQ, você simplesmente TEM que ir se é um autor, e se quiser estar no mercado de HQs nacionais. E foi espetacular. Ao mesmo tempo em que tenho a oportunidade e privilégio de aconselhar novos autores e pessoas com vontade de produzir, vejo meus amigos curtindo o evento e aumentando seu público. Além disso, a sensação de estar próximo de meus ídolos, heróis de infância, como Luke Ross e Roger Cruz, e saber que hoje sou um autor como eles, é boa demais.

As vendas superaram todas as expectativas, e imagino que isso seja a opinião de todos os artista que estavam lá. Esgotei tudo que levei de Terapia, Artbook e Morphine! O último exemplar de Morphine, aliás, foi levado por ninguém menos que Fernando Caruso, ator, humorista e colunista do Abacaxi Voador - um apaixonado por quadrinhos!



Acho que nem público, nem autores, nem as empresas e estúdios presentes, nem a organização esperavam algo tão especial.

A CCXP mal terminou e já mudou muito do cenário nacional de HQs. Muita gente do grande público agora conhece a vasta porém pouco conhecida produção autoral e independente. Os outros eventos podem começar a se organizar para estabelecer cronogramas e agendas funcionais, ao invés de tentar desbancar uns aos outros (não que eles façam isso de fato...). Os autores, dos mais amadores aos mais conceituados, viram que sua produção têm sim público interessado, e que é possível esgotar tiragens independentes em pouco tempo, ganhando muito mais do que com editoras e tendo muito mais controle editorial e criativo no processo. As empresas, estúdios e editoras podem perceber que estarem eventos é essencial para aumentar público, para vender e para firmar parcerias e conhecer autores promissores, e, por que não, trazer novidades programadas especificamente para esse evento.



Tudo mudou, eu espero, a partir de agora. Foi épico, vai continuar sendo, e eu estarei lá pra ver tudo de novo.

Fica o meu agradecimento caloroso (vários abraços foram dados por lá, e mando mais ainda por aqui) à organização do evento, Omelete e Chiaroscuro, e especialmente, ao Ivan Freitas da Costa, cuja paixão, dedicação e profissionalismo estavam transbordando não só dele, mas por todo o evento. E um agradecimento especial, ainda, aos leitores e fãs que vieram à Mesa 108 conversar, comprar meus trabalhos e viver a HQ nacional comigo. O carinho de todos vocês faz essa jornada ser muito especial.

Até o próximo ano!