Oi, pessoal! O Rapha Pinheiro, que além de autor de quadrinhos e professor, também tem um canal bem bacana no YouTube, publicou uma resenha de "Quando a noite fecha os olhos", quadrinho escrito pelo Andé Diniz e ilustrador por mim. Gosto muito desse livro! Foi uma experiência muito especial trabalhar com o André Diniz, roteirista gigante e ser humano maravilhoso.
Assista abaixo, mas não deixe de dar seu like e assinar o canal do Rapha.
Eu, o Rapha e o Thiago Spyked gravamos uma série de três vídeos falando sobre nossas experiências como professores de artes e quadrinhos. Você confere a primeira parte aqui:
Falando em canal, você sabe que eu tenho um canal no YouTube? Siga aqui no link para conferir minha produção.
"Quando a noite..." foi lançado em 2015 e ainda está disponível na minha loja virtual! Acesse pelo link para garantir um exemplar autografado!
Mostrando postagens com marcador André Diniz. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador André Diniz. Mostrar todas as postagens
quarta-feira, 30 de outubro de 2019
QUANDO A NOITE... - Resenha por Rapha Pinheiro
Marcadores:
André Diniz,
Brasil,
crítica,
gibi,
graphic novel,
história em quadrinhos,
hq,
hq br,
mario cau,
noite,
quadrinhos,
quando a noite fecha os olhos,
rapha pinheiro,
resenha
sexta-feira, 25 de janeiro de 2019
Ser Autor - 10 dicas para quadrinistas (André Diniz)
Oi, pessoal! Tudo bem?
Enfim, de volta à nossa (ainda) nova seção do Blog'n'Roll, onde trago informações diversas e úteis para quem quer ser um autor de quadrinhos (mas não só: ilustradores, artistas, roteiristas...). A ideia sempre é abordar algum tema interessante e comentá-lo. Aliás, como sempre, fiquem à vontade para deixar seus comentários após a leitura: agora eu consigo respondê-los!
====
Antes de continuar para a nova coluna Ser Autor, quero pedir desculpas pela demora em retomá-la. Nas últimas duas semanas, além da volta às aulas (na Pandora Escola de Artes), mergulhei na produção do Intermezzo, capítulo de Monstruário Vol.2 que é todo feito em técnica mista. Esse tipo de experiência é muito interessante, e devo falar disso em uma nova coluna muito em breve.
====
A coluna de hoje traz uma série de 10 dicas para quadrinistas, escritas por ninguém menos que o mestre André Diniz. Para quem não o conhece, o André é simplesmente um dos mais premiados e competentes roteiristas brasileiros. Atuante no mercado independente e editorial há muito tempo, desde a produção de fanzines e a fundação do site Nona Arte, até hoje, com títulos publicados no Brasil e em vários outros países. Entre seus títulos mais recentes, estão "Olimpo Tropical" (com Laudo Ferreira), "7 Vidas" (com Antonio Eder), "Matei meu pai e foi estranho" e "Morro da Favela".
====
Nós já colaboramos em um livro, em 2015, chamado "Quando a noite fecha os olhos", um drama sobre acertar as contas com o passado, solidão e aceitação. Você pode adquirir a sua cópia na minha loja, clicando aqui.
====
Se você é um novo autor de Quadrinhos, começando nesses caminhos da produção autoral, sempre há muito o que aprender. Eu costumo falar bastante sobre o mercado, sobre o dia-a-dia de um autor de HQ no Brasil... Nas minhas aulas, sempre aparecem histórias e conselhos. Acho extremamente valioso quando me aconselham, e fico feliz em poder passar o conhecimento e experiência que tenho para quem se interessar.
Eu produzo HQ, com essa identidade de AUTOR, há 15 anos, e publico há 12. A experiência é algo essencial, e ultimamente ando vendo que muitos novos autores, ou mesmo pessoas que querem tornar-se autores, têm em suas mãos a ferramente de pesquisa mais poderosa do mundo (a internet) e ainda assim, falham em buscar informações sobre o que querem.
