Mostrando postagens com marcador processo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador processo. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Desenhando o NOVO MONSTRUÁRIO

Hey, pessoal!

Nas últimas semanas, fiz uma live no meu canal com a arte-final da primeira página da nova HQ de Monstruário! Trate-se de "Saruê", o segundo volume de Arquivos Secretos, nossa série spin-off.

A nova HQ foca nos meninos que a Lucia encontra no caminho para a casa do Professor Aldo, Tonho e Luca. Eles aparecem tanto no Volume 1 quanto no 2, e a história de "Saruê" se passa entre os dois volumes, mostrando um pouco mais da vida desses dois garotos.

Aqui você conhece a arte-final da capa:


Veja abaixo os vídeos! São dois: uma live e um vídeo gravado depois, com o final da página. Espero que curtam!

Parte 1:

Parte 2:
 

Monstruário é uma série criada e produzida por Lucas Oda e Mario Cau.

Ah,sim! "Saruê" continua em produção mesmo na quarentena, mas ainda não temos a data de lançamento. Aguarde novidades!

quinta-feira, 25 de julho de 2019

PIECES - Uma HQ inédita para você! (OCAW 2019)

Fazia tempo que eu não produzia uma HQ curta, estilo Pieces... Então, para minha participação no projeto One Comic a Week, revisitei mais uma vez os pequenos contos urbanos sobre a vida e as ausências.

O resultado é uma HQ de 3 páginas, muito sincera e que juntou duas ideias de roteiro que eu tinha guardadas há tempos...

(Calma que isso é só o teaser!)


Para ler a HQ completa:
- Página do OCAW no Facebook
- Série do OCAW no Tapas
- Perfil do OCAW no Tumblr
- Perfil do OCAW no Instagram
- E também na minha galeria do ArtStation!

Então, mais informações?

Sobre o OCAW - One Comic a Week:
U,m projeto capitaneado pelo Rafael Ghiraldelli, onde a cada semana do ano, um autor colabora com uma HQ de 3 páginas (mais uma capa). O tema é livre e o estilo, também. Nesse elenco classudo você encontra diversos artistas incríveis e histórias feitas com o coração.
Para ler todas as HQs já publicadas e acompanhar as vindouras, veja os links acima.

Presente pra você:
Aqui, você ganha de presente os rafes das páginas e anotações de roteiro, direto do meu sketchbook, além de uma olhada em como era o lápis antes da arte-final. Esta foi feita direto no papel, senti saudade de usar canetas e nanquim ao invés do digital, que tem sido meu padrão desde 2015.








Mais sobre Pieces:
Falando em Pieces, estou produzindo uma série de vídeos onde revisito minha história com essa série, comemorando os 10 anos de publicação do primeiro número da HQ independente e 15 anos da criação da série. Você pode assistir os vídeos abaixo ou clicar AQUI para ir ao meu canal e ver muito mais.







quarta-feira, 10 de julho de 2019

YouTube - DESENHANDO O HOMEM-ARANHA

E aí, você tem curiosidade de saber mais sobre o processo criativo dos artistas?

Bom, eu também. Adoro ver meus amigos, colegas e ídolos produzindo e comentando seus processos, seja em vídeo ou ao vivo. Por isso, decidi começar uma nova série no meu canal, onde vou desenhar e comentar os meus truques, sugerir materiais e filosofar sobre o desenho e o mercado.



E na estreia, vou desenhar um Homem-Aranha para vocês! Durante o vídeo, deixo alguns comentários sobre os materiais que usei, as escolhas feitas e algumas dicas para você tentar aplicar nas suas ilustrações. Todos os materiais têm links para você comprar (mas só na descrição do vídeo no YT).
A velocidade do vídeo durante o processo foi acelerada em 200%, ou seja, enquanto não tem narração, a velocidade é o dobro do que eu faço de verdade. Eu costumo desenhar bem rápido em alguns casos, e o processo todo de desenhar esse Aranha, que levou cera de uma hora ao todo, virou um vídeo com 25 minutos. Dá pra ver bem o processo, mas sempre aceito sugestões.





