Mostrando postagens com marcador projetos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador projetos. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Ser Autor - A vida acontece 1

Acho que uma das possibilidades de ter a coluna Ser Autor aqui no Blog'n'Roll é justamente a de compartilhar certas coisas mais voltadas à "vida real" do profissional em questão, não focando totalmente nas questões "mais técnicas". Enfim, isso envolve alguns momentos de desabafo, de papo reto e de filosofadas.

Acontece que a proposta do Ser Autor era, inicialmente, ser um canal no YouTube. Era, também, ter um site só para esse conteúdo, dissociado do meu Blog pessoal. Ainda seria eu a fazer esse conteúdo, mas não com os mesmos perfis. Aí acontece que a vida acontece. Os planos estão todos de pé. Ainda realmente quero fazer tudo isso ser uma realidade. Mas a vida, cara.

Eis que estou escrevendo esse post (era pra ser curto, mas já estou vendo que tenho dificuldade em  me conter) após uma rodada de pesquisa, conversas e informações sobre a viagem que eu e a Monica faremos na semana que vem. Eu sou do tipo que gosta de planejamento, de saber o que fazer e onde fazer pra evitar ficar perdido. Eu já me perdi muito por não saber o que fazer, jovens. E como estamos indo pra países nunca antes visitados (por nós, claro) e cujos idiomas são grande incógnitas (nosso inglês praticamente fluente pode não ser muito útil), eu fico preocupado em resolver tudo com os detalhes entendidos.

Ao mesmo tempo, confio nas confluências doidas do Universo e na nossa habilidade de adaptação e jogo de cintura, além da aliada mais poderosa que temos no bolso: a internet. De qualquer forma, informação é poder e se organizar é chave pra não deixar aquela ansiedade tomar conta no antes, e a tensão tomar conta no durante.

Eu não sofro de ansiedade como uma patologia, não como vejo em muitas pessoas. Não me paralisa, não me aterroriza. Mas sim, sou ansioso, sou cauteloso, sou indeciso. Fico receoso de fazer as coisas sem saber direito como elas funcionam, como proceder.

No trabalho como autor, ilustrador, professor, todos eles, eu também sinto isso. E aí em a constatação de que quanto mais tempo você está atuante naquilo, mais fluente é, mais desenvolto. Menores são os desafios porque você já passou tantas vezes pelos mesmos processos, que eles vão se tornando instinto. Desenhar é assim, acredite em mim. Você pena no começo pra conseguir fazer aquele rostinho genérico previsível a la Andrew Loomis, e 20 anos depois, desenha como se tivesse caminhando: vira algo intrínseco e natural. Os desafios são outros. E eles, também, serão transformados em novas habilidades e soluções instintivas e "fáceis". Desde que, claro, você passe pelo período de imersão, compreensão, experiência, erros e acertos, ajustes, etc.

Abri esse post para por um pouco da minha ansiedade com a viagem pra fora, e acabou tendo até uma filosofada sobre desenhar como instinto, algo que quero elaborar mais pra frente. Falando nisso, devo admitir que essa coluna deveria ser semanal. Ou mesmo mais frequente que isso: há conteúdo, há vontade. Mas, sabe, essa coisa de planejar e lidar com a antecipação, misturada a todos os planos de curto, médio e longo prazo que tenho (não só pra 2019, diga-se de passagem), fazem com que escolhas tenham que ser feitas: o que eu vou fazer primeiro, o que eu vou fazer hoje, o que eu vou fazer mês que vem?

Prioridades. Organização. Execução.

Eu me sinto meio perdido em torno dessas coisas atualmente, por mais que tente organizar tudo. Pensando sobre, chego à conclusão de que essa viagem, essa grande e incrível viagem que faremos, me deixa antecipando, ansioso a ponto de não conseguir me organizar direito em outras coisas. Atualmente, aulas, Monstruário Vol.2, eventos e eventuais freelas são a prioridade. A viagem também tem que ser. Então, a coluna, o canal, o site e etc., ficam um pouco de lado. Estou tentando fazer um pouco de tudo, mas ainda meu cronograma não consegue contemplar, de forma fixa e organizada, todas essas coisas. Acrescente aí a temporada doida que esse nosso país;mundo está vivendo nos últimos anos, que me faz questionar a validade do empenho em produzir tudo isso frente ao que está por vir e ao que já está acontecendo no nosso mundinho... (opa, parar de pensar nisso, esquivar desse redemoinho).