Converso com muita gente pela internet (e ao vivo também) sobre esses assuntos. Boa parte do que explico poderia ser encontrada na internet. Muitas vezes, só seguir os autores favoritos nas redes sociais já é essencial, pois todos falamos disso vez ou outra. Nessas conversas, sempre tem aquele assunto, que parece ser o mais interessante para o novo autor: COMO PUBLICAR MEU TRABALHO?
Se você pensa em produzir Histórias em Quadrinhos e não sabe bem por onde começar; ou se já produz e quer publicar de alguma forma, pensa em editoras, pensa na web, leia o seguinte texto, com certeza vai te dar algum direcionamento positivo.
Vale acrescentar, no entanto, que essas são dicas e não regras. Todos são livres para interpretar as dicas do André e discordar delas, também. O mais importante, sempre, em relação a essas questões de trabalho é: ser honesto e justo, não prejudicando ninguém; e encontrar um meio de fazer as coisas que te agrade e funcione de fato (aliás, isso também vira uma coluna em breve).
====
O texto abaixo foi originalmente publicado no site Muzinga, em em fevereiro de 2014. Reproduzido aqui com autorização do autor.
====
Enfim, de volta à nossa (ainda) nova seção do Blog'n'Roll, onde trago informações diversas e úteis para quem quer ser um autor de quadrinhos (mas não só: ilustradores, artistas, roteiristas...). A ideia sempre é abordar algum tema interessante e comentá-lo. Aliás, como sempre, fiquem à vontade para deixar seus comentários após a leitura: agora eu consigo respondê-los!
====
Antes de continuar para a nova coluna Ser Autor, quero pedir desculpas pela demora em retomá-la. Nas últimas duas semanas, além da volta às aulas (na Pandora Escola de Artes), mergulhei na produção do Intermezzo, capítulo de Monstruário Vol.2 que é todo feito em técnica mista. Esse tipo de experiência é muito interessante, e devo falar disso em uma nova coluna muito em breve.
====
A coluna de hoje traz uma série de 10 dicas para quadrinistas, escritas por ninguém menos que o mestre André Diniz. Para quem não o conhece, o André é simplesmente um dos mais premiados e competentes roteiristas brasileiros. Atuante no mercado independente e editorial há muito tempo, desde a produção de fanzines e a fundação do site Nona Arte, até hoje, com títulos publicados no Brasil e em vários outros países. Entre seus títulos mais recentes, estão "Olimpo Tropical" (com Laudo Ferreira), "7 Vidas" (com Antonio Eder), "Matei meu pai e foi estranho" e "Morro da Favela".
====
Nós já colaboramos em um livro, em 2015, chamado "Quando a noite fecha os olhos", um drama sobre acertar as contas com o passado, solidão e aceitação. Você pode adquirir a sua cópia na minha loja, clicando aqui.
====
Se você é um novo autor de Quadrinhos, começando nesses caminhos da produção autoral, sempre há muito o que aprender. Eu costumo falar bastante sobre o mercado, sobre o dia-a-dia de um autor de HQ no Brasil... Nas minhas aulas, sempre aparecem histórias e conselhos. Acho extremamente valioso quando me aconselham, e fico feliz em poder passar o conhecimento e experiência que tenho para quem se interessar.
Eu produzo HQ, com essa identidade de AUTOR, há 15 anos, e publico há 12. A experiência é algo essencial, e ultimamente ando vendo que muitos novos autores, ou mesmo pessoas que querem tornar-se autores, têm em suas mãos a ferramente de pesquisa mais poderosa do mundo (a internet) e ainda assim, falham em buscar informações sobre o que querem.
Converso com muita gente pela internet (e ao vivo também) sobre esses assuntos. Boa parte do que explico poderia ser encontrada na internet. Muitas vezes, só seguir os autores favoritos nas redes sociais já é essencial, pois todos falamos disso vez ou outra. Nessas conversas, sempre tem aquele assunto, que parece ser o mais interessante para o novo autor: COMO PUBLICAR MEU TRABALHO?