Ah! Quer esse Aranha para você? O original produzido neste vídeo está à venda na minha loja. Aproveite, é peça única e vai pra quem comprar primeiro. Só clicar AQUI!



Qual personagem você quer que eu desenhe no próximo vídeo? Que tipo de dicas de desenho, finalização ou qualquer outra etapa dos processos criativos você quer? De que materiais você gostaria que eu desse dicas ou demonstrasse? Deixem seus comentários, aqui e no canal.

Espero que curtam!

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Entrevista - Como eu escrevo

Oi, pessoal! Saiu durante a CCXP uma entrevista que concedi ao blog Como Eu Escrevo, a convite do José Nunes. Falei bastante sobre meu processo criativo e , como a entrevista é pensada mais para escritores, dei aquela dobradinha pra falar de quadrinhos e desenhos, também.

Ficou bem legal! Veja um trecho a seguir e, para ler a entrevista completa, é só clicar neste link.

Trecho:
Como você lida com as travas da escrita, como a procrastinação, o medo de não corresponder às expectativas e a ansiedade de trabalhar em projetos longos?
Bom, tem várias coisas aí no meio. Vamos por partes.
Se a trava é criativa, você precisa de repertório, referências. Às vezes, você precisa olhar pra lados que não costuma olhar. Ver um filme de terro pra escrever um poema, sei lá. Ouvir ópera pra desenhar a guerra. Nossa mente consegue fazer pontes incríveis entre as coisas, e quanto mais diverso seu repertório, mais conexões você consegue fazer e mais interessantes elas serão.
Procrastinar, eu acho, tem a ver com insegurança e preguiça. As duas coisas são possíveis de vencer. Como falei, romper a inércia é complicado, e precisa ser feito. Encontrar uma rotina bacana que te favoreça é importante. Organizar seu workspace (o mental, inclusive), ajuda muito. Tirar as distrações de perto, focar de verdade no que precisa ser feito. A insegurança se liga ao próximo ponto, o medo de não atender as expectativas.
Expectativas de quem, meu jovem? As suas ou do seu público? A gente tem que parar se são tão exigentes conosco. Muita gente, especialmente os iniciantes, acham que precisam fazer uma obra-prima logo de primeira, algo similar às grandes obras dos grandes nomes da área. E não, não precisam. Você só precisa produzir. Arte é evolução, seu trabalho atual sempre será pior que o próximo. Tem que ser assim, tem que haver produção constante, estudo e evolução. Tenha autocrítica, mas não se sabote. Tem coisas que são além da produção, da arte. Já vi muita gente tecnicamente boa, criativa, mas que por questões internas, pessoais, sociais, psicológicas, sei lá, se mantém travadas e inseguras. Procure formas de vencer isso.
x

sexta-feira, 23 de março de 2018

Evento - Monstruário no Colégio Rio Branco

No último dia 6, eu e o Lucas Oda estivemos no Colégio Rio Branco, em Campinas, para conversar com os alunos sobre a produção e os conceitos de Monstruário. 

Foi uma conversa muito bacana! Falei bastante sobre meu processo criativo, das planilhas e disciplina ao casamento da cor com o traço, até o projeto gráfico final. Lucas falou sobre o universo ficcional, a construção dos personagens, ambientes e, claro, dos monstros. Os alunos fizeram várias perguntas, o que é sempre bom pra desmistificar essa coisa do "autor inatingível", hehe. 

Fica aqui meu agradecimento pelo convite do colégio, pela recepção amigável e pela presença e interesse dos alunos. 

O Blog do Colégio publicou uma matéria com depoimentos dos autores e mais algumas fotos (de onde tirei as fotos deste post). Leia aqui neste link.










Para adquirir um exemplar de Monstruário, você pode acessar minha Loja Online, a loja da Marsupial ou até pela Amazon!

