Mostrando postagens com marcador quadrinista. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador quadrinista. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Newsletter 121 - Estrelas Cadentes

 Este post é pra te avisar que saiu mais uma edição da minha newsletter, a Quebra-Cabeça! Clique AQUI ou na imagem abaixo para conhecer e assinar e fique por dentro de todos os meus projetos!




PITTSBURGH - Dinossauros, Pop Art e Quadrinhos

Estivemos em Pittsburgh, Pensilvânia, neste último fim de semana. A Monica teve uma jornada de formação dos leitores Guimarães Rosa e participamos do 20º Brazil Day, organizado pelo clube Brazil Nuts, da University of Pittsburgh. Enquanto a Monica estava lá, eu fui bater perna e conhecer a cidade.

Como sempre, busco lojas especializadas em quadrinhos que pareçam interessadas em material como o meu. Dessa vez, eu tive o privilégio de...


Continue a ler no Substack!

quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Por que QUADRINHOS? - #SerAutor

Oi, pessoal! No post de hoje, apresente uma novíssima e inédita  HQ curta de Pieces, feita especialmente para meu painel na exposição "DESENHO?".

Nessa exposição, que foca no desenho em diversas formas e propostas, eu e a Didi Mamushka fomos convidados para representar o eixo de Quadrinhos. Além dos nosso trabalhos, foi pedido um depoimento sobre o papel do desenho em nossas vidas, e eu fiz o meu em forma de uma HQ curta de Pieces. E gostaria de compartilhá-la com vocês por aqui também!

Então... Por que desenho? Por que Quadrinhos?



É isso. Direto ao ponto, totalmente sincero. Espero que gostem.



Para maiores informações sobre a exposição, que está em cartaz no Instituto Pavão Cultural até dia 5 de outubro, e a agenda completa do Pavão, é só segui-los nas redes sociais: Facebook e Instagram.

Se você não puder visitar a exposição, aproveite um vídeo que fiz sobre a abertura e algumas entrevistas com os artistas e curadoria

sexta-feira, 10 de maio de 2019

YouTube - Perguntas e Respostas 1 - Ser Autor

Oi, pessoal! Tudo bem? Saiu vídeo novo no meu canal do YouTube! No vídeo de hoje, retomamos a seção Ser Autor com uma entrevista que gravei em 2018. É parte do projeto de leitura de HQs desenvolvido pela professora Janaína, da E.E. Cônego Manuel Alves, de Limeira, com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Eles formularam perguntas sobre meu trabalho e carreira, e gravei um vídeo para responder tudo. Aqui vocês podem ver essas respostas. Com este vídeo, inauguramos mais uma seção: Perguntas e Respostas! Se você tem alguma dúvida ou curiosidade sobre quadrinhos, ilustração, arte e o ensino e aprendizado disso tudo, é só deixar suas questões nos comentários! Vou reuni-las e responder tudo em futuros vídeos dessa seção. Vocês também podem assistir a versão original desse vídeo aqui no canal da Professora Janaína: https://youtu.be/XV7x9SjaMm0 Agradeço de coração ao convite pra participar desse projeto tão bacana, e às perguntas dos alunos, que foram muito bacanas. Espero que tenham curtido o vídeo! Assinem o canal, curtam e compartilhem, aquele lance de sempre. E se tiverem alguma pergunta, é só deixar aí nos comentários e eu respondo assim que puder!

Para assistir o vídeo, é só clicar na imagem abaixo:


quinta-feira, 3 de maio de 2018

Opinião - Sobre a vida de artista...

Um tempo atrás, recebi um email do Rodrigo, me perguntando sobre vários aspectos da vida de quadrinista, professor, artista, ilustrador... Enfim, tudo o que eu faço, meu trabalho.

Não é a primeira vez (e, com certeza, não será a última) que alguém me pergunta sobre isso, e as respostas são sempre tão longas e precisam de tanta elaboração, são tão relativas, que a cada vez que respondo penso que deveria ter salvo tudo aquilo para disponibilizar aqui no Blog. Isso pode ser útil de verdade para alguém, que como o Rodrigo, tem interesse em se aprofundar nas áreas em que eu atuo, assim como para novatos que têm interesse no funcionamento do nosso mercado (esse termo é meio complicado, mas vamos deixar a discussão sobre existir ou não um "mercado" pra próximos textos...).