Se você pensa em produzir Histórias em Quadrinhos e não sabe bem por onde começar; ou se já produz e quer publicar de alguma forma, pensa em editoras, pensa na web, leia o seguinte texto, com certeza vai te dar algum direcionamento positivo.
Vale acrescentar, no entanto, que essas são dicas e não regras. Todos são livres para interpretar as dicas do André e discordar delas, também. O mais importante, sempre, em relação a essas questões de trabalho é: ser honesto e justo, não prejudicando ninguém; e encontrar um meio de fazer as coisas que te agrade e funcione de fato (aliás, isso também vira uma coluna em breve).
====
O texto abaixo foi originalmente publicado no site Muzinga, em em fevereiro de 2014. Reproduzido aqui com autorização do autor.
====
1:: Esqueça as editoras
como o único caminho. Questione até mesmo se elas são o melhor caminho. Uma
parte das editoras brasileiras que estão publicando HQs mal fazem o básico do
básico: colocar o livro nas livrarias. Divulgação então, nem pensar. Muitas das
HQs que vêm se destacando, ganhando prêmios e repercutindo, servindo de
passaporte para as editoras sérias, são edições independentes, bancadas e
distribuídas pelos próprios autores, ou mesmo HQs na internet. Se você não
avaliar como boa a proposta da editora, ou se você não consegue encontrar os
outros títulos dela nas livrarias, ela não tem nada pra lhe oferecer. Mesmo que
este seja o seu primeiro livro.
2:: Lembre-se de que o
artista brasileiro não apenas compete com o que vem de fora: ele compete com
a fina nata do que vem de fora. O quadrinho estrangeiro
publicado aqui já mostrou-se um sucesso de vendas ou de crítica pelo mundo e
justamente por isso ele foi escolhido pela editora brasileira. O que fracasse
lá, fica por lá mesmo. Isso só mostra o quanto temos que dar o melhor e mais um
pouco do nosso talento e profissionalismo.
3::Se o seu quadrinho
é igual ao que já faz sucesso, o leitor vai no produto original. Boa ou não,
uma HQ vinda da indústria americana ou japonesa foi produzida por profissionais
muito bem pagos, ancorados em décadas de marketing, em personagens conhecidos
mundialmente, com investimentos pesados, com equipes de profissionais para
tratar de cada detalhe do desenvolvimento desse produto, por empresas que são
referências mundiais nessa área. Querer fazer uma HQ igual à que vem lá de
fora, repetindo seus formatos, seus estilos, abordagens, temas, apelos etc etc,
e competir pelo mesmo público, é o mesmo que uma emissora nova de TV do
interiorzão do Brasil, sem prática, sem profissionais qualificados, sem
orçamento, lançar uma novela que vai passar no mesmo horário das novelas da
Globo.
4:: Tamanho não é
documento. Tipo de papel também não. Se a sua HQ for boa, ela vai ser
reconhecida independentemente do número de páginas, do formato ou do tipo de
impressão. Isso é algo maravilhoso desse nosso cenário das HQs brasileiras.
Ninguém se impressiona mais com a embalagem. Se o cara é bom, ele é bom.
5:: Frequente os
eventos e vá aos lançamentos. Faça cursos. Não tem melhor forma de conhecer a
turma da área, de trocar ideias, de aprender. Sem falar que você tá vendo na
prática os autores enquanto fazem suas HQs acontecerem.
6:: Olhe mais pra
página, olhe menos pro espelho. Nunca caia na armadilha do ego insuflado.
Quadrinhista que se acha grandes coisas é tão ridículo como aquela garotinha de
nove anos de idade querendo passar batom porque já se acha adolescente. Ou como
o moleque de 13 que fuma e se acha mais homem por isso. Mais: você vai
fatalmente se prejudicar. Porque quem se acha perfeito não precisa melhorar em
nada, daí fica estagnado e o mundo dá voltas, menos ele. O grande artista vai
ser aquele que estiver insatisfeito com o seu trabalho mesmo depois de 70 anos
de carreira, que continuará procurando onde pode ser melhor. Será aquele que
gosta dos elogios mas sabe relativizá-los. Será aquele que está aberto à
crítica, ao novo, a opiniões contrárias.