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

MONSTRUÁRIO - Palestras e eventos

Em 30 de janeiro comemoramos o Dia do Quadrinho Nacional, uma homenagem às HQs brasileiras e nossa luta como autores para manter a chama acesa. Nesta época, também, teremos dois eventos onde o meu novo livro, Monstruário, terá destaque:


30 de janeiro - 19h - Pandora Escola de Artes
Eu, Lucas Oda, Maria Paula e Danilo Freitas vamos apresentar a jornada da criação e produção do livro! Desde a concepção original, passando pelo design e narrativa, cores e projeto gráfico.

A palestra é gratuita e não precisa de inscrição, mas aviso para chegar cedo se quiser um lugar bacana: a sala não é gigante e muita gente vai comparecer!

Ao final da palestra, teremos venda e sessão de autógrafo do livro.

Para mais informações: (19) 3234-4443
www.escolapandora,com.br

Confirme presença, divulgue, compartilhe o evento AQUI!



3 de fevereiro - A partir das 11h - Biblioteca Municipal de Campinas 
5º Dia do Quadrinho Nacional na Gibiteca

O evento, que começa Às 11h e continua o dia todo, tem exposições, debates e feira de quadrinhos com a presença de diversos autores de Campinas e região. É uma chance incrível de conhecer mais quem produz e quem lê HQs na nossa cidade.

Novamente, eu, Lucas Oda, Maria Paula e Danilo Freitas, mediados pelo grande Delfin (editor do Terra Zero e designer), vamos falar sobre a conceitualização de Monstruário na palestra "Qual é o seu monstro? A construção do medo em Monstruário".

A palestra está marcada para começar 17h, o evento tem entrada gratuita e não precisa de inscrição.

Durante o dia, estaremos na feira com nossos livros à venda!

Veja mais sobre o evento AQUI.

Acompanhe o evento e confirme presença, ajude a divulgar e saiba das novidades AQUI.



segunda-feira, 25 de abril de 2016

Evento - Semana do Desenhista na Pandora


Os dias entre 10 e 15 de abril foram muito especiais na Pandora, onde dou aulas. Nossos alunos tiveram várias aulas teóricas, práticas e com demonstrações de materiais artísticos. Tudo isso foi para comemorar o dia mundial do desenhista (15 de abril) e também porque acreditamos que para a formação de um artista é necessário um contato amplo sobre os diversos conteúdos acerca das artes visuais.

Na quinta-feira, dia 14, dei três palestras. Duas delas foram sobre narrativa, composição de página, mercado de Quadrinhos e o quadrinho de autor. À noite, fiz uma demonstração de arte-final, onde mostrei meus materiais e várias técnicas diferentes, em uma ilustração baseada em Seconds, último trabalho de Bryan Lee O'Malley. O resultado você confere abaixo:

Confira como foram as palestras, eventos e encontros no blog da Pandora, clicando aqui!

quinta-feira, 12 de março de 2015

Workshop - Quadrinhos, da ideia à publicação!

No próximo dia 21, sábado, acontece na Pandora Escola de Arte um workshop sobre produção de Histórias em Quadrinhos comigo e os amigos Eduardo Ferigato (QUAD, The Last Phantom) e Marcelo Maiolo (colorista da Marvel e DC Comics)!




As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas! Saiba mais sobre o curso:

O workshop conta com 3 profissionais consagrados da HQ nacional e internacional que vão comentar, passo a passo, de que maneira você, roteirista, desenhista ou mesmo amante de HQs deve proceder para emplacar seu projeto, desde a primeira ideia até a publicação do livro.
Data: 21/03 (sábado)
Carga horária: 4 horas - 13h00 às 17h00
Investimento: 150 reais
VAGAS LIMITADAS. Ligue, se informe e reserve a sua!
Programação_____________________________________________________

Apresentação
Planejamento da Hq
IdeiaSinopse
Estruturando o universo
Direcionamento - Estilo - Público alvo
Roteiro
Produção da HqThumbs
Template
Layout
Arte Final
Cores
Letreiramento
Projeto gráficoBoneco
Capa
Revisão
Financiamento
Impressão
Marketing
Distribuição
Eventos
Perguntas do Público
Avaliação de Portfólio

Wkshp HQ blog  Ferigato3

Wkshp HQ blog  Maiolo
Wkshp HQ blog CAU

terça-feira, 23 de julho de 2013

Palestra no SENAC Campinas

Pessoal,
Sei que ficou em cima da hora (mas enfim, quase ninguém lê mais o Blog'n'Roll, então já que eu divulguei no facebook, está tudo em ordem) mas aqui vai!