Seguindo o conselho da minha esposa, vou começar a reunir essas respostas aqui no Blog, com a esperança de que elas possam ser úteis a mais pessoas. Meu tempo é cada vez mais escasso para poder me dedicar a falar por um longo tempo sobre isso para uma pessoa de cada vez. E tem muitas informações que são específicas para cada caso, mas também tem muita coisa que serve pra muita gente. Pretendo, em breve, fazer mais compilados desse tipo de informação.

Abaixo, segue um resumo, editado, da pergunta do Rodrigo, e a minha resposta na íntegra. Ah, em tempo, o Rodrigo me autorizou a publicar a resposta. Valeu, Rodrigo! Espero que tenha sido útil de verdade.

P: Conversei com você na Comic Con, do ano retrasado. Falei que tinha lido suas histórias, uma que falava que você tinha aprendido muita coisa sobre arte na Unicamp, mas de uma outra maneira.(...)
Temos afinidades, gosto do seu trabalho, e acho que é proveitoso trocar experiências com você.
Num fórum que você participa, voce comentava sobre como viver dos quadrinhos, ou da arte de desenhar. 
Bem, queria saber sobre isso com você. Como você faz para viver dessa arte, do desenho? Você disse que dava aulas também. Onde? Que sugestão dá para alguém que queira viver do desenho? (...)
Tenho tentado viver do design gráfico. Estudei Artes Visuais e atualmente faço Produção Editoria, mas é um mercado difícil. Queria saber que sugestão daria? (...)

R: Oi, Rodrigo. Tudo bem?

Bom, cara, vou começar sendo bem sincero: muito do que você está me pedindo só daria pra te ensinar/passar/instruir em um curso ou num longo papo, e eu infelizmente não posso fazer isso via e-mail. Eu já conversei com muuuitas pessoas pela internet (e ao vivo também) e sempre fico com a impressão de que não consegui passar tudo oque é preciso, tudo que apessoa quer... E isso é porque não tem como, mesmo, hehe. Não por email, chat, etc.

Tem muito conteúdo  importante que um artista precisa ter para ser um bom profissional. Não é só técnica de desenho, tem todo um lance de gerenciar o próprio trabalho e projetos, negociar, saber lidar com clientes, saber o valor do seu trabalho... Você já tem uma graduação boa, tá fazendo mais um curso, e nosso lance é estar em constante evolução. A gente nunca está pronto, porque nunca deveria deixar de buscar novas soluções, aprender técnicas e estudar referências. Enquanto estiver vivo e curioso você vai evoluir como artista, designer, editor... 

De qualquer forma, veja só, eu me formei em Artes Visuais. Nada na minha graduação foi direcionado para HQ ou ilustração. (Nem minhas aulas na faculdade de educação e pedagogia foram realmente decisivas pra meu trabalho como professor.) Mas, no que diz respeito a ser artista, a graduação me forneceu uma experiência incrível e eu evoluí muito como artista, mas porque estava disposto a conhecer mais, a explorar mais. Antes da faculdade, fiz uns 4 anos de curso de desenho com dois professores. Um deles é um gênio, um artista múltiplo e que ensinou muuuuito, mas que não tinha conteúdo para HQ, não do jeito que eu buscava. O segundo era um veterano datado e que não entendia o mercado atual, mas que me ensinou bastante mesmo assim. Fiz outros vários cursos livres, workshops, palestras, etc. Estava sempre em busca de mais, queria conhecer mais, me inteirar melhor, estar no meio, no mercado, inserido. Participei e participo de coletivos, grupos de autores, listas de discussão. 