7:: O que você quer
dizer com a sua história? Se você não sabe, algo está errado. Se você sabe
direitinho, algo está errado também. Se você sente que há uma resposta, se você
até sabe responder em parte, mas não sabe exatamente qual é a resposta
definitiva, talvez, aí sim, você esteja no caminho certo.
8:: Só lembrando: mesmo
depois de finalizada e publicada, a sua HQ ainda não está pronta. Você só fez a
metade. A outra metade, quem vai fazer é o leitor. É ele quem vai finalizar a
sua história. Não se esqueça de que ele existe, nem despreze o seu papel. Não
faça a HQ só para si, ou ela não chegará a lugar algum.
9:: Não subestime o seu
leitor. Não precisa explicar tudo. Sim, ele sabe interpretar. Sabe e gosta. Ele
quer conversar com a sua história, não ficar calado, ouvindo só você falar,
incessantemente, tudo explicadinho. Ele tem reações espontâneas, não precisa
que nada o indique que aqui é pra rir ou que aqui é pra sentir medo. Mais: ele
pode querer rir de algo na sua história, que você, autor, não fez pra ser
engraçado. Ele tem o direito de discordar do seu mocinho. Não o prive desse
direito.
10:: Avaliar a sua
própria obra é como se ver em uma foto ou ouvir a própria voz num gravador. Soa
estranho, tem algo esquisito, é difícil de avaliar. Afinal, estou gordo ou não?
Sou assim mesmo ou é só na foto? A minha voz tá muito diferente. Mas por que a
voz dos outros está igual? Se alguém trouxer críticas, sugestões ou opiniões
sobre a sua obra, ouça. Se ninguém comentar nada, peça que comentem. Não que
você deva acatar tudo: vai ter quem ache longa, vai ter quem ache curta. Mas
ouça. Só que ouvir na defensiva, preparado pra rebater tudo o que não lhe
agradar, não vai adiantar nada. Apenas ouça, caramba!
P.S.: Sobre a primeira
dica: não prego contra editoras. Quase tudo o que lancei de 2005 pra cá foi por
editoras e continuo fechando novos projetos com outras das quais admiro, e
muito, o trabalho. O trabalho de criação, quando trabalhado em conjunto com um
bom editor, ganha muito em qualidade. Esqueça esse papo de que “ele quer
interferir no meu trabalho”. O bom editor vai fazer com que você continue
dizendo exatamente aquilo que queria dizer, mas de forma muito mais eficiente.
Se o melhor caminho
será ou não uma editora, depende de cada projeto e do momento do autor. É uma
maravilha que as editoras não sejam o único caminho, o que impediria muitos
projetos. Talvez não valha a pena esse seu título seguir para uma editora, e
talvez valha a pena esse outro. Mas autores novatos, muitas vezes, vêem as
editoras como única possibilidade, e não são. Ao contrário do que possa
acontecer com outros meios, nem público, nem crítica, vêem a edição
independente de quadrinhos como “o último suspiro daquele cara que não foi
capaz de conseguir uma editora”. Quadrinhos independentes são um movimento
fantástico, pelo qual praticamente todos os quadrinhistas nacionais já passaram
ou ainda estão nele.
Dito isso, não
atenuo em nada a importância de se pesquisar: vale a pena com essa editora? E
reforço a dica: vá no site da editora e veja o que ela lançou recentemente.
Depois, sonde nas livrarias. Não tem em nenhuma? Não encontro esses títulos em
lugar algum? Não vi os títulos à venda nas lojas especializadas nem nos eventos
de quadrinhos? Então, fatalmente, isso vai acontecer com o seu livro também,
sinto informar.
Se a editora não
põe o seu livro na livraria, você não tem leitor. Você trabalhou pra ninguém.