Hoje, às 14h, vou palestra no Senac Campinas, e o tema é História em Quadrinhos! Vou falar um pouco sobre o meu processo criativo e sobre como foi trabalhar com a adaptação de Dom Casmurro, e um pouco sobre o momento atual do mercado no Brasil.

Infelizmente, não levarei meu material para venda, mas se alguém se interessar, pode encomendar comigo mesmo.

Apesar de ter procurado, não achei no site do Senac informações sobre as atividades da Feira de Troca de Livros, mas segue o release do evento como um todo:

O Senac Campinas realiza, de 22 a 27 de julho, a Feira de Troca de Livros.

Realizada duas vezes ao ano, em 2012 as duas edições, juntas, promoveram a troca de 1468 livros, 473 gibis e contou com a circulação de aproximadamente 300 pessoas.

Regras para a troca:
1. Os materiais recebidos na troca devem estar em bom estado de conservação;
2. Materiais muito antigos não serão aceitos;
3. A troca será de livro por livro e gibi por gibi;
4. Livros de literatura em geral são bem aceitos (seguindo o critério de conservação e qualidade);
5. São permitidos livros de literatura estrangeira, nacional, infantil, infanto‐juvenil e gibis;
6. Não serão aceitos materiais didáticos, livros de cunho político/partidário, religioso , dicionários, lista de endereços e telefones, teses e dissertações, enciclopédias, pornográficos e sobre sexologia, código civil e legislação e livros de informática.


Senac Campinas
Rua Sacramento, 490 - Centro
Campinas - SP
E-mail: campinas@sp.senac.br
Telefone: 19.2117-0600
Data e Horário
22/07/2013 até 27/07/2013 De segunda a sexta, das 8h30 às 20 horas e no sábado (27/7), das 8h30 às 14h30.
Preço
Participação gratuita. 
Informações
Não é necessário fazer inscrição.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Sobre metas, barbas e tabelas.

Oi, pessoal!

Hoje, logo após acordar, enquanto lavava o rosto, pensei em escrever esse texto antes de ir pra prancheta e continuar a arte-final do Dom Casmurro. O que disparou o gatilho foi, acreditem, o tamanho da minha barba.

Eu explico.

Eu não faço a barba há 4 meses. Na verdade, sejamos justos. Eu não faço a barba 100% há pelo menos 8 ou 9 anos. Sempre teve uma barba rala, um cavanhaque. Salvo uma vez em 2008, quando fui numa festa à fantasia de Coringa (aquele, o palhaço, o bobo, o Jóker) que eu tirei toda a barba, e logo ela voltou. Só que eu mantinha a coisa toda com cuidado. Porém, no final do ano passado, mais especificamente durante o FIQ, pensei em deixar crescer. Sem dó. Consegui estabelecer isso assim que passou o Natal, última data do ano em que se passa com família e precisa estar bem apresentável.

E por qual motivo? Bom, eu defini que só ia fazer a barba de verdade quando terminasse toda a arte do Dom Casmurro.



Todo mundo com quem eu converso sobre isso vem com a mesma pergunta: "É promessa?" Ao que eu respondo, prontamente, "Não".

É preciso explicar, eu acho, que eu tenho às vezes uns problemas com certas palavras. A sonoridade delas, ou mesmo a interpretação que elas trazem, não funcionam com o que eu quero dizer. Meus amigos e alunos já sabem da minha teoria sobre a diferença entre "trabalho", "serviço" e "trampo". Nesse caso da barba, é a diferença entre "promessa" e "meta". O que eu fiz foi estabelecer uma META para mim mesmo, para meu trabalho.