Eu não queria começar um canal de Youtube filmando falas em vídeos improvisados. Não que eu veja isso como um problema, aliás, acompanho muitos canais que são assim e gosto. Mas se eu quero fazer, vou fazer bem feito, e pra isso eu preciso de um roteirinho, de uma luz boa, de um microfone, de tempo e espaço pra poder organizar esse "cenário" e tudo mais que produzir um vídeo envolve. Preciso de tempo e ideias pra montar um site dedicado a esse projeto.

E no meio de tudo, a viagem, as outras tarefas e prioridades. Esse texto inteiro pra dizer (pra vocês, mas acho que mais pra mim mesmo) que até eu voltar do Japão vai ser difícil estabelecer uma rotina de textos e/ou vídeos pro Ser Autor. Mas não esquentem, eu volto logo. E a viagem vai ser incrível. E vai dar tudo certo. E vai ser melhor dessa forma.

Agora, um abraço pra vocês, pois já estou atrasado pra cortar essa juba que chamo de cabelo e barba. Obrigado por lerem e por me acompanharem.
Mantenham-se curiosos, atentos, famintos.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Entrevista - Universo Épico

Oi, pessoal!
Anotem na agenda: dia 2 de fevereiro, sábado às 14h, tem a estreia da temporada 2019 do Universo Épico, programa da TV Câmara apresentado pelo Michel Amorim que traz várias informações e entrevistas sobre o mundo da cultura geek/pop.

No episódio de estreia, eu falo sobre o lançamento de Arquivos Secretos #1 e também sobre Monstruáriuo. No mesmo programa, a AnaLi fala sobre seus lançamentos.

Toda semana o Universo Épico traz uma pauta bacana (com reprise nos domingos, às 17h), e dá para assistir ao vivo online neste link.

Agradeço desde já ao Michel e a Samyla pelo convite e pelo espaço! Sucesso para o programa!




=====
2/2 - UNIVERSO ÉPICO
Entrevista sobre o lançamento de Arquivos Secretos #1
- Quando: 2 de fevereiro, sábado, às 14h





terça-feira, 14 de junho de 2016

Projeto 21 Dias - 2ª Semana

Oi, pessoal! Estou de volta com mais um resumo da semana no Desafio dos 21 Dias. Para saber mais sobre este projeto, clique AQUI.

Confesso que manter-se fiel ao desafio é uma coisa difícil. Mesmo sendo um desenho por dia, quando você já tem a agenda cheia e os horários de lazer preenchidos, praticamente não sobra tempo para fazê-lo. Nesta semana passada, a segunda do desafio, tive alguns problemas com horários, e em alguns casos, simplesmente precisei ficar acordado até tarde para cumprir a meta.

Vamos ver como ficaram?

Na segunda, dia 6 de junho, começa a semana e recomeça o desafio. Fiquei um tempo pensando no quê exatamente desenhar. Minha proposta de fazer releituras de artistas que me influenciaram de alguma forma é bem ampla. E mesmo assim, alguns artistas que já me influenciaram no passado hoje já não ressoam tanto na minha cabeça. Enquanto isso, alguns outros parecem muito bacanas e ainda mexem comigo, mas é preciso estar na vibe certa para desenhar algo deles.

Enfim, escolhi o Terry Moore e sua obra Estranhos no Paraíso, uma das HQs mais interessantes que lida com cotidiano, drama, pessoas reais. Escolhi a capa do primeiro volume de "Sonho com Você", que foi publicado no Brasil pela Via Lettera. Infelizmente, EnP nunca foi publicado inteiro, e três editoras já tentaram. Ainda torço pelo dia em que vou poder ler essa série inteira, sem interrupções, bem editada.

Gosto demais da simplicidade dessa capa. Ela traz muita atitude na expressão da personagem Katchu, usando pouca informação.




Na terça, dia 7, foi a vez do mestre absoluto Will Eisner. Dono de um estilo inconfundível de desenho, narrativa e escrita, ele foi - e ainda é - uma influência imensa no meu trabalho. Até hoje fiuco encantado pela composição de páginas que ele criava. Tudo flui magistralmente, nada é excessivamente fora da caixa, mas nada é raso demais. Se você curte quadrinhos, e especialmente se você FAZ ou QUER FAZER quadrinhos, você PRECISA conhecer a obra de Will Eisner, especialmente seus livros teóricos: "Quadrinhos e Arte Sequencial" e "Narrativas Gráficas".

Foi este desenho que me manteve acordado até tarde. Naquela noite, fui pegar no sono bem depois da 1h da manhã...