Mas além de tudo que eu estudei ao longo da vida, o que mais me fez evoluir como artista profissional foi produzir. Produzir muuuito. Outra coisa que ajudou foram as parcerias que fiz com outros autores que assim como eu estavam começando, e não ganhei nisso só experiência e contatos, mas tbm fiz grandes amigos. Não importa se oque vc fizer vai dar grana ou prêmios ou fama. Isso não importa. O que importa é vc investir no que ama.

Mas tem a parte financeira que é um dilema. Bom, eu ganho a vida e pago minhas contas, ainda que sem imensos luxos, com arte. Já fui professor de ensino médio e fundamental, de Artes, em colégios. Hoje dou aulas de desenho, HQ, ilustração, cartum, etc, na Pandora Escola de Artes, em Campinas, onde moro. Dar aula de desenho (ou outras coisas que vc domina) é mto bom pq te faz sempre revisitar as raízes e os fundamentos, e claro, colaborar com o crescimento de novos artistas. Mas, pra dar aulas, vc não precisa de graduação necessariamente, depende do lugar. O que importa mais é ser um bom desenhista, um bom professor e um cara bacana, hehe

Além de dar aulas, eu faço freelas de ilustração e HQ para diversos clientes, grandes e pequenos, através de agências, produtoras, editoras, etc. Tudo que veio de trabalho nesse sentido foi por indicação de outros artistas e profissionais, por ter protfolios online em diversas plataformas e por ter corrido atrás de conexões e networking.

Quadrinhos é o que eu mais amo mas é o que menos dá dinheiro. Eu faço e sempre fiz por amor e como investimento na minha carreira, no meu trabalho, no mercado nacional, etc. Eu vendo os livros, produzo material independente, estou nos eventos, mas não posso nunca contar só com o que vem do meu trabalho em HQs pra sobreviver.

Meu conselho seria vc buscar  empregos fixos e que te paguem de forma justa nas áreas que vc domina e gosta. E gradualmente ir fazendo seu nome, criando um bom portfolio, fazendo contatos, evoluindo. Se vc tiver como pagar suas contas e ainda assim se dedicar a arte, seja em projetos pessoais ou freelas, isso é maravilhoso. Tira um peso grande das costas, hehe. E vc produz com mais tesão.

Seu trabalho é legal, vi seu portfolio. Gostei mais, na verdade, do que vc faz em diagramação,desigm, tipografia. Os desenhos e pinturas digitais são legais mas ainda precisam de muito estudo em anatomia, perspectiva, luz e sombra, estilização... Ou seja, vc precisa estudar mto mto mto desenho. São os fundamentos, aquelas coisas meio chatas e repetitivas, mas que vão solidificar seu estilo e te encher de repertório, técnicas e soluções pra que seu trabalho fique cada vez melhor e mais seu. Tem potencial, sempre, mas precisa evoluir mais e mais pra que o mercado te veja como o profissional que vc almeja ser.

Bom, empolguei e escrevi muito mas espero ter ajudado. Não é fácil, cara, ser atista e viver disso. Mas tbm não é impossível. Depende muito das escolhas que vc faz e de como vc entende o mercado, e do que espera dele. Mas lembre que não é sobre ser famoso, rico e fodão. É sobre fazer o que ama, conseguir pagar as contas de forma honesta e ser eternamente curioso e focado em melhorar. 

Abração e boa sorte!

sexta-feira, 9 de março de 2018

EVENTO - Lançamento MONSTRUÁRIO na Ugra!

Neste sábado, dia 10 de março, estarei com toda a equipe criativa de Monstruário na querida loja da Ugra Press, em São Paulo.

Vamos conversar sobre o livro com os leitores e autografar com os leitores. Além de mim, estarão presentes o roteirista Lucas Oda, o colorista Dan Freitas, o letrista Cadu Simões e a designer Maria Paula, que assinou o projeto gráfico do livro.



O evento começa Às 16h e vai até 19h. A Ugra fica na Rua Augusta, 1371, loja 116, em São Paulo! Clique AQUI para ver o evento no Facebook, confirmar presença e compartilhar.





Monstruário - Vol.1 foi publicado pela Marsupial Editora / Jupat Books e foi contemplado pelo edital ProAC.