Suas ideias e o seu suor vão ficar trancados em um depósito, apodrecendo. Você
não recebe comissão de vendas, porque não houveram vendas. Você não forma novos
leitores nem mantém os antigos. Você não ganha prêmios e ninguém vai fazer uma
resenha da sua HQ. Você não ouve críticas e não cresce com elas. Você não vê a
reação dos seus leitores. Você não vai ter nota no jornal.
“Peraí, a editora
gasta imprimindo o livro mas não o põe à venda? Isso não faz sentido”. Não faz
mesmo. Mas acontece, e muito. Claro, para uma editora pequena ou média, ainda é
difícil ter os livros em todas as principais livrarias do país, isso é quase
utópico. Mas o livro tem que ir para algum lugar. Que se trabalhe os livros em
eventos, em pontos de venda específicos, ou que se ache uma solução. Os
independentes já acharam.
Vale a pena assinar
contrato com essa editora? Eu acho que não.
=====
Então, é isso. Espero que essas dicas sejam úteis. Deixem nos comentários suas opiniões, e em breve voltamos com mais Ser Autor.
Grande abraço!
Marcadores:
André Diniz,
artista,
autor,
coluna,
dicas,
ego,
gibis,
hq,
ilustrador,
informação,
opinião,
publicação,
publicar,
quadrinhos,
ser artista,
Ser Autor,
ser ilustrador,
ser quadrinista
segunda-feira, 14 de março de 2016
Resenha - Quando a noite fecha os olhos, no Blog Utopia Literária
Começamos essa segundona com nova resenha no blog Utopia Literária, da Guynacíria. Desta vez, ela leu e comentou meu último livro, Quando a noite fecha os olhos, feito em parceria com o grande André Diniz.
Confira no link o que ela achou, e conheça o blog e as outras resenhas que ela faz.
Bom começo de semana a todos!
Confira no link o que ela achou, e conheça o blog e as outras resenhas que ela faz.
Bom começo de semana a todos!
sexta-feira, 18 de dezembro de 2015
Resenha - Quando a noite fecha os olhos
Ganhamos uma resenha muito bacana do novo livro, pelo site Gay Nerd Brasil! Eu e o André ficamos muitos felizes em saber que nossa história emociona e levanta assuntos importantes para serem debatidos, e mais ainda por ela colaborar com a representatividade nos quadrinhos brasileiros.
Marcadores:
André Diniz,
cotidiano,
crítica,
drama,
gay,
história em quadrinhos,
hq,
lgbt,
mario cau,
noite,
quadrinhos,
quando a noite fecha os olhos,
representatividade,
resenhas
quarta-feira, 16 de dezembro de 2015
Loja - Quando a noite fecha os olhos
Já está na minha loja online o meu mais novo trabalho, Quando a noite fecha os olhos, feito em parceria com o querido e premiado André Diniz. O livro, uma coedição Pieces e Muzinga, tem 72 páginas em preto e branco, em uma história completa.
Você pode adquirir seu exemplar autografado pelo link a seguir: Loja Online.
Além do Noite, você também encontra outros produtos na loja, como prints, artbook, HQs e os comissions, que são artes originais feitas sob encomenda.
Você pode adquirir seu exemplar autografado pelo link a seguir: Loja Online.
Além do Noite, você também encontra outros produtos na loja, como prints, artbook, HQs e os comissions, que são artes originais feitas sob encomenda.
Marcadores:
André Diniz,
autógrafos,
história em quadrinhos,
hq,
lançamento,
loja online,
noite,
pieces,
quadrinhos,
quando a noite fecha os olhos
sexta-feira, 30 de outubro de 2015
Eventos - FIQ 2015 [atualizado]
Está chegando um dos eventos mais aguardados pelos autores e leitores de histórias em quadrinhos do Brasil: o FIQ!
O Festival Internacional de Quadrinhos acontece a cada dois ano, em Belo Horizonte, e cresce a cada edição. Cada edição do FIQ evidencia a potência criativa dos autores brasileiros, dos independentes às editoras e à web, e é um momento de confraternização, debate, contatos, amizade e parcerias.