O primeiro livro dele que li foi "Pequenos Milagres" (editado no Brasil pela Devir), onde está uma das HQs dele que mais gosto: "Mágica de Rua", onde dois primos conseguem se livrar de uma surra dos valentões, sendo muito mais espertos que eles. Essa cena é a abertura da história, mas acreditem: não encontrei ainda essa imagem na internet pra ilustrar o post, e emprestei o livro semana passada, então não posso escanear. Hahaha. Bom, de qualquer forma, aí está:



Na quarta-feira foi a fez,enfim, do Jim Lee. Eu estava namorando a ideia de desenhar algo dele desde o começo do desafio, mas sempre acabava deixando de lado. Não que ele não tenha sido uma influência de fato, é que depois de um tempo, desenhar super-heróis a partir de referências dos anos 90 é um tanto... meh. Lee continua ainda hoje a ser um desenhista muito competente, com um estilo bacana e um dinamismo particular. Ainda gosto de ver o traço dele, mas é uma coisa que fazia MUITO mais sentido pra mim quando eu lia os X-Men dele, lá por 1993, 94, 95... E os Wild CATS, uns anos depois.

Ainda acho super-heróis um gênero divertido, mas cansei um pouco de acompanhar. A maioria das coisas parece sem graça pra mim hoje, e prefiro outros tipos de histórias. Confesso que esse foi o desenho mais difícil de fazer até agora. Não por uma questão técnica. O desenho saiu, sim, mas tive que me empurrar para concluí-lo. Até as caneta de arte-final estavam de má vontade. Eu estava cansado e não estava muito afim de fazer, mas não queria deixar o dia passar sem um desenho. Esse foi o resultado, e é o meu menos favorito de todos até agora.



Quinta foi um dia cheio de aula, bem cansativo. Não consegui desenhar o desafio mais uma vez. Na sexta, idem. Acabei retomando só no sábado à tarde, numa janela entre almoço e compromissos familiares à tarde. Naquele dia, meu aluno Wellington tinha devolvido o "Moving Pictures", uma graphic novel desenhada pelo Stuart Immonen. E decidi desenhar algo dele. Esse cara merece um parágrafo ou dois.

Immonen é um dos quadrinistas mais versáteis da atualidade. Seu estilo varia do mais realista ao mais cartum com uma maestria, um domínio, que eu vi poucas vezes por aí. Praticamente tudo que ele faz é um deleite visual, a narrativa flui perfeitamente, as cenas são poderosas, suas escolhas são excelentes e o traço é sempre o que a HQ precisa. Desde que comecei a prestar atenção emseu trabalho, nunca me senti desapontado.

A capa de "Moving Pictures" é de um design precioso. O traço é estilizado e beira o minimalismo. A composição é incrível, e a escolha da paleta de cores, também. Esse tipo de domínio estilístico é bem difícil de alcançar, oque mostra que ele é, acima de tudo, um pesquisador, um desenhista curioso e um profissional de ponta.




Com o desenho acima, terminei meu último sketchbook. E comecei um novo. No domingo fiquei sem desenhar mais uma vez. Tivemos um aniversário e muito, muito frio. Sério, o frio que fez essa última semana, e especialmente nesses últimos dias, praticamente me derrubou...

Na segunda, compensei o atraso com dois desenhos. Os compromissos me tiram do rumo mas preciso entregar os 21 desenhos! Dessa vez, fiz duas releituras de um dos pintores mais bacanas: René Magritte, um surrealista do começo do ´seculo XX. Seu trabalho é cheio de metáforas, analogias, brincadeiras visuais, questionamentos. Não á pra assumir nada de literal nas suas pinturas: tudo quer dizer algo diferente, algo inusitado. Há uma poética particular, um tipo de silêncio absoluto, incômodo e questionador.

O primeiro foi "Reprodução Proibida", genial.



A segunda foi "Filho do Homem". Com essa maçã verde na cara do homem.



E aí, o que estão achando? Deixem seus comentários!





sexta-feira, 3 de junho de 2016

Evento - Oficina de Criação de Personagens

Oi, pessoal!
Todo mês a Pandora Escola de Arte promove aulas especiais com temas e propostas diversos. Já palestrei sobre Narrativa de Quadrinhos, demonstrei arte-final ao vivo e também falei sobre composição de páginas de HQ.

Em junho farei mais uma aula especial, e desta vez o tema é: Criação e Desenvolvimento de Personagens!

Vamos fazer uma conversa/oficina sobre o processo de criação de personagens próprios, analisaremos alguns personagens famosos e também os personagens dos participantes. O objetivo é fortalecer a personalidade, objetivos e motivações, backstory, universo e ambientação dos personagens que temos ou podemos criar.

A oficina acontece no dia 28 de junho, terça-feira, às 19h. O investimento é de R$ 30, e tanto alunos quanto não-alunos podem participar. Para se inscrever, entre em contato com a escola: (19) 3234-4443 ou pelo email: atendimento@escolapandora.com.br

Confira a programação completa neste link.