Quando você faz uma promessa, geralmente mistura com seu objetivo um tanto de religião. A sensação que eu tenho é que vira algo como "pedir a Deus que faça acontecer algo que você quer, enquanto você abre mão de alguma coisa que goste, ou que faça falta, como um tipo de sacrifício, em troca de ter seu pedido atendido". Nada contra. Acho que o Chefe está aí pra muita gente e que se ele é bom como dizem, ele ajuda quem merece, de alguma forma. Agora, é muito fácil, eu acho, essa troca, essa confiança em algo maior que você para resolver alguma coisa. Muita gente faz a promessa, por exemplo, para de beber por X tempo, e fica "esperando" que "seu desejo se realize". (Eu sei que nem todo mundo tem essa postura e não quero debater religião aqui, por favor). É fácil demais assim.

Agora, a META é diferente. Você estabelece pra SI MESMO onde quer chegar, como quer chegar, e estabelece que até chegar lá, você vai deixar de fazer algo. Nesse caso me parece que a responsabilidade fica só com você mesmo, o que é muito mais do que muita gente consegue. Quando se trabalha sozinho, na prancheta, que fica num quarto da sua própria casa (ou às vezes, do lado da cama, da TV, da geladeira...), é muito difícil  estabelecer uma disciplina decente de trabalho. As distrações são grandes e constantes. A tentação de ver Game of Thrones no sofá comendo chocolate é grande.



E é aí que você vê quem consegue ter a disciplina, e vê o quanto isso é importante, o quanto isso te faz evoluir como artista - e isso fica nítido no seu trabalho - e como profissional - que fica nítido nas suas relações e atitudes.

Agora, enquanto numa promessa geralmente se abre mão de algo em troca de um "favor" do Chefe, numa meta você abre mão de algo que só o seu trabalho e dedicação podem "trazer de volta". É bem satisfatório.

Aliás, veja bem, quando você promete algo a alguém, só existem dois resultados possíveis: cumprir a promessa ou falhar. Ou você ganha ou você perde. Simples assim. Prometeu não cortar o cabelo por 1 ano? Se você cortar, você perdeu, não importa o quanto você aguentou, o quanto foi difícil ou o que o mundo fez pra conspirar contra.

Uma meta é um objetivo. Você mira, direciona e vai em frente. Cada passo dado é uma vitória particular, saboreada. Por não haver necessidade, muitas vezes, de estabelecer um prazo, você pode se perder nas distrações, mas isso deveria dar uma maleabilidade para o que você quer fazer. É só se manter fiel e voltar a ele depois, e guardar aquela abstenção pro final, onde ela vai funcionar como uma recompensa de verdade.

Se você não consegue alcançar sua meta, não é um problema tão grande. Não é vencer ou perder. Você só perde se não fizer absolutamente nada a respeito. Se você não alcançou a meta, olhe pra trás e veja o quanto você caminhou, o trajeto feito até onde você conseguiu chegar é composto das suas vitórias particulares, como eu disse, cada passo te leva mais perto do objetivo. Chegar até onde chegou já é uma vitória por si só, e você pode se sentir um tanto satisfeito porque você tentou chegar lá, fez seu melhor e apesar de não chegar lá, chegou perto. Você só vence, desde que se mexa e trabalhe por isso.

Para deixar isso evidente pra mim mesmo, fiz uma tabela com as páginas da graphic novel inteira, mais os extras. Ou seja, tudo que precisava ser desenhado. Essa tabela conta com (na ordem, esquerda pra direita)
Número da Página - Layout - Diagramação - Lápis - Arte-final - Scan.



Cada etapa completada ganhava uma marca vermelha, e isso me fazia "ver" de uma forma mais direta, que sim, eu estava caminhando, as coisas estavam acontecendo e eu estava uma marca mais perto de completar o meu trabalho.

Como nosso trabalho às vezes é caótico (eu sei que o meu é, mas é um texto que fica pra próxima), às vezes com vários projetos ao mesmo tempo, é essencial que você tenha um sistema de disciplina, um sistema de divisão de atenção, e um sistema decente de recompensas.