Eu vou ao FIQ desde 2009 e fiquei apaixonado desde então. É algo que está no meu cronograma desde então, e sempre movimento meus compromissos em torno da ida a BH para participar desse evento magnífico, encontrar meus amigos autores, meus amigos leitores e também conhecer muita gente nova: toda vez tem autores novos, leitores novos, todos muito empolgados e interessados. E claro, é o momento ideal para lançar novos trabalhos.
Por isso, eu e o André escolhemos o FIQ para ser o lançamento oficial de "Quando a noite fechaos olhos", nossa nova graphic novel. Já falei dela por aqui, lembra?
Além de "Noite", participo de outros títulos que serão lançados lá no evento. "Aqui e Acolá". Será lançado no evento o livro "Aqui e Acolá: histórias dos dois lados do Atlântico", do selo Jupati Books, que traz oito HQs criadas em parcerias inéditas entre quatro quadrinistas portugueses e quatro autores brasileiros. Do lado de Portugal, temos Carla Rodrigues, João Mascarenhas, Osvaldo Medina e Pedro Serpa. Representando o Brasil, temos Brão Barbosa, Laudo Ferreira Jr., Mario Cau e Samanta Flôor. Assino a ilustração da capa, que tem design do Flavio Soares, e também um roteiro (com arte do querido Pedro Serpa), e a arte de uma HQ divertida (com roteiro da Carla Rodrigues).
Também estou na antologia "Um cara que caiu do céu (e não sabia nada da vida", uma HQ com roteiro do Charlles Lucena e arte de um time espetacular. É a estreia do psiquiatra Charlles Lucena como roteirista de quadrinhos. A arte da epopeia de um alienígena pelos sentimentos e vivências que permeiam a condição humana está nas mãos de alguns dos maiores quadrinistas da nona arte nacional: Mika Takahashi, Shiko, Jean Diaz, Vitor Cafaggi, Magno Costa, Mario Cau, Gabriel Jardim, Thobias Daneluz, Camilo Solano, Felipe Nunes, Luciano Salles, Eric Peleias, Daniel Hdr, Leonardo Romero, BRÄO, Renato Quirino, Gustavo Borges, Jack Herbert, Igor Tadeu e Rogê Antonio.
Estarei no estande #12, com meus irmãos do Petisco Webcomics. Todos teremos lançamentos e promoções bacanas. Não deixem de passar por lá dar um abraço e bater um papo. E claro, conhecer e adquirir nossos títulos.
O Festival Internacional de Quadrinhos acontece a cada dois ano, em Belo Horizonte, e cresce a cada edição. Cada edição do FIQ evidencia a potência criativa dos autores brasileiros, dos independentes às editoras e à web, e é um momento de confraternização, debate, contatos, amizade e parcerias.
Eu vou ao FIQ desde 2009 e fiquei apaixonado desde então. É algo que está no meu cronograma desde então, e sempre movimento meus compromissos em torno da ida a BH para participar desse evento magnífico, encontrar meus amigos autores, meus amigos leitores e também conhecer muita gente nova: toda vez tem autores novos, leitores novos, todos muito empolgados e interessados. E claro, é o momento ideal para lançar novos trabalhos.
Por isso, eu e o André escolhemos o FIQ para ser o lançamento oficial de "Quando a noite fechaos olhos", nossa nova graphic novel. Já falei dela por aqui, lembra?
Além de "Noite", participo de outros títulos que serão lançados lá no evento. "Aqui e Acolá". Será lançado no evento o livro "Aqui e Acolá: histórias dos dois lados do Atlântico", do selo Jupati Books, que traz oito HQs criadas em parcerias inéditas entre quatro quadrinistas portugueses e quatro autores brasileiros. Do lado de Portugal, temos Carla Rodrigues, João Mascarenhas, Osvaldo Medina e Pedro Serpa. Representando o Brasil, temos Brão Barbosa, Laudo Ferreira Jr., Mario Cau e Samanta Flôor. Assino a ilustração da capa, que tem design do Flavio Soares, e também um roteiro (com arte do querido Pedro Serpa), e a arte de uma HQ divertida (com roteiro da Carla Rodrigues).
Também estou na antologia "Um cara que caiu do céu (e não sabia nada da vida", uma HQ com roteiro do Charlles Lucena e arte de um time espetacular. É a estreia do psiquiatra Charlles Lucena como roteirista de quadrinhos. A arte da epopeia de um alienígena pelos sentimentos e vivências que permeiam a condição humana está nas mãos de alguns dos maiores quadrinistas da nona arte nacional: Mika Takahashi, Shiko, Jean Diaz, Vitor Cafaggi, Magno Costa, Mario Cau, Gabriel Jardim, Thobias Daneluz, Camilo Solano, Felipe Nunes, Luciano Salles, Eric Peleias, Daniel Hdr, Leonardo Romero, BRÄO, Renato Quirino, Gustavo Borges, Jack Herbert, Igor Tadeu e Rogê Antonio.
Estarei no estande #12, com meus irmãos do Petisco Webcomics. Todos teremos lançamentos e promoções bacanas. Não deixem de passar por lá dar um abraço e bater um papo. E claro, conhecer e adquirir nossos títulos.
Marcadores:
André Diniz,
autógrafos,
evento,
eventos,
fiq,
história em quadrinhos,
hq,
lançamento,
noite,
novidades,
petisco,
quadrinho nacional,
quadrinhos,
quando a noite fecha os olhos
quinta-feira, 22 de outubro de 2015
Quando a noite fecha os olhos
Durante as últimas duas semanas, estive viajando, mas não deixei de postar nas redes sociais alguns teasers e previews do meu novo trabalho.
"Quando a noite fecha os olhos" é minha primeira parceria com o grande André Diniz, um dos maiores roteiristas de HQ brasileiro, vencedor de prêmios diversos e autor de algumas das obras mais celebradas no Brasil e exterior nos últimos anos.
Estou muito feliz com o resultado, considerando o ano complicado e corrido que tive (e ainda estou tendo!). Foi uma experiência excelente de narrativa visual e dramática,do jeito que eu mais gosto.
A história é uma drama sobre o Camilo e seus conflitos. Confira aqui informações sobre a bora, que será lançada ainda em 2015, no FIQ e na CCXP.
"Quando a noite fecha os olhos" é minha primeira parceria com o grande André Diniz, um dos maiores roteiristas de HQ brasileiro, vencedor de prêmios diversos e autor de algumas das obras mais celebradas no Brasil e exterior nos últimos anos.
Estou muito feliz com o resultado, considerando o ano complicado e corrido que tive (e ainda estou tendo!). Foi uma experiência excelente de narrativa visual e dramática,do jeito que eu mais gosto.
A história é uma drama sobre o Camilo e seus conflitos. Confira aqui informações sobre a bora, que será lançada ainda em 2015, no FIQ e na CCXP.
QUANDO A NOITE FECHA OS OLHOS
Roteiro: André Diniz
Arte: Mario Cau
Independente (Coedição dos selos Muzinga e Pieces)
SINOPSE:
Quando a Lua fecha os olhos, só o que se vê é escuridão.
Camilo leva a vida adiante, uma vida que não sabe mais se
é sua. Uma vida sem luz, onde o Sol não nasce e onde as únicas vozes que ele
consegue ouvir são ecos de seu inconsciente.
Traumas do passado - quem não os tem? Pois é o confronto
de um destes, desencadeado por uma grande perda, que vai definir ou não a
vitória de quem luta contra o mundo. Ou contra si mesmo.
Escrita por André Diniz (7 Vidas, Muzinga, Morro da
Favela) e ilustrada por Mario Cau (Dom Casmurro, Terapia, Morphine),
"Quando a noite fecha os olhos" é um olhar de contrastes altos (na
arte e na trama) sobre a vida e a mente de um homem em busca de si.