Se você quer fazer Quadrinhos mas é desorganizado, não sabe bem onde quer chegar, e tem uma certa preguiça que te impede de desenhar mesmo quando você não tá muito inspirado... Sinto dizer, mas você vai ter muita dificuldade.

Eu sei que insisto demais no termo "disciplina" em relação a um trabalho que deveria ser mais diversão, certo? Bom, sem disciplina as coisas ficam num âmbito de "quando der eu faço", e isso não leva ninguém a lugar algum.  Eu estabeleço minhas metas, e faço meu melhor pra cumpri-las.

Então, a minha meta foi a barba.

Sejamos justos, também. Eu aparo a parte de cima da boca no bigode pra poder comer como um ser humano normal. Eu aparo a lateral da barba, nas bochechas, pra ficar mais evidente ainda o queixo e as costeletas, essas sim, intocadas desde Dezembro de 2011. Causo comoção em certas pessoas, espanto em outras, e meu pai quer muito mesmo que eu tire logo essa barba bizarra, ahahaha. Tenho que explicar pra quase todo mundo o "por quê" disso.

E sabe, eu gostei do visual. Capaz que eu volte a deixar crescer no futuro.


Auto-retrato, circa favereiro 2012.


Durante o fim de semana, na tarde de sábado, enquanto José Dias morria em nanquim na minha prancheta, percebi que faltavam 12 páginas pra terminar tudo. Pensei, "cara, em uma semana eu consigo". E é isso que eu estou fazendo essa semana. Foco total no Dom Casmurro. Ontem, foram 4 páginas. Agora, faltam 8. Hoje, com certeza, pelo menos 3.

Estou postando algumas imagens e comentários, sempre com a hashtag #DomCasmurro. Procurem pelo Twitter e Facebook.

E até sexta eu terei terminado tudo (com sorte, até termino a arte da capa!). Vou pra QuantaCon no sábado, e quem for, terá a última chance de conferir essa meta maluca barbuda que eu estabeleci. Segunda que vem a barba já era.

E aí, vou cumprir uma promessa que fiz aos meus amigos do Quarto Mundo, durante o FIQ ano passado, e ficarei só de bigode. Aguardem.

Meta estabelecida, conclusão próxima.





sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Terapia, um easter egg!



A página dessa semana de Terapia atrasou um dia, mas está no ar! Confiram!

Duas coisas muito divertidas de fazer nessa página foram os quadros simulando HQs antigas, com cores reticuladas, e os porta-retratos, simulando fotografias antigas.

Vamos dar uma olhada mais de perto nelas?

Os quadros que mostram o passado da avó do nosso caro amigo foram desenhadas com um pincel Windsor & Newton, série 7, nº 2, meu velho amigo, velho de guerra, que eu praticamente nunca uso hoje em dia... Queria um traço que lembrasse a arte-final da época, em torno dos anos 50 e 60.

Vi várias imagens de HQs da época, e pensei até em simular um traço ao estilo de John Buscema ou John Romita Sr., mas no final achei por bem usar o meu mesmo.

As cores, chapadas e saturadas, foram feitas no photoshop. Usei, depois, o filtro Color Halftone, que está no menu "Pixelate", para conseguir essa reticulação. Ajuda muito se a imagem estiver em CMYK quando você fizer isso. Depois é só voltar pra RGB mesmo.

A inspiração veio do Eduardo Ferigato, e o filtro foi dica do Caio Yo. Valeu, caras!




Já os porta-retratos foram desenhados a lápis. Depois, usei a mesa de luz para criar as manchas com aquarela em um papel diferente, próprio para aguadas. Escaneei ambas as páginas e montei no mesmo arquivo do photoshop, usando depois o CTRL + U para mudar a matiz da cor e puxar uma coloração mais azulada e sépia.



sexta-feira, 8 de julho de 2011

Terapia - The Blues



A 8ª página de Terapia teve uma boa repercussão, como todas as outras (e, por isso, sou muito grato aos leitores!), mas com um diferencial. Toda a página foi composta com diversas técnicas.