INFORMAÇÕES:
72 páginas
Capa colorida
Miolo PB
História completa
ISBN 9788591765010
Marcadores:
2015,
André Diniz,
arte,
capa,
ccxp,
cotidiano,
drama,
evento,
eventos,
fiq,
independente,
lançamento,
mario cau,
noite,
novidade,
pieces,
preview,
quando a noite fecha os olhos,
slices of life
terça-feira, 25 de fevereiro de 2014
Dicas para Autores sobre publicação
Se você é um novo autor de Quadrinhos, começando nesses caminhos da produção autoral, sempre há muito o que aprender. Eu costumo falar bastante sobre o mercado, sobre o dia-a-dia de um autor de HQ no Brasil... Nas minhas aulas, sempre aparecem histórias e conselhos. Acho extremamente valioso quando me aconselham, e fico feliz em poder passar o conhecimento e experiência que tenho para quem se interessar.
Eu produzo HQ, com essa identidade de AUTOR, há 10 anos, e publico há 7. A experiência é algo essencial, e ultimamente ando vendo que muitos novos autores, ou mesmo pessoas que querem tornar-se autores, têm em suas mãos a ferramente de pesquisa mais poderosa do mundo (a internet) e ainda assim, falham em buscar informações sobre o que querem.
Converso com muita gente pela internet (e ao vivo também) sobre esses assuntos. Boa parte do que explico poderia ser encontrada na internet. Muitas vezes, só seguir os autores favoritos nas redes sociais já é essencial, pois todos falamos disso vez ou outra. Nessas conversas, sempre tem aquele assunto, que parece ser o mais interessante para o novo autor: COMO PUBLICAR MEU TRABALHO?
Bom, eu poderia falar um monte de coisa aqui sobre o assunto (e em breve o farei, aguardem), mas deixo a palavra com um dos meus autores favoritos, que posso chamar de colega e amigo, também, André Diniz.
O André é hoje um dos maiores autores de HQ do país, e tem um trabalho competente e cheio de estilo. Atualmente ele produz webcomics no site Muzinga, e no blog deste site, deu algumas dicas valiosíssimas sobre publicação.
Com a autorização do André, coloco aqui o link para as postagens onde ele fala sobre publicação e sobre publicação com editoras, especificamente. Se você pensa em produzir Histórias em Quadrinhos e não sabe bem por one começar; ou se já produz e quer publicar de alguma forma, pensa em editoras, pensa n web, leia os seguintes textos, reflita, dÊ feedback.
Eu produzo HQ, com essa identidade de AUTOR, há 10 anos, e publico há 7. A experiência é algo essencial, e ultimamente ando vendo que muitos novos autores, ou mesmo pessoas que querem tornar-se autores, têm em suas mãos a ferramente de pesquisa mais poderosa do mundo (a internet) e ainda assim, falham em buscar informações sobre o que querem.
Converso com muita gente pela internet (e ao vivo também) sobre esses assuntos. Boa parte do que explico poderia ser encontrada na internet. Muitas vezes, só seguir os autores favoritos nas redes sociais já é essencial, pois todos falamos disso vez ou outra. Nessas conversas, sempre tem aquele assunto, que parece ser o mais interessante para o novo autor: COMO PUBLICAR MEU TRABALHO?
Bom, eu poderia falar um monte de coisa aqui sobre o assunto (e em breve o farei, aguardem), mas deixo a palavra com um dos meus autores favoritos, que posso chamar de colega e amigo, também, André Diniz.
O André é hoje um dos maiores autores de HQ do país, e tem um trabalho competente e cheio de estilo. Atualmente ele produz webcomics no site Muzinga, e no blog deste site, deu algumas dicas valiosíssimas sobre publicação.
Com a autorização do André, coloco aqui o link para as postagens onde ele fala sobre publicação e sobre publicação com editoras, especificamente. Se você pensa em produzir Histórias em Quadrinhos e não sabe bem por one começar; ou se já produz e quer publicar de alguma forma, pensa em editoras, pensa n web, leia os seguintes textos, reflita, dÊ feedback.
DEZ CONSELHOS PARA QUADRINHISTAS
Assinar:
Postagens (Atom)