Da arte-final e cores digitais nos quadros pequenos, à releitura de Blues do Robert Crumb, à pintura em técnica mista no fim da página.

E é justamente sobre a pintura que se trata o presentinho de hoje!

Assistam abaixo um vídeo gravado durante a produção dessa pintura!



Os materiais usados foram:
- Papelão de bloco de desenho
- Lápis 2B e 3B
- Nanquim com pincéis variados
- Aquarela
- Guache
- Um efeitinho no Photoshop, depois, pra mesclar bem com o fundo da página.

Foi extremamente divertido fazer essa pintura. Uma técnica que há muito tempo eu não usava, uma explosão de manchas e traços que raramente dá pra usar num trabalho, e aquela trilha sonora...

Aliás, a trilha sonora deste video é de autoria do mago Hugh Laurie (o House!), de seu disco "Let Them Talk", que eu recomendo com ênfase.

Claro, parece trabalho demais pra um quadro que ocupa 1/4 da página, mas sabe quando existe uma necessidade de ser daquele jeito? Foi assim... Acho que de outra forma, não teria conseguido o impacto que essa imagem teve.




Para ler as outras páginas de Terapia, e das outras séries, acesse o site do Petisco!

TERAPIA é uma webcomic, publicada toda quarta no Petisco. Escrita por Rob Gordon e Marina Kurcis, ilustrada por Mario Cau.


quarta-feira, 6 de julho de 2011

Gets my mojo working - Redesenhando Crumb

A oitava página de TERAPIA já está no ar!

Esta página traz algumas surpresas, e gostaria de me aprofundar um pouco na produção da mesma.

Vamos começar falando da releitura de BLUES, do Robert Crumb, que fiz.


A ideia, por si só, parece heresia. Como é que eu poderia ousar fazer melhor do que ele? No roteiro, o Rob e a Marina colocaram, especificamente, a capa deste livro como um dos quadros. Achei que poderia simplesmente escanear e colocar o livro lá. Mas não, isso seria sacanagem com o leitor de Terapia, e claro, com os fãs e a editora do livro.

Para redesenhar tudo, do zero, além de dar um grande trabalho, poderia acabar desvirtuando a obra original. Imagine, na tentativa de uma cópia, acabar destruindo o belo trabalho que o Sr. Crumb fez. Ou pior, acabar indo longe da referência original e não conseguir fazer com que o leitor entenda a mesma.

Foi aí que veio uma ideia. Pretensioso, claro, mas seria um desafio grande para mim, como artista: uma colaboração com Robert Crumb.

Pretensão, né?

Peguei a capa original de Blues, da edição nacional, e a usei como se fossem os lápis de Crumb. A arte-final e as cores seriam minhas. Com isso, passei uma tarde divertida ouvindo Hugh Laurie (que disco fenomenal, aliás) e arte-finalizando. Usei o software Paint Tool SAI, e a ptinmcípio, eu ia imitar os trejeitos de Crumb, mas optei por fazer o meu traço.

Ou seja, o resultado, é minha arte-final sobre o "lápis" do mestre Crumb.



Quanto às cores, elas respeitam às da capa original, mas evitei "pescar" as cores (com o conta-gotas do Photoshop). Fui na paleta, escolhi as cores mais próximas. Lidei com monitores descalibrados, o que irrita muito pra quem faz as cores.



Perceba que adicionei umas sombras, que não existiam no original, e também um volumezinho no logo. Também não fiz degradê no fundo, optando por algo mais próximo do meu jeito de colorizar, com manchas mais recortadas.



Perceba que adicionei umas sombras, que não existiam no original, e também um volumezinho no logo. Também não fiz degradê no fundo, optando por algo mais próximo do meu jeito de colorizar, com manchas mais recortadas.



Isso aí. Espero que tenham gostado! Continuem acompanhando TERAPIA, toda quarta-feira, no PETISCO!

BLUES, de Robert Crumb, foi publicado no Brasil pela editora Conrad.